Textos para Alguém com Depressão
Diante do caos que o mundo e, em especial, o país vive, alguém se perde em seus próprios pensamentos, em suas desilusões. Assim como a canoa, ela também afunda num mar de sentimentos os quais nem se quer me atrevo saber ou perguntar. Porém, não consigo deixar de pensar afinal, também tenho pensamentos e sentimentos os quais nem mesmo ela pode me impedir de sentir. Simplesmente, reflexos da paixão.
Não sei mais como lidar com alguém que não desgruda da tela do celular mesmo no meio de uma conversa...Sinceramente não me sinto à vontade conversando com alguém que nem me olha, muito menos me ouve. Não há dúvida de que as redes sociais aproximam amigos e parentes que moram em locais distantes. E isso é muito bom..Mas as checadas constantes na telinha, à procura de mensagens e fotos, acabam por distanciar uns dos outros. Para mim isso é irritante e muito triste por sentir que a maioria deixou se viciar, se contaminar..a ponto de parecerem drogados, totalmente dependentes desse tipo de conexão maluca e alienante que afasta os melhores amigos, distancia membros da nossa própria familia e irmãos. Triste isso!
Só digas a alguém que a amas, quando for verdadeiro, ser amado é a coisa mais divina que se pode sentir, mas falsas juras, embora momentaneamente tenham o poder de iludir, mais cedo ou mais tarde a verdade vira a tona e ficara constatado que eram apenas palavras em vão e que não passou de ilusão.
Você já parou pra pensar em quantas pessoas você conheceu através de alguém, quantas pessoas você já apresentou pra alguém, e que todas elas valeram a pena, porque de alguma forma te ensinaram algo, e com elas você aprendeu que nem todo mundo é completamente bom, ou completamente ruim,com algumas você aprendeu o que é amizade, com outras o que é falsidade, as que servem so pra mesa de boteco,as que você pode carregar no peito...Já parou pra pensar quem você era antes e depois, e em quem se tornou por causa de uma dessas pessoas,que isso pode ter acrescentando muito na sua vida...Mas você já parou pra pensar principalmente que você pode está abandonando uma pessoa por muitas que não valem a pena, você já parou pra pensar que não precisa ser popular, e sim saber valorizar...Você já parou pra pensar,não, então pense!
Você é alguém que me faz parar de contar as horas, alguém que faz as minhas buscas acabarem. Você é porta entreaberta, a fresta que clareia os meus dias. Nada mais importa além do que você é pra mim. Quando eu estou em sua companhia, sinto algo que se chama você; e é dessa forma que me entrego ao amor. Sem perceber, você é o amor que me completa e que me toma os sentidos, porque você é o sonho do qual jamais quero acordar.
É preciso amar a si mesmo para entender que não precisamos "ter" alguém para amar. Escolhemos alguém para compartilhar, dividir e multiplicar o amor, jamais entregar todo amor que temos a alguém. Penso que o amor é o combustível da existência onde o tempo, as escolhas e experiências se encarregam de transformar. O amor transforma. Mas, não é por causa dos outros e sim das nossas expectativas ou aprendizado. Não podemos cobrar o que não fazemos. De que forma é o seu amor? Quando olho para dentro de mim, vejo que meu amor precisa de equilíbrio, precisa ser meio. É sempre tão intenso pra mais ou pra menos. E o seu? Quando olho pra trás, vejo que apontei muito meus dedos, fui apontada, mas o que eu fiz sobre isso? Fui exemplo do amor? A gente só recebe aquilo que está preparado para receber, quando sabemos dar sem esperar nada em troca, sem cobrar do tempo um jeito individual, porque o amor é livre. Livre de qualquer explicação, tempo ou adjetivo. O amor apenas se sente. Sinta o seu ♡
Hoje, eu pensei na ansiedade da chegada de alguém. Não em um evento ou local, mas na alma. Já notou como é complicado entender os sinais da vinda de um amor? Esse intervalo da descoberta é tão intenso, os olhares, a empatia, toda a conexão. Parece inquietante, mas pra quem é vazio, meu caro, isso já é uma vitória e tanto.
Todos julgamos. Vejamos que julgar é formar conceito, emitir parecer, opinião sobre alguém ou algo. Se você fala no sentido bíblico - muitos falam - e quando se fala em julgar já se pensa em coisa ruim. Você pode julgar uma coisa boa também: o Divino proíbe isso? Você formou um conceito, um parecer, uma opinião sobre alguma coisa boa ou ruim, portanto julgou. Não é pecado, o Divino nos fez humanos e quer que sejamos assim.
Se alguém já te fez bem, te fez feliz e do nada foi um grande FDP e te decepcionou, mesmo sendo difícil, deixe a poeira baixar, deixe as coisas se encaixarem e tente ao máximo relevar e não se culpar pelo que aconteceu. Afinal, cada um é dono dos seus atos e nem tudo depende só de você. Lembre-se das coisas boas que viveram e tome este "acontecimento" como lição depois que tudo isso passar. Não deixe de amar e ser amor por conta de atitudes de pessoas que não valorizam uma companhia, que às vezes só quer ficar em casa vendo um filme jogada no sofá ou ir ao cinema e jogar conversa fora, alguém que manda mensagem querendo saber se você chegou bem, que faz de tudo pra ajudar, que às vezes até se abdica para satisfazê-lo, alguém que mesmo sendo estourada sabe a hora de pedir desculpas quando erra. Se você gosta de alguém... faça, seja, aconteça para que depois não fique nenhum arrependimento por não ter feito e lembre-se que tudo nessa vida é consequência, que amanhã você colherá o fruto da sementinha que plantou hoje, então viva cada dia como se fosse o último, pois Deus lhe permitiu isso.
Só você pode escolher entre um amor mais ou menos ou se arriscar por aí até que apareça alguém que seja tão louco pela reciprocidade quanto você. Sempre tem alguém. Alguém que vai ser o motivo da sua insônia no início e a calmaria turbulenta depois. Alguém que será o precipício e céu no fim da queda. Alguém que sentirá certeza e não a dúvida. Alguém que baterá na sua porta de surpresa com um sorriso dizendo: “estou com saudade e vim te ver”.
Quando alguém investe numa pessoa que não retribui da mesma forma, gera-se um desequilíbrio emocional que é necessário travar. O lado que tudo entrega proporciona, sem querer, ao lado que tudo recebe, a indiferença e a acomodação. Então, a autoestima adensa-se como relâmpago curto e rápido de uma trovoada sem som, e aí se enraíza, se fortalece e se determina.
Como identificar alguém que se permitiu manipular? Basta atentar para o lema da bandeira levantada. Observando-a, é visível e consistente a sensação proporcionada de dejavú em cada novo integrante em ponto tal que as mesmas frases se repetem uniformes, sem a esperada variação de pessoas que pensam por si. Ouvida a última, vem a convicção de que há um padrão impresso em seus cérebros, desde a primeira.
*Onde foi parar o seu amor próprio? Por que faz questão de ficar com alguém que não quer você? Se a pessoa se afasta, te evita, é porque não gosta de você, portanto não merece o seu amor nem o seu interesse por ela. Ponha sua autoestima em ação, se ame, se goste, se respeite e pare de correr atrás de quem não te quer. Não vale a pena se humilhar por alguém que te despreza, te esnoba e rejeita, isso só trará sofrimentos desnecessários a você. A vida continua, tudo passa, crie coragem e erga-se, corra atrás sim, mas em busca da sua felicidade!! Nada nem ninguém é insubstituível. Fica a reflexão!! *
*Nunca, nunca mesmo desista da sua felicidade. Se aquele alguém que você amava desistiu de você, chore o seu pranto, chore tudo que tiver que chorar, mas por favor recomponha-se e toque em frente a sua vida com força e determinação. Assuma com você mesma o compromisso de seguir em frente, não se acomode com o que não te faz bem e não fique sofrendo por quem não te quis, gente que te jurou amor e te traiu, você acha que merece as suas lágrimas? Não mesmo!! Siga em frente novas oportunidades virão, novos amores, e com eles novos (re)começos. Se abra para o novo, porque Deus quer a nossa alegria e a nossa felicidade, deixe que a "Sua Graça" te envolva e habite em você. Ame quem te ama, valorize e corresponda quem te gosta e te respeita, encha-se de levezas e tenha uma vida abençoada e feliz!! *
*Ame, goste, queira bem, mas não permita nunca que alguém cerceie a sua liberdade. Assuma o comando da sua vida, seja dono dos seus atos, respeite quem está ao seu lado, converse, faça algumas concessões, viva em harmonia mas preserve-se e compreenda que ninguém é propriedade de ninguém. Faça com o outro o que gostaria que fizesse com você e seja mais feliz!! Liberdade, o bem mais precioso da vida, valorize - a!!*
Se alguém que você amava te decepcionou, não guarde mágoas, afaste-se e deixe o tempo passar.... é dificil aceitar que aquela pessoa que você tanto confiava não correspondeu as suas expectativas. E quase sempre é exatamente por esperar demais, acreditar demais, e apostar todas as fichas nos outros que acabamos nos desiludindo. É triste a constatação de que na realidade não foi o "outro" que nos surpreendeu com suas atitudes, fomos nós que esperamos demais dele (a). Somos seres humanos limitados, imperfeitos e cada um só oferece aquilo que tem. Então, não garanta nada por ninguém, não espere nada de ninguém, o que vier é lucro.Vive mais feliz aquele que só espera e confia plenamente em Deus!!
Quando alguém nos ofende, encontramos dificuldade em perdoar porque achamos que para isso precisamos esquecer o que aconteceu. O perdão não implica necessáriamente o esquecimento do mal que nos fizeram, mas lembrar sem sentir raiva, rancor, nenhum tipo de sentimento negativo. Como esquecer, passar uma borracha e apagar algo que faz parte da nossa vida! Impossível..... vivenciamos aquela situação e não temos amnésia. Lembranças sempre virão a tona, só que lidaremos com elas de uma forma positiva. Não devemos alimentar o ódio, nem o desejo de vingança contra ninguém, isso nos faz mal, apaga o brilho da nossa alma, empobrece o nosso espírito e consequentemente prejudica a nossa saúde. Perdoe, perdoe sempre, porque o ódio é um fardo muito pesado, muito difícil de carregar, seja sempre AMOR!!!
Suponhamos que você e outro irmão façam alguma coisa juntos. Qual será sua reação se alguém lhe disser que o outro irmão fez um excelente trabalho e não mencionar o seu nome? Você, no mínimo, irá se sentir magoado e um tanto triste. Esse incômodo e tristeza provam que você não está totalmente limpo.
É interessante como uma definição sobre algo ou alguém é capaz de mudar ao longo dos anos após algumas reflexões. O amadurecimento surge com as experiências de vida, limitar-se ao que sente ou a um pré julgamento acaba sendo ineficaz porque impede na tomada decisões corretas e necessárias. Viver inteiramente em função seja lá de quem for é rejeitar a própria vida, penso que só será possível ter segurança em qualquer relacionamento a partir do momento que obtêm-se conhecimento real das pessoas com quem relaciona-se. A reciprocidade é uma troca necessária, sem ela nada perpetua-se, nada constrói-se, não há crescimento, amadurecimento e tão menos confiança no outro.
É no mínimo curioso, para não dizer cômico, que alguém se considere filósofo por ter cursado uma faculdade de filosofia. Pela lógica, o que o sujeito é se define pelo que ele faz e não pelo que recebeu pronto dos outros. A qualificação numa atividade profissional prova-se no seu exercício e não na mera autorização recebida para exercê-la. Um diploma de letras não faz de você um escritor, um diploma de Direito não faz de você um advogado. Tudo depende do que você faz depois de recebê-lo. Isso é tão óbvio que ter de explicá-lo já prova que o nosso interlocutor é um jumento. Escreva pelo menos três livros de filosofia que os outros filósofos considerem importantes, ou dê cursos onde as pessoas sintam encontrar algum ensinamento filosófico valioso, e aí sim diga que é filósofo. Um diploma prova apenas que seus professores o consideraram apto a tornar-se filósofo, e não que você já o seja efetivamente.