Textos de Sofrimento
Você já teve vontade de desistir de tudo? De acabar com a dor, acabar com o sofrimento? Já teve vontade de gritar para o mundo que não estava bem, que precisava de ajuda? Já desejou sorrir sem motivos, e não apenas para esconder as lágrimas? Você já foi dormir esperando que tudo estivesse melhor quando acordasse?
"Eu nunca conheci alguém que tenha pavor de ser feliz, nem alguém que corra atrás do sofrimento por livre e espontânea vontade. Eu devo ser mesmo muito maluca. É como se eu precisasse ser feliz em doses homeopáticas, intercaladas com doses de sofrimento pra me deixar mais forte e me ensinar a dar mais valor às coisas."
As vezes me pergunto porque tanto sofrimento, o que fiz te tão ruim para merecer isso? E sempre uma voz em meus pensamentos me responde: Um dia você será recompensado por tudo de bom que fez, um dia você terá todo o entendimento da vida e de porque passou por tantos problemas. Eu sempre me espelho nessa voz, porque sei que ela está certa ...
Fico me perguntando o porquê de tantas guerras, tanto sofrimento, tanta violência, porque não vivemos em harmonia uns com os outros? Essa é uma pergunta que há anos não consegue ser respondida. Mas no meio disso tudo, ainda existem pessoas que conseguem sorrir, cantar, dançar, viver em harmonia com seus irmãos, como JAH sempre quis.
E quando já não suporto o sofrimento faço planos, promessas, juramentos, digo que mudarei, que nunca mais sofrerei, e quando o dia seguinte chega já não tenho medo do amanhecer, me sinto forte, alegre, decidido, e as horas vão passando e junto com ela vem as angustias, frustrações, desilusões, e aquele guerreiro forte já não é mais tão forte assim, e passa a ter medo da noite, passa a fugir da lua, passar a sentir frio, um frio que consome a alma e que não cessará nem quando o for agasalhado por um cobertor, e por fim morre, o guerreiro morre pela sua própria espada chamada amor!
É 2011, você está indo embora, e com você se vão todas as lágrimas, toda tristeza, todo sofrimento que os seus dias me trouxeram. No fundo, por mais dolorosa que tenha sido toda a dor, cada minuto que eu vivi, cada momento que eu passei trouxeram também muito aprendizado. Aprendi o valor de uma amizade, aprendi o valor que tem uma família, uma mãe, um pai. Vi que realmente não podemos confiar em todos e que a maioria das pessoas que te cercam não são amigos verdadeiros. Aprendi principalmente e enfim, que a vida não é mesmo um conto de fadas, ou um filme romântico, e que pode ser que o final feliz chegue, mas vai demorar, e quando chegar, vai ser surpreendente, completamente diferente do que você imaginou, e o mais importante: nada, nada mesmo é pra sempre. Um dia a amizade com sua melhor amiga vai acabar, e você simplesmente não vai ter o que fazer. Até o namoro, de anos, vai terminar. No começo você vai se sentir sem chão, sem vida, mas ai você se acostuma, e vai vivendo, descobrindo coisas novas, chorando, sorrindo, mas vivendo. Felizmente, isso passa, e sim, essa foi mais uma descoberta minha. Quanto aos erros¿ É natural que erremos às vezes. Então, leve com você todas as coisas ruins, e deixe comigo, aqui, guardados na caixinha que é meu coração, as risadas mais gostosas, os momentos mais felizes, os abraços mais verdadeiros, o amor que eu sinto pelas pessoas que me fazem bem. Ah, e principalmente, deixe comigo essas pessoas que me fazem bem, pessoas que me fizeram esquecer a dor, pessoas que, por mais impossível que fosse, sempre procuraram me mostrar o lado bom dos acontecimentos, pessoas que sem as quais eu não saberia viver. Leve, leve. Leve os erros, leve as besteiras, leve os arrependimentos. Leve a sensação de incapacidade, a solidão, leve o passado. E que o senhor seu amigo, o 2012, traga pra mim o dobro das lágrimas, mas que elas sejam de alegria, de satisfação. Lágrimas de vitória! Traga o dobro do amor, mesmo que seja amor próprio. Traga o dobro de amigos, porém verdadeiros. E, mais ainda, força. Muita força, porque eu sei que ainda vão existir muitas batalhas em que eu terei que lutar. E mesmo que eu não vença, que eu tenha garra pra conseguir chegar até o fim. Traga mais sorrisos sinceros, mais abraços apertados, mais confiança, mais de tudo de bom que eu seja merecedora. Que eu saiba, nesse ano novo, lidar com a tristeza, saiba driblá-la, mandá-la pra longe, bem longe. Que eu me apaixone e me dedique a pessoas certas, que exista essa pessoa certa. Que eu saiba aprender com erros novos, que eu saiba viver, que eu saiba ser feliz. É o que eu quero, é o que eu espero. E, eu sei, assim vai ser. A minha felicidade só depende de mim, e a partir de agora, é só atrás dela que eu vou correr, é só em função dela que eu vou viver!
ai nego, faz do seu sofrimento um alimento para sua coragem, relaxa, isso só é uma fase, a vida é desafio, e para ter sucesso temos que ter muita coragem, mais ai, torço por você,veja tua família, é ela quem você deve surpreender, tenta fazer bonito pros outros não, oque importa é o que você tem por dentro, ser bonito com "material" é fácil. Conquiste, ajude os outros,Perdoe muito, mude sempre,aprenda de tudo. As pessoas mais infelizes são aquelas que pensam nelas mesmas. Mulheres BOAS não se preocupa com aparência, e sim com inteligência, tanto que revista de homem nu só vende para gays. você tem tudo, desde que teja um sonho, agora só mesmo você, pode ser quem você quer ser! você é imbatível, só ter CORAGEM&FÉ. intendeu ?
Sorria. Mesmo que o sofrimento tome conta do seu coração, mas sorria. Sorrir faz bem a alma, e te ajuda a recuperar o verdadeiro sentido dele. Sorrisos aparecem em momentos de felicidade. Então se você está triste e sorrir, é sinal que está feliz né? Confuso tudo isso… Mas sorria, já que sorrir faz bem a alma, apenas sorria!"
O amor, a quem todos nós julgamos como causador do sofrimento, é um dos sentimentos mais preciosos que temos, uma virtude, sua ausência criou essa barreira no mundo deixando nascer o medo, mas a quem o tem é feliz por um longo ou curto prazo, esses momentos sejam eles pequenos ou grandes é o que se destaca no meio de muitas outras sensações. O amor é como o calor que transfere o que ele tem pra se tornar igual ao outro, por isso não tenha medo de compartilhar ou transferi-lo, ele não tem limites, não se esgota, só depende de você querê-lo ou não. Mesmo que sofra, não ponha culpa no amor, ele sempre virá, seja de qualquer lugar ou pessoa, aproveite as oportunidades que tem pra ser feliz as custas dele.
Ainda tento entender o porquê de eu aguentar todo esse sofrimento, essa solidão... Poderia ser mais fácil ou talvez nem ser. Queria poder acordar todos os dias com um sorriso estampado no rosto, com a certeza de que você é meu. Que quando eu precisar de colo, de mais amor, de belas palavras é em você que eu vou encontrar. Queria ter apenas que sonhar com um futuro melhor para nós dois em vez de te colocar em meus sonhos sem você saber. Queria tê-lo comigo e poder segurar as lágrimas que agora escorrem em minha face, pelo não saber, pois pelo ser… seria meu!
Mas depois de todo o sofrimento, de todo ataque de nervoso, ou ataque... De não sei das quantas, pude aprender que se for, realmente vai ser. Nem que seja nos próximos trinta, quarentas anos. Se o meu destino está escrito que será ao teu lado, pode já até guardar um lugar que estou chegando, mas infelizmente, não se pode prever o destino, tem que deixar tudo acontecer de modo natural, como se tudo fosse acabar amanhã, ou hoje, quem sabe.
Queria tanto que você deixasse de ser o sofrimento do verbo sonhar e se tornasse a alegria do pronome possessivo meu. Como eu queria que você fosse aquele vento gostoso que entra pela porta sem bater e toma conta de todo o meu rosto e me faz sentir mais leve. Queria também que você fosse aquele machucado que eu fiz quando, tonta, esbarrei em alguma coisa por estar pensando demais em você. Queria muito que você fosse aquela primeira gota d'água que cái do chuveiro quando, às 5 da manhã, eu tomo banho só pensando em como a saudade (ou vontade) que eu sinto de você toma conta do meu corpo inteiro. Queria que você fosse aquele sono que quer me deitar de qualquer jeito e eu tento fugir. Queria que você fosse o brilho dos olhos daquela pessoa que me viu na rua e, me disse piedosamente, sem dizer nada, que tem pena do cansaço que vê em mim - mal sabe ela que aquilo nem é cansaço; aquilo é você. Queria que você fosse cada minuto da espera do que eu te espero - e como eu te espero!
Queria tanto que você deixasse de ser o sofrimento do verbo sonhar e se tornasse a alegria do pronome possessivo meu! Como eu queria que você fosse aquele vento gostoso que entra pela porta sem bater e toma conta de todo o meu rosto e me faz sentir mais leve. Queria também que você fosse aquele machucado que eu fiz quando, tonta, esbarrei em alguma coisa por estar pensando demais em você. Queria muito que você fosse aquela primeira gota d'água que cái do chuveiro quando, às 5 da manhã, eu tomo banho só pensando em como a saudade (ou vontade) que eu sinto de você toma conta do meu corpo inteiro. Queria que você fosse aquele sono que quer me deitar de qualquer jeito e eu tento fugir. Queria que você fosse o brilho dos olhos daquela pessoa que me viu na rua e, me disse piedosamente, sem dizer nada, que tem pena do cansaço que vê em mim - mal sabe ela que aquilo nem é cansaço; aquilo é você. Queria que você fosse cada minuto da espera do que eu te espero - e como eu te espero!
Adia esse choro menina, ele não merece tuas lágrimas nem tão pouco esse sofrimento todo. Só chore quando for de alegria. Se reconstrua, engula o choro, olha pra cima, sorria. Finge que tá tudo bem, só por hoje. Vai passar. Demora, mais passa. Saia com outros, beija outros, se diverte. Com o tempo você esquece, e aprende que nunca se deve entregar seu coração a um idiota. Relembrando sempre que idiotas ainda não são capazes de amar.
Que vida difícil essa hein Zé. É tanto sofrimento, tanto. Me disseram hoje que as pessoas sempre vão te decepcionar, e que vai doer. E é mesmo, sabe… Quando nosso coração é quebrado dói tanto Zé, tanto. Eu só queria que esse amor fosse mais fácil. Queria que essa de amar sozinha não existisse, queria eu eu fosse feliz de novo Zé. Como eu fui naquele dia, lembra? Mais Zé, a vida é tão mais difícil do que aparenta ser às vezes… Tem dias que eu me iludo, tem dias que eu acho que tudo vai ser bom assim pra sempre, mais nunca é. Nunca. Um dia me disseram que as piores decepções da vida são no amor. E eu comprovei isso Zé, desde a primeira das milhares de vezes que o meu coração foi partido. Não, o amor não é lindo. Do mesmo jeito que ele te faz sorrir, ele te faz chorar. De todas as certezas que carrego comigo a mais certa é essa Zé, amor perfeito só em filme da Disney.
Pare de criar expectativas, pare de se iludir com palavras, poupe sofrimento. Não é porque ele te chamou de linda que ele te ama. Espere ele te provar isso. Espere ele te apresentar para os amigos quando você estiver desarrumada, espere ele trocar o futebol por você. Espere atitudes convincentes. Se ele te ama, mais cedo ou mais tarde ele vai demonstrar isto. Não caia nessa de novo, mostre ao mundo que a menininha cresceu e que o que antes a machucava, hoje só faz cócegas.
Me deixa. Se eu quero chafurdar nesse sofrimento de sonhar com o que nunca vai acontecer, deixa. Deixa eu lembrar do que se foi e não volta, me deixa te cuidar por pensamento, te amar com ou sem o teu consentimento. Deixa que o tempo vai curar, me deixa sorrir do que me faz chorar. Deixa estar, deixa o vento levar o que tiver de ir, e deixar o que tiver de ficar…
O sofrimento trás a dor, e a solidão, que trazem consigo palavras sabias poemas e poesias, mais pra que você saiba, sempre acontece algo errado pra aprender, e em tudo que fazemos sempre erramos mais de uma vez, o coração é burro demais, porque não sabe se vai ser feliz ou se vai sofrer novamente, por isso erra mais de uma vez e nunca aprende.
Olhe para o céu... Respire fundo...a força vem de lá! O sofrimento é transitório enquanto que o refrigério da alma vem com a aceitação e silenciar os conflitos sem questionar os desígnios Daquele que do pó soprou vida em nós e nos incumbiu com uma missão por confiar que venceríamos a batalha, por isso nos protege com seu manto e enxuga nossas lágrimas.
"Refletindo sobre o sofrimento percebi que são nas dores e contratempos que um ser humano reconhece o outro. Encontra no seu semelhante a compreensão, a amizade, o amor, o respeito e etc... Você sempre ouve histórias de pessoas que se encontraram quando algo adverso lhes aconteciam, o tal, "lugar certo na hora certa" ou "quando eu mais precisava", e até "quando nada esperava". E juntos tecem os momentos de felicidade. Com isso me questiono; - Nas horas escuras é que se veem, com o coração frágil se compreendem e com a dor se reconhecem... O que mais falta para o homem ver que toda essa batalha só é mais fácil quando nossos companheiros de luta estão do nosso lado? Os seres humanos se completam na dor, e ao invés de se respeitarem mais por isso e se colocarem no lugar do outro, usam desta mesma dor para causar mais dor, descontar seus infortúnios e desgraças no mundo. São frios, egoístas solitários e rebeldes sem causa. Preferem se revoltar contra todos do que fazer parte da maioria. Pra quê?