Textos emocionantes para cerimônia de casamento

⁠Todos os dias
como tua devota
em cerimônia
íntima acendendo
a sutil lamparina
nos seus caminhos
para que a paixão
e toda a poesia
existente no mundo
façam por ti o quê
a distância não
tenho como fazer;
E cada romântica
linha por ti seja lida
sem pressa porque
cada uma confessa
a História de Amor
que o Universo
começou a escrever.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Desabafo Inútil –

Sem cerimônia,
fui expulso do “Paraíso”
de escolhas e consequências.

Então,
me vi na necessidade
de uma releitura da vida,
para novos rumos,
novos sentidos, novos caminhos,
mas agora,
através de uma outra perspectiva,
um novo momento,
um novo olhar:
dúbio.

Com novos personagens à volta,
cama e cômodos diferentes,
vozes diferentes,
cheiros e sons diferentes.

Um outro endereço,
na mesma rua, em direção ao
nada
eu fui e voltei
e não mais voltei para casa
ou nunca fui.
Acúmulos de expectativas
e decepções
tão inerentes a
mim.

Um novo dia nasceu (turvo),
poeticamente cinzento e
dolorosamente ensolarado,
com cicatrizes e possibilidades,
velhas novidades, novos ciclos
de amizade,
encontro e reencontros e
desencontros e
perdas.
Alguns raros sorrisos – quase
uma volta à adolescência – um
filme em dias frios,
cobertas e pele e um moleque
inquieto – dono de tudo ali – sonho
e realidade para novas,
velhas lágrimas.

O real e o desejável;
o medo e a experiência;
a sorte e o hiato;
a saudade e a necessidade
do seguir em frente... a poesia e o
vazio.
Entendo: não volta mais!

Não pude fazer escolhas,
simplesmente, fiquei de fora
delas.
Não aceitei, nunca aceitarei
(hei de me adaptar), mas o
que ainda restou de mim
– inútil poeta –
são restos essenciais de
batalhas que,
enfim,
venci, derrotado.

Inserida por SilvioFagno

⁠"A fábula da UVA E DA RAPOSA, quer dizer muita coisa e devemos aplica-la sem cerimônia:
--- A raposa passando embaixo de 1 parreira de uvas; avistou diversos caixas a ponto de degusta-las, como é a fruta que ela mais gosta, deu o 1° pulo para pegá-la, não conseguiu, o 2°, 3°, na 8° tentativa, já exausta, olhou para cima e disse: NÃO vale a pena estão VERDES". Assim acontece conosco, muitas vezes não adianta insistir, não está ao nosso alcance. O melhor que fazemos e desistir.

Inserida por Ademarborba46

⁠Quinta-feira Santa - Cerimônia do Lava-pés

A cerimônia do Lava-pés é um rito religioso, baseado no evangelho de São João realizado na quinta-feira santa. Jesus disse: "Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também".
Esse é o maior exemplo de humildade que Jesus poderia nos dar. Perante Deus não importa se somos Senhor ou servo, traduzindo para o nosso tempo patrão ou empregado. A quantidade de bens materiais não faz ninguém mais ou menos importante, é o que trazemos no coração que nos torna grandes perante Deus. É a bondade com o nosso semelhante que nos diferencia dos demais e nos torna realmente humanos: imagem e semelhança de Deus. Talvez seja essa a mensagem de humildade e bondade que Jesus quis nos passar com a cerimônia do Lava-pés. Que seja abençoada a nossa quinta-feira Santa.

Inserida por ednafrigato

⁠OAB- MG.
Na cerimonia da entrega de carteira aos novos advogados e estagiários deve ser entregue também um exemplar do estatuto da advocacia e da OAB.
É importante, portanto, para todos que exercem a atividade advocatícia, compreender as disposições do Código de Ética e Disciplina da OAB e no Estatuto da Advocacia, a fim de não se incorrer nas penalidades previstas tanto nos códigos quanto nas demais legislações.

Inserida por SERGIOFURQUIM

Por que as pessoas se casam?
Porque precisamos de uma testemunha pra nossa vida. Há um bilhão de pessoas no mundo, que importância tem a vida de cada pessoa na verdade? Mas no casamento você promete se importar com tudo. As coisas boas, as coisas ruins, as coisas terríveis, as coisas comuns, com tudo, sempre, todos os dias. Você diz: A sua vida não vai passar sem ser notada pq eu estarei lá pra notar. Sua vida não ficará sem testemunhas, porque eu serei sua testemunha.

Nosso Casamento, nossa vida...

Nosso casamento vai ser legal, com minha musica lenta e o teu forró no final, o teu sorriso lindo vai passear em todas elas, enquanto que a nossa casa nem muito grande nem muito pequena nos espera, é média do jeito que a gente queria...vou nem falar da nossa primeira noite de conchinha.
Toda manhã esticar o braço e te tocar e ter a certeza que que eu não estou a sonhar. Vou te beliscar te morder te irritar, e vou tá preparado caso queira revidar, e vou te puxar de volta pra cama quando quiser levantar.
Vou ser a causa do teu sorriso, vai ajudar a me barbear e eu ao teu vestido fechar, vai querer fazer o nó da minha gravada e me mandar abotoar as tuas sandálias.
Vou diversas vezes te pegar no colo e ouvir tuas gargalhadas, dançar te segurando e não pensar em mais nada, te abraçar pelas costas e assoprar teu ouvido, falar ''eu te amo'' no meio do sopro e olhar o arrepio subindo.
Te abraçar nas noites frias, te irritar o quanto eu puder, sorrindo, chorando até gritando de raiva, de todas as formas eu te quero minha mulher.
Vou beijar cada estria, celulite, pneu a marca de expressão e mesmo com todos os problemas surgindo será meu refúgio minha razão e tudo que eu preciso é do meu combustível...o teu sorriso.

Inserida por NaLu

Ela é fria, amarga, má, insensível, marrenta, sem coração. Ela tem aquele sorriso de antagonista de filme de crianças. Ela não chora por nada, não se deixa abater. Ela não gosta de abraços. Ela é distante e calculista. Metódica e indecifrável. Ela é um enigma tão complicado, que nem ao mesmo tentam decifrar. Ela tem aquele olhar gélido que poderia matar uma alma. Mas aquele mesmo olhar é profundo, é cheio de sentimentos escondidos. […] Não, não se engane pela aparência dessa pobre menina. Ela já foi como aquelas meninas angelicais de filmes da disney. Ela já disse ‘eu te amo’ e pior, ela já amou. Ela era tão sensível, que até lembranças a faziam chorar. E ela chorava. Chorava de felicidade, de tristeza, de surpresa, de amor, de saudade. Chorava na frente de todos, sem medo. Ela já foi amável e tão delicada quanto uma pétala de rosa, mas ela mudou. Ela não teria chances nesse mundo se continuasse daquele jeito. Impossível. Ela desistiu. Desistiu de demonstrar que sentia qualquer coisa que fosse. Desistiu por estar cansada de ser enganada. Não sabe menina ? As pessoas têm mania de dizer ‘eu te amo’ sem sentir amor. […] Ela teve que aprender na marra. Ela teve que se reerguer sozinha, com seus próprios pés. Mas ela ainda sente, ela ainda ama, e pior, ela ainda sofre. Por tudo, todas as palavras que lhe dirigem. Pensas que é fácil ser assim ? Pensas que não é preciso ser forte ? Se enganas. Essa menina, ah, essa é guerreira, só por sorrir e dizer que está tudo bem todos os dias de sua vida.

Dentro da caixa eu enlouqueço. Aos poucos meu autocontrole vai se dissolvendo. Agora não penso, tão menos ajo. Petrifiquei como estátua conduzida por medusa. Há tantas opções, só não sei qual me salvará e qual me afogará. Apodreço na minha própria indecisão, minha alma envelhece na imensidão e, eu estou mortificada. As palavras saltam da caixa, mas meu mecanismo sonoro emperrou permanentemente. Sei lá, querer resultados fáceis não é o mesmo do que ter resultados eficazes. Devo pedir demais e fazer de menos porque não sei em qual questão me embolei. Eu quero muito recomeçar, quero poder escolher a vida que quero levar e, dessa vez não estou fugindo. Não, muito pelo contrário. Estou decidindo! E, decido conciliar o que eu tinha com o que tenho, meu passado com meu presente, acho que meu futuro deve ser uma via de mão dupla. Antes + Agora = Futuro. Não facilitou quando decidi fugir, isso só fez com que eu ampliasse minha visão da bagunça que estava fazendo. Tive que quebrar a cara uma centena de vezes, confesso que ainda quebro a cara. E, eu não sou mais a mesma, tão pouco quero o mesmo. Preciso entender - antes, pra mim mesma - que mudei e, nada será como antes. Desejos, sonhos, vontades, como fazia, como reagia, minhas opiniões, minhas opções. Quando passo a pensar em um futuro longínquo eu emperro, me deixo levar e não tomo nenhuma decisão, porque a ideia do longe me faz esquecer o quão perto me incomoda. Pelo menos, já sei o que não quero. Lembrando a todo instante que meu futuro próximo não é como quero levar a vida, me faz chutar o medo e criar coragem para fazer a maior burrada do mundo. Desistir desse agora e, reiniciar. Com um novo hoje.

Amo os seus defeitos, seu sorriso, suas manias, suas piadas sem graça e a forma com que tudo fica bem quando você esta comigo. E quero que saiba que nunca quero te ver partir. Te amo e sempre vou te amar. Mesmo com essa distancia. mesmo quando estiver velhinho ou até amando outra pessoa. Não sei explicar, só sei que é amor.

Por maior que seja o sentimento, cansa. Cansa você bater na porta de alguém que não quer abrir ou ligar para o telefone de alguém que não quer te atender. Cansa fazer de tudo por uma pessoa e ela não valorizar. Cansa você querer dar o o mundo para ela, ser o mundo para ela, e ela parecer não se importar. Cansa ficar insistindo em alguém que não te dá mais motivos para continuar. Cansa tentar mover o mundo para quem não move um dedo por você. Cansa você sentir sozinha, fazer questão sozinha, demonstrar sozinha. Cansa ficar correndo atrás, cansa não ser correspondido, cansa não ter retorno, cansa não receber amor. Uma hora a gente se dá conta de que desperdiçava tempo e sentimentos e caímos na real que merecemos mais. O sentimento, a saudade, a vontade tem que ser recíproca. Não se cobra amor, carinho e atenção, a pessoa tem que sentir vontade própria de dizer, de demonstrar, de valorizar, cobrar não vai adiantar nada. Não é complicado e nem complexo, a gente que complica tudo, colocando vírgulas e reticências aonde deveríamos ter colocado um ponto final. Simplesmente uma hora a gente percebe que quem gosta mesmo cuida da gente, cultiva a gente e faz de tudo para estar do nosso lado. Uma hora a gente cai na real que amor de verdade é se entregar de corpo, alma e coração, é demonstrar, é mostrar, é se importar, é caminhar juntos, na mesma sintonia, na mesma frequência. O amor que a gente dá, é o amor que a gente quer receber, mas nem sempre damos nosso amor (e valor) para pessoa certa. Mas uma hora a gente cansa, o sentimento cansa, o coração cansa.

Ela não é perfeita entende? Ela tem inúmeros defeitos, ela vai te tirar do sério, ela vai falar um monte de bobagens, mas no fundo ela só quer alguém para te dar atenção. Ela vai dar risadas altas e vai criar situações constrangedoras. Ela vai te mostrar as manias que tem, e vai querer aprender as suas. Ela tem um jeito para lidar com cada situação, com cada humor, com cada emoção. Ela distribui sorrisos por aí, não importa o quanto seu coração esteja chorando, ela tenta ser forte, ela tenta se mostrar forte, mas no fundo ela só quer que alguém perceba o quão ruim está e permaneça do seu lado. Sabe, ela quer alguém, alguém que a ame mesmo com seus dramas e seus defeitos, que a ame mesmo com suas crises e seus exageros, ela quer alguém que mesmo com milhares de outras opções, escolha ela todos os dias. Ela quer alguém que demonstre, que não sinta vergonha ou receio, alguém que diga, alguém que expressa o que sente. Ela quer alguém que lhe trate bem, que dê carinho e aconchego também. Ela quer alguém que independente da situação esteja junto, alguém que preencha seu coração, alguém que complete sua vida. Ela quer alguém que possa contar, que possa amar, que possa corresponder. Ela não quer um alguém qualquer, ela quer você. Ela precisa de um alguém qualquer, ela precisa de você. Ela precisa de você e ela precisa saber que você também precisa dela. Ela pode não ser perfeita, mas ela é alguém que muitos outros desejariam por aí, mas ela só deseja você. Já parou para pensar na sua sorte?

O amor não acaba. Afeto acaba, paixão acaba, afinidade acaba, atração acaba. O amor não, o amor se cansa, o amor se desgasta, mas não acaba. Mas não se preocupa não, por mais forte que seja, ás vezes o amor se cansa mesmo, se cansa da rotina, da mesmice, do costume, se cansa da falta de surpresas, da falta de mimos, da falta de gentilezas. E ele se cansa porque não é um simples sentimento, ele é complexo igual a gente, ele é como uma pequena semente, precisa renascer todos os dias, ele precisa ser cultivado, acompanhado, regado, cuidado, preservado. E para mantê-lo, é preciso dedicar-se, é preciso empenhar-se, é preciso envolver-se. Você tem que cuidar, zelar e encontrar outra pessoa faça isso com você também, afinal o amor não sobrevive sozinho, o amor é essencial, mas só amar não é suficiente. Somente amar não é suficiente, é preciso ter cumplicidade, comprometimento, atenção e amizade também. É preciso generosidade, lealdade, demonstração e compreensão. O amor não acaba, mas também não é um sentimento que se mantém sozinho. O amor para dar certo é preciso que os dois saibam se respeitar, admirar e compartilhar um com o outro, nas horas boas e ruins, nas vitórias e nas derrotas, nas realizações e nas frustrações. O amor vai muito além de um simples sentimento, é o resultado de uma mistura de sensações e sentimentos entre duas pessoas que estão dispostas a lutar e a permanecer, uma pela outra. Ter alguém para amar, demonstrar, corresponder e compartilhar é bom, traz alegria, mas amar e demonstrar sozinho é sofrimento. O amor não acaba, mas também não sobrevive sozinho.

“Tem dias que o tempo se estanca dentro de nós, dias que os nós se desatam... tem horas que as verdades são ditas e comentadas como se não nos importássemos com nós mesmos. Tem semanas que o relógio corre ao oposto, posto que o tempo é corriqueiro e que em nós só há tempo imposto. Tem tempo que a saudade é antídoto. (...) Afinal de contas, tudo passa! E é por isso que a saudade sempre volta... somos mera ingenuidade: nosso tempo é raro. Tudo o que importa, portanto, é trilhar o caminho do amor, por enquanto, e evitar os atalhos impostos pela insegurança. É aceitar que não há tempo que volte e que a saudade simplesmente não compensa. É entender que as piores palavras são sempre aquelas que não são ditas. É permitir-se sonhar... pois, meu caro, é apenas questão de tempo para que o tempo deixe de ser a questão. Viva o hoje, intensamente. Antes que chegue o amanhã e leve de ti todo o amor que você esqueceu de reverter.“

Ao longo do tempo vamos aprendendo na pior forma, que não somos absolutamente nada, e não ser nada é uma das maiores dores que um ser humano pode degustar, diante ao querer ser - quem sabe um paralelo. Caminhamos em linhas, e tudo depende do estado em que nos encontramos. Quem sabe o plural uma forma de mostrar-se não está sozinho, ao menos algo tenho aprendido, e muito pouco eu sei. Embriagar-se, é tornar-se filósofo, é suicidar-se aos poucos - tornar-se um gênio, poeta boêmio, escritor confuso.

Amor tranquilo é aquele no qual existem as cobranças, os ciúmes e todas as turbulências que sempre virão vez ou outra, mas que não ficam em grau mais alto do que a paz, porque muitas vezes, antes mesmo da pergunta surgir, o outro já responde, o outro já comete um ato que limpa a lama, o outro já demonstra que não faz o que não gostaria que com ele fosse feito, o outro entende o que ficou mal esclarecido antes de precisar da intimação, o outro capta o que você está indagando antes que indague, não só por conhecer você, não só pela intimidade, mas por sempre lembrar de deixar claro o que ele gostaria que por ele também claro ficasse, caso os papéis estivessem invertidos. Amor tranquilo é aquele no qual os questionamentos já vêm seguidos de uma certa certeza e calmaria, porque os valores se encontram. Amor tranquilo é aquele no qual qualquer diferença é bem-vinda, mas a semelhança está nos princípios de um relacionamento, do que é respeito, do que é somar, do que é um impulsionar a vida do outro. A paz reina quando as brigas existem, e jamais elas estão em constância, jamais a mesma muito depois de já ter sido finalizada, jamais também sempre a-calma, mas sempre há calma pelas certezas que ficam em primeiro lugar. Porque tem a importância, e ela nunca é estática, ela que é observadora pelo cuidado, ela que é detalhista, que desencadeia certas loucuras por tantas análises, que dá bronca, bronca sem precisar sofrer. O resto nem é amor. Amor turbulento é tudo, menos amor. Amor turbulento faz com que o bem-querer passe a ser rebaixado, e onde ele não existe, não é casa. E o amor nada mais é do que onde morar tranquilo. Em alguns cantos da sala ou quarto, você tem que tirar uma poeira mais difícil, tem que fazer faxina, tem que cuidar de forma mais árdua, mas não há outro lugar onde gostaria de dormir, porque ali você dorme seguro, você dorme deitado nos pontos de afirmação. Tudo sempre moeda, tudo sempre caberá em ondas. A questão de ser tranquilo é dar mais paz do que zunido, é a predominância do que percorre no coração. E tudo o que sangra mais do que estanca, não vale a pena ficar na balança. Tentar criar um maior equilíbrio só é válido para o que pesa no peso mais leve.

É sempre quando menos esperamos, que a vida nos surpreende e acontece algo maravilhoso, que renova e recria nossas esperanças. Por isso te digo: não se desespere. Não fique atrás, não fique no pé, não insista além dos limites. Chorar, implorar, reclamar, não traz nada e nem ninguém. Quando for pra ser vai ser. Não adianta promessas e palavras jogadas ao vento. Não adianta também você fazer de tudo ao ponto de se esgotar. Não é assim. Uma hora vai dar certo sim, mas primeiro tudo vai dar errado, tudo vai parecer ilusão, vai parecer que não tem solução, mas tem. Vai parecer que o universo está conspirando contra você, que nada dá certo, que ninguém te quer por perto, vai parecer, eu sei. Mas só vai parecer. É nos momentos que estamos entrando na escuridão, que a vida dá um jeitinho de reacender a luz e mostrar que você sempre vai ter alguém por perto, sempre vai ter com quem contar e que nada é tão ruim como parece. Acontece quando você não tem mais expectativas e quando não estiver esperando, vai ficar tudo bem, vai dar certo, vai ser recíproco, vai ter paz, vai ter alegria e vai ter amor. Não digo para ficar esperando sentado a vida acontecer por si só. Digo para viver, para aproveitar e principalmente para se amar! Aprenda a se amar e se completar, para quando alguém aparecer na sua vida não permanecer por necessidade ou por carência, permanecer por escolha, permanecer por amor. Então entenda: não adianta desespero, não adianta euforia, é quando menos se espera que a felicidade acontece.

Que a força dos bons ventos te conduza sempre ao melhor da vida. Que a mágoa cesse, que o trabalho flua, que os dias sejam com mais sorrisos e que as noites sejam tranquilas. Que o mal se converta em bem, que as aventuras sejam cada vez mais completas e que nunca te falte forças para viver tudo o que a vida te oferece. Que você consiga se formar naquela faculdade que era o seu sonho de infância, que você deseje ter filhos, família, e que ela cresça com todo o amor. Que você tenha discernimento, saúde, sucesso, vontade, prazer... Alegrias, impulso. Enfim, que você saiba viver! Que saiba como és importante mesmo para aqueles que te admiram de verdade, pois esses sim tal admiração vale a pena. O mundo é como uma longa escada. Quando não se sobe, ou você esta parado ou está descendo. AVANTE!

Um novo mês não vai mudar nada se você não fizer essa mudança. Eu quero que algo mude, sei que você também quer. Acontece que só querer não é suficiente, precisa ter coragem, nem sempre é fácil, às vezes diretamente não depende de nós. O novo mês não vai fazer mágica, mas pode servir de impulso, quem sabe de motivação. Tente, tente todos os dias, vai com o coração e continue tentando mesmo se falhar. Você vai falhar e isso é normal. Não desista no primeiro erro, faça dele a sua fortaleza e aprendizado. Desejo que você consiga fazer desse novo mês um mês inesquecível, que seja bom e feliz.

Eu não mereço metades das bênçãos que me alcançam, metade das pessoas que me cercam, 1/3 das coisas que eu tenho. A lei da semeadura não falha, já plantei muita coisa ruim, mais muito além que o dobro de coisas boas. O mal que me atinge e consequência de uma má semeadura, a dor que eu sinto é apenas a lei do retorno de vários corações que deixei em pedaços, a gente planta desconfiança e colhe medo, planta dúvidas é colhe perguntas. Por muitas vezes reguei corações partidos, dei abraços em estranhos, estendi minhas mãos a quem necessitava, sem pedir nada em troca, sem desejar nada além do bem. Hoje em debilidade, com as pernas bambas mais de pé. Sendo reerguido todos os dias por vocês, velhos e novos amigos, com uma intensidade de cuidado que por vezes me assusta, não é terrena. Muito obrigado e desculpem a minha inconstância, estou longe mais sempre por perto, esse e meu jeito demonstrar que amo você, não sei sufocar. É lei, os frutos sempre veem sejam bons ou ruins. Se analisar com calma, vai chegar a conclusão que Deus e amor, pois ele te deixa escolher o que plantar, mas também é juízo, você é obrigado a colher exatamente o que semeou. Sem a orientação do grande agricultor, nosso Senhor. Desperdicei sementes em solos inférteis, cedi minha sombra a pessoas ruins e rifei meus frutos a pessoas que nunca deram o menor valor, recusei a poda e orientações de crescimento. Machucamos nossos corações com frustrações de colheitas ruins, mas o que mais uma semente germinada no ''pecado'' poderia me oferecer? Mas por misericórdia também tenho colhido os frutos do espírito que são amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé. Infelizmente não se pode arrancar o que já foi plantado, vamos ter que colher. Queria deixar registrado que não sou melhor que vocês, que nenhum de vocês, muito pelo contrario me vejo por vezes como o ''menor'', o que tem mais a aprender. Hoje eu e vocês, temos a oportunidade de iniciar uma nova semeadura que será repleta de frutos positivos, dependendo do solo e a semente que escolhermos, atente-se para ouvir a voz do seu agricultor e Senhor, "Shut up" mãos há obra pião.