Rumo ao Farol
3:00am – Eu faço perguntas não para adquirir respostas e sim para decidir uma direção, um rumo para qual tomar.
Meditação de Semana Santa para jovens, escrita pelo Padre Hurtado a bordo de um barco de carga, regressando dos Estados Unidos, em 1946.
PARTE I
Um presente de Deus para mim, foi uma viagem de barco de 30 dias, saindo de Nova York a Valparaíso. Pela generosidade do gentil Capitão tive um lugar na mesa na ponte de comando, ao lado do timoneiro, onde fui para trabalhar tranquilo com luz, ar, linda vista... A única distração eram as vozes das ordens com relação ao curso da viagem. E aí fiquei sabendo que o timoneiro, como me disse o Comandante, carrega nossas vidas nas mãos porque comanda o navio. O rumo de navegação é o mais importante.
Um piloto o chama constantemente, o segue passo a passo por sob o gráfico, e o controla tomando o ângulo do sol e do horizonte; fica inquieto em dias nublados porque não pode verificar o que está escrito na lousa na frente do timoneiro, eles recebem comandos que, para ter certeza de que os entendeu, ele deve repetir cada um. "Para bombordo, para estibordo, um pouco para bombordo, e por aí vai...". São vozes de ordem que aprendi e não esquecerei.
Cada vez que subia em alguma ponte e via o trabalho do timoneiro, não conseguia deixar de fazer uma meditação fundamental, a mais fundamental de todas, aquela que define o rumo da nossa vida. Em Nova York, uma infinidade de navios, de todos os tipos. O que os diferencia mais fundamentalmente? A direção que eles irão tomar. O mesmo navio em Valparaíso tinha como destino Nova York ou Rio de Janeiro; em Nova York, com destino a Liverpool ou Valparaíso.
Apreciar a necessidade de levar a sério o rumo. Em um barco, o Piloto que se descuida, é despedido por justa causa, porque está brincando com algo sagrado demais. E na vida, como cuidamos do nosso rumo? Qual é o seu rumo? Se fosse necessário insistir ainda mais nessa ideia, peço a cada um de vocês que dê uma maior importância, porque acertar nisso, é simplesmente ganhar; falhar nisso é simplesmente perder tudo. Sim, magníficos navio são construídos todos os anos. E sim, me sinto tentado por sua beleza e subo nele sem saber de seu rumo... corro o pequeno risco, de ao invés de chegar ao Chile, acabe por ver rostos filipinos.
Quantos vão assim, sem rumo e perdem suas vidas... acabam por gastá-la miseravelmente, se esbanjam sem sentido, sem fazer o bem para alguém, sem alegria para si e para os demais, e depois de algum tempo, sentem a tragédia de viver sem sentido. Alguns seguem seu curso no tempo, outros naufragam em alto mar, ou morrem por falta de comida, perdidos ou vão se espatifar em uma praia solitária!
O trágico problema da falta de rumo, talvez o mais trágico problemas da vida. Aquele que perde mais vidas, é o responsável pelos maiores fracassos. Penso que se as armadilhas morais fossem físicas e nossa conduta fosse um navio de ferro, por mais sólido que fosse construído, não sobraria nada além de destroços, se não tivéssemos em conta o rumo de nossa vida.
"E aqui está a chave. Crescer em Cristo... viver a vida de Cristo, imitar a Cristo, ser semelhante a Cristo... Mas o que significa essa identificação? Certamente não é uma repetição fria do que ele fez... nem é um estado sentimental ou eficaz que dependa tão pouco de nossa vontade. Esta imitação de Cristo passa a consistir em viver a vida de Cristo... Que minha atitude seja a de Cristo, não o que ele tinha, mas o que ele faria se estivesse em meu lugar. Diante de cada problema, diante dos grandes da terra, diante dos problemas políticos, diante dos pobres... O que Cristo faria em meu lugar? Minha ideia central é ser outro Cristo, agir como ele, dar a cada problema sua resolução."
Vou notívago,
Como a poeira perdida,
Que está arrimada no regaço - do escombro,
E é arrastada pelo vento vadio sabe lá pra onde,
Ultimamente ando dormindo sem esperar o amanhã, sempre-o chega..
Acordando exausto de esperar o meu amanhã
Respiro pesadamente, sem valor explicitar o meu redor
Sem rumo plenamente vivo.
Como feixe de luz os dias passam, pairando sobre a terra
Sentimentos extremamente sentidos
Prazer dolorosa,
Complexas emoções sem sentidos rodeiam-me
Anjos e Demônios, Posso senti-los. Nada além de observado sinto.
Crendo fortemente no meu amanhã, sem fé depositar
Fracamente levanto-me e sigo sem motivo
Tudo lentamente afasta-se do objetivo, como essa poesia...
Muito hei de aprender, jornada difícil será
Não só para mim, mas a todos que compreendem essas passagem
Um dia encontrar-nos-emos nós,
Com conhecimentos eternos adquiridos
Enquanto isso... [...] Sem rumo plenamente vivo.
#RUMO
Rompendo a aurora...
Da própria loucura...
Nesse mundo louco...
Todo cuidado é bem pouco...
Para que os desequilibrados...
Não abalem a minha fé...
Quem é da Verdade...
E quem não é...
Os homens podem falar...
Os homens podem sonhar...
Mas somente os anjos podem voar...
Não viva em um paraíso perdido...
Não seja um "vencedor" iludido...
Se há quem lhe quer bem...
Essa é a coisa mais pura que você tem...
O que se leva dessa vida...
É o que se vive...
É o que se faz...
Importante é estar em paz...
Sandro Paschoal Nogueira
facebook.com/conservatoria.poemas
Se em tua mente ressoa o inalcançável
De frente você deve encara-lo
A mente com teus limites lhe prendem
Mas palpável é aquilo que se imagina
Sabe quando você acha que o rumo vai ser um, mas vira outro? Se eu tivesse que definir, foi aqui que o rumo mudou pra mim.
Eu fui invadida por um vazio. Era um cérebro sem rumo, tentando entender, tentando realizar que aquilo tinha acontecido mesmo. Que era verdade.
envelhecida e chata - assim ela se classificou.
sem ânimo e sempre triste, viver não era mais um propósito.
morrer era esperança. um dia andando sem rumo, encontrou um jardim, deitou-se com as rosas, olhou para o céu e disse:
- já brilhei como o sol, já fui linda como as rosas; posso me retirar como ele e morrer como elas
Pense na saúde, na paz de espírito, na alegria, na prosperidade e sua vida tomará um novo rumo. Toda sua realidade se transforma a partir da mente!
A nossa liberdade deve estar
Dentro de cada um
A nossa imaginação
É algo de outro mundo.
Claro ela não é suficiente,
Para que sejamos felizes.
Mas já é um início
Rumo ao nosso paraíso.
Dois travesseiros
Uma cama debaixo do céu
Dois passageiros
Sem rumo navegando ao léu
Seja o comandante da sua vida, definindo o rumo ideal, fiscalizando as ações diárias e coordenando ela pelos melhores caminhos.
Estamos tão habituados em cumprir nossa jornada, que muitas vezes corremos sem rumo ou direção, acreditando que seguir no piloto automático em alta rotação seja o suficiente para dar sentido aos mistérios que devassam o nosso destino. Ledo engano.
Muito embora não existam fórmulas prontas que decifrem as grandes questões humanas, se houve algo que talvez aprendi em meio a minha diminuta condição humana, é que o pouco que posso encontrar de respostas para esse eterno dilema de existir, não está exterior, mas no interior, dentro de mim.
"A dúvida é como uma cancela: quando está abaixada, sinaliza a necessidade de parar, refletir e mudar o rumo se for necessário."