Queda
Mesmo que tudo me dome, retomo meu rumo avante, na queda levante, o topo alcance, olhe de relance o que se esconde no estante, precioso é o momento em si indiferente do que aconteça, olhares que invadem sua cabeça, epidemia de porquês, só quero viver sem ter que me explicar, olhar pra lá e pra cá.
Quem tem razão? A Palavra de Deus ou as institutas de Calvino?
Deus não só viu de antemão a queda do primeiro homem e nela a ruína de sua posteridade, mas também por seu próprio PRAZER a ordenou. CALVINO, João. Institutas da Religião Cristã. Livro III, cap. 23, Seção 7.
Salmos 5.4: Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal.
É terrivelmente absurdo que na “doutrina” da expiação LIMITADA, a queda do primeiro Adão (alma vivente, natural, da terra, do pó) tenha mais alcance do que o sacrifício de Cristo, O Último Adão (Espírito Vivificante, Espiritual, do céu, Celestial, 1ª Coríntios 15.45-49). Nessa “doutrina”, por Adão TODOS se tornaram pecadores e depravados, mas por Cristo APENAS ALGUNS “ELEITOS” podem ser alcançados. Os efeitos da queda do primeiro Adão não têm mais poder e alcance do que a vitória do Ultimo Adão. A queda do primeiro Adão não se compara com a fidelidade do Ultimo Adão (Romanos 5.12-21).
Na queda de Adão a comunhão foi rompida, mas a razão mesmo afetada continuou operando no homem. Após a queda, Adão continuou cônscio e lúcido de tudo que havia feito. Se o homem tivesse perdido completamente a capacidade da razão na queda, ele não teria consciência do pecado. Se não tem mais consciência ou razão, também não tem responsabilidade por nada.
Temos que aprender a acordar depois de um pesadelo, a se erguer depois de uma queda e continuar sonhando depois de uma decepção.
Depois da queda, o homem se tornou um egoísta incurável, totalmente centrado em si mesmo, inclinado para o mal, que jamais conseguiria por si mesmo buscar a Deus sem a atuação da Graça Divina.
A imagem de Deus no homem, que foi deformada na queda do primeiro Adão, é restaurada pela obra redentora do segundo Adão (Cristo).
Depois da queda, a humanidade passou a manifestar a universalidade e a profundeza do pecado, numa constante inclinação para o mal.
Precisamos entender que, depois da queda, o caráter do homem ficou deformado, sendo necessário o novo nascimento para ter o caráter restaurado. Portanto, o caráter agora é fruto de um coração regenerado.
Depois da queda, nossa natureza ficou inclinada para as obras da carne (Gl 5.19-21); portanto, não gostamos do fruto do Espírito (Gl 5.22), não gostamos da oração, não gostamos da consagração, não gostamos da humildade e não gostamos da leitura da bíblia (Rm 7.18-23). Então, você deve ser disciplinado contra as obras carne (1° Co 9.24-27) e manter-se firme no combate e não retroceder (2° Tm 4.7-8; Hb 10.38-39)!
Depois da queda continuamos carregando a imagem de Deus, mais agora distorcida. (Gênesis 1.26-27; 5.1; 9.6; Tiago 3.9).
A imagem de Deus no homem, que foi deformada na queda do primeiro Adão, é restaurada novamente em todo aquele que crê, pela obra redentora do último Adão (Cristo).
Enquanto o calvinismo sataniza os seres humanos pós-queda, o newpentecostalismo insiste em exaltar a criatura.
Depois da queda, o coração do homem se tornou como um armazém inesgotável para todo tipo de pecado imaginável e inimaginável pelo homem. Por isso, não devemos confiar no nosso coração quanto às realidades espirituais. O profeta advertiu: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá"? (Jr 17.9).
Calvinistas e a Imago Dei
Calvinistas gostam de inferir que depois da queda a imagem de Deus foi totalmente destruída no homem e não há mais nada de bom nele.
Essa é a depravação total Intensiva que o calvinismo ensina!
Agora, a Imago Dei foi Perdida Totalmente na Queda?
Deixemos a Bíblia responder:
Enoque era totalmente depravado como ensina o calvinismo? Será que ele carregava ainda algum vestígio da imagem de Deus pós-queda? Gn 5.24;
Noé era totalmente depravado como ensina o calvinismo? Será que ele carregava ainda algum vestígio da imagem de Deus pós-queda? Gn 6.8; Gn 7.1;
Abrão era totalmente depravado como ensina o calvinismo? Será que ele carregava ainda algum vestígio da imagem de Deus pós-queda? Gn 14.18-19; Gn 18.23-33 (havia homens justos ali?); Tg 2.23-24;
Os homens são totalmente depravados como ensina o calvinismo? Ou será que ainda carregamos algum vestígio da imagem de Deus pós-queda? Lc 11.13 e Tg 3.9.
Portanto, a Imagem de Deus no homem não foi destruída, mas distorcida!
Agradeço a oportunidade!
Marcelo Rissma.