Poemas sobre Dor e Sofrimento
A dor que não se vê é mais trágica e destruidora, do que, a que se pode observar com olhos terrenos.
Não temas a verdade, a dor da verdade é forte, avassaladora, dilacera o coração e a alma. Mas quanto mais tempo, você levar para aceita-la, encara-la de frente.Maior será o sofrimento.
Bom seria se o erro não fosse amigo do aprendizado. Melhor ainda se a maturidade chegasse sem dor. Mas me parece que são muito parceiros, porque nunca aprendi sem errar e nunca amadureci sem sofrer.
Se contudo, você como eu consegue se sentir especial e feliz... Bem vindo a vida real cheia de pessoas imperfeitas que decidiram ser gratas.
Viver uma vida centrada na racionalidade é uma tentativa desacerbada de esquivar-se da dor e do sofrimento
Ei, sabe esse momento que você tá vivendo agora de dor? Ele vai passar, no início é assim a gente sofre feito um condenado, ver ele (a) com outra pessoa, está na mesma rodinha de amigos, encontrar na rua, ouvir o nome, uma música, o cheiro, tudo exatamente tudo faz lembrar, mas com o passar do tempo e com a firme decisão que você toma de arrancar de uma vez por todas esse sentimento que não faz bem, que não tem retorno tampouco reciprocidade, as coisas mudam de figura e o encanto passa de forma incrível, e logo vc se pergunta onde eu estava com a cabeça? E vai se achar ridícula(o) por te se portado e sofrido dessa forma.
Nem todos merecem saber da nossa fragilidade, pois quanto mais se conhece a nossa dor, mais tentarão explorá-la; é no silêncio da nossa luta que preservamos a dignidade.
A medicina sabe... Crescimento causa dor (nas crianças). A espiritualidade sabe... A dor causa crescimento (a todos os espíritos)
Querer é essencialmente sofrer, e como o viver é querer, toda a existência é essencialmente dor.
As vezes um momento de dor é válido. Não há nada que nos fortaleça mais do que sentir que tudo está perdido,e que a única saída é perceber que só você pode sair desse lago escuro e profundo. Mas a dor só nos torna mais fortes se percebermos, e aceita lá como algo a ser superado. Perceba que no fim há mais do que dor te esperando.. Perceba que o fim na realidade é só um novo começo...
Governo ruim é como dor de dente; você pode arrancar o dente, fazer o implante e depois tudo volta ao normal. O processo pode ser lento, mas a gente suporta, e logo o sofrimento acaba.
Se você não for de encontro à dor do outro, ficará valorizando a sua própria dor. Sofrerá mais do que realmente precisa.
nenhuma dor é tão intensa que não possa ter um fim. curar uma ferida é como sentir o alívio de um peso que você nem sequer sabia que estava ali, você só saber que estava com o mundo nas costas e uma corda amarrada no coração no momento que o nó se desata e o mundo sai de cima de você, mas enquanto isso é uma dor que beira o insuportável, como um vazio impreenchível, como um peso esmagador o suficiente para te deixar sem ar mas insuficiente para te matar. Uma dor torturante. O mundo não para ou espera você se curar, ele simplesmente segue como se nada tivesse acontecido e correr sem uma parte é muito difícil, imagine se todas as suas partes se romperam e você nem sequer lembra como era antes de tudo isso, muito menos como se reconstruir desse turbilhão que te levou para o céu pelo prazer de te derrubar no chão. Nenhuma dor é eterna e nenhum sofrimento dura para sempre. O sofrimento dura até acabar, dura até não ser mais necessário, dura até te deixar mais forte e você perceber que não precisa dele para nada, muito menos para ser completa. Sofrer por ele é tudo que te restou dele, e é por isso que você reluta tanto a superá-lo. Se ele for seu, se ele for o certo para você, ele vai voltar.
Te permita sofrer. Nada ensina mais do que a dor. A alegria ganha mais intensidade quando se tem dimensão do sofrimento.
Na dor, nossos corações se abrem para a misericórdia, para a solidariedade. Somos tomados pela empatia. Enxergamos o outro como um reflexo de nós mesmos. O próximo, também é alguém que sofre das mesmas angústias, que enfrenta as mesmas dificuldades, que busca as mesmas respostas. Então, eu posso me aproximar...
Estamos vivendo mais tempo, porém apresentando mais doenças crônico-degenerativas, que causam dor, sofrimento, incapacidade física, mental e social, gerando mais custos e se tornando motivo de preocupação para nossos entes queridos e toda a sociedade. Viver mais tempo com qualidade de vida é o grande desafio.
"Dor que desatina visivelmente nos lembrando de quem somos, do que foi visto, do que fizemos. Penumbra que não vai embora assolando a meia-noite, transformando sonhos acordados em pesadelos dolorosos. Amor fragmentado na alma de forma inesquecível e imutável. Sofrimento competente para tirar a força de agir do próprio ser; vida incompetente para ganhar força de viver no próprio sofrer."