Duilio Alves de Moraes
Ninguém poderá te aprisionar, se a tua alma for livre. Ninguém poderá te libertar, se fores o algoz de ti mesmo.
Rótulos são muito importantes...
Para identificar produtos, fornecer informações relevantes a consumidores e órgãos reguladores.
Mas pessoas não são produtos!
Cada vez mais as pessoas estão rotulando umas às outras e até a si mesmas.
Rotular uma pessoa é deixar de reconhecer a complexidade do ser humano, ignorar a individualidade e desrespeitar a diversidade da raça humana.
Lembre-se! Cada pessoa é um ser singular, possui digitais e código DNA únicos.
No palco da vida,
quando as cortinas se fecharem de um lado,
todas as coisas nos serão reveladas do outro.
Descobriremos então o que valeu a pena,
mas muito mais, o que não valeu a pena viver,
pois estávamos presos às ilusões do mundo material.
Por isso,
aqueles que mais se entregarem às experiências espirituais,
serão os que menos sofrerão do sentimento
de terem desperdiçado a vida.
É impossível colher algo diferente do que se planta, mesmo que as aparências enganem nossos limitados olhos. A semeadura é nosso arbítrio, a colheita no entanto, obrigatória. Por isso, apuremos nossos corações para que saibamos plantar as melhores sementes e consecutivamente colher os melhores frutos.
Assim como é na abundância que devemos acumular a água para os períodos de seca, é nas épocas de alegria que devemos fortalecer a fé, para que a tenhamos em grande quantidade nos momentos de adversidades.
Chego à maturidade da vida livre do peso das certezas, e reconheço nas alegrias das crianças a leveza de quem não tem pudor de estar repleto de perguntas.
A evolução é um processo contínuo e só se obtém por meio do constante auto questionamento. Aquele que se crê conhecedor da verdade constrói um muro diante de si mesmo. Assim também é com qualquer grupo ou sociedade que se veste da soberba.
Não há imperfeições, nem injustiça no Universo, pois Deus criou o mundo à sua semelhança. A imperfeição que observamos é fruto de nosso livre arbítrio, mas até nisso Deus foi perfeito em sua criação e aquilo que vemos como imperfeições são, em sua realidade, a correção de nossos atos pelo axioma não há efeito sem causa, ou seja, colhe-se o que se semeou e tudo nos levará ao crescimento espiritual.
Um ser humano passa por três fases nitidamente marcantes da vida, na infância a fase dos porquês, na juventude a fase das certezas absolutas e na vida adulta quando reconhece enfim que nada sabe e prossegue em busca do autoconhecimento e da reforma íntima para alcançar a paz espiritual.
Creio que assim será com a humanidade de maneira coletiva, passando por estas três fases chegaremos ao ápice onde teremos uma civilização que buscará conhecer-se a si mesma em busca da paz universal.
Fuja do materialismo, das convenções e confusões humanas que nos levam a caminhos dolorosos e infrutíferos. Aquilo que os ricos e poderosos sentem está longe de ser a real felicidade. Os momentos simples da vida são os responsáveis pelos sentimentos mais sublimes que um ser humano pode ter. Aquele que se sente feliz por existir e poder compartilhar sua existência com simplicidade experimenta um sentimento indescritível de leveza e bem estar que dinheiro nenhum do mundo será capaz de comprar e jamais poderá lhe ser tirado.
Não há como a tua dor não ser também a minha dor. Uma vez que Deus nos criou a todos, somos irmãos em espírito e não posso ser impassível ao sofrimento de meu semelhante.
Eu entendo a tua dor porque eu senti a mesma dor,
o frio que te congela igualmente o faz comigo,
a fome que ruge em teu estômago, sei bem quanto dói,
eu sei o significado do teu sorriso, pois já sorri pelo mesmo motivo,
a lágrima que corre em teu rosto, qualquer que seja o motivo, em nada me é estranho,
eu compartilho dos teus temores, já que eles também são os meus,
eu perdoo as tuas falhas, tais falhas já fizeram parte da minha existência,
eu respeito as tuas fraquezas, não sou mais forte do que você,
eu te estendo a minha mão, pois a mim também me fora estendida um dia,
eu aceito a tua mão, seria uma honra ter a minha aceita também por ti,
eu não te julgo... Na opressão que te abate eu sou teu companheiro,
eu me regozijo com a tua ventura, pois ela também toma conta do meu coração.
Eu sei! Em tua existência você irá vencer!
Nossa trilha é a mesma e chegaremos ao mesmo destino... Deus!
A grande batalha de nossas vidas se trava em nossa própria alma, pois se há uma fera ela está dentro de nós mesmos. Correr dela é inútil, lutar contra ela é tolice pois ela é mais forte. Nossa única opção é aprender a domesticá-la e trazê-la para junto de nós. Assim firmaremos harmonia com nosso ego e juntos continuaremos a estrada da vida certos de estarmos na direção correta.
As religiões são como línguas espirituais. Assim como existem várias línguas, existem várias religiões e nenhuma é melhor ou pior, apenas diferente. Como as línguas têm suas regras e estruturas religiões também as têm. Todo mundo fala a língua que aprendeu e se sente mais confortável, pois assim é com a religião. Há conceitos que são expressos em um lingua em particular por uma palavra que, muitas vezes, não existem em outro idioma, assim é com a religião. Mas assim como há conceitos que são universais e estão em qualquer língua como a palavra AMOR, o mesmo é verdadeiro na religião, porque todos sabem o significado de tal expressão de sentimento. Então, se nós mantivermos este conceito, não há por que lutar sobre nossas crenças religiosas, como não têm nenhum sentido fazê-lo em relação à língua que falamos. Neste último caso, encontramos sempre intérpretes que nos ajudam para que a comunicação seja dada de forma satisfatória.
Quem é mais forte? O campeão do Iron Man, o campeão mundial de halterofilismo, a mãe que carrega seus filhos na seca da caatinga, ou o pai viúvo que sozinho educa seus filhos na selva de pedras da cidade grande? Sabe-se que uma formiga é capaz de carregar cem vezes o seu peso. Então quem é o mais forte?
Nada é absoluto e tudo é relativo. Portanto não podemos jamais, sem conhecer todo um contexto afirmar que um pessoa é fraca porque tomba, já que não temos a ideia real do peso que ela carrega. O que aos olhos de um pode não ser nada, para outra pessoa pode ser uma dor quase que insuportável.
Todas as manhãs ao abrir os olhos, agradeça por mais um dia que está nascendo, com novas oportunidades para encontrarmos a verdadeira felicidade. É momento para renovarmos nossa Fé, levantarmos a cabeça e construirmos um novo futuro. Sempre acreditando que a mão de Deus está em nosso amparo. Você encontrará em sua caminhada percalços, é fato. Mas tais obstáculos servirão de degrau para sua evolução. Também encontrará belas flores, mas não se engane, há as que estão no caminho para torná-lo mais agradável, porém há também aquelas que servem de armadilhas buscando distraí-lo e desviá-lo do caminho. Aconteça o que acontecer, encontrando o que for pela estrada, seja forte, sábio e determinado, pois Deus não criaria nada para o fracasso. Sendo assim, como criatura de Deus, tu estás predestinado à vitória, e tudo é uma questão de tempo, cabendo a ti fazer o teu tempo. Agradeça e creia neste dia pois não é por acaso que o chamamos de PRESENTE.
Devemos fragmentar nossos desafios, eles nos serão mais suaves, devemos compactar nossos objetivos, eles nos serão mais concretos.
A caridade não é algo que se faz quando se tem vontade, mas quando a necessidade se apresenta a nós.
Vou pedir um café para um.
Apreciá-lo vagarosamente
no tempo de aproveitar sua temperatura. Pela janela, olhar para o nada. Pois isso me traz de volta tudo.
Tudo que vivi, tudo que senti, tudo que entreguei e recebi, dos amores, da vida.
E enfim, sorrir em gratidão
Somos todos Achiles.
Heróis de nossas batalhas pessoais.
Aclamados e também objetos de cupidez, laureados muitas vezes. Mas não devemos nos enganar.
Por mais rebelde, sempre haverá o momento de nos entregarmos à docilidade, pois não há alma, que não a deseje em seu íntimo.
E o Universo,
em Sua Sabedoria Suprema
conhecendo nosso espírito
e nossas fraquezas
criou a Música
para nos fortalecer
e manter viva
a chama que existe em nós
Somos navegantes.
Planejamos a viagem,
traçamos as rotas,
prepararamos a embarcação.
Mas quem de fato determinará
a que destino chegaremos
são o mar, o tempo e o vento.
Estes sempre parecem saber ler melhor nossos corações que nós próprios.
O Universo é regido por uma Lei Suprema.
Não há apelação, chicanas ou subterfúgios.
É A Lei.
Pode chamá-La como quiser.
Até ignorá-La.
Mas viverá sob Ela.
Não importa afirmar conhecê-La, proclamá-La.
Ela não necessita de ti, mas tu dependes Dela.
Será sábio quem apenas vivê-La.
Não gostamos, mas dores são necessárias para a vida. Alerta sobre os perigos, diz quando algo está errado e precisa de tratamento. Nos afasta de tudo que é extremo [calor, frio]. Nos leva ao médico. A dor espiritual também. Um mundo rosa ou azul, não existe, senão por ilusões. A sociedade nos impõe a alegria como obrigação, como ingrediente do sucesso. A alegria ostentada nas redes. Não! Somos humanos! Temos direito de viver as tristezas. Aprender, crescer, nos fortalecer, a despeito e, principalmente, por via delas. Sucesso não é obtido ignorando dores, mas pela exercício de resiliência diante delas.