Intelectual
A procrastinação retarda o desenvolvimento material e intelectual, ela impede a conquista dos sonhos e ambições do ser humano.
Um intelectual público é, por definição, o sujeito capaz de apreender e articular num relance a multiplicidade de perspectivas de qualquer fenômeno social em vez de impor a ele as limitações da sua própria formação profissional e ainda se achar, por isso, o mais qualificado dos opinadores.
Do que adianta mostrar o seu grande intelecto,Ou simplesmente ser um grande intelectual,Todos sofrem e são solitários,Amargos,Nunca dispensam um combate pela supremacia intelectual.
O intelectual viu, passou, e, não gostou, e, a, lingua no lugar, é, motivo de bem estar, quantas pausas pra paciência em ti brotar.
Perguntaram-me uma vez, num debate, como definia a honestidade intelectual. Sem pestanejar, respondi: é você não fingir que sabe aquilo que não sabe, nem que não sabe aquilo que sabe perfeitamente bem. Se sei, sei que sei. Se não sei, sei que não sei. Isto é tudo. Saber que sabe é saber; saber que não sabe é também saber.
Grande preconceito aqui no Brasil é dizer que intelectual não possa gostar de time de futebol e de escola de samba, como se fosse reduzir sua maneira de pensar e a sua formação cultural. Pelo contrário, isto tenderia a enriquecer a qualidade e quantidade das informações, tornando-os apreciadores da nossa própria cultura e não colaborando com o seu esvaziamento.
O generalismo colocou uma geração inteira na lama da dignidade intelectual. Sem tempo para ler bons livros, dialogar e criar discussões plausíveis, o cotidiano de muitos brasileiros é constituído de bravatas, notícias falsas, ignorância e imediatismo. O ato de ouvir mais e falar menos, mais do que em outras eras, hoje, é a virtude dos sábios e intelectualmente honestos.
Alguém: filósofo, o que vem a ser essa coisa que chamamos de coragem intelectual?
Filósofo: pergunta filosófica: Pode-se dizer que consiste na predisposição para enfrentar resolutamente uma realidade adversa ou perigosa, seja de qualquer natureza, em vez de fugir dela. Dizer, ainda, que a coragem intelectual é a disposição de admitir para si mesmo a força de evidências contrárias às próprias crenças, lendas, tradições e costumes dos pais, o que é, às vezes, difícil. Assim, é preciso coragem para admitir que há equivocidade em tais imposições, contrárias à liberdade de escolha.
Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 20/08/2021
12:30h
O mal intelectual do mundo está na decepção que provoca uma crise de racionalidade para a descrição de eventos não racionais.
Todo tipo de asneira teórica surge disto.
O egoísmo racional se apega ao engano como um homem se afogando no mar a qualquer objeto que lhe pareça flutuar.
Alex Rich
A sociedade intelectual tem que parar de alimentar esperanças e sonhos revolucionários nas mentes incapazes de discernir o conhecimento. Forçando engajamento e ativismo em causas débeis. Pois, só alimentamos os porcos com a melhor ração quando temos a intenção de abate-los para uso próprio. Do contrário, devem continuar comendo lavagem.
A SOCIOLOGIA E A LITERATURA
A socióloga sempre será intelectual enquanto dominar a literatura como logica de uso estético da linguagem escrita, arte literária em que sempre o ponde a uma descrição sistemática e análise de determinados comportamentos sociais que literariamente buscamos sempre a educação como um estudo focado mais a sociedade que reage a realidade contrario as normas e leis da vida em que possamos ter logica do que estamos fazendo enquanto literalmente prescrevemos todas meras circunstancias em que possamos nos familiarizar sob uma certa finalidade que devemos nos socializar para madurecermos e nunca esquecermos de prescrevermos tudo o que passou diante de nós para amanhã agradecermos entre dos temas em que socializamos e literalmente prescrevemos sob uma logica de botarmos tudo em seu devido lugar em que simplesmente estamos nascendo, crescendo e morrendo porque simplesmente estamos vivos porque estamos sempre morrendo para outra vez nascer mais vamos deixar muitos legados do que somos e do que fazemos porque sempre prescrevemos literariamente as nossas vidas e tudo que se passou porque talvez estejamos apreendendo a viver com a vida o que simplesmente deixaremos como lembranças o que passaremos para os outros que acredite que a vida não para e nunca vai parar porque só parará quando você desisti dela porque eu poço lhe dizer que ela vive em você e talvez você possa compreender seu valor porque você ainda esta vivo e desejamos que entenda que ela lhe espera e nunca esqueça dela porque não há lugar no mundo nenhum sem ela. Obrigado e lhe desejo toda felicidades!
Por: Roberto Barros
A mitomania, a cegueira intelectual causam muitos conflitos. Toda vez que vc tentar trazer um Mitomara para a realidade, ele sendo tomado pelo vício da vaidade, da egolatria, da maledicência, da acomodação, da mentira, da preguiça, toda vez que se tentar interagir com estes mitomaras de uma forma mais direta e honesta, existirá o conflito da revolta, pois o conflito na verdade é o embate direto as máscaras criadas por ele mesmo, para compror seu personagem, agarrado ferozmente, ele não está disposto a se libertar.
Ser intelectual tem mais a ver com você respeitar a opinião do outro, ainda que não concorde, do que com quantos diplomas você já colecionou.
- Relacionados
- Frase Intelectual
- Medo
- Calúnia
- Honestidade Intelectual