Fundo

Cerca de 6077 frases e pensamentos: Fundo

⁠Se quiser saber o que tem no fundo, precisa começar a sair da margem.

Inserida por Leonardofn7

⁠Levanta a cabeça e respira fundo!
Que hoje é apenas segunda-feira.

Inserida por JoyceAlvesP12

Também já cheguei ao fundo do poço e entendo o peso da sua raiva.

A Lição (The Glory)
1ª temporada, episódio 7.
Inserida por pensador

Na verdade, tudo que eu fiz foi amar a sua filha, do fundo do meu coração.

Inserida por pensador

A infâmia sempre reaparece ao olhar humano,
mesmo que a afoguem no fundo do oceano.

William Shakespeare
Hamlet.

Nota: Tradução de Millôr Fernandes.

...Mais
Inserida por pensador

Só estávamos esperando a próxima bomba estourar, ou o fundo do poço ceder, ou qualquer outra metáfora que prefira para descrever a sensação de mal alcançar um lugar de alguma estabilidade financeira ou profissional e ao mesmo tempo ter a certeza de que tudo pode e vai desaparecer mais cedo ou mais tarde.

Anne Helen Petersen
Não aguento mais não aguentar mais: Como os millennials se tornaram a geração do burnout. Rio de Janeiro: HarperCollins Brasil, 2021.
...Mais
Inserida por pensador

⁠Entenda, você não e balde pra tirar ninguém do fundo do poço!
Mudanças existem, mas, só pra quem quer.

Inserida por Gisacassini

⁠Decepção
Decepção, é a desilusão de ser enganado por quem confiou.
Por sentir escapar entre os dedos, algo que pensava que ganhou.
Por não mais confiar em quem tanta confiança depositou
Por não sentir o mesmo timbre da melodia que o encantou.
Decepção, trás dor no coração de quem tanto amou.
Trás tristeza em meio a alegria que espalhou.
Decepção é um vaso valioso e protegido que se quebrou.
É uma facada no peito de quem só amor depositou.
J C Gomes

Inserida por Carlos_Gomes_CG

No fundo, todos escondemos algo. E trememos ao pensar no que aconteceria se alguém descobrisse.

Inserida por pensador

⁠Insistes


Insistes em ser única,
atrativos não te faltam.
És a presença de algo
essencial ao meu viver.
Teu jeito de ser, põe
dentro do meu peito, algo
que aperta, retém .
Dá à mim o teu amor,
guarda-me no fundo do peito,
pega-me só para ti, faz de
mim o teu querer.
Ver-te minha, vontade que eu
quero.
Ilusão, é pensar que a ti eu
espero ter.


Roldão Aires


Membro Honorário da Aclac. - RJ
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E

Inserida por RoldaoAires

da minha loucura
sempre bebo mais um gole
poço sem fundo
sede infinita

Liana Ferraz
Sede de me beber inteira. São Paulo: Planeta, 2022.
Inserida por pensador

"⁠O seu fundo do poço termina exatamente... onde você para de cavar"

Inserida por RobertoBy

⁠O mundo é um lugar muito perigoso, e se eu precisar mandar você para o fundo do oceano para te manter seguro, que seja.

Inserida por pensador

As metáforas são a maneira de nos perdermos nas aparências ou de ficarmos imóveis no mar das aparências. Nesse sentido, uma metáfora é como um salva-vidas. E não se deve esquecer que há salva-vidas que boiam e salva-vidas que vão direto para o fundo. É bom nunca esquecer isso.

Inserida por pensador

Toda história tem um fundo e quem escreve deve se comprometer em não parar enquanto não encontrar esse fundo.

Maria Fernanda Elias Maglio
GASPARI, Filipe N. de. ‘A literatura é uma versão da realidade’, diz defensora que venceu Prêmio Jabuti. Jota, 1 set. 2019.
...Mais
Inserida por pensador

⁠O "fundo do poço" pode se apresentar de várias formas, mas geralmente o "fundo do poço" é um sentimento. Sentimento de que acabou, de que não tem mais por onde andar e nem sentido para a vida. É um sentimento de desesperança, de falta de forças e de desejo de desistência de viver e ainda se pergunta, o porquê do seu nascimento.

Vamos imaginar um fundo de poço físico. Imagine que você está andando distraidamente e cai dentro desse poço. Ao cair você se machuca, perde a força das pernas, chora de dor e percebe que não vai ser tão fácil sair dele. Você mal consegue ver o que está a volta porque está escuro, se você chega perto das paredes do poço, encontra insetos de várias espécies possíveis.
Sente a água gelada bater na sua canela e incomodar seus pés, e seu corpo, te deixando com frio, conforme o tempo vai passando.

Conforme o tempo vai passando, você grita, se desespera, grita por socorro, mas ninguém aparece. Ou aparece alguns curiosos, te perguntam o que aconteceu, até te oferecem ajuda mas somem. Depois de várias tentativas e gritos, você perde as forças e fecha os olhos e decide se entregar a "sorte".

Muitas vezes nós nos colocamos nessa situação, sem percebermos. As vezes estamos andando pelo caminho, distraídos com a paisagem e não percebemos que o buraco do poço está logo adiante. E quando menos esperamos, estamos nessa situação. Muitas vezes esperamos que outras pessoas venham nos tirar, outras vezes queremos somente nos entregar.

Se você está nesse "fundo de poço", continue essa leitura.


Você a única pessoa que poderá se tirar desse fundo de poço. Ainda que tenha se acostumado com o desconforto dele, ou esteja de olhos fechados para não enxergar o que está a volta, pois a aparência do poço incomoda, dá aflição, é você a pessoa que vai se tirar desse poço.

Ainda que ninguém venha te salvar, você vai se abandonar?

Por que não abre esses olhos? Tá escuro? Olha pra cima! A claridade está lá! A saída está lá. Olhe pros lados! Continua escuro? Mantenha seus olhos abertos, mantenha a calma e serenidade, pois quando a gente mantém os olhos abertos no meio da escuridão, a visão acaba se acostumando e percebendo o que está a volta.

Só com os olhos abertos você vai conseguir ver o que há nas paredes desse poço. Tanto os bichos como as oportunidades de cavar degraus para que se chegue acima.

Você pode dizer que cavar degraus vai doer. Mas já não tá doendo? Tá confortável dentro desse poço? Tem dormido direito? Sentido paz? Não seria mais proveitoso escolher a dor da melhora do que a dor da desistência da vida? Lá em cima desse poço há o caminho que vai te levar a uma vida mais feliz, mas que só fica dentro do seu pensamento pois você se distrai no caminho e não anda pelo caminho que vai te levar te levar a felicidade. Aliás você sabe o que é felicidade? Sabe onde quer chegar ou deixa a vida te levar? Será que não saber para onde quer ir, não te faz distrair pelo caminho? Por que você nasceu? Te garanto que não foi atoa.

Talvez você não esteja em um local físico tão feio quanto esse poço, talvez esse poço esteja dentro de você. Muitas vezes você nem percebe está nesse fundo de poço, pois o poço é interno, dentro do peito e da cabeça. Ainda que tudo esteja perfeito por fora, está escuro, frio, cheio de bichos por dentro. E olhar para dentro desse poço assusta. Só sente as sensações desconfortáveis que você quase sempre ignora com as distrações do caminho de fora.

Mas se você quiser sair desse poço,é preciso olhar pra dentro dele. É preciso retirar os bichos, se acostumar com a escuridão, afim de que se enxergue tanto o que tem que ser tirado, como as oportunidades de saída.

E te digo mais, a vida pode colocar pessoas para te jogar a corda que vai te tirar desse poço, mas é você quem tem que pegar a corda. Os braços são seus! Você precisa pegar a corda, enfrentar o medo do caminho, enfrentar as dores de se bater contra as paredes do poço durante a subida e finalmente você vai conseguir enxergar a luz e continuar sua caminhada. Com marcas e cicatrizes, mas agora muito mas atento ao caminho, pois o caminho não é só de rosas. Existem ainda vários poços pela frente, vários obstáculos... Se você cair novamente saberá como agir, não ficará por muito tempo dentro do poço, pois já vai ter passado pela experiência e já poderá até ajudar a outras pessoas também a saírem, mas tendo a consciência de que o passo principal é da pessoa, ela precisa querer sair assim como você quis.

Agora você percebe por que nasceu? A felicidade não é exatamente um lugar fixo, mas sim a forma como caminhamos pela vida, plantando flores onde está abandonado, ajudando as pessoas a saírem dos seus poços pessoais e nos aprimorando diante dos obstáculos da vida, e nesse meio tempo percebemos a beleza do caminho, sentimos o cheiro do perfume das flores que plantamos e que outras pessoas plantaram, e colhemos da vida aquilo que semeamos. Sentamos à sombra das árvores que plantamos pelo caminho, comemos dos seus frutos, repartimos e percebemos que a felicidade é não se acostumar com o desconforto do fundo de um poço conhecido e sim enfrentar os obstáculos de um novo caminho fora do poço, pois o sentimento de felicidade virá no percurso desse caminho chamado vida, mas somente quando você se propor a mudar sua forma de caminhar, diminuindo as distrações que te fazem cair várias vezes dentro do poço e prestar mais atenção no que faz a vida valer a pena.

✍🏽 Sylvia Fiuza

Inserida por sylvia_regina_fiuza

⁠Tão doloroso quanto estar no fundo do poço é olhar pra dentro dele depois que você sai.

Inserida por danmelga

⁠Ser forte, sem ser...
Condescedente por falta de opção...
Vivendo, aprendendo a viver...

Sem querer ficar...
Mas fugir com o vento...
A noite que a tudo acata...
No dia acaba o perdão...

Fechando os olhos...
Como fera que estuda...
Na queda do súbito, o espanto...
Desnudar a carne para gerar a razão...
Porque se obriga a esconder o sentimento...
Fugindo da decepção...

Hora se tem um...
Hora se perde ao outro...
Nada existir...
Ser igual aos mortos...

Aspirar a voz...
Resfriar o suor...
Saber qual o momento...
Ser a criança que és...
Somente quando parar o tempo...

Segurar a vida por desespero...
Sabendo que nem tudo é tão perfeito...
A segura confiança trançando planos...
Vida estranha...
Vida dura...
Por mais que a gente se articula...
Despenca do barranco...
É uma rotina sem cura...

Vaivém de luzes...
Fatos, momentos...
Organizam a marcha em nossa estrada...
E assim vamos seguindo...
Criando sonhos...
Querer voar...
Sem ter asas...

Páginas em branco...
A serem escritas...
Sorrisos, choros...
Beijos e feridas...

Tudo junto...
Tudo misturado...
E tudo requer cuidado...

No fundo às vezes nem entendemos o porquê...
Mas vamos aprendendo...
Entre sermos felizes e a sofrer...

Infindável luta...

Recomeçar... após perder...

Sandro Paschoal Nogueira

⁠⁠Ressignificar


No fundo do poço, onde a luz se esconde,
onde os dias são sombras e o silêncio responde,
há um chão que parece fim, o último passo,
mas nele, começa a força, o abraço.

Caída ali, conheço as rachaduras,
as que vêm de fora, as que vêm de dentro.
Sou tudo que quebrou, que a dor revelou,
mas sou também a que, ferida, se levantou.

Aprendo a olhar o escuro sem medo,
a ver que do fundo renasce um enredo.
O peso vira impulso, o breu vira abrigo,
e eu, que me vi perdida, torno-me amiga.

Ressignificar é dar cor ao vazio,
é fazer do cansaço um novo pavio.
É saber que as quedas são caminhos, não perdas,
e que de todo o fim nasce a esperança das veredas.

Então subo, devagar, mas inteira,
um novo olhar, sem pressa, verdadeira.
Do fundo do poço, recrio a saída,
e transformo em luz o sentido da vida.

Inserida por samia_lourena

⁠Respire fundo por quatro segundos… agora, expire por seis segundos. Pratique isso por alguns minutos e você sentirá uma diferença.

A respiração afeta quase todos os órgãos do nosso corpo. Pode alterar nossa frequência cardíaca, diminuir a pressão arterial, reduzir níveis de estresse, combater a ansiedade, reduzir a sensação de dor e até mesmo alterar a química do cérebro para tornar nossa mente mais aguçada.

Algumas pessoas prendem a respiração sob estresse, o que agrava ainda mais o problema. Os níveis de dióxido de carbono no sangue começam a subir.

Inserida por tenatoferoldi