Frases sobre Democracia: a importância da participação cidadã
Podem me obrigar a falar o que eu não penso, a ir contra os meus princípios, mas nunca vão poder mudar o que aconteceu de fato e nem como eu penso!
Me pediram pra votar consciente. Mas agora estou com a consciência pesada, pois acabei de dar uma carta em branco para alguém que não sei se terá consciência de escrever uma boa história para o nosso país...
É um equívoco pensar que em um país no qual o capital manda, o proletariado viva uma verdadeira democracia.
Um dos países mais abençoados do Planeta Terra é o Brasil: tem tudo para povo murmurar de barriga cheia, trabalhar com liberdade e fazer o que quer, menos permanecer fora de suas leis e agir como rebeldes contra a sua democracia.
Quem não tem autonomia para questionar, tampouco tem liberdade para dar sua opinião e exercer seu direito constitucional e democrático.
O cidadão não deve ser um mero anônimo formador de multidão como se fosse um escravo da sociedade, deve ser um nobre contribuidor com justo reconhecimento por todos os seus feitos.
Forçar alguém a ser democrático é deixar de ser democrático. Será que alguém forçado à ser democrático será realmente democrático?
Numa visão humanitária, deveriam exercer funções governamentais, somente aquelas pessoas, que são capacitadas e compromissadas com a democracia, a justiça e a igualdade social.
Esse abismo que divide os brasileiros um dia será preenchido pelo amadurecimento do eleitor e pela ética na política do meu País.
O valor de um candidato mede-se pela quantidade de votos; o valor de um estadista mede-se pela régua do caráter.
Nenhum governante será digno do cargo se não tiver a prioridade da erradicação da miséria. É a partir dessa ação que a paz se estabelece, a sociedade se organiza e os países se desenvolvem.
Participar do processo político é enfrentar o poder econômico, o exercício da mentira e a sórdida manipulação da democracia.
Pessoas honradas, constrangidas pelo lamaçal de tramoias, recolhem-se aos seus credos sem oferecer contributo à política nacional; não querem a mínima proximidade com os hábitos rasteiros, com o universo das intrigas, com as ofensas gratuitas saídas do regurgitar de impostores.