Coleção pessoal de PensamentosRS

121 - 140 do total de 763 pensamentos na coleção de PensamentosRS

⁠Cada um de nós é metade o que é e metade o ambiente em que vive. Quando este coincide com nossa peculiaridade e a favorece, nossa pessoa se realiza por inteiro, sente-se corroborada pelo entorno e incitada à expansão de seu impulso íntimo.

⁠Costumamos dizer que não estava em nosso poder determinar os pais que nos caberia, dados a nós pelo acaso; mas nos é possível nascer por nosso arbítrio.

É de seu direito falar o que pensa, assim como é meu direito responder.

⁠É preciso durante toda a vida aprender a viver e, o que talvez cause maior admiração, é preciso durante toda a vida aprender a morrer.

⁠Não tem nada mais brega do que você ficar falando da sua vida pessoal nas redes sociais.

⁠Acertará quem não confiar em nada do que hoje se prega, se ostenta, se prepara e se louva. Tudo isso vai sumir mais rápido do que veio.

⁠Queira-se ou não, a vida humana é constante ocupação com algo futuro.

⁠A saúde das democracias, qualquer que seja seu tipo e seu grau, depende de um mísero detalhe técnico: o procedimento eleitoral. Tudo o mais é secundário.

Toda vez que você quiser ter a chance de acertar uma previsão sobre o mundo, aposte no pior. A chance de você acertar é enorme.

⁠Entregue a si mesma, cada vida fica em si mesma, vazia, sem ter o que fazer. E como precisa se preencher com algo, finge frivolamente, dedica-se a ocupações falsas, que nada impõem de íntimo e sincero.

⁠O jovem não necessita de razões para viver; só necessita de pretextos.

⁠A insânia cria complicações, dores e sofrimentos que não ficam só naqueles que são atingidos, mas vão se refletir nos outros, talvez mais profundamente, deste ou daquele modo.

⁠Podemos perfeitamente desertar do nosso destino mais autêntico; mas só para nos tornarmos prisioneiros nos andares inferiores do nosso destino.

⁠A filosofia não necessita nem de proteção, nem de atenção, nem de simpatia da massa. Cuida de seu aspecto de perfeita inutilidade e, com isso, liberta-se de toda submissão ao homem médio.

⁠Entendo que o diálogo com Deus nos faz mais inteligentes.

⁠Nossa atividade de decisão não descansa um instante sequer. Mesmo quando, desesperados, nos abandonamos ao que vier, estamos decidindo não decidir.

⁠Quando se fala da nossa vida, geralmente se esquece disto, que me parece extremamente essencial: nossa vida é, em todo instante e antes de tudo, consciência do que nos é possível.

⁠Quando vejo que o aplauso se dirige fácil e insistente a um homem ou a um grupo, surge em mim a veemente suspeita de que nesse homem e nesse grupo, talvez junto a excelentes dons, haja algo extraordinariamente impuro.

⁠Em sua dimensão profunda, todo destino é dramático e trágico.

⁠Quem não for como todo o mundo, quem não pensar como todo o mundo, corre o risco de ser eliminado.