Coleção pessoal de PensamentosRS

61 - 80 do total de 782 pensamentos na coleção de PensamentosRS

⁠Quando se tenta explicar algo, é um engano opor a máfia ao Estado: nunca são rivais.

⁠A conversação já está quase extinta, e em breve também estarão mortos muitos dos que sabiam falar.

⁠Todo delito e todo crime são de fato sociais. Mas, de todos os crimes sociais, nenhum será considerado pior do que a pretensão impertinente de desejar mudar algo nesta sociedade, a qual acha ter sido até agora paciente e boa demais; mas que já não aceita ser criticada.

⁠Aquilo de que o espetáculo deixa de falar durante três dias é como se não existisse. Ele fala então de outra coisa, e é isso que, a partir daí, afinal, existe. As consequências práticas, como se percebe, são imensas.

⁠Quem fica sempre olhando, para saber o que vem depois, nunca age: assim deve ser o bom espectador.

⁠O segredo generalizado mantém-se por trás do espetáculo, como o complemento decisivo daquilo que mostra e, se formos ao fundo das coisas, como sua mais importante operação.

⁠Numa sociedade em que ninguém consegue ser reconhecido pelos outros, cada indivíduo torna-se incapaz de reconhecer sua própria realidade. A ideologia está em casa; a separação construiu seu próprio mundo.

⁠Cada qual é filho de suas obras, e do jeito que a passividade faz a cama, nela se deita.

⁠Posso me gabar de ser um raro exemplo contemporâneo de alguém que escreveu sem ser imediatamente desmentido pelos acontecimentos.

⁠O primeiro mérito de uma teoria crítica exata é fazer parecerem ridículas, de imediato, todas as demais.

⁠O eleitor é um falso racional. Vota com o coração jurando seguir apenas a sua cabeça.

⁠Subproduto da circulação das mercadorias, o turismo, circulação humana considerada como consumo, resume-se fundamentalmente no lazer de ir ver o que se tornou banal.

Um liberal de verdade só pode ser pelo Estado mínimo em tudo.⁠

⁠O próprio crescimento do mundo moderno implica o esmagamento de quem tentar manter alguma sanidade mental em meio a esse circo de mentiras que as relações humanas se transformaram.

⁠Os políticos que pregam a moral bíblica não ligam a mínima para os mandamentos: religião, para eles, é uma escada que conduz ao palácio.

⁠A teoria só conhece aquilo que ela faz.

⁠Cada nova mentira da publicidade é também a confissão da mentira anterior.

⁠O crescimento econômico libera as sociedades da pressão natural, que exigia sua luta imediata pela sobrevivência; mas, agora, é do libertador que elas não conseguem se libertar. A independência da mercadoria estendeu-se ao conjunto da economia, sobre a qual ela impera.

⁠Nada mais ridículo e revelador da pobreza interna do que a exposição da riqueza externa.

⁠O espetáculo se apresenta como uma enorme positividade, indiscutível e inacessível. Não diz nada além de “o que aparece é bom, o que é bom aparece”.