Coleção pessoal de joseni_caminha
A educação que busca a excelência no ensino por meio de um trabalho focado no resultado do processo avaliativo, não alcança algo diferente de condicionamento educacional.
O prazer que sentimos ao ver que nossas ideias são citadas, nos faz enxergar que a tristeza, oriunda de uma crítica sobre algum trabalho nosso, foi lixo emocional.
O sorriso sincero é aquele oriundo do prazer, qualquer outro é mera manifestação de um desejo elaborado.
Quando preocupo-me como o outro irá se comportar, eu esqueço que ele pode não querer ou estar interessado em me agradar, portanto, age conforme seus desejos e quanto a mim, nada poderei fazer para mudar.
Eu não sinto a necessidade de que você me aceite, apenas que entenda que eu posso ser diferente do que você espera de mim.
Quando o indivíduo é incapaz de perceber a interferência da sociedade sobre os seus desejos, ele deixa de agir como um sujeito de possibilidades, para se comportar como prisioneiro da realidade social a qual ele está inserido, logo, a maioria de suas decisões é apenas uma resposta condicionada.
Quando o homem assume a aceitação como norte de suas ações e desejos, ela deixa de exitir como um ser pessoal para agir como um sujeito social, com o seu individual irrelevante.
Quando o eu passa a viver em função do social, ele deixa de ser ele e assume o papel que representa um ser da aceitação que muitas vezes ele não consegue transpor à representação.
Não se preocupe com a casa suja por causa de uma visita que vai chegar, porque o cansaço que você terá não permitirá que você desfrute do prazer da companhia do visitante
Vivemos uma época marcada por um padrão de comportamento social, onde o "eu" não sustenta a sua pessoalidade, ele necessita se expor negando a sua individualidade para se sentir integrado, pois a sua autorealização está na busca de seguir um modelo imposto pela sociedade a qual pertence.
O que é certo ou errado depende do interesse de quem analisa o ato e do momento histórico em que o mesmo ocorre.
O nascer é o início de uma caminhada que se depara por diversas trajetórias, as quais só tem um fim.
A política pautada nas negociações partidárias, não se caracteriza como um processo que usa a retidão como uma linguagem em prol do bem social, mas um caminho reacionário para a manutenção da supremacia de uma minoria.
A grande falicidade que um governo totalitarista tem em conduzir o seu gado é devido aqueles que estão sob seu controle, considerar normal e significativo a sua servidão.
Para haver aprendizagem significativa em uma aula, não basta que a mesma seja dinâmica, os alunos precisam ter desenvolvido as habilidades e competências básicas necessárias para assimilar o novo.