Coleção pessoal de Helder-DUARTE
Eu Sou
Não me ensinaram! Há várias passagens que mostram que Jesus Cristo é Deus e é o" eu Sou"! No evangelho de João diz, que o Pai é Deus, o filho É Deus e o Consolador é Deus. Isto é a trindade! Volto a dizer ninguém me ensinou! Ou melhor, o filho me ensinou. Nos evangelhos, em João 1; Em todo o Apocalipse Jesus é o primeiro e o último; o princípio e o fim; O Alfa e o Omega. Do mesmo modo o Pai é tudo isto; o Espírito Santo é os sete espíritos de Deus. Enfim em Mateus no último capítulo; em 2 Coríntios no último capítulo, a trindade. Jesus diz "Eu sou" o pão da vida; ”Eu sou" a luz do mundo. Quem me ensinou isto, foi o próprio Jesus Cristo.
Oh Deus! Deus meu! Eu te peço que me ajudes a ser Santo, verdadeiro, puro diante de teus olhos! Ajuda-me a te obedecer sempre! A fazer a tua vontade e não a dos homens! Nem tão pouco a andar num espírito religioso, como muitos andam! Liberta-me da religião dos homens, da mentira dos homens! Amém! AMÉM! EM NOME DE TEU FILHO JESUS CRISTO, O SENHOR!
O verdadeiro
Quando eu digo "Acaba de uma vez com a religião"! Não é acabar com a igreja verdadeira, como o anticristo vem fazer! Mas é acabar com a falsa igreja, acabar com a mentira. Libertar a igreja verdadeira da falsidade, da hipocrisia. O anticristo vem tentar acabar com o falso e o verdadeiro. Eu apelo a que permaneça o verdadeiro somente!
Ezequiel. 40-48
O assunto de Ezequiel 40-48, é um tema nada paradoxal como muitos veem. Principalmente a igreja gentílica, que não aceita que Depois de Jesus Cristo ter vindo. Depois de ele ter feito uma obra terrível, pelas nações; depois de ter salvo um povo pela graça de Deus; Depois de ele ter dito em Hebreus, que agora o que interessa é a salvação de Jesus Cristo. As coisas velhas já passaram ( a Lei não pode salvar ninguém, pois ela tinha como fim a obra redentora ide Jesus Cristo)! Como é que Deus agora vem falar em Ezequiel, de algo já passado; como é que Deus volta a falar, de um templo, de sacrifícios, de Sacerdotes, tudo isto num futuro que vai ocorrer no milénio e na eternidade? Na verdade não faria sentido algum !
Mas é interessante ver todo o livro de Ezequiel, como uma profecia da parte de Deus. É Deus que fala, como em toda a Bíblia. Temos que interpretar Ezequiel, com outros livros do VELHO TESTAMENTO: Isaías, Jeremias, Malaquias, Salmos, Zacarias 12-14. E o novo Testamento: Hebreus, I de Pedro e Apocalipse. Então é assim, Deus está a falar especialmente para um Povo que rejeitou o Messias; Não tanto para a Assembleia que Pedro fala, como sacerdócio real I Pedro 2:7-10, mas para o Povo Judeu, que devia ter vergonha de tudo quanto fez no passado. Principalmente de ter rejeitado o Messias. Sendo assim Deus usa o profeta Ezequiel em uma profecia, que vai falar de coisas futuras, mas usando uma realidade passada ( Todo o sistema da lei), mas dando ênfase à realidade futura do milénio e da eternidade.
No milénio e na eternidade, com efeito Deus vai talvez fundar um templo, em que possivelmente vai fazer sacrifícios de animais. Mas sempre, tendo como objetivo, envergonhar o povo de Israel, que como sabemos vai ser salvo, de acordo com Paulo aos Romanos, Apocalipse, Zacarias 14. Ou melhor Deus pretende envergonhar este povo para que ele tome consciência da sua realidade espiritual; dizendo -lhe mesmo, que nunca foi do objetivo de Deus, salvar, ninguém pela "Lei", mas somente pela Graça. Neste espírito de Profecia, de GOG e Magog, que foi vencido, Deus pretende humilhar, também Israel, para que eles se envergonham da sua ação. E por nunca terem compreendido, o propósito de Deus com o templo. Por isso Deus em profecia, pretende lhes dizer, que a verdade foi sempre o Messias. E também lhes mostrar, que o verdadeiro templo é o Povo Santo salvo, cuja cabeça é o Senhor Jesus Cristo.
Volto a dizer, ainda que no milénio e na eternidade venham a existir templo, não é nesse templo, que Deus mora, nem foi nunca da vontade de Deus habitar num templo. Pois dele é toda a terra e todo o Universo. Numa palavra Deus não precisa de templos para habitar. Deus
quer antes habitar nos corações dos homens. Se Israel, não percebeu esse fato. Há um povo gentio e um remanescente de Israel que compreendeu tudo isto. Ainda que haja um templo, Deus quer morar nos homens. Deus quer transformar vidas. Deus deu a Lei, não para que ela salvasse os homens, mas para que ela fosse cumprida, por pessoas salvas pela fé em Jesus Cristo. Deus não queria sacrifícios de animais, mas pela fé em Jesus Cristo, que os homens morressem em sacrifícios do seu "eu". Tendo como base o sacrifício de Jesus Cristo, os judeus também como que precisariam morrer para o mundo e viver na eternidade com o Deus que os salvou.
Em Portugal, não são muitos os salvos! Há muitas religiões; há muitos ateus e agnósticos. Se és um deles, opta por Jesus Cristo o quanto Antes. Repara que eu não estou dizendo, vai para esta ou aquela religião, mas vem para Jesus Cristo. Só ele te pode salvar! Não é nenhuma religião, somente Jesus Cristo. Aceita -o já!
Jesus Cristo
Jesus Cristo é o criador de todas as coisas e de todo ser não humano, criado antes do mundo. Segundo a bíblia diz, ele criou a terra, os mundos, o próprio universo. Criou os próprios anjos ainda antes de Adão. Jó. 38:1-7; Ele o criador e não criatura. Jesus ou o Verbo de Deus, Jamais foi criado, mas ele é a origem de tudo. Se antes de Adão existiam as potestades ou os "Filhos de Deus"! Jó. 1:6; 2:1! Estes foram criados por Jesus. Nem "Lúcifer" era irmão de Jesus Cristo, como os Mormons afirmam. Jesus Cristo foi criador de todo o anjo criado até de " Lúcifer'"! Hebreus 1:1-14. Portanto ele no "Princípio, com o Pai e o Espírito Santo, criou os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre, a face do Abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre a face das Águas"!
Em Jó. 38; podemos concluir que todos os poderes e Domínios ou potestades foram criadas antes de Adão; Em Isaías e Ezequiel, sabemos que muito antes de Adão, se deu a revolta de Satanás, aparecendo assim o diabo, que depois se vingou dos seres humanos. Génesis. 3: 1-15!
Em relação às várias doutrinas de os "Filhos de Deus"; e outras doutrinas de Jesus Cristo e Lúcifer e outras doutrinas várias, nunca poderemos chegar a dizer o que a bíblia não diz; não podemos afirmar, também coisas que Deus, não quis que nós soubéssemos. Agora uma certeza temos que a Biblia diz "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele no princípio estava com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez"!
Ninguém deve "saber, mais do que convém saber..." Romanos. 12:3-8.
Não queiramos saber mais do que o próprio Deus permite que saibamos, nem por Kabala, nem por misticismos. Nem por meio de "Escrituras Apócrifas"! Nem por meio de escritos, sem base na verdade! Por isso é que têm surgido muitas heresias. A Biblia é a única fonte de verdade. Se alguém edificar, não deve pôr outro fundamento a não ser " Jesus Cristo". Nem mais que a Bíblia, nem menos do que ela, para orientar a nossa fé!
Verdadeiro
Se queres ser verdadeiro como Jesus Cristo, prega só a verdade do evangelho como Jesus Cristo pregou! Não pregues nada de humano. Não pregues as práticas da tua igreja, que não sejam bíblicas! Dos ministérios, nunca digas que eles foram dados para a edificação do Apóstolo ou do obreiro, como (Abençoa o nosso ministério)! Para dar, assim evidência ao teu ministério, ou realçar o teu eu, perante a igreja. Nunca afirmes que por ti, Deus tem feito isto ou aquilo ou que tu fizeste isto ou aquilo.
Nunca cantes um hino e penses em ti próprio, que cantaste bem, como mais ninguém. Nunca digas, "Dia tal, temos um culto de avivamento, com tal pregador, vai ser um culto de poder com este irmão"!
Nunca exaltes os pregadores, mas exalta Deus e a sua igreja em geral ( Toda a igreja é sacerdócio de Deus; todos os membros são importantes; todos os Ministérios e dons espirituais e todos os crentes são usados para edificar a igreja do Senhor, pelo Senhor).
Sê verdadeiro e sincero diante dos irmãos e do Senhor; que tudo seja feito sempre para Glória de Deus. Lê a bíblia e faz tudo o que ela ensina
! Se assim afirmares, serás um homem da verdade e estarás numa igreja verdadeira!
,
Quando falares de Deus, nunca fales da tua religião! Não fales da tua igreja! Mas fala somente do teu Deus! Fala do Deus salvador que é Jesus Cristo!; Fala a verdade, o caminho e a vida. Diz que ele morreu, ressuscitou e vem novamente e reina eternamente! Acaba de uma vez com a religião!
Por e para
Ninguém é salvo por guardar os 10 Mandamentos. Mas é salvo para guardar os 10 Mandamentos! Que é diferente! (Salvo por Jesus Cristo para guardar a Lei e não salvo por guardar a Lei)!
O Pecado
Uma coisa que eu conclui, pela minha vida e pela palavra do Senhor! É que todo o pecado tem as suas consequências. Se o ser humano não morre, é porque Jesus Cristo morreu em nosso lugar. Ainda assim, mesmo que não morramos, temos a receção das consequências do pecado. Todos os seres humanos são pecadores. Mesmo não morrendo temos as consequências de todo o pecado. Mesmo Deus nos perdoando o pecado, nem sempre perdoa as consequências do pecado.
Veja-se 3 casos na bíblia: David peca com Batseba. Deus lhe disse que não morreria. Mas sabemos o que lhe aconteceu desde a morte da criança até à espada na sua casa ( Morte de Amom, morte de Absalão etc, etc.). Ainda o caso dos censos que Davi resolveu fazer. Sobre isso aconteceu, que veio a peste sobre o povo de Israel. Só cessou, quando David ofereceu sacrifícios ao senhor! Temos ainda a destruição do povo Gibeonita, por Saul. No passado Josué fez juramento que não mataria os Gebeonitas. Mas no seu zelo por Israel, mais tarde Saul, matou os Gibeonitas. Isso teve as suas consequências. David perguntou ao Senhor, o por quê? Então o senhor respondeu que tinha sido, por causa da ação de Saul. Ai foi pedido da parte do povo Gibeonita, que se enforcassem ao Senhor alguns descendentes de Saul. David fez conforme o pedido dos Gibeonitas. Assim Deus se aplacou com as consequências do pecado de Saul.
São Paulo também diz, tudo o que o homem semeia, isso colhe! Quem semeia o bem, colhe o bem, quem semeia o mal, colhe o mal, ainda que na morra, pelo pecado.
As vezes vimos que certos pastores ou obreiros, fazem certo mal. Pois o que fizeram, hão-de receber! Isto é para mim e para outros também. Ouvimos dizer que isto foi no Velho Testamento somente, mas não é assim! Veja-se o caso de Ananias e Safira. Aqui morreram mesmo! Não brinquemos com Deus, como se ele não respondesse à sua maneira. Deus não tolera o pecado, seja no Velho Testamento, seja no Novo Testamento. Poderiamos ainda nomear Sansão, Saul e mesmo Salomão.
A verdade
A verdade é que Jesus Cristo morreu por mim, para me salvar; que ressuscitou para minha justificação! É verdade que eu sou um pecador, mas salvo. Porque eu tinha pecado na minha vida, mas ele com o seu sangue, me lavou o pecado. Sim ele escreveu o meu nome no livro da vida. E agora eu tenho o Espírito Santo no meu ser! E eu sou livre, para viver não mais para o pecado, mas para viver longe do pecado. Também é verdade, que eu não posso pecar, pois não sou servo do pecado, mas servo da obediência para a vida.
Se estou nele, não posso mesmo pecar! Porque em mim há uma natureza, contra o pecado a favor da vida! Mas a verdade também é que tenho um corpo, que ainda não foi glorificado, que aguarda A glorificação, no dia da segunda vinda de Jesus Cristo! Ainda que eu não tenha desejo de pecar, como tenho um corpo ainda corruptível, estou sujeito a pecar, como qualquer ser humano, neste mundo. Mas a verdade é que Jesus Cristo, está à direita de Deus e me liberta ainda de todo e qualquer pecado.
Tudo isto, porque ele é meu advogado e intercede por mim, junto de Deus Pai, como meu amigo e meu redentor.
Porque ele me amou e ama de tal forma, que Deu a sua vida por mim. Ele é antes da criação do mundo. É antes de tudo o que foi criado; Ele é o criador de tudo no universo; de mim e de todo o ser humano. Ele me salvou, porque ele é sem pecado, Deus bendito eternamente. Eis que ele vem de volta. Até à sua segunda vinda, ele pode salvar qualquer ser humano. "Pois todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo"! Seja tanto Judeu ou gentio, pode ser salvo, para glória de Deus. Assim com o único Deus salvador, teremos vida eterna.
Paulo
Se o Apóstolo Paulo vivesse nos nossos dias, certamente não cessaria de escrever a Palavra de Deus nas redes sociais!
Jesus Cristo
Os profetas Elias e Eliseu, nos seus ministérios, começaram fazer aquilo que Jesus Cristo continuou e concluiu! Foram profetas que num certo sentido apresentaram o Messias ao mundo. Como João Batista apresentou Jesus Cristo ao mundo; Estes dois começaram essa apresentação de Jesus Cristo!
Jerusalém, Jerusalém, você que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas vocês não quiseram.
Amo
Eu não sei Hebraico, mas ainda assim, amo Israel, farei tudo o que estiver ao meu alcance, para convencer os Israelenses, de que Jesus Cristo é o Messias verdadeiro.
Israel
Como é que alguém inteligente ao ler a Bíblia, pode estar alguma vez, na história do mundo, contra Israel? Nunca mesmo! Pois Israel é sempre a nação mais importante do mundo! A não ser algum filho do diabo, que se ponha contra Deus. Só essa pessoa mesmo, mais ninguém se porá contra Israel.
Desde o princípio da Bíblia e do Mundo, Deus foi sempre por Israel. Foi Deus que fundou Israel, através das promessas feitas a Abraão ( que ele seria pai de muitas nações, que os seus descendentes herdariam a terra de Canaã). Foi mesmo isto que aconteceu. Desde o momento em que Israel entrou no Egito, Deus sempre foi com este povo; mesmo nos momentos de desobediência a Deus, este povo nunca foi exterminado.
Por este povo Deus abençoou todo o mundo e fez os seus juízos contra as nações ímpias, de acordo a sua vontade. Deus deu a bíblia ao mundo. Nela está o Velho Testamento e o Novo Testamento, cuja mensagem central é o evangelho de Jesus Cristo (Salvador de Israel e de todas as nações. Toda esta mensagem é o evangelho de Jesus Cristo). Por Israel veio o Messias ao mundo. Ele veio não só para salvar o mundo, como também para regenerar todo o universo que foi afectado pela rebelião de Lúcifer.
Tudo isto veio de Israel a toda a existência. Israel faz parte do plano de Deus, para o chamado "Ser"! O Deus eterno vai executar toda a sua vontade até ao fim, por meio de Israel! No tempo e na eternidade, Deus vai sempre usar Israel e a sua Igreja gentílica, por toda a eternidade. A Biblia assim o mostra. Jesus Cristo de eternidade a eternidade é o Senhor. O povo de Israel e igreja é o povo Santo do Senhor!
Doença
O problema do Apóstolo Paulo, era um problema de Saúde! Desde a sua conversão ele ficou com uma marca desse Problema. Era quase que uma cegueira. Podemos confirmar que este era o seu "espinho na carne"! Gálatas 4:12-18! Não era outro problema, como alguns alegam! Mas era falta de vista! Tanto que todas as suas epístolas, eram sempre escritas por outra pessoa! Encontramos aqui uma prova que Deus não cura sempre um Apóstolo ou um crente.
" A minha graça te basta..." Disse Jesus Cristo! Também hoje Deus continua a usar obreiros doentes! Ao contrário do que alguns ensinam. No velho testamento temos o caso de Jacob, que Deus não curou!