Caridade
Aprendi algo que chamou muito a minha atenção, “Fora da caridade não há salvação.” Pois bem, o tempo passou e cada dia mais acredito nessa frase, ela tem muito significado para mim.
Olhando o mundo e as necessidades das pessoas, acredito fielmente no que aprendi lá atrás. Temos de nos esforçar e praticar coisas boas, no propósito do bem e, se possível, o tempo todo. Arrumar uma forma de ajudar quem precisa é muito importante para a nossa evolução, além de muito gratificante, é claro! E todos nós precisamos de algo em nossa vida; por mais que tenhamos muito dinheiro, nada está completo.
Quando se fala em ajudar o próximo, muitas pessoas pensam que se refere à parte financeira, mas não é somente isso. É claro que muitas entidades e pessoas precisam (e muito!) de dinheiro para se manter e sobreviver. Bem sabemos que nem todas as pessoas do mundo são prósperas e abundantes, nem todas têm emprego, bons salários e boa qualidade de vida. Cada um vive com o seu fardo e projeto de vida. É triste, mas é assim que funciona.
Há muito mais do que dinheiro a se oferecer
Porém, acredite: muitas pessoas precisam só de uma palavra amiga, um abraço, um aconchego, um carinho, atenção, um olhar com brilho e tantas outras coisas que não gastamos nada para oferecer. Muitos estão sem direção. E, para quem já se “achou” de alguma forma, seria de bom tom ajudar quem necessita se encontrar. Fazer o bem sem olhar a quem, entende?
E é claro que não podemos ajudar querendo algo em troca. Lembremo-nos do que o grande mestre Jesus Cristo nos disse: “Que sua mão esquerda não veja o que a direita está dando.” Isso quer dizer: ajude, mas sem alarde.
Quando fazemos algo por alguém, seja quem ou onde for, ficamos com sensação de paz de espírito, de missão cumprida, e isso é tão bom e gratificante! Todos podemos fazer coisas boas, se assim o quisermos, é claro. Todos podemos ajudar o mundo e as pessoas, de alguma forma.
Muitos se juntam para praticar o bem no fim do ano. Isso é fantástico! Mas, acredite, há muita gente e entidades precisando de ajuda durante todo o ano. E se você fizer o bem a alguém que não será lhe grato, não se preocupe com isso. Não mesmo! Continue no seu propósito e faça o bem a quantas outras pessoas você puder. Gratidão não é algo que mora dentro de todos os seres humanos, infelizmente. É muito melhor dar do que receber. E cada um que se entenda com o Universo, de acordo com as suas atitudes. E, querendo ou não, é dando que se recebe.
Como disse acima, é óbvio que não se pode dar algo com o objetivo de troca, mas o próprio Universo é justo, sábio, correto e verdadeiro, Ele mesmo nos retorna diante de todas as nossas ações, sejam elas quais forem.
Na minha percepção, quando se pratica o bem em vários momentos da vida, isso vira um hábito, e com certeza a pessoa sempre estará envolvida em alguma ação ou causa do bem. Isso se chama elevação, algo que nos leva à evolução.
Então vamos nos envolver nessa energia e corrente do bem, que é praticar a caridade? Faremos isso e não nos arrependeremos.
A piedade é a virtude que mais vos aproxima dos anjos. É a irmã de caridade que vos conduz para Deus. Ah!, deixai vosso coração enternecer-se, diante das misérias e dos sofrimentos de vossos semelhantes.
Devemos fazer a caridade como remédio homeopático, aos poucos, edificando a vontade do Ser, sanando assim as nossas doenças.
A moeda mais preciosa que existe é a caridade, pois ela é a única ponte para a plenitude do Espírito.
" Para a santidade, ponto de partida: a humildade; meta a qual chegar: a caridade perfeita; método para ter êxito: a vigilância, a oração e a mortificação."
Que o amor seja a nossa escolha, que nossa alma se aqueça no embalo da caridade e que nesse sentimento, saibamos estender as mãos.
Caridade
Venda o que você tem e dê esmola. - Lucas 12:33
Purim é um dos mais incomuns dos dias de festa judaica. Foi instituído para celebrar a morte de Hamã e a fuga dos judeus. Hoje ele é marcado pela leitura do livro de Ester (interrompido por estridentes noisemakers sempre que o nome de Haman é lido) em meio a uma atmosfera de festa.
Purim é também um tempo para a caridade, um conceito enraizado no Antigo Testamento (Dt 15: 7-8; 26: 12-13). A alegria da libertação de Israel do enredo diabólico de Haman é expressa em generosa caridade para todos os que o solicitam.
Em seu livro Literacia judaica, o rabino Joseph Telushkin conta sobre um rabino que se sentiu tão obrigado a manter o dia de Purim que deu esmolas a duas mulheres judias que pediram, mesmo sabendo que eram fraudes.
Porque fomos libertos do pecado por meio de Jesus Cristo, devemos ser generosos com os necessitados. De corações de compaixão, devemos ser benevolentes e ajudar os pobres. Não seremos caridosos, no entanto, se nossos corações forem endurecidos por um espírito de autoproteção, ou se pensarmos que a caridade é responsabilidade de outra pessoa.
Cristo ordenou que Seus seguidores fossem caridosos (Mateus 6: 1-4; 12:33) e demonstrou caridade pelo dom supremo de si mesmo.
Você nos comprou e não
pode mais reivindicar ser nosso;
Dando livremente, nada retendo,
Nós serviremos a Ti, Senhor, sozinho. —Murray
O tipo mais elevado de dar nasce do fundo do coração. David C. Egner
Orgulho… Humildade… Caridade… Egoísmo… Honra…
Quem por cá trocar a Honra, por o orgulho;
Tal como a Humildade, por o egoísmo;
Estará a enterrar-se nesse entulho;
Que tanto em si tem, nesse egocentrismo!
Que pena entre nós andar tanto ser;
Sem qualquer bom sentir da caridade;
A tanto ser, tanto mal cá fazer;
Por não ter ver, para ver tal verdade!
Pois quem troca a Virtude por defeito;
Por não saber, Bem do mal, separar;
Devido a em si, tão faltar a humildade…
Demonstra a grande falta de respeito;
Tal como a cegueira que tem no olhar;
Por tanto desprezar, a essa vontade!
Com profunda mágoa, por eles;
Hipócritas
Não faça suas obras de caridade diante dos homens, para serem vistas por eles. - Mateus 6: 1
A escritora Peggy Noonan, em seu livro Life, Liberty, and the Pursuit of Happiness, observou que as aparências podem enganar. "As pessoas nunca se parecem com o que são", escreveu Noonan. De um empresário sem escrúpulos, ela comentou que, se pudéssemos vê-lo como ele realmente é: "Ele estaria sentado no jantar com uma adaga nos dentes". Para todas as aparências externas, ele era um cidadão honesto, mas era um hipócrita até o âmago.
Jesus chamou os líderes religiosos de seus dias de "hipócritas" (Mt. 23: 13-15). Ele quis dizer que eles eram atores. Nos teatros antigos, cada ator desempenhou vários papéis. Para mudar de identidade, ele simplesmente usava uma máscara diferente. Esses líderes religiosos estavam trocando máscaras. Eles estavam se apresentando para ganhar os aplausos da comunidade, mas não se importavam com o que eram no fundo.
Jesus nos instruiu a não sermos como os hipócritas, que cumprem seus "deveres" religiosos para serem vistos pelos outros (Mt 6: 1-6). Ele disse: “Quando você faz um ato de caridade, não deixe sua mão esquerda saber o que está fazendo” (v.3).
Deus não está impressionado com as máscaras que usamos para obter aprovação. Em vez disso, ele reserva seus aplausos para aqueles que O adoram e se apaixonam pelos outros.
Oh, como temos medo de largar nossas máscaras!
Sabemos tão bem o que está dentro;
No entanto, Cristo poderia usar nossas vidas para abençoar
Se primeiro formos purificados do pecado. - Rápido
Uma vida falsa nunca segue com uma fé verdadeira. Haddon W. Robinson
..."A foto mais bonita sua fazendo uma caridade é justamente aquela em que você não aparece." ... Ricardo Fischer
Parceiros
" Vamos não para longe, pois a caridade de Cristo nos aproximará muito mais, permaneçamos unidos em pensamentos e na ação pela expansão do Reino de Cristo "
A Caridade
Que linda é esta virtude humana;
Por ser sinónimo do bom servir;
Quer seja a quem é bom, ou é sacana;
Por a dor de ambos, nos fazer sentir!
É irmã da Bondade e bem fazer;
Tal como da tão boa piedade;
Deixa em nosso servir, tanto prazer;
Deixa em nosso querer, tanta vontade!
Vontade de ajudar a todo o Ser;
Por tal, passar de nós a fazer parte;
Neste tão breve passar que cá temos!...
Fazendo-nos ver, nosso bom viver;
Nesse agradável dar, tão cheio de arte;
Que nos leva a que nos outros fiquemos.
Com alegria;
A verdadeira caridade , vem da alma e não das mãos.
As mãos são so instrumento. Paz e luz
Simone Vercosa.
Se todas as vezes que você vai fazer o bem, doar algo, fazer uma caridade, uma gentileza, estender a mão, dar um apoio, ajudar de alguma forma, alguém do seu convívio te desaprova, briga, reclama ou te condena por ser uma pessoa ‘exageradamente boa’, cuidado. Com o tempo, você pode acabar sendo ‘contaminado’ por uma tendência de egoísmo que não é sua e que nenhum bem fará à sua alma.
Caridade de fato é a entrega de si mesmo ao outro, preencher a falta do outro com o que nos deixará em falta no lugar dele, está no desapego pelo bem estar alheio.