Nilton Mendonça

51 - 75 do total de 3849 pensamentos de Nilton Mendonça

Ausência...

Sempre que nos despedimos de alguém ou quando estamos só, sentimos um vazio, algo que mesmo estando numa boa, ainda tem uma lacuna, um inconsolável mau estar.
Olhamos pro lado, pro outro e tudo lembra você. Não importa qual foi o sofrimento; ainda era melhor com você. E surgem as indagações. Oque será? Como será daqui pra frente? Como vamos superar? Por onde recomeçar? Qual o primeiro passo? Ficamos aturdidos, só se sabe que tem que prosseguir, não dá pra ficar diante da lápide chorando, não tem como regressar no tempo, ou restaurar algo que poderia ter feito, temos que prosseguir. Não será fácil, mas a vida continua. Talvez!!! Pensam muitos, se tivesse eu tido consciência de ter dado o melhor de mim ou nunca tivesse deixado se quer um minuto você a sós? Não poderia... tudo foi como teve que ser. Temos nossa própria vida, temos que continuar na estrada vivendo. Mesmo com nó na garganta temos agora que cuidar do que ficou e também nos dá atenção nas horas em que tiver que ser.
Ficar remoendo já não adianta culpar-se ou culpar alguém tão pouco, foi tudo maravilhoso, todos os dias de sol, chuva, ou frio, e ainda ter disfrutado do seu amor, ouvindo palavras de carinho. Mas ainda fica o agradecimento, a Deus por ter permitido uma convivência fraterna e ao seu lado disfrutar bons anos juntos, compartilhado muitas coisas dentre elas alegrias, valeu apena ter estado unidos um do lado do outro meu Amigo. Muito Obrigado...

Tudo está diferente

Tudo está diferente, já não me reconheço junto aos meus amigos, olho os mesmos e oque sinto é que eles parecem está sempre se despedindo de mim. Fico observando todos e só sei que pareço ser estranho em seu convívio e tento adivinhar seus pensamentos mas só sinto indiferença onde seus assuntos já divergem dos meus. As risadas e os deboches já perderam o sentido, faltam alguns que já se foram por razões diversas e não consigo mais saber se um dia voltará a ser como antes que tolo sou eu nada mais será como antes. O ar mudou pelo menos pra mim; onde o vento que soprava antes parece fazer curvas nos levando a lembranças passadas que só nos faz sentir saudades.
Onde erramos, oque deixamos de fazer uns aos outros que com o tempo não conservamos nosso velho estado? Parece-me ter caído uma gota de água em meio a areia escaldante e foi tudo disperso. As pessoas deixam de ser novidade ou que já não tenho tanta serventia como antes e meus valores usurpou-se, da ideia de irrelevância. Sempre achei que amigos eram pra sempre, embora ter deixado alguns pra traz, pra seguir a velha estrada da vida. E oque fazer, se nem o tempo permanece estável, é preciso chover, fazer sol, frio e garoa e brotar flores, com amigos é assim também com os amigos cada um com seu próprio tempo.
O tempo é um fator que afasta-nos a cada segundo sem que percebamos. Lembro-me dos amigos de infância, onde corríamos a brincar sem dar valor e hoje ao lembrar-se de todos vejo o quanto foi bom o tempo em que éramos todos jovens. Que a paz esteja sempre em sua mente.

0i! nem te vi.
Já ouvi essa afirmação e tenho certeza que você também. Pois bem, é nesse estado que muitas vezes nos encontramos e saímos por como se estivéssemos cego, surdo e o pior mudos só com nossos pensamentos pragmáticos neuróticos. Digo-lhe acorde, estique-se, sorria mesmo que sozinho, mas preste atenção ao externo.
Não fique por ai feito morto vivo, ou vivo morto; não importa a ordem da frase oque importa é você ter noção que está vivo e bem vivo. Outro dia lí um insight que dizia ``Saiba para onde está indo´´ e é bem por ai, o caminho é sempre esse, para que você saia desse piloto automático da vida. Caminhamos por ai como uma manada de bovinos resignadas ao comum e extressante.
Encontro por ai gente que vive dizendo coisas do tipo...``aff nada pra fazer´´ são pessoas sem noção que acham que a vida deveria ser de festa sempre, mas que: se fosse não suportariam pois também se saturariam. E caminham pela vida sem propósitos nenhum onde acham que o melhor é enfiar no ouvido um fone e ficar achando que tudo está bom com oque ouve no seu celular ou radinho. A vida é mais que isso, a vida é interação, agilidade, comunicação; enfim é tudo aquilo que nos faz bem ouvindo ou falando coisas que só nos ajudam e fazem sentido pro dia-a-dia.
Escuto em alguns programas um monte de frases tipo ``Acorda menina´´, ``tira o pé do chão´´ etc pois ficaria citando uma montanha de dizeres que não vem ao acaso, só pra levantar sua mente e fazer você acordar desse estado sonolento em que pode te levar até a morte.
Portanto, precisamos urgente sair desse berço eterno e fazer no mundo oque realmente fomos designados que é VIVER, viva mais plenamente, mais vivo, mais tudo pra não se achar depressivo, dentro de um buraco que nos mesmos cavamos ao longo da nossa caminhada terrestre. Acredite mais em você lembre-se de que na luta é só você por você mesmo, não tem nem Deus nem diabo, pois o criador já te ofertou tudo oque há de bom pra ser feliz. Que a paz esteja sempre em sua mente.

Se...

Se você não fosse embora, Se não chovesse, Se eu tivesse dinheiro, Se eu não fosse covarde, Se tivéssemos outra chance, Se fosse verdade,
Se, se, se, se. Repare que sempre arrumamos os ``se´´ na nossa caminhada para justificar algo que queremos ou que não queremos. E vamos nos condicionando a ele e com isso transformamos nossas vidas. Onde acontece algo lá estamos usando a bendita desculpa do ``se´´. Dizem que ele é interjeição, uma condição, uma emoção. Em fim, o fato é que paramos e nos deixamos influenciar por algo que poderíamos definir ali e agora. Parar, pensar, agir esse deve ser todo o fluxo e objetivo pra continuarmos nossa jornada, não há que ter o ``se´´ já que ele nos condiciona a algo que nos paralisa e nos faz ficar à margem da estrada onde o caminho não leva a lugar algum. Por isso antes do ``se´´ pare, e reposicione suas idéias pra fazer da sua vida uma passagem de glamour que mesmo poucos lembrarão com no mínimo simpatia. Prepare-se pro novo, pro saber, em que você definirá sua jornada sem a velha e repetitiva frase do ``se´´. Seguir um trajeto em que ficar em cima do muro fará com que você fique paralisado no tempo ou em slow motion.
Encarar o ``se´´ é dar um passo decisivo de mudança, e que seja pra melhor sem culpa, sem dor ou querer reparação por ter dado algo errado. Portanto use-o só quando tiver consciente em sua aplicação. Que a paz esteja sempre em sua mente.

Acorde pra vida mas, com atitudes no dia-a-dia.
Não se iluda com sonhos demasiadamente utopicos afinal são sonhos; não que não deva os ter mas que faça-os acontecer.Viver com minimo seria sofrimento exija o maximo ai se o acaso te entregar esse tal minimo, continue a luta perseguindo o melhor, o maximo.

Cada dia não é apenas mais um dia! É um dia a mais pra viver intensamente.

Decidi.

A partir de ontem pedi pra Deus que vou fazer meu coração mais feliz, pois acho que ando um pouco amargurado, um pouco não muito... Sempre acho que pirraçam comigo em tudo; estou endurecido e achando que tudo é provocação ou afronta. Mudarei a qualquer preço e faço isso por mim pra estar de bem comigo, não pra favorecer os outros, cansei de me martirizar, pra me desagradar; estou carente de ser eu, preciso pelo menos me iludir pra que o eu deixe de ser pra ser o tú. Quero conjugar-me na primeira pessoa, chega, basta de viver a vida do outro só porque nervoso saio de mim... Não quero mais trocar as estações recolho-me a mim mesmo pra ser eu, simplesmente Eu...
0utro dia eu com palpitações; pensei cá com meus botões; isto é fruto de desavenças do outro em que me deixei levar só pra tentar consertar os erros que nem são meus! E parto agora do princípio que antes de mim eu não conhecia, mas agora que sei oque e quem me atormenta conservo-me pra ser feliz os poucos anos que me foi dado pelo criador. Ainda gosto mais de mim pra poder sobrar tempo de gostar de você em que do mesmo modo que vim vou partir sozinho.
Nem glorias nem glamour, quero é ser eu mesmo, ser reconhecido por eu mesmo, e ser aquele em que passe onde eu passar alguém vai dizer `´Nunca tive queixas deste homem´´, preciso sim entender que o mais difícil não é dizer sim ou não, é saber como dizer afinal a única coisa que vai fazer a diferença é o Eu por Eu mesmo. Nem quero saber se aprovam ou não minha nova decisão; como eu disse Eu quero é ser feliz. Que a paz esteja sempre em nossas mentes.

Se me perguntarem quantos anos eu tenho, não saberei responder. Porque julgo ter a idade do que ou de quem convivo.

Quando disser BOM DIA! Faça como se fosse dezejar a sí mesmo pois duvido que queira mau pra você mesmo.

Inserida por dalainilton

Se me pedissem pra que só falasse a verdade e nada mais que a verdade... Eu estaria mentindo.

Miragem! É isso que a vida é.

Como você está vendo as coisas da vida?
Será que realmente você sabe notar e ter um olhar apurado pra tudo que olha?
Podemos escolher uma determinada coisa e em parceria com outro fixar o olhar e pedir que se relate na integra oque se ver, ficaremos surpresos como se relata uma coisa diferente da outra. Aposto que observamos e não vemos na sua realidade de ser. Se não vejamos: admiramos algo não sabemos realmente oque se ver pois apesar de ter uma analise sintática do comtemplado sairão várias observações. Ao olharmos como, por exemplo, uma rosa, uns imaginarão um jardim, outros lembrarão o jarro de um parente ou de casa, outro um velório e vai por ai.
Se colocássemos um smoking na frente de algumas pessoas e perguntar, oque vocês estão vendo? Uns imaginariam em sua frente um advogado, um mais empolgado lembraria o noivo e seu casamento ou até mesmo um executivo. E toda vez que nos propusermos enquetes de alguma coisa ou solicitarmos uma analise mais profunda seja de qualquer coisa nunca faremos uma observação ou suposição certa do que vemos porque fomos treinados pra ver oque se mostra e jamais, o além do que realmente é. Somos inconscientemente levados a parar quando vemos alguma coisa, sem se quer contestarmos o além do que realmente é.Tomamos decisões erradas ou inconscientes a todo o momento. Isto porque nos esquecemos de olhar o obvio, oque realmente é. Fazemos nossas criticas com base em nós, sem nos importarmos que ninguém é igual a ninguém. Isso acontece com as amizades e relacionamentos, e qualquer coisa que precisamos opinar,comprar ou comparar.
Ouvi um dia desses ai um relato que preciso compartilhar. Conta-se que um homem cumprimentava afetuosamente um jovem escultor sobre seu trabalho em madeira; quando observava que de um simples tronco teria feito uma cruz e nela Jesus crucificado, o homem perguntava como ele tinha conseguido extrair de um troco podre algo tão inusitado; ao que respondeu o escultor! O senhor esta enganado em achar que foi uma obra de arte, continuou o homem...ele já estava dentro desse tronco o tempo todo, eu apenas arranquei algumas lascas de madeira e ele tomou forma, e foi vendo através do que ele aparentava ali . É preciso ter olhar um analítico mas sem critica, enxergar o obvio sem se deixar influenciar pelo externo. As coisas são como são, e precisamos apenas aprofundar nossa visão e enxergar através, pois quem o faz não olha para, olha além. E isso vale pra nossas amizades, relacionamentos pessoais e tudo em nossa volta porque nem tudo que aparenta ser é. Que a Paz esteja sempre em nossas mentes.

Inserida por dalainilton

É melhor ser um sonhador do que morrer sem nunca ter tido nada pra se iludir

Inserida por dalainilton

Se a vida só lhe entrega flores, é porque você foi um excelente jardineiro

Inserida por dalainilton

A vida sempre igual

Por mais relutância que temos contra a monotonia do dia-a-dia, é termos que ser criativos e coniventes pra sobreviver. As brigas mais ferozes é a que temos que travar com a gente mesmo e a estrada é larga e grande demais pra que paremos à sua margem, pois é preciso segui em frente.
Na idade antiga, média e medieval as lutas eram de gladiadores, na selva, no mar, em arenas, coliseus e etc. Hoje é travada nas ruas e avenidas, nas empresas e escritórios modernos, até com um amigo mais chegado, em casa, na condução e oque é pior com a gente mesmo. É a revolução interior ou exterior que move as vidas, tudo pede luta guerra pessoal ou impessoal, temos que batalhar sempre todo momento, e não é atoa que muitos intitulam-se GUERREIROS, e seguem vida à fora nessa luta constante.
O descontrole está levando a raça humana a patamares de intolerância em que o meu rosto não aceita o seu fazendo com que nos aniquilemos sem se notar que somos seres humanos racionais, embora agindo abruptamente em relação ao outro. Não aceitamos nossos defeitos nos outros e essa luta nos leva até a morte. Perdemos a noção do que é plausível e aceitável, não há mais lugar em nossa mente a não ser pro individualismo, arrogância e vantagem sobre quem quer que seja. Nascemos com metas e propósitos que desconhecemos e, a vida está presente em nós para que aprendamos, mas só oque fazemos... é ignorar os feitos que só conseguimos ver como ruina e desgraças pra nós. Não enxergamos o obvio, o além e entramos e saímos inconscientes de rigs armados pra nós feito cama de gato onde caímos feito peixinhos em rede.
A vida é sempre igual meu bem, não importa quando, nem onde, o caminho será o mesmo, cedo ou tarde pra todos nós onde inevitável e infalível mesmo é, a MORTE. A vida é um traçado reto, nós é que transformamo-la em curvas e obstáculos achando que somos heróis onde vamos amarrar uma capa vermelha nas costas e sair voando feito pássaro pra fazer tudo do nosso jeito. Chega né! Acorda dessa luta onde oque prevalece é o bom e velho amor. Estamos cansados de ouvir e ver noticiários em que só se mostra urnas e cachões acompanhado de choro e lamentações. A vida é sempre igual, quem muda é a gente. Não vale apena sofrer em vão. Que a Paz esteja sempre em nossa mente, ou quem sabe no coração.

Inserida por dalainilton

Invente, tente, faça diferente...já ouviu isso não já? Digo-lhe; não invente seja você a diferença sem inventar.

Crença

Está por ai, pelas ruas uma multidão de seguidores de santos, anjos, deuses diversos e há até quem se diz fervoroso por Jesus e Deus. Observo que na verdade a carência é simplesmente pessoal onde se quer mesmo é se dar bem, ser feliz, curtir a vida como e quando der e vier. Ai muitos não conseguem segurar o estado pessoal seja ele qual for porque se trata de sentimentos e sentimento é algo que ninguém consegue segurar por muito tempo a não ser que junto com ele se arranje algo pra manter.
E observei ainda que esse povo todo é acometido de uma carência afetiva muito grande, onde se adquiriu involuntariamente desde a sua concepção e vai se alimentando durante toda a trajetória onde uns se decepcionam muito, outros pouco, outros mais ou menos. Muitos acham refugio em drogas, outros em igrejas, terapias, trabalho, em baixo de pontes, nas ruas, e segue-se por ai pois a tal ``carencia´´ é grande. O ser humano quer tudo e faz pouco, sonha muito e fica menos com a mente focada no essencial oque realmente nos leva a uma felicidade controlada e moderada sem a loucura da pressa e devaneio de achar que tudo é pra sempre.
Nascemos e vivemos sob as religiões; não que elas não nos trazem a um estado de compensação, que é oque queremos ser compensados por tudo e elogiados. Mas também nos aprisionam entre aspas, nos tornando reles mortais seguidores de algo que nunca saberemos e escravos do medo de encontrar lá na frente mais um inferno e também um meio de ganharmos o tão sonhado céu. Mas isso não significa que as religiões não nos trazem euforia e aprendizados ajudam e muito, mas nos perdemos em suas utopias e devaneios onde só quem é um teólogo consegue discernir sua fundamentação. Ainda creio na moral, decência e dignidade que o ser tem que ter uns com os outros sem essa de se fixar em algo que oprime. Falar de Deus no meu ponto de vista é semelhante a um olhar deslumbrante num dia de sol na relva de um monte, e comtemplar de olhos arregalados toda aquela beleza sem se perguntar qual foi o jardineiro que cuidou de tudo aquilo.
Viver sem o peso da culpa seja lá do que for e não ter que abaixar a cabeça só porque o outro tem ouro, dinheiro, prata ou bens. Ter sempre a consciência de que somos únicos e o criador nos deu sempre tudo; nós é que desperdiçamos com sentimentos e atitudes mesquinhas. Portanto digo pra você oque sigo e faço, onde e quando estou meio down: Abro meus olhos e de minha mente observando pro interior sem julgamentos ou culpa afinal tenho que cuidar de mim sempre pois é comigo que vou viver até a eternidade. Que a paz esteja sempre em sua mente ou coração.

Inserida por dalainilton

Esqueça ou até mesmo finja esquecer aqueles que te defamam tal qual o tempo eles também passaraão

Inserida por dalainilton

Peste

Quando eu era menino eu era um garoto bom, todos adoravam brincar comigo, e eu aprontava coisas que todos riam e nos divertiam muito. Eu adorava tomar banho de barreiro; uma espécie de poço enorme cavado numa parte rebaixada do sitio onde morava meu avô em que eu barbarizava.
Eu achava um encanto correr atrás dos patinhos do la da roça e joga-los no barreiro só pra vê-los nadando em volto uns do outro. E colocar as sanguessugas pra me sugarem enquanto todos gritavam amedrontados?. Brincava no matagal com meus tios que tinha mais ou menos minha idade onde fazíamos cavalo de cipó onde galopávamos pela caatinga à fora; lembro-me que numa dessas tiragens de cipó eu ví um enorme pendurado numa arvora muito alta e eu corrí pra puxa quando um dos meus tios gritou pra que tivesse cuidado e quando eum agarrei e puxei era uma cobra daquelas que sobem nas arvores a qual lá chamamos de ``Cobra de copó´´ e ela saío se contorcendo mato a dentro. Gostava de prega peças no povo e muitas vezes pegava sapos e colocavam entre as pessoas, enquanto elas estavam distraídas só pra cair em risadas da cara que elas faziam quando viam aqueles bichos cascudos. Odiava bonecas e brinquedo de casinha, mas me fascinava o convite das minhas tias e primas ainda meninas pra brincar de papai e mamãe só para aprontar com suas panelinhas e outros pertences delas a qual enfureciam-se.
Sim eu era um menino bom. Meu avô como bom e produtivo nordestino que era, casou-se com duas mulheres e teve bastante filhos; uma vez que eu tinha tios da mesma idade que eu e até mais novo. Uma delas adorava quando eu visitava o sítio pois prometia coisas a ela da cidade em que eu morava, onde quase sempre não cumpria. E ela ficava uma fera por ludibria-la sempre. Hoje já maduras e nós todos casados chegamos a relembrar tais feitos e eu como sempre saio como vilão do meu passado como se fosse só eu o protagonista dessa história. Uma coisa aprendi de tudo isso; aprendi que a vida é nada mais nada menos que estas lembranças onde o que conta não é como se deu mas pela felicidade inocente em que vivemos e que hoje é motivo de boas risadas.
A vida nos prega peças e não são poucas as lagrimas que choraremos durante nossa trajetória, mas oque vale é a importância que damos a cada segundo diante um do outro e oque é melhor aprendendo com erros e acertos. O drama da vida tem que ser revertido em risos e achar ali a tal da tão sonhada Felicidade. Que a paz esteja sempre em nossas mentes, ou quem sabe no coração.

Inserida por dalainilton

Digo-lhes com certeza; é utopico achar que no delito ninguém esta vendo, o mundo tem olhos e ouvidos que alguns não percebe.

Engana-se quem acha que escolhe um amigo ou algo; é o algo ou amigo quem te agrega

Inserida por dalainilton

Aos ignorantes deixo aqui a minha piedade pois os mesmos não teem ciência de sua estupidez

Inserida por dalainilton

Precisamos urgentimente ser sinceros e dignos de nós mesmos.

Inserida por dalainilton

Se a estrada é longa cabe a você dar o devido valor a sua extenção

Inserida por dalainilton

Quando quero orar simplismente me calo e fico em total silêncio

Juro eu quero acreditar na humanidade...Mas, suas atitudes me arremetem a fazer outra idéia desse povo que se diz evoluído mas teem atitudes tão mediocres.