Nilton Mendonça

26 - 50 do total de 3839 pensamentos de Nilton Mendonça

Quisera eu enter todas as coisas pra compreender o porque delas.

Confesso que convivo em meio aos urubus, mas não sou eu a carniça

Me chamas de sínico,quero ver você continuar sorrindo quando for eu que tiver que pedir desculpas por tudo

E eu que julgava ser compreensivo demais, me ví magoado em certa situação

Precisamos relaxar no tempo, se quisermos ter tempo pra relaxar.

Tempo
...Na vida tudo e todos precisam de desse fator tempo. Desde as coisas mais bobas até a mais complexa se faz necessário o fator ao qual chamamos tempo. Um bolo precisa de elo menos 30 minutos na batedeira pra dar formato. Queimar calorias precisa-se de pelo menos uma hora de malhação acirrada pra surgir efeito pretendido pra nos dá a satisfação almejada. Uma prescrição médica tem seu tempo. A formular seja lá do que for também. Uma história pra ser contada consome horas, este texto pra ser finalizado a mesma coisa, o descanso, o filme que quero ver, em fim, tudo é decorrente do tempo.
A finalidade proposta aqui é tão somente pra que possamos entender que tudo tem sua hora e de nada vale querer correr pra antecipar porque se não ai explicita-se que foi conseguido também naquele tempo determinado. Vivemos na fadiga compulsiva e estamos ansiando sempre algo que só nos trará oque realmente é necessário se escolhermos a finalidade certa, e não adianta jogar contra ele, pois só a ele é dado ou tirado tal tempo pra que se realize. A inteligência budista traz a meditação onde se acalma e entra no amago interior fazendo-nos ciente de nossas necessidades sem pressa nem furor seja pra qualquer proposito. Devemos ver além do horizonte imaginando sempre a conclusão seja lá a pretensa necessidade porque o que move nossas vidas é a emoção e dai sai a bela vontade de ser ou estar. Se faz urgente o amadurecimento pessoal e paramos de nos ver nos outros. Prestou atenção de que quando estamos em frente do espelho achamos que há algo errado em nossa aparência e logo colocamos um plano em ação pra alterar? Não nos contentamos com a primeira apreciação, tratamos logo de alterar oque vemos e nunca estamos contentes com a primeira vista. Somos ligeiros em pensar que tudo está em desacordo, temos que alterar e vamos desperdiçando vida. Pois tempo é só um coadjuvante pra acharmos que no momento que tudo pode ser diferente.
Precisamos relaxar no tempo se quisermos ter tempo pra relaxar. E ai há um paradoxo pois muitos já acordam achando-se sem tempo! Mas como sem tempo ? se estamos em um tempo? Não se vive fora do tempo; tudo se conta nele e não adiante deflagrar insatisfação pois é oque nos é dado. Volto a velha frase...CARPE DIEM. Que seja sempre sua meta a paz.

Para que eu possa te conhecer prefiro que sejas canalha e insolente,que aos fingidos.

A cura acontence quando de fato você se convence que está doente; e não que é doente.

Quem propaga a paz, é tão somente aqueles que vivem com ela.

Tenho medo dos homens de terno,eles usam tal qual uma mascara para nos iludir.

Seja igual a luz e ai você será notado.

Que me disculpem os criadores mas; tenho que compartilhar também algumas ideias velhas.

A consideraçao não é medida pela ostentação mas pela gratidao

Só quem aprende a escutar com os olhos da mente fértil entende; há quem diga que é com o coração.

Devemos sempre estar de bem com a gente mesmo, e ai o resto será lucro.

Pra saber quantos amigos você fez até hoje, atreva-se a conta-los

Inserida por dalainilton

Nem que eu leve a vida inteira mas vou chegar lá dando a volta por cima de quem pensa que me derrotou

Cuidado com os sentimentos, se bons ou ruins eles quando chegam fazem grandes transformações.

Antes de pedir perdão pra Deus seria bem melhor pensar o que vai dizer ou fazer.

Falsidade!?.

Uns não suportam outros não toleram, mas sempre há quem fique apático, e em alerta. Saber, ou flagrar alguém dizendo algo de você por traz pronto; será a gota que faltava pra inundar o oceano. Costuma-se antes de tudo medir o caráter dos outros pelo seu procedimento em relação ao outro, e não se aceita que sejamos traídos nem em pensamentos.
E oque causa todo esse furor entre os seres são vários fatores dentre eles a ``covardia´´ porque o outro pra manter-se com pelo menos uma situação de bem estar e bom convívio prefere calar-se quando diante do outro sucumbindo e desabafando com o outro. Mas oque modifica tudo é que não conseguimos segurar todo esse processo de aceitação do outro como ele é, por isso vamos em frente e seguimos nos esmurrando uns aos outros no desabafo com alguém ou verbalizando oque penso criando assim situações diversas de mau estar. Fica difícil aceitar defeitos nos outros que aparentemente são nossos, e não aceitamos admitir isso nem mudar pra aceitar oque na verdade só gostamos de pessoas semelhantes a nós.
Na verdade temos que sempre nos valorizar mais que o outro, mas sem deprecia-lo, para que preservemos nossa sobriedade e autoestima. Faz-se necessário eu, me conhecer para que não faça dos outros vitima de nós mesmos onde o que vai contar pra sermos felizes é nossa superioridade, mas sem a velha rivalidade da disputa pra achar quem é melhor ou pior que o outro. Não vale a pena querer impor-se mais que o outro onde o melhor compartilhar, já que as coisas boas são em maior numero, e se não fosse não haveria existência na face da terra.
O bom mesmo; e tenho afirmado isso em meus textos; é compartilhar sempre, se esquecer dos entre aspas defeitos dos outros de lado até porque cada um tem que se autovalorizar pra está sempre de bem consigo mesmo(a). Afinal briga-se por tudo e no entanto vamos morrer e deixar tudo adquirido ai pro próximo vivente. Não importa se você é loiro ou negro, tudo vai passar e não iremos levar nada do que construímos aqui na terra conosco pois se damos coisas boas sem olhar as rachaduras do outros, vamos receber em troca. Que a paz esteja sempre em nossos pensamentos.

Síntese....
Perguntas?... há as velhas perguntas! O que está acontecendo por ai? Confesso que estou aturdido. Os jornais, e a TV nos deixa em um eterno conflito mental e um estado de alerta constante. Oque estão tentando fazer com a humanidade? Estamos ficando depressivos e desmotivados onde só ouvimos coisas horríveis a respeito de tudo e ficam as perguntas de como resolver?
Será que estamos gostando de ver coisas em que se está destruindo por nada a vida e só ficamos inconsoláveis quando nos achega ou é alguém bem próximo do nosso convívio. E porque estamos tratando como normal certas coisas que são absurdas como e falta de humanismo por exemplo. Será que já não damos valor ao que realmente tem e só quem menos tem é quem paga com a moeda mais cara que é a vida?.
Será que vamos e usamos as redes sociais só pra machucar, afrontar ou perturbar alguém pra nos sentir mais bicho? Sim porque gente gosta de gente uma vez que o somos. Sim, porque o ser humano quando solidário ele é sociável, gosta de conversar, brincar, se divertir. Quem ou oque está querendo com as pessoas que de fato esta fazendo de marionetes levando pra onde bem quer e matando, e fazendo sofrer uma raça a qual chamamos de humana. Esquecem-se de quanto tempo leva-se pra se gerar um ser em que ao nascer é motivo de euforia e graças! Cadê aquele brilho no olhar onde nossos olhos ao se cruzarem quase sai faísca? Porque estão tonando a vida uma simples metáfora? ( deriva do latim "meta" algo e "phora" sem sentido, e significa duas frases ligadas sem sentido mas que há cognitude consistida em desabrochar interesses.)
Não concordo com coisas que não seja de progressão e melhorias. Digo sim a vida, mas com reconhecimento, e não como malucos feito uns e outros que andam pelas ruas e avenidas sem noção achando que é calçada. Pergunto a você como tem passado? Você tem se sentido oque realmente é? E sua parte está sendo feita? Porque se a resposta for afirmativa o mundo terá jeito e mudará. A síntese da vida é uma só ser feliz e lutar sempre. Que a paz seja sempre meta em sua vida.

Quem fica se espelhando nos outros, ofusca seu próprio brilho.

Contradição
Eu sou o cara mais contraditório que conheço; Falo e faço muitas coisas, dou sermão de que isso pode, e aquilo não pode, e em seguida cá estou fazendo tudo que dizia não poder. Mais tem uma explicação; Acredito que tudo isso é tão somente porque sou humano. Somos humanos, e não importa quão digamos até pra noz mesmo que tudo é ilegal imoral ou engorda que logo estamos cometendo os mesmo atos. Não dá tempo de medir e lembrar de tudo, sempre escapa algo e podemos até anotar que logo cometemos o velho e chamado pecado humano.
Pois bem oque quero dizer com isso é que a vida é mesmo assim e se fosse diferente teria outro nome e não vida! Viemos pra errar e, errar muito se não fosse assim jamais aprenderíamos a fazer oque chamamos de certo. Quando o assunto é ser feliz que se dane quem disser que pode ou não pode, somos deuses na terra e tal podemos pois temos um poder inexorável que se chama livre arbítrio e n em o criador nos impedirá uma vez concedido por ele. Mas é claro que temos que ter discernimento pois desde que seja cometido algo de errado, anormal nos será cobrado e a pena com certeza não será branda, ai será melhor ponderar nossas atitudes.
Quero salientar que o bom mesmo é sermos livres, mas com prudência sem achar que só porque podemos tudo devemos fazer. O bom mesmo é ser feliz se contentando com o necessário já que é oque realmente vamos precisar no dia a dia. Não adianta nos encher com tantas coisas porque não teremos tempo nem de catalogar, dirá utilizar e agindo assim seremos e faremos felizes todos que nos rodearem.
Portanto tudo pode, tudo se permite, mas com discernimento e muita cautela pra não se ferir. Quanto aos nossos atos somos seres em aprendizado vamos saber conciliar tudo pra final dar tudo certo mesmo com nossas contradições. Que paz seja sempre em sua mente.

Relacionamento

Vamos falar de relacionamento, todo mundo sonha em casar, ser feliz, ter filhos e se realizar profissionalmente e, embora tudo não passar apenas de ritual as pessoas não estão cientes de que tudo será apenas uma simples junção de dois corpos, é também de almas. Casar é muito mais que juntar, é uma mudança de habito, uma nova formação pra nossas vidas. É quando se efetiva o matrimônio faz-se a soma do Eu, com o Tu, que caracteriza o Nós; e estes mesmos nós vão abranger filhos, netos, bisnetos em uma união que ficará eternizada. É saber que a partir daquele instante embora você não tenha consciência do novo estado, foi efetivado, declarado e mesmo com sua dissolução nunca mais será o mesmo sem falar nos sentimentos sejam de renovação que vai perdurar, ou que pode acabar com uma simples decepção. Hoje é comum não se levar em conta muitos aspectos, dentre eles o da convivência, é quando se efetiva plenamente se a união vai perdurar, se o até que a morte nos separe, fará sentido. Relacionamento é fundamental pra que sejamos sociáveis, sem ele desistimos de viver e ficamos sem objetivo de vida onde as batalhas que travaremos pra fugir da solidão não terá sentido. Há quem diga que é melhor mal acompanhado que sozinho e deve ser mesmo, pois quando acompanhado vamos longe e o cansaço fica imperceptível. O relacionamento pode ser bom ou ruim, o tempo encarregará de constata-lo, mas temos que insistir em tê-lo, comentam até que as pedras se encontram e por isso caracteriza-se um relacionamento onde entramos e saímos muitas vezes e só nos damos conta quando o perdemos. Que a paz seja sempre meta em sua mente.

Decepção

Dizia uma musica; Já não dá mais pra segurar... Explode coração. Ficamos ressabiados com nossas atitudes, muitas vezes sem contabilizar as consequências e se quer nos policiamos, que fomos nós que as tomamos. Vamos seguir indignados, revoltados, com tudo que está acontecendo com a gente; devido nossas escolhas, mas não paramos pra pondera por aquelas que ainda vão vir. Revolto-me, e digo que estressei, mas fui incapaz de dizer chega ao elemento que me causou o dano. Adquirimos e passamos adiante o velho habito de acusar o outro, mas não faço uma analise de minha vida pra ter consciência de que foi minha miserável culpa não ter pensado antes.
A verdade é que todos nós temos o velho e bom presente de Deus que se chama ``Livre arbítrio´´ e nós o desperdiçamos com vulgaridades sem medir nossa caminhada e sem pressentir que estamos indo pro abismo. Prefiro queixar-me ou acusar o outro no futuro que analisar o presente, e saber se estou caminhando na direção e medida exata. Tomando um caso popular em que se eu não for contabilizando e guardando finanças pro futuro, mesmo sem saber se estaremos vivos ou não, terei vida difícil quando estiver mais velho. Tenho que me antecipar, calcular, cada estagio da minha vida sem me importar se dará certo ou não. Querer mudar, ou culpar o outro por algo que no passado só dependeu de mim criará situações de desconforto, raiva e conflito com meu próximo. Agora esqueça-se do passado e também das acusações; prepare-se pro novo, pro você renascido, dê a velha volta por cima, um pote rachado pode-se até remendar mas no seu interior ainda irá constar a avaria. Abra-se pro novo, pense, aja, movimente-se, parta para a nova caminhada deixe-se levar para outros por de sol; já que os velhos não voltarão. Reinvente-se, renasça, faça valer a pena o novo renascer, amplie-se e diga pra sí mesmo``Agora sou novo, de novo´´ Uma andorinha pode até não fazer verão, mas com certeza fará novas primaveras. E quanto a se está decepcionado? Deixe que o tempo cobre. Que a paz seja sempre em sua mente.