ministério pãodiário
O poder da bondade
Seja gentil com o outro, ternura, perdoando um ao outro, assim como Deus em Cristo perdoou você. - Efésios 4:32
Um jovem operário da fábrica percebeu um dia que faltava uma ferramenta valiosa em sua caixa de ferramentas. Mais tarde, ele reconheceu na caixa de ferramentas de um colega de trabalho.
O jovem era o único cristão na loja e queria ter um bom testemunho de Cristo. Então ele foi até o homem e disse: "Eu vejo que você tem uma das minhas ferramentas, mas você pode mantê-lo se você precisar." Então ele continuou com seu trabalho e colocou o incidente fora de sua mente.
Durante as próximas duas semanas, a pessoa que havia tomado a ferramenta tentou acalmar sua consciência. Primeiro ele ofereceu ao jovem algo de igual valor, depois ofereceu-se para ajudá-lo em alguns projetos de casa e, finalmente, colocou um pouco de dinheiro no bolso do casaco. Eventualmente, os colegas de trabalho tornaram-se bons amigos, e o ladrão de ferramenta de uma só vez admitiu que não podia resistir à gentileza do homem.
A bondade é provavelmente a ferramenta mais eficaz que os cristãos têm em seu kit de virtudes. Mas mesmo quando isso não traz uma reconciliação, como aconteceu com esses dois trabalhadores, ainda é a resposta correta. Não importa como somos tratados, devemos seguir o exemplo de Cristo (Efésios 4:32).
Oh, pela graça de estender o amor aos outros, assim como Deus, por amor de Cristo, nos amou!
Senhor, ajude-me a ser gentil e perdoador
Seu amoroso perdão Você me mostrou
pelos pecados que cometi;
Senhor, conceda-me um amor como o seu. —Anon.
Precisa reparar um relacionamento? Tente gentileza. Henry G. Bosch
Viver livre de dívidas
O salário do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna. - Romanos 6:23
Imagine uma vida livre de dívidas - uma existência sem a irritação daqueles pagamentos incômodos que pairam sobre sua cabeça todos os meses.
É uma perspectiva que levou os conselheiros financeiros a criar vários planos para sair da dívida que oferecem alívio da preocupação financeira. Estas são algumas das sugestões que eles fazem:
• Pare todas as compras a crédito.
• Reduza sua conta de supermercado.
• Faça as coisas sozinho em vez de pagar para tê-las feito.
• Deixar de ser um comprador por impulso.
Embora eu não possa dizer que sou livre de dívidas (estou pagando minha casa e tendo outras contas a pagar a cada mês), posso atestar que, em um sentido diferente e muito mais importante, não tenho dívidas. Quando se trata da preocupação onerosa de como sair do peso do meu pecado, não me importo com o mundo.
Uma vez, eu estava sob a sentença de morte por causa do meu pecado, mas quando eu coloquei minha fé em Jesus Cristo, minha dívida foi paga (Romanos 4: 7). A penalidade desses pecados foi eliminada e eu estou livre de dívidas. É uma ótima sensação!
Você deixou Deus creditar sua conta com a justiça de Cristo onde a penalidade do pecado costumava ser? Aceite o pagamento de Jesus pelos seus pecados e saia da dívida!
O momento em que confiamos em Cristo
Somos perdoados e purificados por dentro,
Pois todo o seu sangue é suficiente
Para pagar a dívida de todo pecado. —DJD
Cristo pagou uma dívida Ele não devia satisfazer uma dívida que não poderíamos pagar. Dave Branon
Onde está sua âncora?
Em ti, ó Senhor, ponho minha confiança. - Salmo 71: 1
Um autor desconhecido fez essa analogia: “Você consegue imaginar o capitão de um navio, conduzido por ventos fortes e desejando lançar âncora, tentando encontrar um local adequado para fazê-lo a bordo de sua própria embarcação? Tal coisa parece ridícula, mas por uma lição vamos imaginar o capitão fazendo isso. Ele pendura a âncora na proa, mas ainda assim o barco dirige antes do vento. Ele o coloca no convés, mas isso também não consegue mantê-lo firme. Por fim, ele o coloca no porão, mas não obtém mais sucesso.
“Você vê, uma âncora descansando na nave movida a tempestade nunca fará o trabalho. Só quando é lançado nas profundezas pode ser eficaz contra o vento e a maré. Da mesma forma, a pessoa cuja confiança está em si mesmo nunca experimentará a verdadeira paz e segurança. Suas ações são tão fúteis quanto alguém que mantém a âncora a bordo de seu próprio navio. Lance sua fé nas grandes profundezas do amor e poder eternos de Deus. Coloque sua confiança no infinitamente fiel. ”
Este é um excelente conselho! Lembre-se, se sua esperança de superar as tempestades da vida estiver ancorada em suas próprias capacidades, sua confiança foi tragicamente deslocada. Em vez disso, com o salmista declara: “Em ti, Senhor, eu ponho a minha confiança” (Sl 71: 1).
Embora ondas e ondas me percorram
Em inundações esmagadoras de doentes,
Dentro do paraíso do amor de Deus
Minha alma ainda está ancorada. —Anon.
Estaremos firmes na tempestade se estivermos ancorados em Cristo na rocha. Richard DeHaan
Do borrão à beleza
Se alguém está em Cristo, ele é uma nova criação; . . . todas as coisas se tornaram novas. - 2 Coríntios 5:17
Um lenço feito de material muito valioso foi arruinado por um borrão de tinta indelével. A proprietária já não podia mostrar com orgulho a sua posse valiosa, por isso, infelizmente, mostrou-a ao crítico de arte inglês e pintor John Ruskin. Ele pegou, e com habilidade notável fez aquela tinta feia borrar o centro de um belo design. O lenço da mulher era então muito mais valioso do que antes.
Deus nosso Criador enfrentou uma situação como a do artista, exceto que o problema era imensamente maior. Adão foi a suprema criação de Deus, mas ele se arruinou pelo pecado. Com sua perfeição original manchada e desfigurada, ele estava apto apenas a ser eternamente descartado. Mas, pela incrível estratégia da cruz, nosso Deus gracioso, o Artista Supremo, levou os pecadores arruinados e recriou-os para refletir a beleza da santidade de Cristo.
Quando colocamos nossa fé no Salvador crucificado, não somos apenas completamente perdoados, mas o Espírito Santo de Deus nos transforma, tornando-nos a possessão preciosa do Criador. Como o apóstolo Paulo escreveu em sua carta aos Efésios, estaremos mostrando por toda a eternidade “as riquezas excedentes de Sua graça, em sua bondade para conosco em Cristo Jesus” (2: 7).
Somente Deus pode transformar uma alma manchada pelo pecado em uma obra-prima da graça. Vernon Grounds
Medidas no meio do caminho
Coloquem à morte seus membros que estão na terra: fornicação, impureza, paixão, desejo maligno e cobiça. - Colossenses 3: 5
Teria sido impensável para os líderes aliados deixarem Adolf Hitler se render e depois restabelecê-lo como ditador de seu país. Mas isso é exatamente o que o rei Acabe fez a Ben Hadad, um rei indescritivelmente cruel que iniciou duas guerras contra o povo de Deus. Por fim, exatamente como predito pelo profeta de Deus, Acabe foi morto por ordem do homem que ele havia poupado (1 Reis 22).
Esta não é uma lição de como tratar os inimigos. Pelo contrário, o exemplo fatal de Acabe ilustra o perigo de tomar medidas intermediárias ao lidar com o pecado.
Eu conheço um homem que passou a maior parte de sua vida na prisão por causa de crimes violentos que ele praticou quando estava bêbado. Quando liberado, ele começa bem porque evita o álcool. Mas então ele acha que pode beber com moderação. Logo ele está em apuros novamente.
Não tome medidas intermediárias com desonestidade, falta de autocontrole ou impureza sexual. Em vez disso, lide radicalmente com suas tendências pecaminosas. (Leia o que Jesus disse em Mateus 5: 29-30 sobre o olho ou a mão que faz com que você peca.) E “mate” suas inclinações pecaminosas (Cl 3: 5).
Não se coloque em situações em que você provavelmente será tentado. Peça a Deus para ajudá-lo a adotar uma abordagem sincera para combater o pecado. Meias medidas estão fadadas ao fracasso.
Não podemos nos dar ao luxo de brincar com fogo
Ou tentar uma mordida de serpente;
Não podemos nos dar ao luxo de pensar que o pecado
traz qualquer deleite verdadeiro. —Anon.
Ser moderado no pecado não é mais possível do que ser moderado na morte. Herbert Vander Lugt
De chocolates e Bíblias
Tendo nascido de novo. . . através da Palavra de Deus. - 1 Pedro 1:23
Os amantes do chocolate em todo o mundo conhecem o nome Cadbury, cujos itens deliciosos foram produzidos perto de Birmingham, na Inglaterra, por mais de 100 anos. Milhões de pessoas gostaram deles, mas poucos conhecem a história incomum de Helen Cadbury, filha do fundador.
Aos 12 anos, Helen Cadbury recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal. Ela imediatamente se interessou em testemunhar e crescer espiritualmente, então ela começou a levar sua enorme Bíblia vitoriana para a escola. Por ser tão pesado, o pai lhe deu um pequeno Novo Testamento que ela poderia colocar no bolso. Os amigos cristãos de Helen admiravam e adquiriam um dos seus, para que pudessem levá-lo consigo e lê-lo todos os dias. Logo eles estavam chamando a si mesmos de Liga do Testamento de Bolso e começaram a dar Novos Testamentos às pessoas que prometeram lê-los. Um policial foi o primeiro a receber Cristo depois de receber uma cópia gratuita de um dos amigos de Helen.
A Liga de Testes de Bolso tornou-se um ministério mundial com milhões de membros. E a idéia básica de compartilhar a Palavra de Deus com os outros é boa para todos nós. Leve uma Bíblia ou Novo Testamento com você, leia-a e seja uma testemunha de seu poder.
Leve a Palavra de Deus no seu bolso,
carregue-a também no seu coração -
Pronto para compartilhar com os outros,
verdades da graça de Deus para transmitir. - Hess
Uma medida do seu amor por Deus é o seu desejo de compartilhar a Sua Palavra com os outros. David C. Egner
Controle Climático
Que o Senhor faça você crescer e abundar em amor uns aos outros. - 1 Tessalonicenses 3:12
É um dos poucos lugares na Terra onde o ar é tão fresco e limpo como deve ter sido milênios atrás. Ventos constantes impedem a poluição e os germes, e o clima desencoraja o crescimento de vírus nativos.
Parece o lugar mais saudável da terra. Então, por que ninguém quer morar lá? Porque está muito frio. Com temperaturas que caem para -100 ° Fahrenheit, o Pólo Sul é muito frio mesmo para germes.
Algumas igrejas têm uma notável semelhança com aquela atmosfera estéril. A verdade de Deus é pregada, as Escrituras são meticulosamente citadas e o erro não tem chance de sobreviver. Mas não há obediência ou amor correspondente, e a temperatura espiritual é abaixo de zero. Os pobres recebem o ombro frio (Tiago 2: 2-6). Aqueles fracos na fé se envolvem em argumentos gelados (Rom. 14: 1). Irmãos em Cristo são deixados de fora porque eles representam uma ameaça para cliques confortáveis (3 João 5-10). Não amados e intocados, muitas pessoas saem.
A igreja foi formada pelo amor redentor de Cristo e é projetada para ser uma comunhão calorosa e convidativa! Nosso desejo não deve ser apenas “manter fora os germes”, mas deixar o Senhor criar um clima onde os irmãos e irmãs possam abrir seus corações para o Seu amor curador da alma.
A casa de Deus deve ser um lugar
para louvor e oração fervorosa;
Quão triste quando as pessoas deixam pequenas coisas quebrarem
Sua doce comunhão lá! HGB
A igreja deve ser sempre um abrigo acolhedor em um mundo frio. Mart DeHaan
Rochas em um lugar difícil
Repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé. - Tito 1:13
Deus te chamou para viver como uma rocha em um lugar difícil? Deixe-me explicar o que quero dizer com isso.
No primeiro século, Tito foi convocado pelo apóstolo Paulo para viver em um lugar difícil chamado Creta. As pessoas nesta ilha eram conhecidas em todo o mundo mediterrâneo como trabalhadores preguiçosos e comerciantes desonestos. Eles tinham uma longa história de vida desprezível e possuíam a moral de um gato de rua.
Um poeta cretense, Epimênides, que viveu no sexto século antes de Cristo, escreveu: "Cretenses são sempre mentirosos, bestas malignas, glutões preguiçosos" (Tito 1:12). Na literatura grega, “cretanizar” significava “mentir”. Moral e espiritualmente, Creta era um lugar difícil para se viver.
No entanto, Paulo estabeleceu uma igreja lá e pediu a Tito que organizasse e nomeasse líderes. Tito tinha que ser uma rocha em um lugar difícil. Por seu ensinamento, ele deveria expor o erro e proclamar a verdade; pelo seu modo de vida, ele deveria ser um exemplo do que significa viver para Cristo (2: 7-8).
Deus te chamou para representá-lo em um local de trabalho onde o nome de Cristo é uma palavra de maldição, ou em um bairro onde as pessoas não têm tempo para Deus? Então, por todos os meios, você deve conhecer a verdade de Deus e refletir essa verdade em sua vida. Uma sociedade como a nossa precisa de cristãos que vivam como pedras em um lugar difícil.
Senhor, concede que eu possa derramar Sua luz
Onde a maldade é abundante,
E pode ajudar alguma alma pecadora
Para encontrar em você uma nova vida. —DJD
Um crente sólido como a rocha prospera mesmo em um lugar endurecido pelo pecado. Haddon W. Robinson
O legado de Erma
As crianças são uma herança do Senhor. - Salmo 127: 3
Erma Bombeck é um dos escritores mais amados da América. Uma dona de casa, esposa e mãe que escreve sobre as fraquezas e tolices da existência cotidiana no lar, Bombeck transformou sua inteligência e sabedoria em uma coluna de jornal bem-sucedida e em uma notável série de livros best-seller.
No entanto, como ela fala sobre seu sucesso, ela é rápida em lembrar às pessoas que sua contribuição mais importante não é se tornar uma autora milionária. Apesar de sua fama e fortuna, Erma Bombeck afirma: “Meu legado será [meus] três filhos”.
Neste dia de rapidamente desintegrar valores e agravar os males sociais, essa pode ser a declaração mais significativa que essa mulher de palavras já falou. Chega à raiz de tantos problemas em nossa sociedade moderna. Pois é no ambiente seguro da família que as lições mais valiosas da vida são ensinadas e aprendidas.
Como cristãos que estão tentando viver de acordo com os preceitos da Palavra de Deus, precisamos reafirmar nosso compromisso com nossas famílias. Compartilhar com eles o evangelho e as diretrizes de Deus para a vida deve ser mais importante para nós do que qualquer um dos nossos próprios interesses. Como Erma, precisamos afirmar que nossa família é o nosso legado mais importante.
Um privilégio além de qualquer preço,
vale mais que prata, ouro ou fama
- guiamos com amor e sacrifício,
e escrevemos no coração das crianças o nome de Deus. —Anon.
Uma criança não pode herdar o talento de seus pais, mas absorverá seus valores. Dave Branon
Vivendo como um ateu?
O tolo disse em seu coração: “Não há Deus.” - Salmo 14: 1
Uma pesquisa do Instituto Gallup, realizada em 1993, indica que apenas 4% da população mundial são ateus. Parece que Deus é bastante popular!
Mas, na realidade, muito mais do que 4% das pessoas no mundo se comportam como se não houvesse Deus. Eles não negam Sua existência com seus lábios, mas fazem em seus corações e vidas. Eles são como os tolos descritos no Salmo 14, que deliberadamente ignoram a Deus porque não querem se desviar de seus modos egoístas de viver e obedecer a Ele.
Essa negação de Deus ocorre hoje mesmo entre aqueles que reconhecem a sobrevivência milagrosa e o crescimento da igreja em países onde tem havido terrível perseguição. Mas em vez de reconhecer isso como uma forte razão para levar a sério a Deus, eles rejeitam o evangelho e vivem pelos valores do mundo.
A melhor maneira de evitar agir como um ateu é praticar a piedade. Nós, que conhecemos a Cristo, devemos cultivar uma profunda gratidão ao Senhor por Sua salvação e exemplificar a pureza, a honestidade e a confiança em Sua bondade. Como cristãos praticantes, devemos ser sal e luz em nosso mundo (Mt 5: 13-16). Quando estamos, Jesus disse que vamos levar os outros a "glorificar [nosso] Pai no céu" (v.16).
Senhor, que nossos lábios e vidas expressem
o bendito evangelho que professamos;
Então deixe nossas obras e virtudes brilhar
E fale daquele que é divino. —Anon.
Como o sal da terra, os cristãos devem fazer com que os outros tenham sede da água da vida. Herbert Vander Lugt
"Eu sou justificado!"
Por ele todo aquele que crê é justificado de todas as coisas. - Atos 13:39
Um dia, o professor da Bíblia e evangelista RA Torrey falou com uma mulher que não tinha certeza de que seus pecados foram perdoados. Ele disse a ela para ler em voz alta Atos 13:39: "Por ele todo aquele que crê é justificado de todas as coisas."
Então Torrey perguntou: "Quem Deus diz que é justificado?"
"Todo mundo que acredita", ela respondeu.
“Acredite em quem?” Ele perguntou.
"Acredite em Cristo", disse ela.
“Você o aceitou como seu Salvador e Senhor?” Perguntou Torrey.
"Sim", respondeu a mulher.
“Então o que este versículo promete?” Ele cutucou.
A mulher que duvidava não podia dizer: "Eu sou justificado de todas as coisas". Então, Torrey passou por cima daquela Escritura de novo e de novo. Por fim, o simples significado das palavras se apoderou dela. “Louvado seja Deus!” Ela exclamou. "Eu sou justificado de todas as coisas!" Ela finalmente experimentou a paz que vem de saber perdão completo.
Auto-esforço, ritual religioso ou oração agonizante não podem tirar o pecado. Mas quando confiamos em Cristo para a salvação, somos justificados - declarados justos por Deus. Então, à medida que perdemos nosso fardo de culpa e experimentamos a justificação total, teremos paz real.
Justificativa: Nossa culpa se foi, a bondade de Cristo é dada. Henry G. Bosch
Mantenha isso!
Minha palavra . . . não me devolverá o vazio, mas cumprirá o que me agrada. - Isaías 55:11
Eles conhecem bem Tom Dotson nas prisões de Michigan. Eles deveriam. Ele passou um terço de seus 38 anos como preso.
Tom deu seu testemunho no banquete anual para capelães em Muskegon, Michigan. Ele disse que cresceu em um lar cristão, mas se rebelou e rejeitou o evangelho. Sua esposa, que cantou para o banquete, ficou com ele apesar de seus repetidos fracassos. E um capelão da prisão trabalhou fielmente com ele.
Então, alguns anos atrás, Tom se rendeu genuinamente a Jesus Cristo. Ele ficou fora da prisão desde então.
Em seu depoimento, Dotson falou diretamente aos obreiros cristãos. “Continue no seu ministério com pessoas como eu”, ele insistiu, “não importa o quão frustrante. Podemos ter muitos contratempos. Mas não desista. Há poder para mudar até a pessoa mais frustrante através do sacrifício de Cristo, Aquele que realmente nos liberta. ”Então, olhando diretamente para o capelão que havia pacientemente testemunhado com ele, Tom disse ternamente:“ Obrigado por não desistir. em mim."
Você está prestes a desistir de alguém? Não! Deus “perdoará abundantemente” todos os que vierem a Ele (Is 55: 7). Sua poderosa Palavra pode trazer mudança (v.11), libertando homens e mulheres da prisão do pecado (João 8:32). Continue assim!
Não se canse de fazer o bem,
Embora seus trabalhos lhe causem dor
Sempre houve uma colheita
Da semeadura do grão. —Anon.
Em vez de desistir de uma pessoa, entregue essa pessoa a Deus. David C. Egner
O caminho para a perfeição
Como aquele que te chamou é santo, você também é santo em toda a sua conduta. - 1 Pedro 1:15
Ao longo da estrada rural que a nossa família leva para um local de lazer favorito é uma casa que sempre notamos. Toda vez que passamos, alguém grita: "Casa perfeita!"
Nós chamamos esta casa de estilo fazenda por este nome porque do nosso ponto de vista, como nós passamos, parece impecável. O gramado parece um tapete. Os arbustos são perfeitamente cortados. As janelas brilham. Nada parece surrado ou fora do lugar.
Quando passamos de carro, costumamos ter uma indicação clara de por que a casa parece tão arrumada. Os proprietários estão quase sempre trabalhando para manter as coisas bonitas. Com o balde ou o ancinho na mão, eles parecem determinados a combater a sujeira, a decadência e o crescimento indesejado para manter sua casa com boa aparência.
Como um proprietário que entende como é difícil manter tudo certo, posso apreciar os esforços desse casal. Mas para mim eles também simbolizam outra coisa. Nas Escrituras, Deus diz: "Seja santo, pois eu sou santo" (1 Pe 1:16). Isso significa que devemos nos esforçar pela perfeição. Como aqueles proprietários de casas, nunca podemos alcançar a perfeição. No entanto, devemos continuar com isso - limpar os maus hábitos aqui, recortando os pensamentos problemáticos de lá. É preciso um esforço constante, mas com a ajuda do Espírito, devemos continuar em nossa busca pela perfeição.
Mais pureza me dá, mais força para cultivar,
Mais liberdade das manchas de terra, mais saudades de casa,
Mais apto para o reino, mais usado eu seria,
Mais abençoado e santo, mais, Salvador, como Ti. -Felicidade
Todo filho de Deus deve ter uma semelhança crescente com o Filho de Deus. Dave Branon
Necessário: um coração tenro
Que toda amargura, ira, clamor e clamor sejam afastados de você. - Efésios 4:31
Em 12 de dezembro de 1938, o líder soviético Joseph Stalin assinou 30 listas de sentenças de morte. No entanto, naquela mesma noite, o tirano insensível foi ao seu teatro pessoal e observou duas comédias. O biógrafo de Stalin, Dmitri Volkogonov, se pergunta como qualquer ser humano poderia ter um coração tão endurecido que ele pudesse sorrir e rir depois de comandar o assassinato de cerca de 5.000 vítimas, muitas das quais ele conhecia pessoalmente.
Ao longo dos séculos, a crueldade calculada, a vingança assassina e até mesmo a terrível tortura fizeram da história uma longa história de tragédia. Mesmo se você e eu não pudéssemos nos ver assinando os mandados de morte de vítimas inocentes, ainda devemos nos proteger contra o coração duro e orar por um espírito que é exatamente o oposto do sadismo depravado de Stálin. Devemos implorar para que a capacitação divina cumpra o imperativo de Paulo: “Que toda amargura, ira, clamor e clamor sejam afastados de você, com toda a malícia. E sejam gentis uns para com os outros, de coração bondoso, perdoando uns aos outros, assim como Deus em Cristo te perdoou ”(Efésios 4: 31-32).
Peça a Jesus para ajudá-lo a substituir qualquer dureza persistente em sua vida com a bondade Dele. E mostre compaixão cristã a alguém hoje.
Senhor, tira a minha vida e torna-a totalmente Tua;
Encha meu pobre coração com Teu grande amor divino.
Tome toda a minha vontade, minha paixão, eu e orgulho;
Eu agora me rendo, Senhor, em mim permaneça. —Orr
Enquanto a vingança parece doce, há amargura no coração. Vernon Grounds
Quando você é odiado
O Senhor está do meu lado; Eu não vou temer. O que o homem pode fazer comigo? - Salmo 118: 6
Enquanto lia sobre os crentes romenos que defendiam Cristo em face da prisão, tortura e morte, pensei na exortação de nosso Senhor: “Não temas os que matam o corpo, mas não podem matar a alma” (Mateus 10:28). ). Por toda a história da igreja, os cristãos presos e sofredores encontraram consolo na certeza de que Deus os libertaria - seja de volta aos seus entes queridos na terra ou através da morte, à companhia dos santos que já estão no céu.
Embora a oposição ao cristianismo ainda exista em algumas partes do mundo, a maioria de nós não enfrenta perseguição que ameaça a vida. Mas todos os cristãos passam por testes de testes de fé.
Dennis Byrd, ex-jogador de futebol profissional que está se recuperando de uma lesão paralisante, falou de sua fé em Cristo em um talk show secular. Mas um interlocutor o denunciou veementemente por uma aparição anterior em um programa de televisão cristão. O ódio do chamador de Jesus Cristo veio alto e claro.
Como crentes ao longo dos séculos, podemos esperar que seremos odiados e atacados (João 15: 18-19). Mas não precisamos ter medo. Deus está no controle. Ele derrotará as forças do mal e honrará seu povo. Nós também podemos dizer: “O Senhor está do meu lado; Não temerei ”(Sl 118: 6).
Estar certo com Deus pode nos causar problemas com o homem. Herbert Vander Lugt
Quando alguém esquece
Não esqueça de fazer o bem e compartilhar. - Hebreus 13:16
Conta-se a história de um menino que vivia em uma região atingida pela pobreza em uma grande cidade que encontrou seu caminho para uma reunião do evangelho e foi convertido. Pouco tempo depois, alguém tentou abalar sua fé fazendo várias perguntas intrigantes: “Se Deus realmente ama você, por que alguém não cuida melhor de você? Por que ele não diz a alguém para lhe enviar um novo par de sapatos? ”O menino pensou por um momento e então disse, enquanto as lágrimas enchiam seus olhos,“ Eu acho que ele diz a alguém, mas alguém esquece! ”
Embora seja verdade que a principal obrigação do crente é levar as pessoas a Cristo, às vezes usamos isso como uma desculpa para fugir da nossa responsabilidade de também “fazer o bem e compartilhar” (Hb 13:16). Precisamos manter nosso equilíbrio espiritual e não esquecer de “fazer o bem a todos, especialmente aos que são da família da fé” (Gl 6:10). Se os incrédulos que nem mesmo conhecem o Senhor estão conscientes das necessidades de outras pessoas, quanto mais devemos nós, que experimentamos pessoalmente o amor de Deus, procurar aliviar o sofrimento e aliviar os encargos daqueles que são menos afortunados.
Se Deus lhe der um fardo para alguém em necessidade, nunca será dito de você que "alguém esqueceu!"
Se você já teve uma carga pesada
Que te levou ao desespero,
Então tenha um coração para aqueles que se dobram
Sob sua carga de cuidados. —DJD
Quanto mais o amor de Cristo cresce em nós, mais o Seu amor flui de nós. Richard DeHaan
Homem de fibra
Na Sua lei ele medita dia e noite. Ele será como uma árvore plantada junto aos rios de água. - Salmo 1: 2-3
O Dr. Denis Burkitt alcançou a fama de descobrir a causa e a cura de uma doença com o seu nome - o linfoma de Burkitt. Ele também recebeu aclamação generalizada por demonstrar os benefícios de uma dieta rica em fibras, o que lhe valeu o apelido divertido de “Homem das Fibras”.
O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que o Dr. Burkitt não foi apenas um grande pioneiro médico; ele era um servo dedicado de Deus que diariamente passava muito tempo em oração e meditação na Palavra de Deus. Ele observou: “Estou convencido de que um rebaixamento na prioridade de. . . A oração e a meditação bíblica são uma das principais causas de fraqueza em muitas comunidades cristãs. . . . O estudo da Bíblia exige ponderar profundamente sobre uma passagem curta, como uma vaca mastigando-a. É melhor ler um pouco e ponderar muito do que ler muito e refletir um pouco. ”
O Dr. Burkitt não deixou apenas um grande legado de cura; ele deixou um exemplo de santidade pessoal e proximidade com o Senhor. O segredo era seu hábito de guardar um tempo específico para a oração e a reflexão sobre a Palavra de Deus.
Poucos de nós jamais desfrutarão de realizações como a dele, mas, seguindo a prescrição do Salmo 1, podemos alcançar a mesma saúde espiritual que ele.
Na quietude da manhã,
Antes de um dia atarefado de cuidados,
Como é doce ficar sozinho com Deus
Através de Sua santa Palavra e oração! - Anderson
Deus fala para aqueles que tomam o tempo para ouvir. Haddon W. Robinson
O que fazer em uma crise
Embora eu ande no meio do problema, Você vai me reviver. - Salmo 138: 7
Luyada Gbuda, o presidente de sua denominação no Zaire, estava descrevendo as condições em sua terra natal em 1993. Mais uma vez ele usou a palavra crise.
Politicamente, a nação estava em tumulto e um surto de luta era uma possibilidade real. Economicamente, o país foi pego em uma inflação violenta. Ninguém tinha dinheiro para comprar o que poucos bens estavam nas lojas. Os preços dos combustíveis estavam subindo. A nação estava sofrendo.
Gbuda disse que, ao viajar entre os crentes do Zaire, ele proclama uma mensagem de encorajamento baseada nas palavras de Davi no Salmo 138. Ele desafia seus ouvintes a pensar na grandeza de Deus e a louvá-lo como sua verdadeira fonte de ajuda (vv. 1-6).
O salmista estava confiante na capacidade de Deus para resgatá-lo mesmo quando o problema o rodeava (v.7). E ele podia olhar para o futuro com esperança, porque se lembrava de como o Senhor cuidara dele no passado (v.3).
Todos nós enfrentamos dificuldades. Talvez você esteja em uma situação de crise agora. Você está sofrendo e com medo. Mesmo assim, você pode cantar louvores ao Deus do poder, amor e misericórdia. Pausa para lembrar que Ele pode ser confiável. É a coisa certa a fazer - e continuar fazendo - em um momento de crise.
Seja este o propósito da minha alma,
Minha solene, minha escolha determinada:
Ceder ao supremo controle de Deus,
e em cada provação me regozijar. —Anon.
Nossos problemas parecem menores quando nos lembramos da grandeza do Senhor. David C. Egner
Sempre disponível
Eu posso fazer todas as coisas através de Cristo que me fortalece. - Filipenses 4:13
A hinista sueca Lina Sandell Berg serviu com seu pai em um ministério evangelístico. Enquanto viajavam de navio, ele acidentalmente caiu ao mar e se afogou. Na necessidade do conforto que só Deus pode fornecer, ela escreveu as seguintes palavras que ainda são cantadas pelos cristãos ao redor do mundo:
Dia a dia
E a cada momento que passa, Força eu encontro
Para enfrentar minhas provações aqui;
Confiando na
sábia dádiva de Meu Pai,
não tenho motivos
para preocupação ou medo.
Os conselheiros seculares nos aconselham a extrair forças de nossos próprios recursos internos. Mas isso é irremediavelmente irrealista. O simples fato é que em nós mesmos não temos o que é preciso para lidar com todas as pressões e problemas da vida. Mesmo os mais fortes entre nós têm fraquezas. Somos suscetíveis a humores vacilantes, tentações pecaminosas e hábitos escravizantes.
Em 2 Coríntios 12: 7-10, o apóstolo Paulo referiu-se a uma fraqueza que ele chamou de “espinho na carne”. Mas ele não resistiu por conta própria. Ele orou por libertação, mas ao invés disso ele foi fortalecido pelo Senhor para que ele pudesse suportar suas dificuldades opressivas.
Em tempos de conflito e derrota, somos forçados a confessar que precisamos de uma fonte de força além de nós mesmos. E podemos nos alegrar por existir uma fonte sempre disponível sobre a qual podemos extrair - a inesgotável graça de Deus.
Quando Deus dá um fardo, Ele sempre dá a graça para suportá-lo. Vernon Grounds
Uma tempestade se aproxima!
Os céus passarão com um grande barulho. - 2 Pedro 3:10
Vários anos atrás, na Flórida, observei o céu, ameaçadoramente negro, enquanto um vento uivante conduzia a chuva em lençóis ardendo sobre as águas revoltas da baía. Um furacão estava se aproximando! Durante todo o dia, estações de rádio e televisão deram instruções urgentes sobre como se proteger contra os ventos destrutivos e as ondas da tempestade iminente.
Enquanto observava a atividade furiosa das pessoas em antecipação a essa ameaça tropical, fiquei imaginando por que as pessoas levarão tão a sério as advertências emitidas pelo departamento meteorológico, embora teimosamente se recusem a ouvir a advertência de Deus sobre um desastre muito maior que está vindo sobre o mundo inteiro. . A Bíblia nos diz: “O dia do Senhor virá como um ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande ruído, e os elementos se fundirão com calor ardente; tanto a terra como as obras que nela estão serão queimadas ”(2 Pedro 3:10).
Sim, há um desastre terrível pela frente. Mas há uma maneira certa de escapar de seus estragos. É encontrado em Cristo. Aqueles que colocaram sua fé Nele desfrutam de Sua paz aqui na terra e têm a garantia de passar a eternidade com Ele no céu.
Você está preparado? Se não, aceite o Senhor Jesus como seu Salvador hoje (Rm 10: 9-13).
Eternidade à parte de Deus
Espera todos aqueles que dizem
Que não há inferno para evitar
Ou futuro dia de julgamento. —Sesper
Rejeitar a libertação é convidar a destruição. Richard DeHaan
Em uma base de primeiro nome
Ele chama Suas próprias ovelhas pelo nome e as conduz para fora. - João 10: 3
Sempre que visito a igreja presbiteriana coreana em Baltimore, noto que as pessoas raramente se referem umas às outras pelo primeiro nome. Eles falam formalmente uns dos outros e uns aos outros - o Sr. Kim, o Sr. Pyen, a Sra. Hugh. Um dia perguntei ao Sr. Pyen sobre esse costume. Ele respondeu: "Só quando conhecemos as pessoas intimamente usamos o primeiro nome".
Talvez seja por isso que eu respondi negativamente quando o chefe de uma organização religiosa me escreveu pedindo meu apoio financeiro. Começou com "Querido Dennis" e assinou sua carta, "Bob". Era uma carta impessoal vestida com a familiaridade.
Jesus nos chama pelo nome porque nos conhece tão bem. Essa é a imagem que temos em João 10. Quando um pastor oriental estava com o mesmo rebanho por muitos anos, ele desenvolveu uma relação próxima com cada animal. Ele lhes dava nomes descritivos como “perna marrom” ou “orelha negra”. E quando ele os chamava, eles respondiam à sua voz.
Assim também, quando Jesus nos pede para segui-lo e obedecê-lo, seu chamado vem com a promessa de proteção, orientação, sustento e descanso que precisamos naquele tempo em nossas vidas. Seu chamado é adequado às nossas necessidades porque Ele nos conhece intimamente. Ele nos conhece em uma base de primeiro nome.
Meu Pastor é o Senhor que conhece minhas necessidades,
e eu sou abençoado;
Por correntes calmas, em pastos verdes, Ele lidera
E me faz descansar. —Salter
Você não é apenas um número que os computadores podem rastrear; Cristo conhece sua necessidade, seu nome e seu rosto. Dennis J. DeHaan
Não faça um macaco de si mesmo
Louvar-te-ei, porque sou feito com temor e maravilhosamente. - Salmo 139: 14
A pasta colorida que recebi pelo correio anunciava uma série de livros descrevendo “o estudo mais fascinante sobre a origem do homem já publicado”. A propaganda sugere que através de eras de tempo a matéria primitiva evoluiu para criaturas vivas que acabaram se tornando o homem moderno. Dessa apresentação pseudocientífica, só posso concluir que minha existência é o resultado de um acidente químico e que minha vida não tem um propósito real. Eu sou um animal patético, de fato!
A Bíblia declara que o homem foi criado por um ato especial do próprio Criador, que soprou nele “o sopro da vida” (Gn 2: 7). Ele foi feito à imagem de Deus para que pudesse viver para Ele e desfrutá-lo para sempre.
Se acreditamos que somos os produtos do acaso, porém, sem significado ou destino, nosso comportamento refletirá apenas uma preocupação pela "próxima banana". Mas, como somos feitos à semelhança de Deus, nossas vidas têm significado. Devemos manifestar em pensamento, palavra e ação a eterna glória e propósito de nosso Criador - Aquele que se revelou em Jesus Cristo!
Reconhecendo que você é criado à imagem de Deus e não é apenas um animal, como você vai viver hoje?
Deus culminou Sua criação maravilhosa,
fazendo o homem à Sua imagem sublime;
E concedeu-lhe poder e domínio,
E por sim em Sua presença para brilhar. —Bennard
Toda a criação traz o autógrafo de Deus. Mart DeHaan
Olhe no livro primeiro
Seus testemunhos também são meu prazer e meus conselheiros. - Salmo 119: 24
Vários anos atrás, essas palavras apareceram na capa da lista telefônica de Grand Rapids: “Olhe primeiro no livro.” Era um lembrete para verificar suas páginas em busca de números antes de ligar para a telefonista.
Isso me lembrou de um paralelo espiritual: antes de enfrentarmos qualquer desafio ou buscarmos a bênção do Senhor em nossa vida, devemos procurar primeiro em Seu Livro por Sua direção e orientação. Quando negligenciamos olhar na Bíblia, corremos o risco de nos envolver em relacionamentos que Ele não pode abençoar e em atividades que Deus não aprova.
Em seu livro Hints to Young Christians, OT Gifford fez o seguinte comentário: “Se você está ficando preguiçoso, leia James. Se sua fé estiver abaixo de par, leia Paulo. Se você é impaciente, considere o livro de Jó. Se você é um pouco tonto, vá e veja Moisés. Se você é fraco, dê uma olhada em Elijah. Se não há música em seu coração, ouça David. Se você se sentir espiritualmente frio, peça ao amado discípulo João para colocar seus braços ao seu redor. E se você está perdendo de vista o futuro, suba ao Apocalipse e tenha um vislumbre do céu! ”
Amigo, ao encarar a vida hoje com suas muitas exigências, deixe a Bíblia ser sua conselheira. Olhe no livro primeiro!
O concede-nos a graça, Senhor todo-poderoso,
para viver de acordo com sua palavra,
sua verdade na mansidão para acreditar,
e todos seus preceitos a receber. —Anon.
As verdades da Bíblia devem ser aplicadas na vida. Henry G. Bosch
O que você está correndo para?
É bom que eu me aproxime de Deus; Eu coloquei minha confiança no Senhor Deus. - Salmo 73:28
Autor e cartunista James Thurber fez esta observação provocante sobre a vida: "Todas as pessoas devem aprender antes de morrer o que estão correndo e para o que estão correndo e por quê."
Nossos pensamentos e ações no presente são moldados por algo em nosso passado: um pai que estabelece padrões que nunca podemos alcançar; abuso sexual; um grande potencial no ensino médio que fracassou quando saímos para a vida; insegurança; crescendo em uma área remota ou crescendo no centro da cidade.
Também precisamos descobrir para onde estamos indo. Algumas pessoas, competindo por fama temporária e fortuna, são como passageiros que estão lutando pelos melhores assentos em um ônibus para o esquecimento. Outros planejam sua aposentadoria - mas não para a velhice ou para além da morte.
O salmista Asafe sabia do que estava fugindo. Ele viveu em dúvida perto do bairro do desespero. Ele também sabia o que estava correndo e por quê. Ele cantou: “É bom que eu me aproxime de Deus; . . . para que eu possa declarar todas as tuas obras ”(Sl 73:28). Ele também disse: “Tu me guias com o teu conselho e depois me receberás para a glória” (v.24).
Você já descobriu o que você está correndo? Mais importante, você sabe para o que está correndo?
Aqueles que buscam conhecer o verdadeiro significado da vida
podem encontrá-lo de uma só maneira:
conhecendo o Senhor como seu Salvador
e vivendo para Ele dia a dia. JDB
Mantenha seus olhos no Senhor e você não perderá de vista o propósito da vida. Haddon W. Robinson
Rock Bottom
É bom para mim que eu tenha sido afligido, para que eu aprenda seus estatutos. - Salmo 119: 71
Eu tinha trinta e poucos anos, era esposa e mãe dedicadas, trabalhadora cristã ao lado do meu marido. Ainda interiormente eu me achei em uma viagem que ninguém quer levar, a viagem para baixo. Eu estava indo para aquele certo tipo de colapso que a maioria de nós resiste, o colapso da minha teimosa auto-suficiência.
Finalmente experimentei o estranho alívio de atingir o fundo do poço, onde fiz uma descoberta inesperada: a rocha sobre a qual eu havia sido jogado não era outra senão o próprio Cristo. Lançando-se somente sobre Ele, eu estava em posição de reconstruir o resto da minha vida, desta vez como uma pessoa dependente de Deus, em vez da pessoa auto-dependente que eu tinha sido. Minha experiência fundamental tornou-se um ponto de virada e um dos desenvolvimentos espirituais mais importantes da minha vida.
A maioria das pessoas sente qualquer coisa além de espiritual quando atinge o fundo. Sua miséria é freqüentemente reforçada por cristãos que têm uma visão muito míope do que o sofredor está passando e por quê. Mas nosso Pai celestial está bem satisfeito com o que Ele pretende trazer para fora de um processo tão doloroso. Uma pessoa que conhece o segredo da vida dependente de Deus pode dizer: “É bom para mim que eu tenha sido afligido, para que eu aprenda os teus estatutos” (Sl. 119: 71).
Levante seus olhos, desanime um,
o senhor sua ajuda será;
A nova força virá dAquele que disse:
“Para o descanso, vinde a mim”.
Quando um cristão atinge o fundo do poço, ele descobre que Cristo é um alicerce firme. Joanie Yoder