ministério pãodiário
Chame seu nome
Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. - Romanos 10:13
Gary Burge, professor da Bíblia, estava no final de uma longa e vazia rua de Gaza. Ele estava em Israel para pesquisar um livro sobre os fiéis palestinos e queria conversar com um dr. Hassan no hospital Ali Arab. O hospital ficava do outro lado da rua, então ele começou a andar. Ele logo descobriu por que a rua estava vazia. De um lado estava a milícia israelense; do outro, jovens palestinos.
No meio da rua, a calma foi abalada por gritos de raiva, o barulho caótico de pedras batendo em escudos militares de plástico e o estalar de rifles disparando balas de borracha. Burge começou a correr. Ao chegar ao hospital, ele gritou desesperadamente: Hassan! Eu vim ver o Dr. Hassan! A porta se abriu um pouco e uma mão o puxou para dentro. Burge havia chamado o nome daquele que poderia salvar sua vida.
Para os pecadores, "não há outro nome debaixo do céu dado entre os homens pelo qual devemos ser salvos" (Atos 4:12). Jesus é esse nome, "o nome que está acima de todo nome" (Filipenses 2: 9). Todos nascemos em pecado. Não temos esperança de nunca nos salvarmos (Efésios 2: 8-9). Nossa situação é desesperadora. A única maneira de escapar é chamar Jesus, que promete nos salvar de todos os nossos pecados. Mas devemos perguntar a ele.
E quanto a você? Você já chamou o nome dele?
Nenhum outro nome pode me salvar,
Nenhum outro nome ao lado,
Mas Jesus Cristo, o Senhor ressuscitado,
Aquele que eles crucificaram. —Brandt
Para entrar no céu, é quem você conhece que conta. David C. Egner
Você é um modelo
Imita-me, assim como eu também imito a Cristo. - 1 Coríntios 11: 1
Charles Barkley, famoso jogador de basquete da Phoenix Suns, disse em um comercial de televisão: "Eu não sou um modelo". Mas, goste ou não, ele é. Todo mundo é um modelo para outra pessoa.
À medida que crescemos, temos muitos modelos, pessoas que nos inspiram - pais, professores, atletas, líderes políticos, personagens em romances e nas páginas da história.
A Bíblia também nos dá muitos modelos. O apóstolo Paulo, por exemplo, é um exemplo desafiador de discipulado. Na verdade, ele se manteve como um padrão para todos os cristãos seguirem. “Imita-me”, exortou ele, “assim como eu também imito a Cristo” (1 Co 11: 1). Ele sabia, é claro, que só poderia servir como um exemplo piedoso se seguisse fielmente seu Senhor.
Paulo elogiou os tessalonicenses porque eles o seguiram e ao Senhor (1 Tessalonicenses 1: 6). Eles se tornaram exemplos para todos os crentes na Macedônia e na Acaia, e eles eram bem conhecidos por sua fé em Deus (vv.7-8).
Ao copiarmos Paulo, que estava copiando o Salvador, nós nos tornamos modelos que estão sendo copiados. Qual é a qualidade da nossa influência espiritual? Negativo ou positivo? Lembre-se, não pode ser neutro. Ninguém pode dizer com razão: "Eu não sou um modelo".
Nós não podemos viver nossas vidas sozinhos,
Para outras vidas que tocamos
São fortalecidos por nós mesmos
Ou enfraquecidos da mesma forma. —Anon.
Os melhores modelos modelo de Cristo. Vernon Grounds
A cura da igreja
Fique em paz entre vocês. - 1 Tessalonicenses 5:13
Não parece haver muitas coisas com as quais as pessoas concordam nesses dias, mas recentemente notei um consenso geral sobre pelo menos dois itens: as pessoas estão reconhecendo que a violência é um problema crescente e que fumar é um perigo para a saúde. Até mesmo o governo dos EUA lançou programas para se opor a eles.
Algumas pesquisas recentes mostram, no entanto, que o governo pode não ser o melhor lugar para encontrar respostas para esses dois problemas. Em uma edição de 1993 do Family Research Report , um estudo indicou que aqueles que frequentam a igreja regularmente fumam menos que a população em geral. Da mesma forma, a irmandade era vista como uma característica fundamental das famílias livres de violência.
Simplesmente caminhar pelas portas da igreja, é claro, não nos muda. Mas as verdades ensinadas na igreja, assim como o encorajamento de outras pessoas tementes a Deus, nos afetam (1 Tessalonicenses 5: 14-22). Podemos adorar nosso Deus, crescer em nossa caminhada com Ele e nos cercar de outros que O amam. Esses são ótimos incentivos para fazer o que é certo.
Frequentar a igreja não nos torna perfeitos. Mas seguir os ensinamentos de Deus e adorar o Senhor certamente nos ajudará muito a nos tornar melhores.
Nossa semana é deficiente sem esse único objetivo:
honrar o Dia do Senhor e nutrir nossa alma;
A ajuda que precisamos para as provações que enfrentamos
Virá quando nós adorarmos e nos basearmos na graça de Deus. —DJD
Para continuar crescendo em Cristo, continue indo à igreja. Dave Branon
"Eu machuco por você"
Se um membro sofre, todos os membros sofrem com isso. - 1 Coríntios 12:26
Quando meus filhos eram jovens, um deles esfregou o dedão do pé e fez uma careta de dor. Vendo-o tentando bravamente suportar a agonia daqueles momentos, eu disse: “Filho, eu realmente sinto muito. Meu dedo doí dói para você.
Erguendo a cabeça, ele olhou para mim e respondeu: "Pai, seu dedo não está doendo, não é?"
Não, eu não senti nenhuma dor física, mas compartilhei o sofrimento dele. Eu até desejei que sua dor pudesse de alguma forma ser transferida para o meu corpo.
O apóstolo Paulo disse que todos os crentes em Cristo são parte de um só corpo (1Co 12:13). E se uma parte sofre, “todos os membros sofrem com ela” (v.26).
Você está triste quando um irmão em Cristo está com problemas? Te incomoda quando um crente tropeça no pecado e é trazido sob a mão do Senhor? Você sente tristeza de coração quando um filho de Deus está passando pelas águas profundas da aflição e da provação? Se não, peça ao Senhor agora mesmo para ajudá-lo a se tornar o tipo de pessoa que pode compartilhar a angústia dos outros e simpatizar com eles.
Sim, para cada cristão que encontramos que está em algum tipo de angústia, devemos estar prontos para dizer em nossos corações: "Eu sofro por você".
Os feridos precisam de simpatia,
Eles precisam saber que estamos lá;
Uma palavra tranquila, um toque carinhoso
Assegura-lhes que nos importamos. —DJD
Empatia é sua dor no meu coração.
Richard DeHaan
Oração Inconsistente
Da mesma boca procedem bênçãos e maldições. - Tiago 3:10
Certa manhã, à mesa do café da manhã, um pai pediu a bênção de Deus sobre a comida, como de costume. Em linguagem piedosa e exaltada, ele agradeceu ao Senhor por todas as Suas provisões abundantes. Mas quando ele começou a comer, ele resmungou sobre a má qualidade da comida e reclamou da maneira como ela foi cozida. Seu adolescente o interrompeu.
"Papai", ela começou, "você acha que Deus ouviu sua oração?"
"Certamente", ele respondeu confiante.
“E ele também ouviu quando você reclamou do bacon e do café agora?” Ela perguntou.
"Por que, claro!" Ele gritou. “Então em qual de suas declarações Deus creu?” O rubor em suas bochechas tornou óbvio que sua pergunta perspicaz havia chegado em casa.
Demasiadas vezes as nossas orações são nada mais do que uma retórica vazia. Damos belas palavras, mas elas parecem vir do topo de nossas cabeças, não do fundo de nossos corações. Muitas de nossas orações públicas são pomposas e verbosas, e nossas orações particulares são anêmicas e banais. Esquecemos que o que dizemos a Deus deve ser consistente com o modo como vivemos.
Evitemos a hipocrisia de agradecer superficialmente a Deus, enquanto no fundo de nossos corações estamos insatisfeitos com nossas bênçãos. Cuidado com a oração inconsistente.
Pois palavras sem o coração
O Senhor nunca ouvirá,
Nem aos lábios
quem assistirá Cujas orações não sejam sinceras. —Burton
Não é o suficiente para fazer uma oração - temos que viver também. Henry G. Bosch
Equipado para a tarefa
Seja forte e de boa coragem; . . . porque o Senhor teu Deus está contigo onde quer que você vá. - Josué 1: 9
Eu estava na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhando como técnico em cirurgia em um hospital do exército, quando ouvi o chocante anúncio no rádio: “Franklin Delano Roosevelt está morto!” Fiquei triste e preocupado. O vice-presidente Harry Truman estava qualificado para ser presidente?
Fiquei aliviado quando o ouvi dizer que ele sentia como se um enorme peso tivesse caído sobre seus ombros e que desejava que as pessoas em todos os lugares rezassem por ele. Isso me tranquilizou que ele reconheceu humildemente suas inadequações e sua necessidade pela ajuda de Deus.
Poucos de nós jamais serão empurrados para uma posição de liderança com deveres dessa magnitude, mas a maioria de nós conhece o sentimento de inadequação em face de uma grande responsabilidade que estamos prestes a assumir. Pode ser o de assumir um novo emprego, conseguir uma promoção no trabalho, escolher um cônjuge, tornar-se pai ou aceitar um novo ministério na escola dominical ou na igreja.
Quando enfrentamos um novo desafio, podemos tomar coragem das palavras do Senhor para Josué (1: 9). Podemos aceitar nossa oportunidade como Dele e crer que Ele nos dará tudo o que precisamos para fazer bem. Se meditarmos em Sua Palavra, obedeçá-la, em oração, confiar Nele e trabalhar diligentemente, Ele fará o resto. Ele nos equipará para a tarefa.
O Senhor lhe dará ajuda e força
Para o trabalho que Ele pede Você faz:
Para servi-lo de um coração de amor
É tudo o que ele pede de você. —Fasick
O chamado de Deus para uma tarefa inclui Sua força para completá-lo. Herbert Vander Lugt
Por que eu?
Um deles, quando viu que estava curado, voltou e com grande voz glorificou a Deus. - Lucas 17:15
Alguns anos atrás, um jovem desleixado e mal ajustado chamado Tim (não seu nome verdadeiro) foi convertido a Cristo em uma cruzada evangelística. Alguns dias depois, ainda desleixado, mas banhado no amor de Cristo, ele foi enviado para minha casa para que eu pudesse ajudá-lo a encontrar uma boa igreja. E foi assim que ele começou a frequentar a minha.
Embora Tim precisasse e recebesse muita ajuda amorosa em preparações pessoais e graças sociais básicas, uma característica permaneceu inalterada - seu amor indomável por seu Salvador.
Um domingo depois da igreja, Tim correu para o meu lado, parecendo um pouco perplexo. Ele lamentou: “Por que eu? Eu continuo me perguntando, por que eu? ”Oh, não, eu pensei, ele se tornou outro cristão queixoso. Então, com os braços estendidos, ele continuou dizendo: “De todas as pessoas no mundo que são maiores e mais inteligentes do que eu, por que Deus me escolheu?” Com isso, ele bateu palmas alegremente.
Ao longo dos anos, ouvi muitos cristãos, inclusive eu, perguntar “Por que eu?” Durante tempos difíceis. Mas Tim é o primeiro que ouvi essa pergunta ao falar sobre as bênçãos de Deus. Muitos foram convertidos na mesma noite que Tim, mas eu me pergunto quantos deles humildemente perguntaram: “Por que eu?” Podemos perguntar isso com frequência.
Eu não sei porque a maravilhosa graça de Deus
para mim Ele fez conhecido;
Nem por que, indigno, Cristo em amor
me redimiu por si mesmo. - pouco
A gratidão deve ser uma atitude contínua, não um incidente ocasional. Joanie Yoder
Luz e escuridão
Vamos colocar a armadura de luz. - Romanos 13:12
Kathleen Matson e sua família se mudaram para Tóquio por 3 anos. Como menos de 1% dos cidadãos do Japão acredita em Jesus Cristo, ela disse que a nação pode ser considerada como não alcançada pelo evangelho.
“Ao fazermos a nossa casa em Tóquio”, escreveu ela, “sou especialmente desafiada por Romanos 13:12: 'A noite está longe, o dia está próximo. Por isso, rejeitemos as obras das trevas e vistamos as armas da luz. Eu preciso ser uma luz no meio de uma grande escuridão. Minha vida precisa ser um exemplo brilhante para aqueles que nunca ouviram o evangelho de Jesus Cristo ”.
Kathleen continuou: “A tarefa parece esmagadora. . . . Como posso fazer isso? Como posso 'não devo nada a não ser amar um ao outro'? (v.8). Eu não posso fazer isso sozinho. É somente colocando o Senhor Jesus Cristo (v.14) que eu posso atender a essa necessidade urgente ”.
A escuridão da incredulidade não é encontrada apenas em lugares distantes como Irian Jaya, Tóquio ou Tibete. As ruas de St. Louis ou Miami ou Nova York ou Toronto também são escurecidas pela incredulidade. Onde quer que estejamos, nosso testemunho se torna mais efetivo quando acompanhado de uma vida piedosa. Que possamos ser luzes na escuridão - apontando nosso mundo para a Fonte de nossa luz, o Senhor Jesus Cristo.
Não ofusque, pequena vela,
mostre Jesus através de mim!
Brilha intensamente até que os outros
a luz ver claramente! Adams
A menor luz é vista na noite mais escura. David C. Egner
Mandamento 1 - Adorar somente a Deus
Não terás outros deuses diante de mim. - Êxodo 20: 3
O estadista britânico WE Gladstone (1809-98) visitou o Christ Church College e falou com otimismo sobre a melhoria da sociedade inglesa durante sua vida. Sua visão era tão positiva que um estudante o desafiou: “Senhor, não há sinais adversos?” Gladstone refletiu: “Sim, há uma coisa que me assusta - o medo de que Deus parece estar morrendo das mentes dos homens. "
Obedecer ao primeiro mandamento impediria que isso acontecesse. No entanto, o homem tenta fazer deuses sem dinheiro, posses materiais, prazer, conhecimento, pessoas e, ao fazê-lo, esquece o verdadeiro Deus. Mas nenhuma coisa criada pode preencher o lugar em nosso coração que Deus pretende para Si mesmo.
Perguntaram a uma criança: “Quantos deuses existem?” “Apenas um”, ele respondeu. “Como você sabe?” “Porque,” ele disse, “Deus preenche o céu e a terra, então há espaço para apenas um.”
Nossa adoração a Deus se concentra quando recebemos Jesus como nosso Salvador pessoal, pois Ele é Deus na carne (João 1:14). Mas por que Deus nos manda amar e adorar somente a Ele? Porque n'Ele vivemos e nos movemos e temos o nosso ser (Atos 17:28), e dEle recebemos a vida eterna (Col. 1: 13-18). Ele tem todo o direito de dizer: "Nenhum outro deus!", Porque só Ele é o Deus vivo e verdadeiro, que nos criou e nos redimiu.
Para Estudo Adicional e Reflexão
Mateus 10: 34-39; Mateus 22: 34-40;
Marcos 12: 28-34; Lucas 10: 25-28
Somente Deus que preenche o universo pode preencher o coração humano. Dennis J. DeHaan
Mandamento 2 - Recusar Idolatria
Você não deve fazer para si mesmo uma imagem esculpida. - Êxodo 20: 4
Anos atrás, a revista Life carregava em sua capa a representação de Deus de um artista como um homem velho de longos cabelos brancos e feições faciais severas.
Charles Hodge disse: “A idolatria consiste não apenas na adoração de falsos deuses, mas também na adoração do verdadeiro Deus por imagens”.
Qualquer retrato visual da divindade pode ser perigoso. Nenhuma coisa criada pode transmitir o caráter verdadeiro e completo de Deus. É por isso que Deus ordenou a Israel que não fizesse nenhuma imagem ou semelhança de qualquer coisa no céu ou na terra como objeto de adoração. Tais imagens desonram a Deus porque distorcem a Sua glória, e isso pode levar ao pecado.
O teólogo JI Packer sugere que o povo de Israel pretendia adorar a Jeová quando Arão fez o bezerro de ouro. Ele diz que eles estavam usando a imagem de touro como um lembrete do grande poder de Deus ao libertá-los do Egito. Mas a força é apenas um aspecto do seu caráter. O bezerro não mostrou nada da Sua santidade. Assim, o povo transformou a “festa ao Senhor” em uma festa selvagem e sensual (Êxodo 32: 5-8).
Adorar uma imagem ou imagem de qualquer Pessoa da Trindade é idolatria e oculta a glória de Deus. Isso nos leva ao erro. "Deus é Espírito, e aqueles que O adoram devem adorar em espírito e verdade" (João 4:24).
Grande Pai de glória, puro Pai da luz,
Teus anjos te adoram, todos velando a vista;
Todos os louvores que renderíamos - nos ajude a ver que
só o esplendor da luz te esconde! —Smith
Deus nos fez à sua imagem, mas não podemos fazê-lo no nosso. Dennis J. DeHaan
Mandamento 3 - Respeite o nome de Deus
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. - Êxodo 20: 7
O terceiro mandamento foi levado tão a sério por Israel que, certa vez, os escribas nem mesmo escreveram o nome Yahweh (Jeová) até que primeiro tomassem banho e trocassem de roupa. Então, depois de escreverem, tomariam outro banho e trocariam de roupa novamente.
Seu foco na palavra em si, no entanto, muitas vezes negligenciava as implicações mais amplas do mandamento. JI Packer diz: “O que é proibido é qualquer uso ou envolvimento do nome de Deus que seja vazio, frívolo ou insincero”. Isso inclui qualquer tipo de irreverência, porque não leva a sério o caráter e a reputação de Deus que é representado por Seu nome. Nem devemos usar o nome de Deus ou de Jesus Cristo como profanação, porque isso não expressa louvor, adoração nem fé.
O mandamento também se refere a quebrar uma promessa quando o nome de Deus é usado para apoiar a palavra. Mas mesmo quando nenhuma referência é feita a Deus, toda promessa que fazemos a outra é feita na presença de Deus e, portanto, é tão obrigatória quanto se tivéssemos invocado o nome Dele.
Como o terceiro mandamento nos condena a todos! Mas agradeça a Deus pelo nome de Jesus, que significa Salvador. Ele fornece o perdão e ajuda que precisamos para manter o terceiro mandamento e tornar-se homens e mulheres conhecidos por serem fiéis à sua palavra.
• De que maneiras eu ouço as pessoas usando mal o nome de Deus?
• Como eu sou culpado de quebrar este comando?
Se você se importa com Deus, lide com o nome dele com cuidado. Dennis J. DeHaan
Mandamento 4 - Tire um dia para descansar
O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. - Marcos 2:27
Uma parte importante do quarto mandamento é a instrução de Deus para o trabalho (Êx 20: 9), um ponto muitas vezes esquecido. O trabalho legítimo glorifica a Deus e tem um significado eterno (Efésios 6: 5-8), se feito em equilíbrio com o descanso apropriado. Essa é a verdade subjacente deste mandamento.
O trabalho eficaz e que honra a Deus é impossível sem descanso. É por isso que Deus ordenou um ritmo de trabalho e descanso baseado em Suas ações durante os sete dias da criação (Êxodo 31:17). Quando adulteramos esse padrão, ficamos em apuros. Durante a Revolução Francesa, quando a semana de 7 dias foi prolongada para uma semana de 10 dias, até os cavalos ficaram doentes. Sem renovação, o corpo se quebra.
Mas há um significado espiritual mais profundo para observar um dia de descanso. Embora devamos evitar todas as atitudes e práticas legalistas a esse respeito (Rom. 14: 5-6), precisamos de um tempo regular para refletir sobre nosso relacionamento com Deus - um descanso não apenas para a renovação física, mas para a renovação espiritual. Devemos ponderar o que Cristo fez por nós na cruz e experimentar o descanso que vem confiando completamente em Sua obra consumada (Hb 3–4).
Precisamos dar uma nova olhada neste velho mandamento sobre o dia de descanso de Deus?
Quando nós tiramos um tempo para nos divertir e brincar,
Para descansar ao longo do caminho ocupado da vida,
E quando paramos para nos ajoelhar e orar -
Nós seremos renovados dia após dia. —DJD
Nosso dia de descanso dá sentido ao resto da semana. Dennis J. DeHaan
Mandamento 5 - Honre seus pais
Honre seu pai e sua mãe, para que seus dias sejam longos na terra. - Êxodo 20:12
Era uma carta triste e sem assinatura de uma mãe idosa. “Eu tenho um filho único”, escreveu ela, “que faz todo tipo de coisas para outras pessoas, mas odeia fazer qualquer coisa por mim. Ele raramente me visita, embora eu viva a apenas 8 minutos de distância. Ele raramente telefona.
Deus coloca uma alta prioridade nas relações familiares ao longo da vida - assim diz o quinto mandamento. Na superfície parece direcionado exclusivamente para crianças, mas os pais devem dar o exemplo. As crianças aprendem a honrar, respeitar e obedecer a seus pais quando vêem a mãe e o pai honrando um ao outro, quando se sentem respeitados, afirmados e amados por seus pais e quando observam sua obediência a Deus. Este mandamento para as crianças realmente nos toca a todos.
Quantos de nós foram tão atenciosos com nossos pais quanto poderíamos ter sido? E quem de nós como pais tem sido para nossos filhos tudo o que deveríamos ter sido? Embora tenhamos quebrado este mandamento, nossa culpa foi removida pela morte de Jesus na cruz. Ele dá a coragem de pedir perdão aos nossos filhos e aos nossos pais. E se eles não estiverem vivos, podemos mostrar a sinceridade de nosso arrependimento fortalecendo nossos outros relacionamentos familiares.
Honramos nosso Pai quando honramos nossos pais.
Filhos que honram seus pais
Estão fazendo o que é bom aos olhos de Deus;
Pais que amam e admoestam
estão ensinando a fazer o que é certo. —Sesper
Honrar nossos pais é aprendido pelo exemplo. Dennis J. DeHaan
Mandamento 6 - Valorizar a vida humana
Você não deve matar. - Êxodo 20:13
Os judeus entenderam claramente que o sexto mandamento se refere ao assassinato - a captura maliciosa da vida humana. Não proíbe os governos de usar a pena de morte ou de guerrear. Este mandamento trata apenas da moralidade privada.
Êxodo 20:13 é baseado na verdade divina de que a vida humana é sagrada e que devemos protegê-la e preservá-la. Todo ser humano tem a imagem de Deus. Até mesmo um embrião é marcado por uma identidade única desde o momento da concepção. A vida é o presente mais precioso de Deus e só Ele tem o direito de aceitá-la. O aborto, a eutanásia e o suicídio assistido por médicos devem todos ser vistos à luz do direito de Deus à nossa vida.
Jesus trouxe o sexto mandamento à porta de todos quando Ele disse que ficar zangado com alguém sem causa nos faz culpado de assassinato (Mateus 5: 21-22). E João escreveu: “Quem odeia a seu irmão é homicida” (1 Jo 3:15). Isso faz de nós todos assassinos em desesperada necessidade do perdão e da misericórdia de Deus.
Obrigado Senhor por seu amor e perdão. Ajude-nos pelo Seu Espírito Santo a amar os outros como você nos amou, e ao fazê-lo para valorizar a vida, proteger a vida e enriquecer a vida como um presente de você.
Pontos a Ponderar
O que John quis dizer quando disse que, se odiamos
alguém, somos assassinos? (1 João 3:15) Como
essa verdade nos ajuda a perdoar aqueles que nos magoam?
A raiva é apenas uma letra curta de perigo. Dennis J. DeHaan
Mandamento 7 - Mantenha-se puro
Não cometerás adultério. - Êxodo 20:14 Fuja da imoralidade sexual. - 1 Coríntios 6:18
A Bíblia está atualizada em questões sexuais. Há muito tempo, Deus advertiu contra o adultério e a fornicação. Com efeito, Ele disse: “Diga não!” Agora, no século 20, com a terrível ameaça da AIDS, muitos legisladores, educadores e médicos estão concordando com o Todo-Poderoso.
A Grand Rapids Press publicou um artigo intitulado “A abstinência: a nova ênfase na educação sexual”. Falou de Will Heiss, de 16 anos, um “educador de pares” que desafia crianças mais novas a dizer não à atividade sexual - e elas estão ouvindo .
O autor e palestrante do campus Josh McDowell lembrou ao público da faculdade que o sétimo mandamento é uma provisão graciosa de Deus, dada para nossa proteção. Josh contou sobre um homem que teve vários relacionamentos sexuais. O homem mais tarde recebeu a Cristo e conheceu uma mulher maravilhosa com quem se casou. "Ela é preciosa", confidenciou o homem, "mas na intimidade do nosso casamento eu sou assombrado pelos 'fantasmas' daqueles assuntos anteriores".
A abstinência até o casamento é uma salvaguarda certa. Ele protege o dom da intimidade sexual que deve ser desfrutada dentro de um relacionamento duradouro de compromisso e confiança. Deus odeia a imoralidade sexual porque tem o maior bem de homens e mulheres no coração.
Senhor, conceda-me força do dia a dia -
Como eu estou propenso a me perder!
As paixões da minha carne são fortes;
Sê tu, meu Deus, um escudo do mal. —DJD
Os mandamentos de Deus não foram dados para nos frustrar, mas para nos satisfazer. Dennis J. DeHaan
Mandamento 8 - Mantenha as mãos afastadas
Você não deve roubar. - Êxodo 20:15
Tom e Pauline Nichter eram um casal sem teto e desempregado que morava no carro ou com parentes há meses. Então, a carteira que encontraram contendo notas de US $ 100 parecia um golpe inesperado. Mas eles devolveram tudo ao turista que o perdeu. "Poderíamos ter usado esse dinheiro", disse Pauline. "Mas não fomos educados dessa forma, e não queríamos que nosso filho fosse educado dessa maneira."
Se todos praticassem a honestidade assim, isso revolucionaria a sociedade. Empregado roubo de bens e tempo iria parar. Roubar ficaria fora de moda. A sobrecarga de bens e serviços terminaria. Os preços podem ser reduzidos. E todos nós teríamos mais do que é nosso por direito.
O oitavo mandamento revela o desejo de Deus por esse tipo de sociedade. Baseia-se no princípio de que tudo pertence a Deus e que, quando enganamos uma instituição ou uma pessoa, estamos roubando do Senhor. Também protege o direito de todos de serem proprietários de propriedade no único sentido que Deus permite - não acumular mais e mais para ganho pessoal, mas administrar sabiamente o que é Dele para o bem dos outros.
Um relacionamento vivo com Cristo pode nos impedir de ser ladrões. À medida que esse relacionamento cresce, Ele nos ensina como ser doadores - não tomadores.
Tirar dos outros o que é deles
está roubando do Senhor;
Tudo o que eles têm é da Sua mão -
é deles pela Sua própria palavra. —DJD
Os cristãos não possuem sua riqueza - eles devem isso. Dennis J. DeHaan
Mandamento 9 - Diga a verdade
Você não deve levantar falso testemunho contra seu vizinho. - Êxodo 20:16
Como estamos propensos a mentir! Com um golpe de exagero aqui, um detalhe omitido ali, ou um silêncio enganoso, distorcemos a verdade. No entanto, a verdade é o alicerce e a superestrutura de todos os relacionamentos. Remova as vigas da verdade e a sociedade se desfaz em si mesma. Este absoluto moral é tão evidente que até os criminosos punem os seus que mentem para eles.
O nono mandamento proíbe o engano intencional contra o próximo e ressalta a santidade da verdade em todas as nossas ações. As duas palavras hebraicas usadas para "falso" em Êxodo 20:16 e em Deuteronômio 5:20 significam "falso" e "insincero". Qualquer expressão de insinceridade e falsidade, portanto, está dando falso testemunho contra o nosso próximo.
Este mandamento também expõe dois motivos subjacentes que Deus odeia - malícia e orgulho. Quando mentimos, geralmente é para lançar uma pessoa em uma luz ruim ou para nos colocar em uma boa luz. O primeiro surge da malícia, o segundo do orgulho.
Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14: 6). Quanto mais nos aproximamos Dele, mais verdadeiros nos tornaremos com nós mesmos e com os outros. A questão é: "Somos seguidores dAquele que é a verdade?"
Senhor, purifica meu coração de todo engano
E ensina-me o que é verdadeiro;
Ajude-me a ter integridade
Em tudo que eu digo e faço. —Sesper
Nada enfraquece mais a verdade do que esticá-la. Dennis J. DeHaan
Mandamento 10 - Seja Conteúdo
Você não deve cobiçar a casa do seu vizinho. . . nem nada que seja do seu vizinho. - Êxodo 20:17
O dono de uma loja no Maine teimosamente se recusou a levar um novo produto. "Você deve se lembrar, jovem rapaz", disse o comerciante ao vendedor, "que nesta parte do país todo desejo não é uma necessidade".
Confundir os nossos desejos com as nossas necessidades vai ao cerne da cobiça e explica porque somos tão frequentemente motivados pelo desejo de mais e mais. Não percebemos que a maior realização da vida não se encontra no acúmulo de coisas, mas no conhecimento de Deus.
O décimo mandamento pode parecer um complemento comparado a itens caros como assassinato, roubo, mentira e adultério, mas é fundamental para todos os outros mandamentos e garante a paz e o contentamento. É o único comando que se concentra em uma atitude proibida e não em uma ação. No entanto, é uma salvaguarda contra a tentação de quebrar os outros nove mandamentos.
O cobiçoso desejo de Davi pela esposa de outro homem levou ao adultério, roubo e assassinato (2 Sam. 11). E o desejo de mais e mais prazer, poder ou posses pode destruir os relacionamentos familiares e nos levar a mentir para os outros. E porque a cobiça é idolatria (Cl 3: 5), também nos impede de ter e manter um relacionamento correto com Deus.
Senhor, ajuda-nos a estar contentes em ti.
Quando nós desejarmos mais e mais
do ouro deste mundo, da loja terrestre,
Ajude-nos, ó Deus, a olhar para cima
E se apoiar em Seu incomparável amor. —DJD
O contentamento é querer o que você tem, não ter tudo o que você quer. Dennis J. DeHaan
Quando seu trabalho é feito
Nós [contaremos] para a geração que virá os louvores do Senhor. - Salmo 78: 4
A herança dos obreiros cristãos nunca termina, embora o trabalho deles às vezes deva.
Pensei nisso recentemente depois de ouvir falar de uma mulher idosa que já não se sente útil. Apesar de seus anos de serviço como professora da escola dominical (pela qual ela é lembrada com carinho), assim como a influência espiritual que ela já teve sobre seus filhos e netos, ela se sente como se não fosse mais útil. Mas não é verdade.
A Bíblia nos lembra que o povo de Deus deve passar para a próxima geração as histórias de Deus e Seu povo. Em Joel 1, por exemplo, os habitantes de Judá foram instruídos a transmitir uma história sobre gafanhotos a seus filhos. Porque a história tinha implicações proféticas, era uma parte importante da herança do povo e, portanto, tinha que ser passada adiante. Em nossa leitura de hoje, Salmo 78, a mensagem é semelhante. Os israelitas mais antigos deveriam contar aos jovens a história da obra de Deus no passado de Israel.
Hoje temos uma mensagem de salvação através de Jesus e uma oportunidade para demonstrar uma vida de devoção a Deus. Se você passou o evangelho para a próxima geração, seu impacto permanece. Mesmo quando seu trabalho está terminado, continua. Sua influência nunca morrerá.
Eu adoro contar a história.
Isso fez muito por mim;
E essa é apenas a razão pela qual
eu te digo agora. - Hankey
Contar o que Cristo fez por nós deixa indicações para os que seguem. Dave Branon
Pouco a pouco!
Pouco a pouco vou expulsá-los de antes de você, até que você tenha aumentado e você herde a terra. - Êxodo 23:30
Quando eu era uma garotinha, minha mãe me dava seu precioso "leitor" para me ajudar a aprender, da mesma forma que a ajudara anos antes. Eu amava uma história em particular, nunca sonhando com o quanto isso me afetaria anos depois.
Era sobre um garotinho com uma pequena pá. Ele estava tentando limpar um caminho através da neve profunda e recém-caída na frente de sua casa. Um homem fez uma pausa para observar a enorme tarefa da criança. “Garotinho”, ele perguntou, “como alguém tão pequeno quanto você espera terminar uma tarefa tão grande quanto esta?”
O menino olhou para cima e respondeu confiante: "Pouco a pouco, é assim!" E ele continuou cavando.
Deus despertou a semente dessa história numa época em que eu estava me recuperando de um colapso. Lembro-me de como meu eu “adulto” insultou o “filho” fraco dentro de mim: “Como alguém tão inadequado como você espera para superar uma montanha tão grande como essa?” A resposta daquele garotinho se tornou minha resposta: “Pouco a pouco, como! ”E eu venci - dependendo de Deus. Mas foi uma pequena vitória após a outra.
Os obstáculos que Israel enfrentava ao pensar em reivindicar a terra que Deus lhes havia prometido, pareciam intransponíveis. Mas Ele não lhes pediu para fazer tudo de uma vez.
“Pouco a pouco” é uma estratégia eficaz para a vitória.
Ele não me guia ano após ano,
nem mesmo dia a dia;
Mas passo a passo meu caminho se desdobra -
Meu Senhor direciona meu caminho. - Riberg
Confie em Deus para mover sua montanha, mas continue cavando. Joanie Yoder
Bondade Samaritana
Quando ele viu, ele teve compaixão. - Lucas 10:33
Em seu livro Kindness: Reaching Out to Others, Phyllis J. Le Peau relata esta história: “Pediu-se a alguns alunos do seminário que pregassem sobre a história do Bom Samaritano. Quando a hora chegou para o seu sermão, cada um foi deliberadamente atrasado a caminho da aula. Enquanto os estudantes corriam pelo campus, eles encontraram uma pessoa que fingia estar precisando. Ironicamente, nenhum dos alunos parou para ajudar. ”Le Peau comentou:“ Afinal, eles tinham um importante sermão para pregar ”.
Os seguidores de Cristo podem pregar sermões poderosos ao mundo quando refletem a bondade de Deus mostrando bondade samaritana aos outros, e não apenas falando sobre isso.
E nós? Toda vez que encontramos alguém necessitado, vivemos a parábola do Bom Samaritano. Nós tomamos tempo e nos preocupamos em nos envolver? Talvez possamos ajudar um vizinho que esteja em necessidade material ou prestar atenção a uma pessoa com problemas. Talvez possamos compartilhar o evangelho com alguém que o Senhor traz em nossas vidas hoje. Ou seremos como os líderes religiosos que rapidamente passaram do outro lado e não ofereceram ajuda?
Vamos honrar nosso Senhor respondendo às necessidades dos outros como Ele faria.
Nosso mundo ao nosso redor surge - deveres competem
Por todo o nosso tempo, nossas energias, nossos cuidados;
Mas maiores desejos de dever: Não passe por
um coração ferido cuja carga podemos compartilhar. - Gustafson
A bondade nunca está fora de época. David C. Egner
Um pouco tolo
Eu vi que a sabedoria supera a loucura como a luz supera a escuridão. - Eclesiastes 2:13
Foi um caso claro de incêndio criminoso. O criminoso incendiou sua própria casa. Mas ele nunca seria levado à justiça. Por quê? O criminoso era uma gralha, um membro da família dos corvos. Ele pegou um cigarro quente e deixou cair o "prêmio" em seu ninho.
O nome da gralha vem de uma antiga palavra inglesa usada para ridicularizar pessoas tolas, lentas e excessivamente falantes. O pássaro faz jus à sua reputação. No chão, ela se agita com uma arrogância; em vôo, tem um talento para exibições aéreas vistosas. E no tempo de poleiro, a gralha adora fazer parte da multidão barulhenta.
Algumas das pessoas mais agradáveis têm um gosto semelhante pela vida. Seu amor por uma brincadeira e uma boa risada faz deles o destaque de qualquer festa. Mas, como a gralha, esses indivíduos despreocupados podem ficar sem discernimento. Eles podem "provocar incêndios" de irritação em suas próprias casas sendo tolos e não sensíveis aos sentimentos dos outros.
Vamos aprender com a gralha livre e com o autor de Eclesiastes (2:13). Embora a diversão e os jogos tenham o seu lugar, uma piada nunca é engraçada quando se trata de outra pessoa. Tenha cuidado para distinguir entre diversão refrescante e loucura insensível.
É bom sorrir, rir, brincar,
corações cheios de alegria afastam as nuvens;
Mas maneiras tolas e diversão sem pensar
Podem levar ao pecado e esconder o sol. —Anon.
Um homem sábio é como um alfinete: sua cabeça o impede de ir longe demais. Mart DeHaan
Um sacrifício
Há um Deus e um Mediador entre Deus e os homens, o Homem Jesus Cristo. - 1 Timóteo 2: 5
A jornalista Jill Neimark escreveu um artigo intitulado “Shaman in Chicago” sobre seu tio pouco convencional.
Um comerciante de commodities bem-educado e próspero, ele se tornou um sumo sacerdote na religião de Ifá, que pratica o sacrifício de animais como seu mais alto ato de adoração. Anteriormente um ateu, ele agora é um crente convicto de uma energia divina que ele insiste que não pode ser experimentado na religião tradicional.
Neimark acha que seu tio é um exemplo extremo daqueles milhões de americanos que desejam uma experiência em primeira mão com o sobrenaturalismo dinâmico. Como disse um dos amigos de Neimark: “Queremos ligar direto para Deus; não queremos passar pelo operador ”. Ou, como diz Neimark, estamos“ batendo nosso próprio caminho para Deus ”.
Nós, que conhecemos a verdade, o poder e a alegria do evangelho de Jesus Cristo, podemos ser gratos por essas verdades: (1) Não há necessidade de mais sacrifícios, porque Jesus se ofereceu como o sacrifício perfeito, todo-suficiente pelo nosso pecado. (Hebreus 10:10) (2) Não há necessidade de qualquer outro mediador entre Deus e nós, porque Jesus, que é nosso mediador (1 Tm 2: 5), garante acesso direto a Deus. (3) Não há necessidade de vencer nosso próprio caminho para Deus, porque Jesus é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14: 6).
A cruz de Cristo é tudo de que precisamos
para tirar nossos pecados;
Ele é nosso sacrifício perfeito -
A vida, a verdade, o caminho. —Sesper
A salvação é alcançada pela expiação de Cristo, não por nossa realização. Vernon Grounds
Santidade não é contagiosa
Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Considerai os vossos caminhos!” - Ageu 1: 7
O mal é como uma doença contagiosa. Assim como uma pessoa tossindo em uma cabine de avião pode infectar todos os passageiros, o mal parece se espalhar entre um grupo.
A santidade, por outro lado, deve ser procurada deliberadamente. Nós não nos tornamos santos associando-nos com pessoas piedosas em um ambiente de clausura. A santidade vem pela fé e obediência ao Senhor.
Esse é o ponto que Haggai fez séculos atrás. Ele falou sobre carne que havia sido reservada para sacrifício a Deus. Se aquela carne tocasse algum outro alimento, não poderia tornar a outra comida santa (2:12). Por outro lado, a impureza cerimonial poderia ser facilmente transmitida por um mero toque (v.13).
Ageu disse ao povo de Israel, que assumiu que eles eram santos por causa de sua herança divina, que eles realmente haviam se contaminado por causa de sua desobediência (v.14).
Se você quer ser santo, primeiro deve se entregar em fé a Deus. Então você deve aprender o que Deus quer que você faça e, em Sua força, obedeça-O. Ter pais devotos e se associar com amigos religiosos pode ajudar, mas eles não podem torná-lo santo.
Nós nos tornamos santos apenas quando vivemos perto do Senhor e fazemos o que Ele nos diz para fazer.
Ajuda-me, ó Senhor, a ter medo
De caminhos desobedientes;
E eu posso procurar o que agrada a você
e lhe dá mais louvor. —Sesper
Santidade não é um vírus a ser apanhado; É um modo de vida a ser procurado. Haddon W. Robinson
Quem fica com nossos filhos?
Enquanto viver, será emprestado ao Senhor. - 1 Samuel 1:28
Quando Ana dedicou Samuel a Deus, ela queria dizer negócios. Ela não apenas levou-o ao templo para dedicação; ela o deixou lá. Ela o entregou para Eli para trazê-lo no serviço de Deus.
Enquanto ouvia um pregador falar sobre o compromisso de Hannah, comecei a me perguntar quem fica com nossos filhos hoje? Samuel foi continuamente ensinado e instruído por Eli no templo de Deus. Quem ensina nossos filhos? Vamos investigar essa questão.
É TV e filmes? Quantas horas de instrução os meios de comunicação eletrônicos lhes dão diariamente?
É escola? Nós sabemos o que está acontecendo na sala de aula? Existem filosofias que precisamos combater?
É pares? Nós percebemos que à medida que nossos filhos crescem, mais forte se torna essa influência? Estamos dando a eles uma sólida base moral para que decisões sábias se tornem naturais durante a adolescência?
É o Senhor? Quanto tempo e esforço gastamos para garantir que nossos filhos saibam que um relacionamento com o Senhor é a base para a segurança, a paz e o contentamento?
Não podemos fazer o que a Hannah fez. Mas podemos entregá-los a Deus através de nossas instruções e exemplos.
Quem recebe nossos filhos? Deus deveria.
Diga a verdade a esses seus preciosos,
Para orientação, diga a suas filhas e a seus filhos
Daquele que os ama ainda mais do que você -
E Ele será o guia deles por toda a vida. —Anon.
Se as crianças devem encontrar o caminho para Deus, os pais devem apontar o caminho. Dave Branon