Existência da Vida
Epitáfios são poesias da morna vida que aqui jaz. Aqui, onde as trevas outrora sombrias e aterradoras, transformaram-se num inerte alento de paz, alheio às agruras e incertezas da existência que não mais é palpável. Uma existência de guerras e dores. Aqui jaz a paz.
Inexistência
Você já imaginou como o mundo seria se por acaso não tivesse nascido. Talvez você pense: sou uma pessoa comum nada mudaria. Pare e reflita se você não tivesse vindo ao mundo, será que seus pais sentiriam alguma emoção semelhante ao seu nascimento, será que haveria maior amor, será que eles amadureceriam e chegariam à sabedoria atual se você não tivesse dado as preocupações para sua educação. Pense nos momentos de alegria que proporcionou às pessoas ao seu redor, dos sorrisos distribuídos, das amizades que se formaram pelo seu intermédio, de cada conselho dado, da sua opinião que fez toda a diferença. Você é um ser único, Deus o criou singular. Você é uma pequena parte do quebra cabeça que compõe o tempo presente, apesar se ser uma entre tantas outras, sua missão nesta Terra é especial, por isso seja a melhor versão de si mesmo, não se compare com outras pessoas, use os talentos que Deus te confiou, explore e expanda a suas habilidades, entenda e aceite suas limitações, enfrente seus problemas e que eles lhe sirvam de ensinamento. Seja fiel aos seus princípios e à sua essência, você é um ser único, insubstituível.
Cada existir realmente acaba um dia? Se o espaço parece tão infinito, que me caberia dizer do tempo? Mas se toda existência não acabasse, qual propósito teria para o espírito em sua continuidade? Já me peguei acordado enquanto a cidade dormia toda sua forma humana, atravessando espírito alegre que no seguinte repousar seguia sendo sobre a vida; uma compreensão de amor tardio e vasto para aquelas horas. O que havia para amar naquele silêncio e tão grande escuridão? Era meu próprio existir efêmero fulminante que simplesmente transladava barreiras silenciosas no compasso de cada respiração do que viria a descobrir depois.
Muitos acham que precisam utilizar do conforto das palavras de Deus para viver, não buscam eternizar suas palavras nem dar objetivo a sua existência, querem viver como dá no anseio de que uma vida pós morte em um paraíso a reconforte. Sinto lhe dizer, mas não, isso é incrivelmente reconfortante, porém tal pensamento limita seu poder de viver o agora, esqueça isso, para ser mais sincero ainda, não existe, apenas tenta amenizar dá forma mais simples o fardo da morte e por incrível que pareça falha miseravelmente.
Às vezes tenho vontade de sumir no mundo, ir para um lugar onde ninguém me conheça, começar uma nova vida, ser outra pessoa...Mas para onde vou? De nada adiantaria, pois na essência continuaria sendo quem sou...
Viver é não ter medo de buscar a felicidade, é mergulhar nela até o fundo; é abraçar a vida sem pressa, se demorar contemplando-a e colher a flor do sorriso no milagre simples que é estar vivo.
A BELEZA DO EFÊMERO
A vida é um instante passageiro, um suspiro breve no horizonte da eternidade. Sem avisos, ela flui, às vezes suavemente, outras vezes de forma abrupta, levando consigo partes de nós mesmos, experiências e pessoas queridas. E não é responsabilidade da vida nos preparar para essas perdas. Ela nos dá o essencial: o agora.
É no presente que temos a chance de fazer a diferença, de sermos verdadeiros e de espalharmos o amor em cada gesto. A vida nos presenteia com o tempo necessário, ainda que, por vezes, queiramos prolongá-lo. É nesse intervalo que cabe tudo o que somos e o que deixaremos.
E acredite, há uma beleza única na efemeridade da vida. Pois é no fato de que nada dura para sempre, que encontramos a preciosidade de cada momento. O instante breve, o toque passageiro, o sorriso inesperado, todos esses detalhes, por serem transitórios, tornam-se extraordinários.
Viver plenamente, aceitar a impermanência e, ainda assim, abraçar o presente com tudo o que ele oferece — essa é a verdadeira beleza da existência.
Assim, não se deixe cegar pelas promessas do futuro ou pelo peso do passado. O que realmente temos é o hoje. Ame, reconcilie-se, perdoe, aprenda e semeie gentilezas. Pois, ao final, serão as lembranças que criaremos nos corações dos outros que perpetuarão nossa passagem por mais alguns breves momentos.
Aproveite essa dádiva do tempo, enquanto ela ainda é sua.
Observou aquelas pessoas numa busca desesperada por sabe-se lá o quê e com um pouco de quase nada. Ficou olhando a banda passar, coração aberto e mãos soltas. Não se preocupava. Afinal, passou várias existências até entender que ninguém ganhava na vida daquele jeito, daquela forma. ✨ 🧘🏼♂️ ✨
Toda vida digna de ser vivida é difícil, ninguém nos prometeu felicidade; não é uma mercadoria que você ganhou ou jamais ganhará. É um subproduto de uma existência corajosa, e nunca vem da forma que esperamos, na estação que almejamos ou como resultado de nosso planejamento.
Só pode amar quem é Amor, e quem é Amor ama tudo, sem discriminação, se é amigo, inimigo, um gato ou uma arvore, é impossível quem é Amor emanar outro sentimento que não seja Amar.
Kairo Nunes 08/07/2020.
"A vida é uma constante metamorfose, onde a impermanência e a relatividade nos lembram da importância de aproveitar cada momento e buscar um sentido mais profundo para nossa existência."
..."O mistério da vida é ter do criador a oportunidade de dá o nosso testemunho da sua grandiosidade através da nossa existência."... Ricardo Fischer
E por ser algo a priori, entendi que o que eu percebia pelos sentidos, e aquilo que imaginava tinham o mesmo peso. Nesse momento, não importava o quão só me encontrava, mas me firmava na verdade, e sentia um fragmento da manifestação de Deus em toda parte, e isso me completava, me preenchia, aquela agonia ansiosa de existir, e sempre faltar alguma coisa.
Ora, a alma apesar de perene ainda deseja, mas não como o corpo deseja o mal e o relativo, mas o verdadeiro, o eterno e imutável.
"Ser"
infinita a liberdade do ser
seguida do dever
busca-se entender
em termos de igualdade
bem verdade,
somos todos iguais
perante a Deus,
somos vida
perante a vida,
somos espírito, a esperar o céu...
sob o sol,
somos luz
sob a lua,
somos água do mar...
sob a consciência,
nunca seremos ilusão
perante ao amor,
nunca seremos sorte
se escolhemos a luta,
aceitamos a morte
e jamais...
deixaremos de existir...
A luta é constante, não apenas contra o mal que assola a humanidade; sobretudo, contra o mal que há em nós mesmos, o qual enfrasca a vida com a própria existência.
O tempo é uma ilusão.
As sensações são uma ilusão.
A realidade, em sua maior parcela,
é uma ilusão.
A ilusão é, talvez, a coisa mais concreta e substancial de nossa existência.
- Relacionados
- Frases de Existência
- Existência - frases e Textos
- Frases filosóficas sobre a vida para inspirar sua jornada
- Frases de volta a realidade
- Agradecimento à vida: frases e textos de gratidão pela existência
- Frases profundas sobre a vida para refletir sobre a nossa existência
- Poema sobre Existência