Versos de Teimosia
Saber pedir socorro é uma atitude vital e indispensável quando acredita-se que todas as suas possibilidades estão esgotadas.
Em momentos de tensão e contrariedade, o resultado do orgulho exagerado de uns, tocado pela falta de paciência de outros, tende a se converter em vastos campos de humilhação e desgraça.
Quando se tenta convencer uma pessoa teimosa, as chances de não convencê-la, bem como as de sair do diálogo de maneira pior do que entrou é um fato.
O problema não é o erro nascido da inocência causada pelas contingências da vida. Este é aceitável dentro da razoabilidade. O que devasta, é a falha criada pela obtusidade autoimposta, desejada e calorosamente defendida.
É por isso que, todos os dias, me lanço ao desafio de transformar o ordinário em extraordinário. Mesmo diante da teimosia, mantenho a certeza de que posso realizar, ao menos, esse pequeno milagre.
Os teimosos perdem tanto tempo teimando, que não sobra vontade de persistirem na ideia de pegar um dicionário para entender o que é teimosia e o que é persistência.
Quanto mais você é irredutível em suas convicções, maiores são as chances de insucesso nos trabalhos coletivos.
Manter a tradição é essencial para inovação. Parece paradoxal, mas repetir um processo inúmeras vezes, em diferentes épocas, permite a identificação e correção de falhas, até que se amadureça ao ponto de saturar e gerar, por si mesmo, pequenas mudanças capazes de levar à relativa perfeição. É assim na ciência, na religião e no senso comum.
Acredito que alguém só consegue ser alguém em relação a outro alguém, do contrário, é soturno desfile de ninguéns, pois, se a chama não existe sem a acha, a acha sem a chama é fria... Trago em mim a teimosia da resistência.
Aos 20, enfrentou a família e contrariou a todos dizendo que ia seguir a vida e fazer as próprias escolhas, teimando contra os alertas óbvios de muitos que queriam o seu melhor. Aos 30, constatando que tudo deu errado, começou a se perguntar o que veio fazer no mundo já que nada fluía. Aos 40, percebendo que tudo o que fez o levou à derrota, insultou Deus com uma tentativa de suicídio se perguntando o que tinha que aprender com tudo isso. Talvez tenha vindo aprender que a teimosia não compensa.
Fazer um tratamento quântico para quem duvida ou possui um elevado grau de ceticismo, ou tem uma forte tendência à teimosia no dia a dia, normalmente não costuma resultar em nada além da melhora do sistema imunológico. A ‘crença contrária’ não colapsa absolutamente nada, e é muito mais destruidora do que se pensa. Não por acaso, certo Nazareno sempre apregoava: ‘sua fé te curou’. Não há cura sem a participação do crer do assistido.