Vergonha
A euforia é a causa de muitas decepções, a fantasia de frustrações e a espiritualização de vergonha. É preciso discernimento das causas, circunstâncias, tempos e verdade.
Pragmatismo Vital
No mais, o estranho é isso, tudo comportamental, sempre tive muita vergonha de mim, não pelas coisas que já feitas, mas nunca gostei de me expor. O ferimento é algo que se cura, cicatrizes sempre vão existir, temos que ser a fruta que não perece no galho, pereceremos até à morte, fazendo aquilo que mais gostamos. A vida passa e bate, bate tanto quanto batia em si mesmo, na batida da batida que bate sem parar e sem ritmo, bate tanto quanto a batida que não bate, mas é sentida. O peito aperta, produtividade cai e agente vê que tudo isso que é em vão, possui mais momentos entristecedores que os próprios momentos oportunistas. Volto a Voltaire, adoro isso, na verdade o filósofo Voltaire, possuía uma concepção de traição, mas para o Estado, e não o estado. Ele dizia que:" Os desconfiados desafiam a traição". Voltaire estava correto, quando a pessoa desconfia, ela não possui clareza, quando não temos clareza, estamos no escuro, e, no escuro, não enxergamos nada. O certo, não desconfie. O medo, a dúvida e a suspeita, convidam à traição. Cuidado com quem te aconselha a tomar cuidado. Hoje, as torturas são chamadas de “procedimento legal”, a traição se chama “realismo”, o oportunismo se chama “pragmatismo”, o imperialismo se chama “globalização” e as vítimas do imperialismo se chamam “países em via de desenvolvimento”. O dicionário também foi assassinado pela organização criminosa do mundo. As palavras já não dizem o que dizem ou não sabemos o que dizem. Ainda que a traição agrade, o traidor é sempre odiado.
“Por muito tempo, você foi o Samuel que não reconheceu a voz silenciosa. Não tenha vergonha de ter sido a centésima ovelha, sua história de sombra será necessária para multiplicar as fagulhas de Luz”.
não sinta vergonha de se submeter a Deus que te ensina a ser bom, honesto e humilde pra ser feliz, só porque você não o vê,sinta vergonha de ser escravo de uma sociedade que só valoriza o dinheiro, por mais suja que seja a maneira de você conseguir
Filho, nunca sinta vergonha de descer na presença de Deus, aprenda a ter prazer nisso, e você terá uma porta de escape e socorro no dia da angústia. Se acontecer da fonte secar (altar), não demore em procurar outro, isso sem ser desleal aos homens que te ajudaram e investiram em você.
Não tenha vergonha de admitir seu erro, pedindo desculpa ou até mesmo perdão para a pessoa a quem você ofendeu.
A falta de moral, a falta de vergonha, a falta de vontade, e todas as faltas que levam ao mal, se resumem numa falta só: falta de Deus!
A preguiça é uma praga. Ela devora o que há de melhor na sociedade: A vergonha de ser miserável, parasita ou bandido.
CRONIQUINHA SEM VERGONHA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Entre o safado e o sem vergonha existe uma diferença considerável. O safado é um sem vergonha com intenções ocultas ou escusas. A sua sem-vergonhice tem alvo externo; quer sempre algo de alguém.
Já o sem vergonha é um safado sem malícia. Ele apenas não tem vergonha; sua safadeza é natural. Não estabelece alvo, resposta nem projeto externos, quando a exterioriza.
É meio louco escrever isto. Quem leu esta insanidade poderá desler, para se despir do risco de já ter gostado. Quanto ao mais, perdoe este sem vergonha pela safadeza de ocupar seu tempo com esta croniquinha.
VIRTUDEZINHA
Demétrio Sena - Magé
É possível me qualificar como pessoa profundamente sem vergonha, por várias razões. Mas acredito que a maior prova disso está na minha insistência em gostar de pessoas que há muito me deram um gelo. Não insisto em procurar, ficar perto nem conviver, necessariamente, ao notar que deixei de ser interessante. Mas por dentro, não consigo vencer a psicopatia do não deixar de gostar, e quando as vejo, puxar inadvertidamente um assunto qualquer.
Aí tenho de volta um monossílabo, aquele olhar enviesado e o sorriso sépia, como quem ganha um presente ou recupera o tesouro perdido. Em meu lugar, muitos diriam: "Meu maior defeito é não deixar de gostar de quem não tá nem aí pra mim.". Mas me permitam dizer que isso, mesmo sendo meu, é uma pequena virtude; não é? Tenho muitos defeitos, entre eles outras sem-vergonhices, que são sem-vergonhices mesmo, mas tenho essa virtudezinha, para salvaguardar minha natureza.
PRA QUEM É MAU
Demétrio Sena - Magé
Meu país anda muito cabisbaixo;
tem vergonha, tristeza e frustração;
há um facho de luz buscando ar,
mas a mão da esperança está fechada...
Quem sonhava o país da liberdade;
já sentia o frescor da própria vez,
se desfez do sorriso que aflorava,
pra chorar em um beco sem saída...
O momento está bom pra quem é mau
e pra quem é feliz na escravidão
ou na sua ilusão de capanguismo...
Mas é triste o poder imaginário
sobre um povo que não nutre poder;
só se tem a perder neste conflito...
É uma falta de vergonha na cara de quem enche a boca pra falar que existem vítimas da sociedade, o que de fato existe é uma sociedade vítima dos bandidos que empunham armas e dos que erguem a bandeira dessa suposta minoria.