Valores
Na estrada da Vida Leve consigo apenas Valores: condições que o tempo te fizeram aprender e valorizar. Não há continuação e nem conclusão se você não Aprender com os erros e nem ter deixado a beira do caminho sentimentos de raiva, ódio, rancor, incompreensões e humilhações tudo isso te faz mais pesados e torna o nosso Fardo mais Difícil.
Sobretudo nosso Ser e antes de tudo um Espírito, Espírito esse que somente o tempo nos Faz entender que devemos Ser Leves, Puros, Humildes e Simples e sobretudo nosso Olhar deve Ser para o Autor: nosso Melhor exemplo de Vitórias - Cristo Jesus.
O princípio fundamental do marxismo está certíssimo: todos os valores materiais do mundo são produzidos pelo trabalho humano. Só que ele soma a essa premissa uma segunda, de que é possível e obrigatório devolver a cada indivíduo o valor integral daquilo que produziu, e de que deixar de fazer isso é um crime. Ele só não reparou que o pagamento do trabalho não vem automaticamente, mas depende do fator mais ignorado em "Das Kapital": o consumidor. O consumidor só paga por aquilo que compra, não por tudo aquilo que o trabalhador poderia desejar que ele comprasse, e não vejo como poderia ser de outra maneira. A própria vida de Karl Marx comprova isso: ele nunca recebeu o equivalente do trabalho despendido para escrever os seus livros, pelo simples fato de que o autor morreu antes de que eles fizessem sucesso. Karl Marx, como muitos de nós, não foi prejudicado por nenhum capitalista, mas pelo tempo.
Ademais, como poderia o capitalista pagar o valor integral do trabalho, se além deste ele tem de pagar pela matéria-prima, pelas máquinas, pelo imóvel da fábrica, etc. etc. etc.? Ad impossibilia nemo tenetur.
Estou descobrindo valores incríveis da vida que antes nem imaginava existir. Se não estava morta, estava dormindo... São Coisas tão simples, como o Ar que respiro,o aroma do campo, o perfume das Flores, o calor do Sol, o frescor da Brisa. É tudo tão perfeito, o que antes era preto e branco hoje é tudo colorido, tudo é lindo, um encanto, é a pureza do Amor Divino que despertou em mim...
Muitos abrem mão dos valores e preferem lançar mão da avareza; vários só sabem fechar as mãos para o semelhante, que dirá estendê-las para o diferente.
Agregando Valores
Sou vendedor há tempos e acredito que no final de todo e qualquer processo de venda é o valor (daquilo) que você ofereceu, que importa realmente, independentemente do preço, você pode comprar o mesmo relógio em dois lugares com preços diferentes, mas quando tiver que voltar para uma assistência ou até mesmo para comprar novamente, valores vem à tona, o atendimento e o pós-venda é que vai definir a volta do cliente, estes valores agregados de abordagem, atendimento e pós-venda, dependendo de como são executados, são infinitamente maiores que o preço ofertado.
Para que isto ocorra, além de sistemas e setores implantados, precisamos de pessoas dentro da empresa que sejam todos integrados, cada um desempenhando sua função, porém, caminhando para o mesmo lado, buscando a excelência no atendimento do cliente interno e externo, independentemente.
Um quadro na parede informando qual a política da empresa, normas ISO, procedimentos estabelecidos, nada disso adianta se cada um ficar estagnado no seu setor, no seu quadrado, restrito em desempenhar sua função sem procurar entender onde o processo começou e onde e como precisa acabar.
Estar integrado é a chave para que o atendimento geral, mesmo acompanhado as vezes de problemas, se torna relativamente mais fácil apontar, relacionar, acompanhar e sanar as falhas encontradas em cada setor, por cada indivíduo envolvido.
Errar é humano, procedimentos falham, mais se no final deste processo, independente do qual foi adotado conseguirmos expor para o cliente nossos principais valores e princípios, conquistando sua fidelidade, o resultado é um só, sucesso.
Devemos sempre dar chances, para que novas pessoas nos deem novos significados e valores em nossas vidas.
Inversão de valores.
Algo aqui não está perfeito
está havendo uma inversão
a polícia não tem conceito
o preso é quem tem razão
tudo agora é preconceito
e o bandido tem mais direito
do que o próprio cidadão.
Devemos rever sempre nossos valores e passar a acreditar que a felicidade é algo individual que podemos partilhar ou não,
mas que certamente só depende de nós.
Alguns valores são imutáveis, nossa compreensão deles nos definem, mesmo que o tempo tente apaga-los de nossos corações.
Sabe, as vezes nos fechamos em nosso mundo e não enxergamos os valores de quem está ao nosso lado. Porém, penso que já passou da hora de sairmos da nossa zona de conforto e confrontarmos a realidade do dia a dia de muitas pessoas que nos rodeiam...
Penso; como meu mundo era pequeno, como eu era egoísta, como me perdoar? Fazendo o melhor que eu posso !!
Se os valores estéticos e técnicos fossem nulos espiritualmente nenhuma grande tradição teria produzido grandes obras de arte. Mas a história evidencia que a composição de hinos, a produção de instrumentos rituais, a construção de templos e outros bens surgem logo após o aparecimento de uma religião. Somente esse fato prova que os valores estéticos e técnicos possuem algo de espiritual. Nenhuma religião, em nome de um idealismo espiritualista, permitiu que os templos fossem construídos de qualquer jeito. O próprio São Francisco, talvez um dos maiores advogados da pobreza enquanto método espiritual, ao reconstruir templos, os resconstruía com o máximo cuidado e beleza. Certo dia um padre me disse que os poucos fragmentos das palavras do Cristo em aramaico indicam que muito provavelmente o Cristo discursava em verso. Então muito provavelmente todos os discursos do Cristo eram poemas. Essa é mais um prova do conteúdo espiritual da arte.
A beleza de um objeto material transcende a sua materialidade. É por isso que a beleza é amável, pois a beleza do objeto indica algo que é mais do que o objeto considerado em si mesmo. Por isso é frustrante ver algo ou alguém belo que não corresponda à sua beleza. São Boaventura dizia, e com muita razão, que os processos internos no ser humano que atuam na contemplação estética são exatamente os mesmos da contemplação mística. E como sétimo superior da ordem franciscana, ele também era um grande advogado da pobreza enquanto método espiritual.
Os franciscanos eram defensores da pobreza, não da feiúra. A pobreza não pode ser confundida com a feiúra. A renúncia é ela mesma bela enquanto ato humano. É belo ver um homem que privou-se de tudo por Deus. Além disso os franciscanos compensavam a sua penúria material com uma riqueza de cantos. Os franciscanos cantavam e riam o tempo todo. Isso até causava alguma estranheza em certos mosteiros beneditinos porque segundo a regra beneditina a gargalhada é proibida. Se os franciscanos não tinham a arte da arquitetura ou vestimenta, tinham, ao menos, a arte do canto.
Os valores indispensáveis para a vida humana – não somente para as civilizações, mas também para cada um dos indivíduos – são sete:
1) Uma consciência clara e definida da objetividade da inteligência humana. É preciso saber que a inteligência humana é objetiva;
2) É preciso saber que a vontade humana é livre;
3) É preciso saber que educando os teus instintos você será capaz de sentimentos nobres;
4) A inteligência humana opera sobre dois domínios diferentes: o domínio do imutável (necessário) e o domínio do contingente; mas não podemos esperar que ela tenha a mesma clareza no domínio do contingente como tem no domínio do necessário;
5) O sujeito precisa ter uma ideia do seu papel na humanidade e aprender a usar as circunstâncias concretas para a realização desse papel. Se ninguém, ou um número muito pequeno de indivíduos fizer isso, a sociedade será infeliz, e uma massa muito grande de infelicidade é uma das principais causas de revoluções e destruições civilizacionais. Quando muitas pessoas são infelizes, torna-se fácil manipulá-las;
6) O ser humano precisa conhecer as vidas plenamente realizadas;
7) Ele precisa estar cônscio da possibilidade da vida mística.
Se faltar alguma dessas coisas numa vida individual, o sujeito será privado de uma dimensão humana e certamente sairá prejudicado. Qualquer civilização tem de oferecer, numa dose mínima que seja, o acesso a essas sete informações. Se faltar alguma delas a civilização será incompleta e necessariamente será substituída por outra.
O evangelho contribui com valores altíssimos na vida de um empresário bem-sucedido, quando ela emprega a sabedoria divina em seus exercícios familiares e em seus relacionamentos sociais e profissionais.