Um Homem para Casar
Nada precede o homem. Ele é criador de si mesmo e define seu futuro em um universo de possibilidades.
Zé Canejo é homem sério,
mas envolto num mistério
que apoquenta as redondezas:
diz-se que a sua figura
tem uma ponta de loucura
lá dentro das profundezas.
É filho da Ti Otília,
que é senhora de família
e uma moça resoluta,
mais do Tí Apolinário,
que foi tudo e foi operário,
como foi homem de luta.
Mas o Zé é moço fino,
já talhado de menino
a ser um rapaz diferente,
passa os dias enfadado,
com um ar desconsolado,
quase nem parece gente.
A tortura que o inunda
é ainda mais profunda
que a dum gato num soalho,
e diz-se neste Alentejo
que o pobre do Zé Canejo
é alérgico ao trabalho.
Devemos sempre pacificar os brancos e suas tolas e infrutíferas idéias de manipularem a liberdade. Não conseguimos cercar os rios e pensar que eles continuaram a conversar com a flora e a fauna, sob o mesmo tom. O índio é assim, dócil e livre como toda a vida da natureza, selvagem e sobrevivente.
O homem, tido como um ser pensante, se equivoca ao tirar conclusōes precipitadas sobre as coisas e as pessoas a todo instante.
Quando a religião entra em sua vida e assume o seu destino, você deixa de ser sujeito ativo do seu caminhar para assumir o papel de serviçal de uma doutrina que dita as suas ações.
Um país da impunidade, onde se prospera a injustiça; homem honesto é tachado de errado, bandido é sempre ovacionado.
Numa última palavra, sendo homem sério, mergulhado na honestidade, amante à moda antiga dos princípios e valores inegociáveis, deve todo agente público envidar todos os esforços, para jamais roubar e nem deixar roubar o dinheiro do pagador de impostos. Tecnicamente, não deve praticar peculato, nem corrupção passiva, nem concussão, nem prevaricação, nem ato de improbidade, nem se locupletar ilicitamente, e nem tampouco permitir que alguém viole as normas do direito, quer seja praticando corrupção ativa, quer seja tráfico de influência ou exploração de prestígio, nem qualquer ato que possa surrupiar o sagrado dinheiro do pagador de impostos. Por tudo isso, não deve a gestão pública ser exercida por agentes públicos sem qualificação, aquele que tão-somente se acham atores de cinema, cabotinos de plantão e narcisistas otimizados.
O Homem é mais forte por fora e mais fraco por dentro 💔, já a Mulher é mais fraca por fora e mais forte por dentro ❤.
Dizem que "toda religião leva a Deus", mas não é verdade. A religião é uma tentativa de religar o homem finito ao Deus Eterno. A religiosidade só produz efeito se pregar a Cristo e este crucificado. A religiosidade é uma capa que nos afasta de Deus, exceto se sua mensagem anunciar Jesus Cristo como O único caminho para Deus.
Para ser justo com os novos gêneros diferentes, acabamos sendo injustos com os dois únicos gêneros existentes que dão origem a vida.
Homem Ignorante é aquele que não sabe quem verdadeiramente é e que usa menos de 50% das potencialidades humanas!
Vivemos uma era em que o homem quer ser algo que ele não sabe o que é, pois vive um narcisismo que é dependente, diretamente , da aceitação do outro, o qual não sabe que ele existe.
A persistência da mentalidade infantil no homem adulto é um veneno que corrói suas chances de maturidade e evolução.
Para a gaia, somos apenas mais um ser vivo que nasce, cresce e morre, completando um ciclo natural. O homem é que construiu a arrogância de denominar-se superior.