Triste Despedida

Cerca de 14587 frases e pensamentos: Triste Despedida

E se você soubesse que hoje seria a última vez que você veria aquele seu(sua) amigo(a). O que diria a ele/ela?

_______ Carta para Catarina
Querida e amada netinha Catarina - minha flor!
Aproxima-se o dia do meu retorno a minha casa - a casa da vovó. Depois dessa longa e deliciosa temporada em seu agradável e aconchegante lar, aqui em Birmingham-UK, volto, sentindo-me impotente diante da distância que vai nos separar...
Já estou sofrendo só de pensar em arrumar as malas, separar- me de sua mamãe, de seu papai - nem imagina o que meu coração já experimenta pensando que, em breve, irei separar-me, temporariamente, de você - meu anjo encantado e cheio de deliciosos trejeitos…
Como me prevenir da tristeza da despedida? Como não sentir falta de você, uma criança tão esperta, carinhosa, interativa e especial em seus tão poucos 17 meses? Cheia de sapequice, peraltice e tão curiosa sobre as manifestações das pessoas a sua volta!
Como não sentir falta da suas mãozinhas quentinhas e, às vezes, tão geladas, tocando meu rosto para me acordar de manhãzinha.
E mandando-me beijos com seus olhinhos espertos, piscando, fazendo aquele charminho que é a sua marca, com um sorriso dissimulado, por baixo da chupeta, para conseguir o que quer?
E ver você carregando livros escorregando pelos seus minúsculos braços - ou os arrastando casa afora, porque é o que mais adora fazer o dia inteiro.
E a farra que faz quando vê a mamãe chegar, sabendo que ela carrega sua garrafinha de leite ambulante?
E o ‘nhammnhamnham’ para as comidinhas e as frutas que gosta - os verdinhos que adora - pepino, alface, brócolos… O tomate o queijo… as cerejas e as mexericas... hummmm!!!
E o brilho do olhar quando ganha livros e brinquedos novos;
E a alegria de atender às chamadas do Whatsapp da bisa Ivone, das tivós e dos tivôs;
A paixão com o seu papai que você chama de ‘Déddo’, quando fala que é hora do banho;
A euforia gostosa quando a gente te chama para passear - um momento surreal - você correndo para escolher a roupinha, os sapatos - pura alegria e contentamento! Mas não gosta dos laços que a vovó tanto adora! Ohhhhh!!!
A felicidade de ver o verde da grama dos parques, os brinquedos dos parquinhos - a gangorra, o escorregador e os ‘auaus’ correndo pelas gramas, e vc querendo ir atrás - é muita energia! Contamina a gente.
E quando você quer o tablet ou o celular para ver os seus desenhos preferidos ou ouvir as músicas que mais gosta, engostosando-se no colo do vovô Cláudio?
Ah!!! Um gosto muito eclético, porque não é somente cirandinhas de criança, mas Elton John (tão apaixonada com o vídeo da propaganda dos avestruzes querendo voar), Mick Jager, Leon Russel, John Denver ou Gilberto Gil - ele as seleciona com capricho, para que você possa conhecer músicas de qualidade…
(Músicas que, quando ouve, larga tudo, onde estiver, e corre para assistir os vídeos, bem de pertinho).
Ah!!! Mas o que mais me encanta e emociona é saber que você, com tão pouca idade, ama ouvir estórias infantis e músicas Clássicas (Andréa Bocelli e Sarah Brighton, Plácido Domingos, David Gareth - Viva la vida do Coldplay - que nem a vovó). Só mesmo você!!!
E, como prometi a sua mãe, em resposta ao bilhete que ela me enviou pelo Face, no Dia das Mães, viemos passar um tempo aqui na Inglaterra, para matarmos a saudade dessa família que tanto amamos e curtirmos um pouco o turismo criativo.
Viajar pelos típicos recantos ingleses (amei conhecer Chipping Campden, Buford e lindos castelos nas cercanias, bem como o País de Gales). Um sonho viajar pelo Velho Mundo… Fizemos tudo isso eu, você e nossa pequena família. Adoramos conhecer tantos lugares maravilhosos, com você se comportando lindamente - a melhor companhia para os nossos brindes em várias cidades dos oito países que visitamos. Somente em um dia passamos por 4 deles. E você lá, sem reclamar nadica de nada. Bela garota!!! Visitamos minha amiga Aida e Abel, em Portugal e você deu um show de bom comportamento e sociabilidade...
Como prometi, treinei muito para lhe contar estórias infantis, mas você tem tantos livros lindos, que nem tive que me esforçar muito para agradá-la e, de quebra, conheci a estória do Grufallo - que não existia na época da sua titia Lulu e da sua mamãe.
É fantástico ver você interagindo com a cultura, já participando, feliz e disciplinada, do teatro que seus pais, Gelson e Lorena, fazem, com propriedade, para contar a deliciosa estória do Gruffalo - tão lindo ver vocês três!!! Isso não tem preço!
Realizei meu desejo de poder niná-la em meus braços, cantarolando nossas cantigas de dormir preferidas (e tantas doideiras que a vovó inventa para você relaxar e dormir) e de amanhecer com você sob os edredons ouvindo as estorinhas que tanto gosta! E são tantas!!!
Não obstante, voltarei tranquila porque sei que ficará mais crescida e independente, como sempre esteve - adaptada, feliz e amada em seu abençoado lar…
E porque também sei que, nesses dois meses que aqui estivemos, Cláudio e eu colaboramos muito com o seu crescimento, com o seu desenvolvimento cognitivo e participamos da sua crescente agilidade em resolver seus probleminhas do dia a dia… Como você amadureceu! E como você cresceu em tão poucos dias - tão boa menina, alegre, companheira e feliz. Você é uma bebê muito inteligente. Somente vendo-a com os dedinhos deslizando sobre as telinhas do celular e do tablet, já escolhendo joguinhos, que até eu acho complicados e difíceis … isso me arrepia, sempre! Surreal!
Deus te abençoe, minha neta querida e mais que amada - fique bem… colabore sempre com seus pais, para que cresça bem criada e saudável. Desejo que seus muitos sonhos sejam grandes, assim como você, que já pensa e vê com os olhos do futuro - parece ter vindo de outro planeta.
Um dia desses a gente se encontra de novo, em qualquer parada, em outros aeroportos, como tem sido até então. Penso que nem vou reconhecê-la, pois, bebês se desenvolvem tão rapidamente… E você, meu pingo de gente, é tão sabida e esperta… sempre irá me surpreender.
Mil beijos, incontáveis abraços e todos os aconchegos do mundo.
Te amo. Te amo. E te amo!
Dizer TE AMO nunca será o bastante… Sempre irei querer amá-la mais e mais e muito mais!
______ Com carinho e muito amor, Vovó Delza, Birmingham-UK, 21 de Ago de 2017
P.S. Parabéns! Hoje é seu ‘mesversário’. Deus te guie, ilumine, acompanhe e te proteja!!! Amém!
__________________ DelzaMarques

- Beijo de saudade -

É ouvir o coração dizer que a hora chegou
A do encontro e também da despedida
É sentir o doce da sua boca misturado ao salgado das nossas lágrimas
Quando nossos lábios se apertam na ânsia de ficar
E se afrouxam na esperança de que um dia possam se reencontrar.

Hoje esqueço da sua existência.
Coloco um fim nessa história que ainda vivia dentro de mim.
Deleto-te do meu Facebook e da minha vida.
Só aceito quem me valoriza.
Não confio mais em você.

Lembro de tentar não olhar mais na direção dela, mas era inevitável.
A camisa branca folgada contrastava com as tatuagens evidentes e a calça preta. As pernas dobradas em posição de índio e o copo de café tamborilando entre os dedos.
Aquele sorriso tímido... Aqueles olhos que sorriam. Não conseguia distinguir quem estava sorrindo mais... Eu ou ela. Não por haver algo engraçado no momento, mas Lembro de tentar não olhar mais na direção dela, mas era inevitável.
A camisa branca folgada contrastava com as tatuagens evidentes e a calça preta. As pernas dobradas em posição de índio e o copo de café tamborilando entre os dedos.
Aquele sorriso tímido... Aqueles olhos que sorriam. Não conseguia distinguir quem estava sorrindo mais... Eu ou ela. Não por haver algo engraçado no momento, mas ela simplesmente continha o poder de iluminar e incendiar tudo só com aquele sorriso.
Aquela havia sido apenas a primeira vez.
A primeira vez em que eu via a garota de olhos sonhadores e espírito incorformado.
Os cabelos pendiam sobre os olhos e o jeito como ela os sacudia para trás só me deixava mais hipnotizada.
Eu estava em choque.
Devia estar ridícula, mas nada mais naquele local me importaria. Eu estava ao lado dela.
A menina que havia tirado meu sono diversas vezes antes mesmo de eu saber o seu nome.
Dona do toque mais eletrizante e do cabelo... Ah... Aquele cabelo... Mais que qualquer um.
Lembro dela não cheirar a perfume, lembro do teu cheiro... Daquela pele quente... Da vontade que senti em parmanecer no abraço desde o primeiro instante.
Eu lembro de cada detalhe de quando você chegou e como a história me fez pirar, mas agora que se foi... O que contar?

Não é amor até você precisar ir embora.

Quando o abandono não é o verbo...

Aprendi com uma amiga, que quando viva era
Que em seus dias passados sob o penar da depressão
O que mais ouvia, além de não's, eram conselhos repetidos
Para cuidar de sorrir, de sair... passear... se enamorar

Se resignava com os mais íntimos, que doutores não eram
A afirmar que depressão não existia, mas não viviam o que ela vivia
Que tudo era coisa que a cabeça tomada de ócio causava e fazia
Que pra medicina, doença era câncer, lepra, cardiopatia...

Me queixou de dores incompreendidas, fome e abandono
Comentou ouvir estranhas vozes... vultos que a visitavam
Do sono que nunca chegava e que nada mais a importava
Até que se deu conta que o silêncio era sua melhor amiga

E acontecendo a decisão que tempo não teve de partilhar
Encontrou a paz buscada, depois da partida desejada
Deixando lembranças aos que se dão a lembrar
E desejo de aprendizado aos que não a souberam amar

Em alguns dias iremos nos despedir de alguém muito especial para todos nós, e apesar do pouco tempo que a conheço, é como se fosse uma vida inteira. Isso é apenas uma prova de que entre todos os seus vários dons, a capacidade de conquistar a admiração das pessoas será sempre um destaque. Mas como já dizia a escritora Jane Austen: "Sete anos seriam insuficientes para algumas pessoas se conhecerem, e sete dias são mais que suficientes para outras."
Dizer adeus a alguém cuja presença é importante é sempre algo tão difícil, que não dá pra imaginar um sorriso sincero em momentos como esse.
Estou sendo motivado por uma tristeza irrepreensível, acho que seria bem mais fácil escrever notas de aniversário [risos]. Mas sei que nas entrelinhas deste texto também há lugar pra alegria; alegria por todos os motivos que me fizeram escrevê-lo; alegria por te ver seguindo em frente; alegria por saber que independente do lugar ou da distância, não estará sozinha; alegria pela certeza de que o mundo jamais mudará quem você é, sei que estará cercada de novos amigos, de pessoas sinceras que terão uma única opção: Amar você assim como nós amamos.
Leve consigo a certeza que, nos corações aflitos pela sua partida, ficará também preservado um lugar especial que sempre pertenceu a ti e sempre pertencerá.

MINHA OUTRA METADE

Eu quase não consigo expressar
Minhas emoções confusas.
Afinal de contas, estarei.
Em dívida com você.
São meus sentimentos de carinho e gratidão
Por mostrar - me o significado do amor e da amizade.
pois irei manter você o resto da minha vida
em meu coração, nem a morte nos manterá afastados.
logo estarei contigo.
Enquanto isso vou vivendo essa vida carnal,
Talvez o tempo passe e eu me relacione novamente
Mas, esse amor que sinto é eterno, logo estaremos juntos.

Sim eu te amo, sempre amarei.
Agora é eternamente.

►Adeus, Dama

Estou com saudade dela
Considerava ela minha Cinderela
Demonstrei meu amor a ela
Brilhava como uma estrela
Sei bem, parece uma novela
Me trouxe uma magoa gigante
De uma forma intrigante
Me disse de forma elegante
Disse para confiar nela
Pois bem, fiquei confiante

Estou vazio, no dia suportei
Porém, sentado aqui, pensei
Nessa relacionamento me joguei
E com uma simples palavra, “Parei”
Me afoguei, mas me levantarei
Irei me reerguer, e irei me reparar
E novamente estarei de pé, pra mais um dia lutar
E em mais uma paixão navegar
Com mais um término, afundar
E esse ciclo continuar

O humor surge com a palavra “Confiar”
Disse a mim que é como amar
E saber respeitar, confiar e alegrar
E as tristezas juntos superar
As barreiras que surgir, quebrar
“Juntos”, dizia ela, nos abraçar
Isso não irá mudar nada
Ela ficou calada, magoada
Confiar é não decepcionar
A pessoa que você está a gostar
Corrigir o que errar
Mas jamais confiar no amor
Pois isso pode te custar muita dor
Acredite, é um terror
Gostaria de ter sido o manipulador
Porém, não guardo nenhum rancor
Ela continuara sendo uma flor
Que o próximo que a tocar, toque com calor
Pois ela merece ser amada
Pois ela merece ser desejada, ser alegrada
Não merece ser odiada
Nem tão pouco, desrespeitada

Obrigado, doce dama
O mundo te ama
Que não mais lágrimas derrama
Obrigado, doce dama!

CONSTATAÇÕES (LARA FLORES)

Quem poderá me condenar porque cansei de esperar pelo momento certo,
Pela hora exata, pelo seu desejo de conversar?
Não vai chegar...
Eu sei: Não vai chegar.
E a quem eu quero enganar?!

Pessoalmente? Oportunidade ideal?
As palavras ressoam e é claro que me pergunto:
É mesmo preciso um tempo favorável?
O que tem mais importância:
o modo como é feito ou o assunto?

Não. É necessário predisposição, interesse, empolgação,
Aquele brilho no olhar que vem acompanhado de uma vontade incontrolável.
Porque quem quer mesmo conversar, dialoga até sobre feijão.
Todo o restante é contornável.

Não. Não necessito mais de justificativas.
Sentimento quando é bom, dura.
Amizade verdadeira, fica.
Se o contrário ocorre, então, só deve significar que não existem raízes.
Erro sobre erro. Vazio. Decepção.

Eis que passa da hora da inadiável constatação:
Se é que algum dia tive espaço,
não pertenço mais ao seu coração.

Porque se ainda o fizesse,
O desejo do contato não estaria só em mim.
As palavras também te saltariam à boca e me buscariam,
Insistentes e sem fim.

E se sofrer a ausência calada é o maior desafio,
Quero prometer, aos menos a mim mesma,
Que estas são as últimas lágrimas que correrão.

Não. Você errou: eu não sou para aventuras.
Nem pra ser usada, esquecida e abandonada, quando não representar mais diversão.

Eu amo, penso, sinto, espero, me preocupo, sou humana.
Mulher por inteiro, de carne e osso, não de papelão.

Não sou perfeita, sei que não.
Mas reconheço que mereço mais:
Mais carinho, amizade e atenção.
Mas desisti desta busca,
porque entendo também que não vou ter.
Pelo menos de você não.

Vá, voe, siga, divirta-se com seu valioso "boralá",
Com quem ou quantos "quens" desejar.
Se os beijos sempre serão tão apaixonados como os meus, não posso mesmo te precisar.
Mas lembre-se apenas disto:
Melhor do que estou hoje, garanto que me verá.

Desculpa o tumulto que causei dentro da tua alma, dentro da tua vida.
Desculpa a bagunça nos lençóis da cama, a bagunça no teu cabelo.

É que quando eu passo, sou furacão.
Quando fico, sou um mar tranquilo,
Às vezes com algumas ondas turbulentas, com um pouco de violência.

Desculpa se diferente de você
eu consigo sentir, tocar e viver.

Eu sou assim, sou oito e oitenta, sou leve e breve.
Sou humana, sou intensa, sou mulher, sou poeta.

Quando eu me permito, vou à fundo
Mas se vejo que estou submergindo
eu arrasto uma força que não sei de onde vem, e escapo enquanto é tempo.

Eu esqueci de te avisar pra ter cuidado, cuidado não comigo,
cuidado com os danos que deixo.

Desta vez eu não permaneço,
me despeço de coração aberto
Pra te receber um dia novamente.

Talvez você escolheu amar calado, e viver entre as paredes do teu quarto pra não deixar esse amor ir.

Te peço apenas uma coisa.
Não atrofia teu coração, não o castiga só porque você não sabe, não sabe como lhe dar com a felicidade.

Obrigado pelo momento único de troca de carinhos.
Fotografei com os meus olhos, teu corpo, teu cabelo, tua boca, teu cheiro (até este eu consegui capturar).

Eu não sei porque é sempre assim, mas ...
There's something about you
It's just the way you move
The way you move me

Tem alguma coisa sobre você
É só o jeito que você mexe
O jeito que você mexe comigo.

Não nasci pra despedidas. Todos os finais me doem, até mesmo os finais de tarde.

Ah! o que dizer das despedidas!?, tão tristes, rápidas e frias, nos leva a momentos de reflexão e tantos outros de solidão, seja ela qual for, despedida sempre será uma triste partida, tem aquela despedida do emprego, da escola, tem também aquela que despedimos dos amigos, aquela outra na qual nos despedimos de um amor, a que deixamos a família para trás, tem também a mais dolorosa de todas, aquela que temos que nos despedir da vida, ou que a vida se despede de nós e aquela despedida de um lugar, cidade ou que assim como agora... de um País

a vida propos vestigios de lagrimas constantes/ de gestos humildes
de sonhos distantes
a vida propos o sorriso /diante a dor da despedida/diante de um adeus sem retorno/mas de saudades marcantes.

Manquer

Anoiteceu.
E outra vez essa insônia
que consome, corrói, dilacera,
toma-me em angústias.
Tuas promessas foram em vão.
Tu deixaste que os espaços entre nós
fossem aumentando a cada ausência tua.
Não pertenço mais aos teus voluptuosos
e intempestivos rompantes de saudades.
Quero apenas os meus versos de volta, e nada mais.
Ficas com a minha paz.
Sem ti, eu não a quero.
Invadiste meu corpo
com teus olhos verdes embriagados
de silêncio, de sons.
Tua música embalou minhas noites solitárias...
Tua voz adentrou nas madrugadas
e fez meu mundo girar.
Eu aceitei dançar contigo
um último acorde,
para poder fazer de ti
a poesia mais linda
que alguém já escreveu.
Tuas falas repetidas,
teu egoísmo cego,
tua liberdade mundana e mentida
são os teus obscuros inatingíveis.
Eu sei que não saberei fingir sozinha
que meus beijos não mais serão teus,
não mais me derramarei em prosas
para descrever-te uma vez mais
Deleitando-se assim incólume
sobre a minha alma
aquele tempo em que meus olhos
teimavam em ser somente teus.

Nos despedimos com os olhos cheios d´água, mas com a alma limpa. Tão limpa quanto o céu de manhãs de outono, depois de chover a noite toda.

Você não voltou, e talvez não precisaria mais, pois ficou, mesmo que eu acredite que nada é para sempre.

MEU ÚLTIMO POEMA

Muito tempo se passou desde o nosso reencontro
E eu ainda me vejo sentado naquele banco
Contando os minutos mexendo no celular
Quando de repente sinto uma mão a me tocar

Quando olho para traz eu a vejo me olhando
com o coração disparado já fui logo levantando
O meu grande desafio era apenas não demonstrar
Aquela vontade louca que eu estava de lhe beijar

Sentamos numa praça sobre a luz do luar
Foram horas de conversa até eu lhe perguntar
se estava preparada para um relacionamento
que compensaria todo o atraso dos nossos sentimentos

A sensação que senti quando sua boca toquei
não dominaram minhas lágrimas e foi aí que eu chorei
As lágrimas nos olhos não consegui controlar
devido a emoção indescritível de sua boca tocar

Depois as mesmas lágrimas já não foram de alegria
Mas sim de frustração e extrema agonia
pois não sei se ainda moro dentro do seu coração
ou se quando ouves o meu nome você sente comoção

Se nesta data lhe escrevo é porque ainda guardo em mim
Tudo o que de bom você me trouxe e que nunca terá um fim
Queria muito te encontrar para que possamos reaver
Tudo aquilo que um dia deixamos de fazer

Mas confesso que não tenho aquela mesma esperança
Pois suas fugas corriqueiras ainda vagam na lembrança
Preferiria que você me dissesse para não mais lhe procurar
Ao invés de me ignorar e nunca mais me contatar

Não sei se estou certo por ainda lhe escrever
Mas é que tudo é tão dificil para eu compreender
Eu até tentei te esquecer, de tocar, seguir em frente
Mas é que eu não consigo tirar você da minha mente

Me disseram que fui "chato", importuno e "sem noção"
Tudo isso só porque eu segui o meu coração
Me disseram que o que eu fiz, lhe incomodou e irritou
Contradizendo tudo aquilo que você um dia me falou

Você disse que errou deixando a entender
Que o que eu tinha era um nada para lhe oferecer
O que importa é saber que tudo que eu lhe fiz
Foi de coração aberto para que ficasse mais feliz

Me desculpe pelas coisas que um dia lhe irritou
Me desculpe se fiz algo que um dia te magoou
Não queria sua distância nem que esse fosse o fim
Mas respeito sua vontade de querer que seja assim

A partir de hoje deixarei você em paz
mesmo com a dor causada pela falta que me faz
E se caso algum dia você quiser me reencontrar
Estarei de braços abertos, basta apenas me contatar

Se eu não consegui cumprir com minha missão
Hoje deixo você livre para que seu coração
Encontre um alguém que realmente te mereça
Que não lhe incomode e que só lhe transpareça
Tudo aquilo que um dia você não enxergou em mim
Garantido uma bela história que nunca terá um fim

►Sentirei Sua Ausência

Eu só consigo imaginar sua dor
Estou me sentindo um pouco mal
Mas, eu já havia lhe dito como eu sou
Que eu tenho problemas de confiança,
Que sou um tanto quanto antissocial
Eu não tive a intenção de machucá-la
Sábio é aquele que escolhe as mais belas palavras,
Eu errei, agora estou na varanda de sua casa
Não para secar suas lágrimas,
Quero lhe dizer o motivo para me esquecer
Eu gosto muito mesmo de você,
Mas, desconfio que nunca conseguirei te fazer feliz
A confiança, ela não mais reside em mim
Talvez você esteja com alguém aí
Me perdoe, mas eu não irei mudar,
Uma vez falhei, hoje me aceitei
É difícil, mas vim até aqui por um fim
Se perguntarem se eu te amei,
Diga que sim.

A minha maneira de pensar pode te assustar
Eu tendo a me afastar,
Sem motivo, apenas buscando me reservar
Mas, não faço para te fazer chorar
Infelizmente o nosso conto de fadas não irá durar
Entenda, sou um lobo solitário,
Que desconfia do próprio faro
Mas, guardarei seu amor em uma caixa de vidro inquebrável.

Eu não irei te escrever uma carta
Tão pouco compor uma serenata
Mas, verei seu rosto nas noites mais estreladas
Não irei poetar em seu nome
Mas, lembrarei de seus fios castanhos
Aqui deixo meus últimos versos
Se o que sente por mim é sincero,
Os torne eternos.

Jamais chegue a pensar que fora tudo uma ilusão
Não iluda este seu lindo coração
Eu te amo, e agora, sofrendo me encontro
Te conto o que sinto,
Não irei me abrir para mais ninguém
Guarde no peito o meu sorriso,
Que eu levarei por toda a minha vida,
O gosto de seus lábios de tulipas.

Eu me tornei consorte da solidão
Mas, enxerguei a luz quando eu te vi
Porém, a minha escuridão nunca se despedirá de mim
Entenda, eu queria ser feliz junto a ti,
Mas, eu acabaria te levando para o limbo
Desejo aos meus inimigos os meus amargos sentimentos
Mas, para ti eu presenteio meus belos pensamentos
Não se preocupe, não chore,
Prometo que logo um príncipe te fará sorrir,
Como um dia eu fiz.