Tragédia
Levantei pela madrugada. Chequei minhas redes sociais, aquela olhada de trinta segundos, coisas de quem não se desconecta nunca.
Meio sonolento, deslizei o polegar pela tela do celular, vi uma coisa aqui, outra acolá, e parei na notícia de um acidente de avião com a tripulação da Chapecoense.
Que isso? Pensei. A notícia dizia ter sido um pouso forçado, que o avião havia sofrido alguma turbulência. Tudo bem, pensei. Um susto. Coisas que a gente faz, distanciamento de coisas fora do nosso eixo.
Fui dormir.
Ao levantar, me deparo com essa tragédia. Meu Deus do céu! Mas não foi apenas um pouso forçado? Como pôde? Céus, 75 mortos e 6 sobreviventes? Inacreditável. Imaginei o horror de seus últimos momentos de vida e pus as mãos sobre os olhos.
A desolação de pais, esposas, filhos, parentes e amigos. E talvez mulheres grávidas que terão de suportar esta dor, que triste.
Que tragédia, meu Deus.
Sonhos interrompidos, o prazer de fazer o que se gosta, uma história em ascensão e um sentimento de que poderiam ter tido outro fim. Mas não deu. Sonhos que ficam num vôo que não chega ao seu destino.
Dor, perda, desespero e a esperança por uma notícia boa. Um misto de sentimentos que ninguém deseja sentir, mas ele insiste em estar ali. A negação de quem não quer acreditar. As orações e a fé de quem acredita até o fim, sem nem conseguir acreditar, talvez. A espera e angústia de um SIM que pode ser NÃO. Ou que simplesmente aconteça um milagre!
Não há como não sentir nada. É impossível não coadunar forças com aqueles que sofrem com esta lamentável tragédia.
Que dor!
Que Deus conforte estas famílias.
Isso tudo é triste demais.
Não é apenas um time que se vai. Repito, são pais, filhos, maridos, parentes e amigos.
Hoje somos todos Chapecoense.
Claiton de Paula
A natureza ensina com tragédias, enquanto a escola, com estratégias, pelo menos velem as rimas! E salve a socialização.
Eu ensino quem quer aprender, lançar pérola aos porcos é atitude de professores mercenários. Em nome do domínio de classe, o coordenador opina pelo o segundo ato dessa tragédia. Já desenhada no caderninho de planos, enfeitado e abençoado pelos deuses da pedagogia!
O impensado é coirmão das grandes tragédias e, na maioria das vezes, se volta como prejudicial a si próprio. É invariavelmente é nessas horas que se desperdiça uma imperdível razão mesmo já a tendo.
Há dentro de minhas classes de língua portuguesa alunos que não assistiram a nenhuma aula e conseguiram atrapalhar todos os dias. Pagará por isso quem os mantém ali. Enquanto isso não acontecer, eles estão se mantando: tragédia escolar.
Precisamos aprender a encarar os problemas como o Adoniram Barbosa encarava, pois as maiores tragédias ele transformou em samba.
A saudosa maloca virou samba.
A morte da amada Iracema virou samba.
Morar longe virou samba.
Ao invés de reclamar, tudo virou samba.
Precisamos aprender isso com urgência.
Que droga de amor é esse?
Amor em que se doa
Amor em que se mantém
Amor em que se perdoa
Mas é aquele amor
Amor em que se destrói
Amor em que se descarta
Amor sem ternura
Amor que corrói
Amor que maltrata
Amor que é egoísta
Amor que não é Amor
Tem pouco de amor e muito de dor
Se sinônimo de amor é sofrer
Prefiro eu passar por essa vida sem saber o que é amor
Eu?
Eu sou um enigma
O explícito do indecifrável
As chaves perdidas no bolso
O ''quiçá'' que precede a tragédia
Eu sou a tragédia!
Sou a tempestade que encanta pela avidez
E sou também os raios de sol que cessam a voracidade de céus aterradores
Eu sou o pulo do gato
E sou também a madeira bamba, afoita para forçá-lo
Eu sou a consequência de um caos certo e interminável
Nunca fui tal pessimista, mas também nunca me deixei enganar por pensar que tinha asas para poder voar. Às vezes o mínimo esforço pode ser trágico.
Foi só graças ao espírito dionisíaco que os gregos conseguiram suportar a existência. Sob a influência da verdade contemplada, o homem grego via em toda a parte o aspecto horrível e absurdo da existência: a arte veio em seu socorro, transfigurando o horrível e o absurdo em imagens ideais, por meio das quais a vida se tornou aceitável. Essa transfiguração foi realizada pelo espírito dionisíaco, modulado e disciplinado pelo espírito apolíneo, e deu lugar à tragédia e à comédia. Mais tarde, Nietzsche viu no espírito dionisíaco o próprio fundamento da arte enquanto "corresponde aos estados de vigor animal". O estado apolíneo não é senão o resultado extremo da embriaguez dionisíaca, uma espécie de simplificação e concentração da própria embriaguez. O estilo clássico representa esse estado e é a forma mais elevada do sentimento de potência.
Tenho medo do vento que passa fechando as portas por onde entrei e saudades de cada uma das portas por onde eu não quis entrar. A tragédia da vida é nunca haver tempo hábil para desfrutá-la em plenitude. É estar diante de um banquete e ter de ir embora apenas com um tira-gosto.
Autorretrato
De minha mesa vejo um homem escrevendo ansioso, ocioso e melancólico. Seu semblante lúgubre e sem harmonia é de uma criatura alheia a seu próprio universo. Com mãos trêmulas, traça seu drama pessoal sobre uma pequena toalha de papel. Sua escrita é serena e seu gesto tem a cor e forma da tragédia. A sensação que me ocorre no momento, é que estou diante de uma pessoa profundamente deprimida. De onde estou é possível perceber seu vacilante destilar e o advento de uma lágrima a rolar. O momento é delicado, por um mísero instante ele parece hesitar, olha para o horizonte, um olhar perdido, talvez esteja preso a um passado distante, quiçá deseja-o esquecer. Em súbito volta a rabiscar, como se algo o puxasse de volta a sua atividade febril. Através da sombra que se faz à meia luz, consigo visualizar a silhueta de sua mão a escrever, agora mais calmamente, como se estivesse tecendo cada verbo de uma composição. Talvez esteja construindo uma escrita subliminar, rabiscando seu tormento, sinto-me tocado por sua aflição. Proponho-me a imaginar sua amargura, o que realmente o move a agir daquela maneira? Não obstante, calmamente o homem se levanta, olha para o horizonte e pensa por um momento, em um gesto hesitante, gesticula uma súplica. Ele olha para trás, olha para sua mesa e permanece estático, logo, se vira e vem em minha direção. O homem passa então a meu lado, segue seu caminho a passos calmos, sem pressa e desaparece. Com tremenda sensação de euforia não resisti ao desejo sublime da curiosidade, e calmamente fui à sua mesa, ocasião em que pude ver o pequeno pedaço de papel e me deparei com o esboço de um homem extremamente triste, e a baixo uma descrição: "eis-me aqui; assim me sinto no momento"!
"No Brasil coberto de lama, corrupção, tragédias, impunidade e desigualdades rotineiras, jornalistas engajados e professores resilientes só são lembrados depois que morrem"...
Em meio ao caos das tragédias, os abutres da ganância não hesitam em compor suas próprias narrativas. Como parasitas da desolação, eles prosperam, alimentando-se da miséria alheia, enquanto a ética se dissolve nas entranhas da sociedade.
Empenhado em provocar risos
Deixando um pouco de lado
seus problemas, seus conflitos
Ofuscando tragédias alheias
ou transformando-as em comédia
Causando boas risadas
como um santo remédio,
Pra almas cansadas,
um possível refrigério
O senso de humor não é constante
mas é fundamental, principalmente,
na vida de um comediante.
Sei que é difícil, ahh como sei, mas se você ainda estiver ai, remova as pedras da estrada e continue, a tragédia não lhe define, ela te direciona.
A origem do bullying é a inveja, a baixa autoestima, ou o complexo de superioridade; e este último respalda-se na impunidade.