Tolo
O tolo não se importa com o que é real e verdadeiro, apenas quer que sua opinião prevaleça, ainda que esteja errado.
O homem discreto escuta muito e fala pouco, pois sabe que no silêncio há sabedoria, mas o tolo fala muito e despreza conselhos, pois sua visão limita-se a seu nariz.
Enquanto não entendermos que a verdadeira liberdade é uma loucura, não deixaremos de ser meros tolos.
Portanto, a sensatez, para quem ama, é apenas o ponto inicial.
“Tolo é aquele que acredita em seu próximo
que nunca esta próximo e que ja ajudou tanto
e que quando vc precisa de um deles eles
dizem que vc nunca os ajudou hoje estou assim,
um limão azedo com tatus na língua”
― Michael Vlamis
A pior perda de tempo é discutir com o tolo e fã que não se importa com a verdade ou realidade, mas apenas com a vitória de suas crenças e ilusões. Jamais perca tempo em discussões que não fazem sentido... Há pessoas que por muitas evidências e provas que lhes apresentamos, não estão na capacidade de compreender, e outras estão cegas pelo ego, ódio e ressentimento, e a única coisa que Desejam ter razão mesmo que não tenham. Quando a ignorância grita, a inteligência cala. Sua paz e tranquilidade valem mais.
O sábio reconhece que há o tempo do plantio e o da colheita. O tolo deseja colher antes de plantar. Não é possível colher algo diferente do que plantou. Se for diferente, vasculhe seu coração. Se ainda assim for diferente, continue vasculhando.
Seja o mais bravo dos heróis
Ou o mais tolo dos corações,
Todo mundo está procurando alguém por quem morrer.
Seja por uma noite
Seja para uma vida inteira.
O sábio sempre está apto para ouvir e filtrar críticas e elogios.
O tolo se ofende ao ser corrigido!
O tolo guarda mágoas escondendo-as na prisão dos seus sentimentos sendo corroído todos os dias da sua vida por essas amarguras. Enquanto o sábio compreende que esquecer nunca acontecerá, mas livra-se não deixando o ocorrido acompanhar a sua existência, porque sabe que elas os prejudicarão fisicamente, mentalmente e espiritualmente.
A tolice e a sabedoria se confundem exatamente no ponto onde o tolo se acha um sábio, e o sábio ainda se considera um tolo.