Textos Teatro Infantil
Simplicidade o que o mundo não ocupa é o que desocupa ao relento do pó nojento.
Uns transita outros de longe enxergar. Uns luta e os outros se entrega.
E uns assiste em uma tela que se diz,tecnologia,que o futuro nos espera.
Espera-nos desespero, choro,sangue ,pequeno viajando no mar de ilusão.
Conflito, em terra firme,de ilusionario,me enxergo um quase perdedor,mas com as armar em punhos Desarrancho o mal predador que se esconde seu troféu e com rosto de réu,foi julgado pela escola do destino e o juiz o condenou pelos atos que cometeu agora eu por ver não sou mais eu.
Eu me sento e conto me agora,maldita,tal gentil escola que não educa mas educa que mata não mata que influencia o tal que não é tal,e nasce e cresce com o domínio e poder não se faça e não ultrapassa na lei dos fieis .
E nos contos e flores ai vem a dores que e dói e destrói que o prende e não se forma que exige o recruta a beijar o pés do trono e logo o abandono e trás e transforma na forma,que é do gênero Brutal no mundo que tal se eu pudesse seguir os caminhos da lei seria eu o tão jovem o rei .
E dos mistério que conto tem logo por vir,sagrado e amado que constrói as barreiras de paredes de aço.E dos males que vem,desvio porém pois eu sei, tão logo muito alem.
E da lei quem disse que faço? não faça a valer que poderá a romper o que encaminha neste embaixo das grades da ilusão.
OS sábios que são sábios e não busca a perfeição,caminha para o caminho da perdição!!!
POR: LAPYERRE MS
"Minha certeza"
Esperei estar alegre para te encontrar, mas foi triste que vim te procurar;
É verdade eu cansei de esperar, preferi o agora e não vou mais atuar;
Esse teatro de vampiros não vai me segurar, não podem me julgar e nem mesmo me matar;
Dos imortais eu nasci e jamais apreciei a vida, alegria e tristeza foi como uma certeza;
Dos dias que nasci ao que hoje sou, tudo que sei é que sozinho nada sou.
A Risada de minha Amada
Assim como toda mulher ela era amada
E nos meus braços ela me contava piada
Ela me fazia rir quando todo o mundo
Me falava que eu era um vagabundo
Menos ela
Estava sempre ali
Ó minha doce Magali
Minha amada vitoriana
Por ti liderei guerras e fiz a magia mais profana
Juntos na nossa casa de sonhos reais
Os beijos esquentavam mais que os castiçais
Entre beijos e risadas
Eu contava piadas
Para ela também era difícil mostrar expressão
Assim como eu, o mundo a jogava no chão
E se tornou meu vício fazê-la sorrir
Até esse grande dia surgir...
Por que minha doce amada?
Me deixaste sozinho nessa madrugada
Eu entendo que seus pais reais e formais
Não deixaria namorar um bruxo jamais
Eu entendo, mas pelos teatros musicais via sua luz brilhante se apagando
Ou sozinha chorando
E seu belo sorriso nunca mais
Seus pais não queriam me ver perto de você
Mas como uma Rosa meu amor me faz florescer
Pintei meu rosto e coloquei uma roupa chamativa
Decidi qual era meu objetivo na vida
Ó doce Magali... arrumei um jeito de vê-la de novo sorrir
Apresentei uma peça de teatro importante
E para os nobres a presença era relevante
Eu me tornei um palhaço
com aquele vazio no peito escasso
Vestindo uma máscara real
Me tornei um personagem teatral
Do palco escuto sua voz, sua risada
Deixava minhas emoções disparadas
E por um momento
Aquele era meu pagamento
Ó Magali
O motivo de minha vida é vê-la sorrir
Durante anos fiz aquele papel
O bobo mágico de chapéu
Eu sei que você viveu sua vida
E eu vivi a minha... só que sozinha
Até que um dia, comecei a sentir sua falta na plateia
Ir fantasiado a sua casa me veio como ideia
E nesse dia descobri
Que perdi minha amada e feliz Magali.
Eu gosto do impossível e sou imprevisível, mas tenho medo de perder a vontade de estar vivo, morrer e assim tirar a felicidade de outros, por simplesmente não saber me dosar.
Estou apenas sendo eu, atuando na mentira que entra na verdade e bagunça o mundo, me levando a fazer oque não quero no consciente e sim no inconsciente.
Quem está com a verdade não precisa ficar se justificando...
Os falsos mentem e, quando suas mentiras são expostas, a única forma de defesa é desmentir, no intuito de fazer do outro mentiroso. Explicações excessivas, com argumentos e encenações previamente montados, é a tática de persuasão do manipulador.
Gente manipuladora é gente infeliz, que (a qualquer custo) precisa ser o centro das atenções, que necessita estar sempre com a razão (ainda que tenha que mentir), quase nunca ouve pois sua intenção é ser ouvido (com as ladainhas do eu sou, eu fiz, eu, eu, eu...), não ajuda ninguém por amor (em secreto) e sim por status e autopromoção (usando eventos para se mostrar "caridoso").
Gente manipuladora se incomoda com a felicidade, com o sucesso, com a paz e até com o jeito de ser do outro quando este é genuíno, porque o manipulador em nada consegue ser espontâneo, já que a todo instante ele precisa montar um teatro para roubar a cena dos outros ou mesmo para se libertar de um personagem que não deu certo.
Gente manipuladora é genuinamente mentirosa! E o pior: consegue acreditar em suas próprias mentiras, e, com a força de seu auto-convencimento, somado ao tal teatrinho, acaba convencendo as pessoas que se deixam manipular, ora por fraqueza da intuição (síndrome da autossabotagem), ora por falha na memória (síndrome de memória curta), ora por conveniência e interesses pessoais (síndrome de chupim).
Para terminar, gente manipuladora é gente de alta periculosidade! Até hoje não soube de nenhum psicopata que não tivesse como principal característica a manipulação.
A melhor maneira de lidar com pessoas manipuladoras é não lidar com elas! Fuja! Não dê atenção! Não dê audiência! Não dê espaço! Não dê platéia! Não dê seu tempo para pessoas que não estão preocupadas em te fazer perder tempo! Pessoas assim não têm nada mais a perder do que já foi perdido e, se bobearmos, vão nos manipular até o ponto de nos fazer perder tudo, inclusive o nosso caráter, a nossa alma, nos igualando a elas.
Quem é verdadeiro não precisa ficar se explicando... Uma mentira precisa ser contada diversas vezes pelo manipulador para se tornar uma "verdade" (sua verdade mentirosa). A verdade é dita uma única vez. O resto é comprovado no comportamento, no histórico, na visão e na vivência pessoal de cada indivíduo.
Aquele amor
Em todos os lugares que eu poderia ir
eu estava lá
onde eu sabia que você estaria
Seus cabelos misturados na tinta
me diziam o quanto estava confusa
e sua maquiagem borrada
mostrava o quanto estava nervosa
E mesmo que depois disso eu perdesse tudo
e meu mundo virasse trevas
eu sentia
Qualquer câmera pode registrar esse momento
Mas só meu coração registra a felicidade.
Vazio
O copo cheio retrata a busca
de algo saciável
Notas de frutos, aveludado,
Impecável
Um papel miserável
Frio escritor e cruel
Inimaginável sensação
Representação considerável
Imposição?! não
Aceitável apreciação
Arte nula
Sem cabeça...
...Mula
Volto ao palco
Cortina fechada
Fachada
Abertura pro nada
Então me rio
Rio de mim
Sozinho?! não
Há plateia
Palmas na mão
Adeus solidão
Esse frio não
Rio de mim, não sozinho
O copo na mão
Enfim, cheio!?
já não
Saciável sensação
Me rio
Cheio!? Não
Vazio.
Oliverpinguim
O BRASIL THEATRO
Segue a tragicomédia
no Brasil Theatro.
A plutocracia ocupa a platéia,
e o povo abatido atua no palco.
Há séculos, a peça do Brasil Theatro é a mesma.
Na platéia,
as elites dão gargalhadas das cenas, risadas que ecoam por todo o Theatro.
São índoles mais duras que o ferro e o aço.
Eles zombam do povo,
que paga o ingresso,
e que ainda incorpora
o papel do palhaço.
O ser artista!
O ser artista, que por inúmeros momentos se encontra perdido em si mesmo e mesmo assim se procurando pelo mundo. Tentando brigar com sigo mesmo, mesmo perdido em si e não se deixando se perder em uma zona de conforto chamada sofrimento, culpa ou até mesmo preocupação!
A cabeça de um artista que mesmo longe dos palcos, câmeras e holofotes o leva a entrar em uma zona de conflito com seus passos, perdido em uma selva de pedras onde só se encontra o único lugar verde, com vida - Sabe? Com cheiro de sereno e folhas molhadas de orvalho? - É no palco.
Obrigado Fernanda que em um momento disse que deveria se afastar, mais sim só voltar se não conseguir dormir, comer ou coisa assim. Sinto a dor do ódio que corre pela carne onde se une lado a lado o peito do coração. HORRÍVEL sim é horrível mais que ao sentir me faz pensar que não devo satisfazer a vontade do próximo em colocar um jaleco ou até mesmo uma gravata pra poder estar em algum lugar ou ser algum lugar.
O artista pode estar onde quiser e quando quiser pois ele é assim LIVRE, como um pássaro, livre de todas as surras, injúrias, calúnias que o sistema o faz passar, Não deixando com que o sentimento de obrigação faça com que sua luz se apague pouco a pouco como o fogo de uma fogueira que lentamente vai perdendo o seu brilho e sua força ao passar do tempo.
Pra nós não existe ano, mês, dia e nem hora e sim momentos, momentos de felicidades eu tristezas que como uma pedra valiosa vamos sendo lapidados. Vida, palavra que respeito por não saber o que seja e mesmo tentando saber percebo que meu lugar é aqui sobre as madeiras lado a lado colocadas que rangem ao pisar de um texto falado e me fazendo gritar o ser artista que nasce antes de mesmo de um nome escolhido quando se descobre que é menino.
Descobrindo desde já que a vida, sim a vida e um pêndulo de um relógio cuco que fica com seu movimento de um lado para o outro lhe dizendo que nunca mais,nunca mais, nunca mais.
29/06/2018
Fim de papo. Fechou a cortina, acabou o espetáculo. E a última cena foi mais um fiasco, de quem mal representou.
Fim de ato. Pode ir para o camarim tirar a maquiagem, porque ela não serve nem mesmo de ultraje pra esconder seu mal humor.
Ô ô ô A peça acabou e restou desse envolvimento apenas fragmentos de um falso amor
A depressão e a euforia são duas sensações falsas, produzidas por minhas expectativas e alimentadas por meu ego.
Ambas, se não administradas corretamente pela minha racionalidade, podem ser muito persuasivas e nocivas, visto que, apenas em minha mente reside todo o teatro desse espetáculo que, a princípio, me parece ser tudo aquilo que importa no mundo naquele momento.
São minhas maiores inimigas.
Todavia, a vida me ensinou que haverá sempre um novo amanhecer, um novo despertar, novos desafios, novas conquistas, novas alegrias, assim como novos obstáculos e novas desilusões...
Assim é a estrada, assim é o caminho para asanidade e para a Salvação.
Afinal, quem de nós saberia reconhecer a felicidade, se não houvesse experimentado também o gosto amargo da tristeza.
A esperança é a maior, a mais difícil e, sobretudo, a mais importante vitória que o ser humano pode conquistar sobre a alma.
Poema bom
Hoje eu tropecei por ai nesse poema que eu já conheço há tanto tempo, mas hoje olhei para ele de uma forma diferente ou foi ele que olhou para mim, não sei. Segundo Quintana bom é o poema com o qual nos identificamos. E isso que ele disse, eu acredito que não sirva só para a poesia, mas para a música, o teatro, cinema, a literatura, as artes em geral. Mas nos identificarmos com algo será que é suficiente para classificá-lo como bom ou ruim? Nós só conseguimos enxergar o que já têm dentro nós e muitos de nós têm o mundo interno bastante reduzido. Não porque sejamos piores, mas porque a vida não nos deu as mesmas oportunidades que deu a outros. Logo, dizer que algo é bom ou ruim só porque nos identificamos é no mínimo superficial e simplista. Claro que nos identificarmos com algo nos dá aquela sensação gostosa de acolhimento, de conforto e prazer e, essa sensação que nos leva a adjetivar o que nos proporcionou esse sentimento é a mesma que usamos para classificar algo como bom ou ruim e, ao meu ver insuficiente.
La Traviata
Alfredo e Violetta,
Caíram naquele lugar,
Coração buraco,
Quem nunca caiu,
Se retire do teatro,
Botão Violetta peito,
Verdi eternizado,
O amor sempre viverá,
Amor grande merece tudo,
Ser cantado, encenado, tocado, ovacionado e vivido,
Em nosso invivido tempo,
Se ousaria ainda encontrar,
Amores como n'outros momentos,
De tantas cores e nuanças,
Amor cameliano,
Amor simples,
Amor encontrado num olhar piscado,
Amor único que é difícil desatar o nó,
Simples amor bebido e transviado,
Amor Alfredo que sempre existirá,
Nosso lema é ser feliz.
Não importa de onde surgiu, a vida evoluiu sem um sentido aparente / um palco no qual a gente na representação vigente/ procura sobreviver /Nascemos sem perceber, crescemos no aprender e morremos sem querer/ ensaio nem parcial num improviso total e tudo está contido nesse teatro real / no palco muita surpresa, de feiúra e de beleza, de alegria e de tristeza / nesse caos universal / Seguindo essa trajetória Viver o hoje é vitória já que o ontem é história e o amanhã é mistério / não se leve muito a sério/ pois não existe critério nosso lema é ser feliz, em nosso tema de aprendiz / pois assim nosso Deus quis e em cada pedra que topar temos que compartilhar aos poucos vamos juntar para erguer nosso castelo / brincando, rindo ou chorando, nossas perdas lamentando iremos representando o lado feio e o belo / Vivamos o ser, esqueçamos o ter, pois tudo irá perecer e assim no fim do ato, finalizando o contrato, restará nosso retrato após nossos ocasos restarão os nossos causos recebendo os aplausos se a gente merecer! Moacir Farias.
Máscaras 🎭
Considero a sinceridade uma das mais belas virtudes, mesmo tendo dois lados da moeda, um lado bom e um aparentemente ruim. O 'sincericídio' é quando levamos essa sinceridade as últimas consequências, sendo inconveniente e desnecessária e sempre causando danos para ambos os lados, tanto para o emissor quanto para o receptáculo; nada mais que pura maldade.
A sinceridade, porém é muito positiva, mesmo quando muitos se afastam; esses que se afastam são as mesmas pessoas que adoram e até chegam a idolatram viver no teatro de máscaras e no palco da mentira. A mitomania ou transtorno de personalidade limítrofe faz com que a humanidade viva uma farsa, uma farsa muito bem elaborada e ensaiada onde já não percebemos o que é de verdade, o que é apenas necessidade premente de auto-afirmações ou status social.
Parece que muitos perderam o contato com o mundo real e ser de verdade tem um custo considerável e um bom preço a pagar, porém sempre com efeitos extremamente benéficos a longo prazo, as pessoas que também buscam essa virtude conseguem se espelhar, elas vêem elas mesmo dentro de você.
O lado positivo da sua essência deve sempre ser a nota maior na sinfonia da vida.
O Despertar
O que eu faço agora com este sentimento? Não era para isso ter acontecido. De que jeito vou resolver isso dentro de mim? Tanto que reprimi e agora estou diante de algo que nunca imaginava que aconteceria, na verdade sempre sonhei.
O que vão pensar de mim? Ao mesmo tempo que sinto prazer e alegria, mas dói dentro, em mim, saber que posso sofrer com isso. Não, não, não pode ser real, a este ponto da minha vida ser tomado por um desejo, uma emoção, sei lá, acho que estou ficando maluco com tudo isso.
Preciso apagar isso, retirar isso da minha mente, mas é tão bom sentir isso que acho que pode valer a pena encarar a situação de frente, primeiro a mim mesmo e depois deixar despertar de vez tudo que está reprimido, quem sabe posso ser feliz de verdade.
Pessoas? Acho que a pessoa mais importante em tudo isso sou eu que preciso viver de verdade e ser eu mesmo, apenas isso.
Tiago (Irmão de João):
Irmãs e irmãos, Jesus chamou para irmos ao monte, fomos sem saber ao certo o que ocorreria, naturalmente, pensei que iríamos orar, mas ao chegar lá Cristo transfigurou-se, seu rosto e suas vestes resplandeceram, sua luz era mais forte que o sol do meio-dia. Estavam lá também Moisés e Elias. Certo momento uma densa nuvem nos cobriu com sua sombra, e escutamos uma voz, era o próprio Pai falando, caímos com o rosto em terra, ficamos perplexos, sem reação, foi inexplicável. Logo após, estávamos somente nós quatro, Pedro, João, eu e Jesus, confesso a todos que o céu estava na terra naquele dia e lugar.
SE VAI TER LEITOR...
.
NESTE EXATO MOMENTO
escrevo sem rumo. Faço isto de caso pensado. Talvez queira me pôr à prova. Até onde sou capaz de escrever de improviso?
.
LEMBRO AGORA
do mestre Machado de Assis quando diz: palavra puxa palavra. Sem querer querendo vamos espichando as palavras e quando dar-se fé... o texto está pronto.
.
UMA COISA EU SEI:
a escrita de improviso fica muito mais próxima da fala.
.
MEU PROFESSOR DE TEATRO DIZIA:
o corpo puxa a fala.
.
E DIGO EU:
se o corpo puxa a fala, a fala puxa a escrita.
.
NESTE EXATO MOMENTO
percebo que o meu escrito tem rumo. O texto tá bem arrumadin.
.
SE VAI TER LEITOR...
... aí são outros quinhentos!
....
02.05.2024
Os Homens
Jamais enxerguei a vida como os outros.
Não ter pai e mãe, é como ser um cego.
Desenvolvi sentidos que os outros não desenvolveram.
Mas estamos todos no mesmo barco.
Os homens precisam entender o que é que estão a fazer aqui.
A heautognose é uma faculdade reservada inteiramente a Deus!
O igualitarismo é um escárnio à inteligência.
O homem é a fagedênica mortífera da humanidade.
A hierarquia não risível é a de que o homem nasceu para amar!
Mas não é forte para mergulhar na própria realidade.
Os mares da vida trazem insondáveis turbilhões.
Aos fracos, resta acreditar que tudo anda sempre belo.
O destino é aquilo que acontece.
Não é aquilo que está predestinado a acontecer.
O destino dos homens será sempre a solidão.
Ao fim, estaremos todos sozinhos e abandonados.
A vida é um teatro com atores magistrais.
O exímio será sempre o que melhor fingir!
Estamos vivendo em tempos de profunda superficialidade, onde o espetáculo devora o sentido e nos priva da pausa necessária para existir. A sociedade do cansaço exige um desempenho extenuante, enquanto a validação momentânea alimenta ansiedades que ficam sem nomear. A violência, tanto física quanto mental, molda relações e silencia almas, fragmentando aquilo que poderia ser inteiro.
Nossas interações se transformaram em vitrines e nossos afetos, em mercadorias. Nas redes que prometem conexão, encontramos distância; na busca por relevância, nos perdemos de nós mesmos. Vivemos no teatro do vazio, onde tudo parece urgente, mas quase nada é essencial.
Resistir é um ato de coragem e cuidado. Precisamos reencontrar o silêncio que nos reconcilia, o olhar que acolhe, a arte que inquieta e a palavra que nos devolve ao real. Só assim poderemos escapar das armadilhas do espetáculo e resgatar a integridade de quem realmente somos.
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