Textos sobre o ser Humano
quem nunca mentiu? é preciso ser não-humano para não mentir; todos nós sabemos disso. não ponho em prova seus motivos para mentir, já que sei que mentimos todos os dias, todas os meses, para todos e principalmente para nós mesmos, mesmo isso sendo algo praticamente impossível. o simples fato de vivermos iludidos por falsas promessas traz à nossa mente um sentimento de repulsa, agora incorreto e imoral, mas há uma linha tênue entre o mentir para sua mãe sobre uma nota vermelha no colégio e mentir para uma criança que pergunta por que o pai dela nunca mais voltou para casa. mentir é uma ação humana, portanto, como o “dono”, não pode ser uma coisa estática, definida e repulsiva. mentir pode ser iludir, mas também pode prevenir um mal maior.
Há uma razão simples que posso demonstrar a vocês sobre por que as pessoas não gostam que suas mentiras sejam reveladas ou quebradas. mentir requer inteligência. quando uma pessoa mente, é como se ela voltasse aos tempos de criança, quando ela construía castelos de caixas de papelão e ficava dentro dessa construção, como se nada nem ninguém pudesse atingi-lo dali. a mentira se reflete em algum medo. nós temos medo daquilo que não conhecemos. Logo, mentimos porque existem coisas que não conhecemos. por isso construímos esse castelo enorme de mentiras, para que possamos viver nesse nosso mundo que podemos manipular, observar e ter controle de quem sai e quem entra.
Mas nem sempre podemos ter controle de tudo. Dizer a verdade para algumas pessoas é destruir esse castelo que esse alguém construiu, deixá-lo cara-a-cara com o que ele não conhece e teme. Contar a verdade para uma pessoa que mente é, também, deixá-lo em uma situação de inferioridade, e ninguém gosta de se sentir assim.
Mesmo vivendo em um mundo cercado de injustiças, a ideia da justiça prevalece em nossas atitudes. Se não nos afetasse tanto, até poderíamos deixar as pessoas mentindo como e quando quisessem; afinal, não importa. E é nessas horas que alguns mandamentos das mães vêm à tona:
Não discuta com crianças: você já tem idade e mais maturidade que elas.
Por que será que o coração humano tem tamanha perversidade de destruir a paz do mundo? Pela poesia da rosa de Hiroshima... Acalenta-me ou me faça esquecer...
Tanta tristeza, lágrimas e dor... Por quê? Não há beleza a ser comparada a rosa! A inocência sendo tirada de uma criança por quê?
A naturalidade do barulho sem alma... Uma pétala despedaçada ou um canto sem voz, por que Hiroshima?
Tantas vidas, tantos choros... Clamando pelo grito de piedade é o grito dos inocentes, violência não de uma rosa, mas do espinho dela...
O impulso é o que á de mais natural no ser humano, é o que você é realmente, o seu verdadeiro eu.
Por impulso cometi os maiores erros da minha vida, mais de nem um deles me arrependi, pois foi por impulso também que fiz coisas que já mais imaginei que faria, coisas que eu sempre quis fazer mais por algum motivo, talvez a razão ou a moral, me impediram de fazer.
Eu acredito...
Acredito no amor...
Acredito que todo ser humano tem algo de bom...
Acredito que o mundo pode mudar a partir de cada um de nós...
Acredito que a fé é uma substância viva dentro de cada um de nós e que permanece conosco até a nossa morte (pena que alguns morrem sem descobri-la)...
Acredito que há males que são para o mal, mas as pessoas do bem os transformam em males que vem para o bem...
Acredito que todo deserto pode ter seu oásis, só depende de quem peregrina por ele...
Acredito que a vida é um prêmio que todo mundo já ganhou quando nasceu...
Eu acredito...
E continuarei sempre acreditando...
E se nem por tudo isto eu acertar, não me importarei em morrer errando,
Afinal de contas, dizem que o errar é humano.
A maior virtude de um ser humano é ter a capacidade de trabalhar (para enriquecer seus patrões e seus governantes)
O Pior defeito do ser humano é ter tempo para o ócio (considerado preguiça, má vontade, folga. Tempo livre que proporciona ao indivíduo a oportunidade de crescer intelectualmente, de fazer leituras proveitosas e aprofundar seu autoconhecimento.
Eu mesma, chego a conclusão de que o ser humano que pensa sofre bem menos que os que sentem... e os que se acostumam menos que os dois!
Acostumar-se a um cheiro, uma casa, uma companhia, trabalho, cores, espaços, até mesmo com a solidão...
Ah! solidão que faz a gente insensível e só!
Certo, nunca estamos sós, mas me sentir só vez em quando me fez pensar!
Será que estou me escondendo do mundo?
Ou o mundo não me mostra o que quero encontrar?
Sempre dei muita liberdade a quem passou pela minha vida, sempre busquei os espaços que a vida dá!
Hj encontro nesse vazio às vezes paz, às vezes nada, e outros momentos de uma tristeza que não tem explicação!
Espero...
Sofro...
Devoro a mim mesma em pensamentos... meus sentimentos...
E tento me acostumar com esse ser só.
E só.
Colo 1. A parte do corpo humano formada pelo pescoço e ombros. 2. Local onde o filho se sente protegido pela mãe. 3. Abrigo (de amigo) 4. Refúgio para as horas tristes.
Os seres humanos não nasceram para viverem sozinhos, não a toa, são uma das únicas especies animais, em que a cria depende exclusivamente do auxilio da mãe, por um longo periodo de tempo, seja por proteção, alimentação e aprendizado. Por viverem juntos, acabam por criar laços, vincúlos e relações especiais. Laços esses, que às vezes, se tornam uma dependencia estranha.
Para cada ser humano, existem pessoas que são especiais, não por terem algo especial, apenas porque elas são o ‘colo’ desse ser humano. Comumente, essas pessoas são as mães, os pais, irmãos, ou alguém da familia, e às vezes, alguém de fora, que você conheceu por conhecer, pelo destino mesmo, esses são os amigos, os amores…
O colo de uma pessoa especial, nada mais é que o local onde nos sentimos mais seguros, onde derrubamos algumas, senão todas as máscaras, onde confiamos nossas verdades e mentiras, nossos defeitos e virtudes, tudo que vier a cabeça, sem ter medo do julgamento que virá, pois confiamos nesse julgamento.
Algumas espécies de aves, tem um local para voltar a cada nova estação, é lá que se sentem seguras para perpetuar a espécie, são os chamados ninhos. Para nós, seres humanos, os nossos ninhos, são um abraço apertado dessa pessoa especial, que nos aquece, protege, encoraja, fortalece e alegra.
O incrivel, é que tem vezes que o nosso abrigo some, o local que cativamos tão bem, simplesmente some, e aí como ficamos? Para onde correr?
Por serem humanos, assim como nós, nosso ‘colo’, é instável, e vulnerável, que acaba por fugir, ou desaparecer, nas horas que mais precisamos, ou em horas que nem precisamos, mas que nós queriamos que estivessem ali, de reserva, esperando por nós. Isso porque somos egoístas, e sujeitos a esse sentimento, acreditamos que dividir o abrigo, poderia nos fazer perdê-lo, e aí temos ciúmes, bobos ou não. Porque o abrigo é nosso, queremos que ele sempre esteja ali, esperando para nos atender, nos ajudar, nos levantar, mas não é assim. Seres humanos são um ninho, que precisam de outro ninho, e assim por diante, porque somos carentes, ou seja, às vezes o colo é recíproco, porém, por existirem pessoas defeituosas, nem sempre a reciprocidade garante segurança desses ninhos.
Havia aquele garota, que dizia não sentir, conquistava dizendo não querer, e na verdade sempre queria. Ela era egoísta o bastante, para gostar de ver vários garotos atrás dela. Não que ela consumasse as conquistas, apenas, os enebriava com seu charme, e os fazia ‘seus’, suas reservas, seus abrigos, as amigas dela até reclamavam, que ela tinha mais amigos, que amigas.
Só que também existia esse garoto, despreocupado e livre, que acabou por ser cativado por ela, e respondeu com carinho, ela o colocou no banco, e ele não se importou, continuou sua vida. Isso a intrigou, a fez correr atrás dele, e consumar o sentimento, desaparecendo logo depois. Ele ligou algumas vezes, mais para saber noticias dela, do que para tentar continuar a consumar o sentimento, mas ela o esnobou.
Ele seguiu sua vida, fluindo mais uma vez, e ela ficou ofendida, no começo, depois foi atrás. E aí eles seguiram, se perpetuando um ao outro, a um relacionamento estranho. Em que ele sabia que ela nunca seria dele, e ela sabia que ele não iria parar sua vida para tentar suprir as falhas emocionais dela. Eram o ninho um do outro, porque cada tampa tem sua panela, mesmo que ela não se encaixe perfeitamente, só de tampar, já estava de bom tamanho.
Independente da diferença, dos defeitos, das falhas. Era onde se sentiam seguros, e onde iriam procurar abrigo, quando tudo o mais falhasse.
Ser humano
Não a uma razão
Simplesmente natureza, Não assume o que fala
Nei tão menos o que sente, E movido a sentimento
Abastece com amor, Enganado com paixão
Envolvido a aparecia
Não entende o destino, Preocupado com futuro
Não vivendo presente
Entristece sua a alma, Estragaste o seu corpo
Amargaste o espírito
Só vivendo a vontade, Preguiçoso com a vida
Triste com o dia, chateado com o minuto
Destravado com o tempo, Tão complexo e perfeito
Tão estúpido com a vida, Tão bonito criador
Que decide a vive
Ser feliz e só quere quem decide
Você
Alexandre Pacello
03/12/2009
FLASH FORWARD
Ridículo é o coração humano que ama quando deve odiar e odeia quando deve amar. Mas ainda devemos compreendê-lo porque continua nem sempre cometendo esse suicídio. Vá rápido! Corra para onde possa se esconder. E se não conseguir, tolere. Pois a tortura não é plena. Ela é pouco: ainda virá mais!! Flash forward!
Meu coração é tão humano,
Nem se conforma em ti perder
Di certo, minha vida continua
Mesmo sem você me ter.
Seu nome vejo nos letreiros
Por todo carro que me passa.
Um sentimento derradeiro,
Atravessa minha estrada.
Não sei o que fazer,
Com esse meu coração.
Que bate por bater,
No entoar dessa canção.
Fico triste nesses dias,
Com chuva, ensolarada.
Como se faz nessa agonia,
De ter a vida retomada.
Segue em frente seu caminho,
Como tudo tem de ser
Nem toda flor tem espinho
Me feri foi por você.
Não se trata de um pensamento, somente um registro.
O MAIOR IDH(Indice de Desenvolvimento Humano) BRASILEIRO, É DE SÃO CAETANO DO SUL, CIDADE PAULISTA.
O que mede o IDH: Renda per capita, alfabetização e expectativa de vida); tem mais de dez anos que ostenta a maior nota nacional essa Cidade do ABC Paulista.
O Ser Humano...
E tão estranho o ser humano...
Por que nunca vêem o lado bom dos outros?
Por que se empenham tanto em achar algo errado com os outros seres humano?
Não somos da mesma especie?
Então para quê diferenças?
É tão estranho ser um ser humano...
A todo momento procurando os defeitos dos outros,
E esquecedo dos meus.
Falando mal dos outros,
E esquecendo do eu.
É tão estranho fazer parte da especie humana...
Sempre reclamando de um pequeno problema,
E nunca vendo o quão grande pode ser o problema do outro.
É tão Estranho pensar e agir como um Ser humano...
Você nunca é o pior,
E o outro não tem nada de bom.
Eu sempre sou a vitima,
E o outro já está com pena decretada: Culpado.
É tão Estranho fazer tudo que um ser humano faz...
O jardim do Outro é sempre mais verde e florido que o seu,
Porém segundo você é por que ele rouba seu sol com aquela arvóre enorme.
Estamos sempre procurando em quem por a culpa...
Cheguei a conclusão de que não gosto de ser um ser humano,
Cometer tanta injustiças,
E nunca descobrir que são injustiças.
Fazer o mal e ainda ser o bonzinho da história,
Sofrer Derrotas e desistir...
Realmente não gosto dessa especie,
Que somba dos outros seres vivos por serem os único Capazes de pensar,
Pois eu queria ser um desses seres que não pensam...
Assim seria poupada de pensar o quanto estúpida é a vida de um Ser humano...
É do ser humano sentir dúvidas, ficar sem saber o que fazer, diante do sentimento sentido, ou do sentimento não sentido,mas é também do ser humano dar-se as oportunidades que a vida oferece, é do ser humano saber esperar o coração nos dar a verdadeira resposta, aquela que realmente nos serve.
É do ser humano não sentir prazer, não amar, não sentir-se bem com certas pessoas, mesmo sabendo que essas pessoas nos amam de verdade, mas também é do ser humano, dar-nos uma chance, e a quem nos ama.
É do ser humano ter coragem de tentar algo novo, mesmo sabendo que poderá não ter um final feliz. É do ser humano buscar a felicidade, onde parece ter nem um rastro sequer dela,é do ser humano encontrar o mais belo sentimento no mais intenso desamor.
É do ser humano ver o que não se ostenta, encontrar o que não estava perdido, sentir o que não se deve sentir, amar quem não se deve amar, esperar quem talvez nunca voltará. Acreditar no que não se vê,sonhar com o impossível, voar sem ter asas,sentir o coração pulsar por alguém, chorar por frustração, chorar de alegria ou de tristeza. Voar por entre as nuvens dos sonhos, viver pensando no futuro, no passado, esquecer o presente, viver reclamando do que tem e do que não tem, ser feliz, ser triste.
Ignorar a vida, e a presença de Deus, destruir o seu próprio mundo e colocar culpa nos outros, criar o que parecia impossível, curar....
O ser humano entra em guerra constantemente com suas próprias criações, com seus próprios sentimentos, é um paradoxo sem fim, que quanto mais tem, mais quer ter, buscar,procurar,dar nome a tudo e todos,procurar razões, soluções,acabar com o próprio ser, se superar...
Para o ser humano nada está bom, nada está em ordem. O ser humano era um ser perfeito e acabou por se refazer da mais suprema imperfeição!
O cordão de 03 dobras
Com você aprendo,que não existe ser humano perfeito.
Que o amor torna o imperfeito aprazível.
Que temos muito que aprender juntos.
Aprendo da necesidade diária de convidar Jesus, prá conviver conosco. assim sendo melhor sermos 03 do que 02
(Sobre o sentido da vida)
Certamente, uma das maiores dúvidas da qual o ser humano tem se questionado. Qual o sentido da vida? O que viemos fazer aqui? Qual o nosso objetivo aqui na terra? Essa atribuição de questionamentos se da, por vezes, a um ser divino, uma obra divina, então as respostas para tais questionamentos, no contexto aqui posto, permanecem em mistério e fora do nosso domínio, no entanto, qual seria a melhor resposta para isso? Simples. O sentido da sua vida é você quem deve dar, através de seus atos e escolhas.
Flor do Ser... Essência do Ser.
Afinal, o que é, qual é a essência do ser humano?
O Ser essencial é amor e é permanente.
Essência divina.
Belo, sublime, sentido sagrado da vida.
Liberdade, alegria, beleza, sentido de completude...
Harmonia, paciência, espera gentil...
Confiança, fé , entrega...
Possibilidades, atenção, vontade, percepções...
Brilhante, esplendor, como a natureza, natural...
Potencial, poderoso, diamante, Unidade.
Sofrimentos, fraquezas, impossibilidades,
Falta, desejos não realizados, limitações.
Desconfiança, dúvidas, incertezas,
Vontade fraca, desilusão, busca...
Essência humana.
Tristezas, esperas, perdas,
Sofrimento, quedas, superação.
Penso ser esta a realidade humana em sua essência.
Flor que nasce, floresce, enfeita, perfuma,
possui espinhos, definha, morre.
Nunca repreenda um ser humano em certas situacoes amargas da vida
pois amanha voce pode estar no lugar dele e vai sentir o valor do desprezo.
por isso nao ignore,nao maltrate,nao humilhe,TENHA AMOR AO PROXIMO!!VEJA O MUNDO DO JEITO QUE ESTAR,O MUNDO QUE NOS MESMOS HOMENS DESTRUIMOS.
SERA QUE É ESSE MESMO MUNDO FUTURO QUE NOS QUEREMOS PARA NOSSAS FUTURAS GERACOES?
EU NAO QUERO VIVER NESSE MUNDO GROTESCO,AMARGO E CRUEL E VOCE ?
Todos os dias são uma novidade. Não existe um dia igual ao outro mas as vezes o ser humano precisa de um sossego, de uma certeza de que aquele dia não lhe trará surpresas desagradáveis. Assim vive o ser humano, numa eterna expectativa do que virá. A maior alegria é a novidade e a maior triste é a incerteza.
02/09/10
(Caminho sem fim )
Sou como você
Um ser humano
Um ser que ao mundo veio nu
Mas que com o passar dos anos
Descobriu a vergonha da nudez
Aprendeu como se deve viver
Caminhar ele aprendeu
Cujo caminho ele ainda não entendeu
Pois os passos dele são guiados por Deus
Ao tropeçar nesse caminho
Pensou que não tinha mais a Deus
Só depois então ele entendeu
Deus jamais o deixou
Mas ele por seguir um rumo contrário
Foi pouco a pouco do Criador afastando-se
Arrastando-se para onde o vento o levasse
Sendo assim, ele próprio
Desviou-se do caminho certo
Criando um novo caminho
O qual ele não sabe se encontrará um fim
Então ele seguiu apenas em busca do fim...
Andamos por vários caminhos
Onde tropeçamos, caímos e levantamos
Quando levantamos nem sempre
Temos forças para seguir em frente
E quando não temos forças
É preciso lembrar que nunca estamos só.
Pois há, um ser muito superior cuidando a todo momento de nós.
Amor Negro
Coração negro da morte,
Absorvente de todo semblante humano,
Criador do inesperado sentimento amoroso,
Sinalizador da visível paixão negra,
Dilatador de ossos e pupilas,
Circulador do sangre negro e devasso,
Deste amor negro não correspondido,
Recíproco aos olhares terrenos,
Mortos pelo amor negro da compaixão,
Amor negro! Traga-me de volta a paz de espírito,
Cicatrizando a ferida da saudade e da indecisão,
Cabeças se perdem numa tenebrosa dúvida,
Negro como a noite levada e sentimentos ilícitos,
Amor negro! Traga-me de volta o medo, obscuro e o tenebroso.
Coração negro da morte,
Vigilante do centro do infinito,
Leva-me minha alma e o meu espírito contigo,
Eternizando o amor negro em minha vida.