Textos Reflexivos sobre Crianças
Parece criança quando ganha um brinquedo novo, e no inicio só brinca com ele, o melhor é ele, o mais bonito até, mais depois, que o brinquedo arranha que o brilho se ofusca que a brincadeira não mais te diverte você procura outro, ou até mesmo aquele velho, que estava jogado, em uma caixa, caixa essa cheia de saudade, de coisas que você não deveria mexer, ou de coisas que nunca deveriam ter ficado lá… E pra você, eu não quero ser brinquedo, muito menos caixa, quero ser aquilo que fica não o que se guarda.
Só queria gritar, só queria chorar, só queria espernear. Já sei, queria ser como uma criança mimada, mas sem mimos, queria apenas ter o motivo de um pirulito roubado de minhas mãos por um homem estranho, para então gritar aos quatro ventos, e chorar rios, e assim talvez ter a atenção que eu gostaria de ter tido. Mas eu aprendi a ter meus próprios pirulitos, aprendi a deixá-los ser chupados adocicadamente em cada boca que acometem-na ao mesmo, boca até com sabor de fruta mordida como já cantaram por aí, daí como todo pirulito acaba na saliva, e ficam só as sensações por poucos minutos, assim também aprendi a ser. Mas lembre-se apenas as sensações acabam, eu continuo.
Quando criança eu caminhava pelas estradas de chão onde morava contemplando a beleza sem igual da criação divina, era pequeno em tamanho e mais ainda em sabedoria, porém isto não me impedia de estar ali tão junto da presença de Deus. Hoje caminho pelas ruas da cidade, ao redor meus olhos encontram pessoas em um vai e vem desordenado, busco a cada passo a beleza do sorriso, o brilho do olhar, e apenas vejo a pressa ao passar, a preocupação com o horário, a falta de tempo para a vida, apenas vejo seres tão iguais, seguindo um padrão sem mesmo se perguntarem se devem segui-lo ou não.
Dentro de mim ,ainda mora a criança que fui, ainda mora sons ,cheiros, cores de um tempo onde tudo era muito simples,porém muito cheio de vida,energia,felicidade.Ainda mora a menina de cabelo clarinho, de gênio forte, que queria ser a fada, o anjo, a sementinha em todas as peças da escola,que queria pular mais alto,estar em todos os lugares possíveis e imagináveis,ler tudo que aparecia, dançar todas as músicas.Ela ainda mora em mim, e não mora no subterrâneo de meu ser,não, ela mora na superfície ,sob a pele ,vem a tona para respirar diariamente, e sem dúvida alguma ,a menina que fui, me faz entender como custa pouco ser feliz .Espero que a criança que habita o meu ser possa encontrar a criança que habita o te ser.
Temos mesmo que matar a criança dentro de nós? Temos mesmo que deixar que tudo seja superficial? Pare agora, relembre e responda. Quantos amigos você tinha quando era criança? Com quantas outras crianças você brincava, se divertida? Quantas lembranças você tem desta época, e de pessoas que talvez você nunca mais tenha visto? E hoje? Quem esta ao seu lado quando você precisa? E quando é para ir em uma festa? Quantos estão lá? Quantos lhe traíram a confiança? Quantos lhe juraram amizade eterna e, hoje passam por você e não olham em seu rosto?
Quando crianças, brincamos de super-heróis, sem medo, sem vergonha, inventamos falas, situações onde o super-herói entra em cena e salva a todos. Onde existe apenas otimismo e a certeza de que o nosso super-herói irá vencer de qualquer forma. Quando crescemos queremos ser o super-herói, achamos que somos invencíveis, que vamos dominar o mundo, que chorar é para os fracos, que se alguém falar atravessado temos que dar umas 'porradas'. Por sermos super-heróis, todos devem implorar atenção e nos dar toda a sua atenção, que sempre somos mais fortes, mais lindos, mais 'pegadores', mais bem sucedidos, o mais, mais, mais... em tudo o tempo todo.
Despertar a linda criança que guardamos dentro de nós, pelo simples fato que algum dia, alguém disse que você não era mais criança, mas esqueceram de dizer para v. não guardar junto a sua alegria de ser. Desperte-se e seja feliz como uma criança que sorri sem motivos, mas que está sempre aberta a viver o novo.
Eu vi que não sou mais uma Criança e sim um Adolescente, eu aprendi a tomar minha decisões sozinho, sem ninguém mim manipulando de nada, eu percebi que eu amadureci,eu percebi que ganhei confiança de pessoas queridas, que não sou mais aquele menino bobão que acreditava em tudo que o povo falava, Mudei as atitudes, aprendi a tolerar, ser paciente, a expor e não impor a mais ouvir do que falar,Mudei o meu destino, deixei de ser menino, aprendi e hoje ensino que os valores que seguimos se multiplicam quando dividimos, Mudei meu pensamento, dei novo tempo ao tempo, insisto não mais desisto, tento não mais correr atrás do vento, Só não mudei de amigos, esses sim, estão comigo e os levo no coração, não me achem esquisito, não me façam deixar disso, reflitam, pensem, mudei porque passei por tantas e tão diversas experiências, que consegui aprender com meus próprios erro,Mudei sim e muito... na minha opinião a vida é um constante aprendizado onde todos os dias aprendemos coisas novas e aprendemos também com os nossos erros... é como dizia Sócrates... "Só sei que nada sei!" Eu Mudei.
Quando você, criança ou adolescente, tiver dúvida se escovou ou não os dentes, ao mostrar os dentes pra sua mãe, não se esqueça de fazer uma grande e maravilhosa careta, pois quem sabe assim, ela admire seu rosto com toda sua beleza e esqueça se você de fato escovou ou não os dentes, evitando com isto, enfim, qualquer dissabor ou tristeza, por isso, acredite no potencial que tem sua beleza, fina, nobre, elegante, cheia de delicadeza.
Aprenda essa lição: Criança é sempre verão. Sorriso que derrete a neve de corações que hibernam. Jardim florido na primavera. Beijinhos com gosto de fruta boa de outono. Criança é sempre criança, e quem já foi 'moleque' pra valer, sabe que em qualquer estação, é só acordar essa alma pueril e deliciar-se com o viver.
Criança, e aqueles sábios adultos que guardam uma eterna criança dentro de si: você é divinamente especial, hoje, amanhã e cada dia que você viver e que esses dias sejam propósitos de Deus, e que Deus sempre reserve uma suave surpresa, que sua vida seja repleta de beleza, que você seja viciado em sorrir... nada de lágrimas, só alegrias, gotinhas de bênçãos derramadas a cada dia, que o amor seja o seu preferido alimento , a leveza, seja te servida como sobremesa e que sua bebida favorita, sejam as doces palavras que a vida te proferir.
E hoje, olhei pra frente, encarei, fui atrás... Mais Infelizmente existia ali crianças, crianças que não tem maturidade pra encarar algo tão sério. Mais eu continuei, corri mais uma vez atrás, fui uma guerreira e consegui o que eu realmente queria, só falta a vinda da vitória, porque minha parte eu "fiz".
A minha alma grita pela felicidade encontrada, ela chora, ama, canta como uma criança que aprendeu a voar sem suas emoçoes de cansões repetidas sem termino dizendo, Estou aqui cheguei sem demora mais mesmo assim eu estou aqui, agora não deixe escapar dentre os seus dedos pequenos de catar estrelas no céu quase sem lua.
Se o preconceito contra cor existisse, pergunto: Porque essa criança branca, faz aqui nessa miséria absoluta? Porque ela não está junto com as pessoas de raça, e com todos privilégios que ela merece? Sabe porque? Porque ignorantes como você, deveria saber que, o governo é o grande culpado pelo preconceito que existe, porque o próprio governo fabrica, ao roubar os cofres públicos e deixarem famílias em absoluta pobreza. Porque seus olhos estão com ciscos de empáfia que lhe impedem de enxergar que, somos iguais e que devemos lutar contra a injustiça social.
Quem nunca quis ser grande? Quem nunca quis ser criança? Quem nunca sonhou em ser qualquer coisa? Será que ninguém nunca quis alcançar o céu, e tocar as estrelas? Será que nunca quiseram ser inventor de algo fantástico? Eu queria entender por que insistimos em ser tudo, menos nós mesmos. Queremos ser famosos, e perfeitos. Queremos ser sempre mais e mais. Que menino nunca quis ser jogador de futebol e ganhar milhões de dólares? Que menina nunca sonhou em ser modelo e ficar famosa? Sabe, quando eu era criança, eu sonhava em ser rica e ter uma mansão. Eu queria ser a garota mais linda do mundo e desfilar nas passarelas. Sonhava em ser atriz de cinema e criar muitos filmes. O tempo passou e hoje o meu maior sonho é ser eu mesma.
"Enquanto crianças, somos ensinados a sermos gentis, compartilhar os brinquedos, comer os vegetais, e se não tiver algo gentil a dizer, não diga isso de modo algum. Mas, cada vez que mordemos nossa línguas, nós nos conhecemos uns aos outros um pouco menos. Para poupar os sentimentos de alguns, nós escondemos os nossos própios. E quando você esconde o que sente, você acaba com o arrependimento. Ser honesta pode não te fazer a garota mais popular no pátio da escola, mas isso vai te render respeito. E quando garotas legais aprendem a se respeitar, elas sempre se derão bem."
→ו ela que tem cara de insuportável, pose de metida e coração de criança. Ela é real. ela que vive com a cabeça na lua, com música nos ouvidos e coração na boca. Ela é gorda, magra, feia e bonita, da mesma forma e quando quer. Ela que tem defeitos e consegue ser perfeita, sabe-se La como. Só ela sabe. Ela não gosta do que vê, mas sorri pra quem a odeia. Ela não sabe disfarçar. Ela é humana. Ela é divertida até sozinha. Ela vai te amar até quando te odiar. Ela não sabe brigar. Ela é menina e mulher....
Nas praças haverá crianças e velhos que juntos falarão as gerações seguintes sobre a palavra que sempre se renova. A palavra esperança. Pouco ou nada vai mudar: as rosas com o seu perfume e as andorinhas que todos os anos virão fazer os seus ninhos nos beirais sempre que chegar a primavera. Também haverá homens que terão coragem de lutar contra as desigualdades ou contra ditadores que insistirem em se levantar.
Das muitas memórias que carrego comigo, guardo a lembrança das crianças que se fizeram homens e a dos homens que envelheceram e se foram para nunca mais voltar. A voz em cada um de nós torna-se arrastada e o gemido de uma enfermidade aos poucos nos corroei por dentro. Esta é nossa sina e a condição que esta reservada a cada ser humano, seja rico ou pobre. Tudo passa por nós, tudo se repete, por que é preciso que tudo mude para que tudo volte ao mesmo.
Quando somos crianças nos dizem que o mundo só quer nosso tempo e suor, em troca de um punhado de papel surrado, quando a gente cresce vê que o mundo nos reconhece apenas pela quantidade de papel sujo que temos... Daí nos tornamos alienados e não enxergamos a vergonhosa posição de escravos do sistema,é chegado o momento de dizer a algum jovem o que o mundo quer dele... Na esperança que um dia alguém dê ouvidos e valorize mais as pessoas o amor e a paz do que um punhado de papel sujo.
- Relacionados
- Texto de Alegria de Crianças
- Frases para Refletir sobre Crianças
- Pensamentos para Crianças
- Texto sobre Infância
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- 75 frases de crianças que celebram a magia da infância