Textos para Reflexão
Barco de papel
E então descobri
Que é assim a vida
Um barco de papel
Velejando pela eternidade...
Ela pode ser leve
Se permitir-se sentir o vento
Pode ela ser densa
Se você não compreender o valor do tempo
Pode ela ser dança
Descompassada pela maré da existência
Ela pode ser criança
Se vivida com pureza e inocência
Com elas, posso ser livre
Sem elas posso estar amargo
Só não me tire das águas da vida
Pois então estarei farto
Pois se o mar é minha morte
Eu aceito como quem sabe
Que no meu barco de papel
Está escrita a história que me cabe
"Não acredite que sua felicidade esteja condicionada a ter alguém de volta, ou ver alguém sofrer pelo que te fez. Isso não é real. A única realidade é que sua vida é valiosa e te dá, diariamente, inúmeras possibilidades de encontrar um novo caminho. "
(trecho do livro: " Por que o Amor Foge de Mim?")
Castelo de Cartas
Construí meu castelo, acreditava ser forte e inabalável. Usei como material muito amor, amizade e confiança, pensava estar muito bem protegido de tudo e de todos no seu interior. Eis que a vida manda uma leve brisa e o desmonta, estou atordoado, derrotado, quão frágil e incerta é a vida, jamais teremos certeza de nada.
Posso ser o que eu quiser !
Descobrir segredos guardados,
Voar em meus pensamentos,
Andar no mar sem ter medo ,
Esquecer da dor e o tormento .
Manter o Amor em seu posto.
Escutar a voz da saudade,
Sentir o doce da vida
e viver a eternidade.
Posso ser o que eu quiser !
Deitar , dormir e sonhar .
A pior coisa que acontece na vida, é não descobrir que enquanto for o Seu Projeto, o Seu Plano ou o SEU seja lá o que for, não dará certo, e também não chegará ao LUGAR, abra mão do SEU querer, e deixe simplesmente a vida viver ... o caminho já é tudo, é o início e o lugar.
Kairo Nunes 27/10/2017.
Tem momentos de tranquilidade em que a gente para pra pensar na vida, para refletir, e acaba descobrindo que perdeu tanto tempo com pessoas e coisas inúteis.
Se eu pudesse voltar no tempo, teria dormido mais, teria sorrido mais, teria bebido mais, e teria o prazer de desconhecer muitas pessoas, principalmente as pessoas ingratas, com as quais não deveríamos ter perdido 1 minuto sequer da vida.
Uma das maiores sabedorias da vida é a gratidão no lugar da murmuração.
É mais sábio agradecer pelo que se tem, do que murmurar pelo que não tem.
A gratidão enriquece, enquanto a murmuração empobrece.
A gratidão vivifica, enquanto a murmuração mortifica.
A gratidão reconcilia, enquanto a murmuração causa intriga.
A gratidão é o antídoto contra o veneno da murmuração.
Acredito que todo mundo já ouviu e/ou disse a frase: Com um amigo como esse, não precisa inimigos.
Hoje sei exatamente que essa frase cái como uma luva no tempo. É isso mesmo, o tempo. Pois ele com toda certeza é desse jeito. Ele é seu melhor aliado agora e daqui a um minuto, ou menos, passa a ser seu pior inimigo, dependendo da circunstância. Por isso, não confie nele, se ele esta ao seu favor fique atento(a) pois ele pode virar o jogo, e por você estar tão confiante nele, perder o jogo, perder a oportunidade, perder o amor da sua vida ou até mesmo perder a sua própria vida, por não estar preparado(a) pra essa virada inesperada. E acredite, ele adora fazer isso pra deixar as pessoas frustradas. Ou fazendo você chegar um minuto depois da melhor coisa que poderia acontecer em sua vida, ou fazendo você sair um minuto antes. Ele te traz a pessoa amada, mas se você demora muito a ver isso e fica indeciso, ele a leva pra caminhos tão longe e faz com que vocês nunca se reencontrem novamente. O tempo é amigo, é inimigo, é generoso, é cruel... Você só precisa saber usa-lo, tomar decisões antes dele passar e você terá o melhor lado dele. Caso contrario, se prepara pra ser derrotado(a) por ele.
"Quando se é super-suficiente, acredita-se que tem tudo. Porquê na verdade se é 'tudo'. No entanto, quando se vê cercado do outro e ali nele, deposita-se parte do que você tentou não ser e vê-lo partir, descobre-se que é no outro que o meu pouco pode está. Sabe-se então que não é o 'todo' do tudo que nunca esteve aqui. Reconhecer o 'todo' que estava ao nosso lado, mas o 'nosso' que controlava o outro que cada um tinha na relação, simplesmente desapareceu. Os dois 'tinha' tudo para dar certo."
Texto de: Douglas Melo - As Crônicas Da Guerra - As Crônicas dos Amores.
A Sabedoria esta na experiência das respostas sentidas no passar do tempo.
Cada resposta tem um tempo para ser respondida, muitas, você só descobre com muito tempo de vida, muitas, você descobre no seu primeiro instante de vida. Cabe a nós decidir que resposta quer encontrar primeiro e se estamos disposto a esperar quando a pergunta principal da vida é se encontrar.
O que a vida me reserva?
Antigamente a vida era mais fácil, pois bastava acreditar em soluções divinas para que as coisas realmente acontecessem. Quando ainda era jovem, a vida não apresentava tanto obstáculo, tanta dificuldade, como a vida atual.
Com a mudança de vida de mero jovem, para um senhor casado, pai de filhos e netos, aquele frescor de outrora se resumiu em contas a pagar, boletos, escola, aluguel de casa, problemas familiar, saúde, medo, solidão ou insegurança do amanhã.
Sartre em seu tratado do existencialismo aponta claramente que o homem é responsável pelos seus atos, por sua existência. E nesse ponto, pela Filosofia Existencialista podemos atenuar essa suposta tristeza que nos traz a vida adulta. Ora todos nós temos problemas, todos nós temos famílias e com elas seus dilemas, porque eu iria desejar ser exclusivo e isento desses dissabores?
Vieram à minha cabeça vários questionamentos como: o que esperar da vida? O que desejo da vida? As soluções da existência de tais obstáculos e dificuldades cairão do céu? Ou será que eu mesmo é que terei que buscá-las?
Essas divagações me fizeram perceber que eu cresci mais um pouco como homem, um ser em desenvolvimento. Aí me dei conta de que a vida é repleta de frustrações, mas cabe a mim usá-las como experiência e tratar de acrescentar sabedoria aos erros, aos medos, aos anseios e as decepções.
Assim nada que me ocorrer será meio para me parar ou destruir, mas tornar-se-á uma escada em busca da sabedoria, do conhecimento de Deus, para que eu possa ser um homem mais completo.
Eu espero da vida mais oportunidade de crescimento de maneira global, total e que tenha sim muitos momentos felizes e eu tenho consciência que para tê-los eu terei que fazê-los.
Eu tenho planos de fugir e ser feliz os quais todo jovem constrói, mas também acredito que é besteira.
A minha bipolaridade, talvez tripolaridade, é explicada por um conceito incompreensível. E por esse motivo muitas vezes me perco nas minhas próprias conclusões.
Eu vivo intensamente, pois a vida é curta, e você não percebe mas ela está passando.
Se um dia você precisar de mim, pode ter certeza que eu estarei à disposição. Como você terá da vida o que construir, você terá de mim o que merecer.
Eu procuro palavras certas, mas não sou do tipo de pessoa que diz o que os outros querem ouvir.
Uma pessoa extremamente dramática? Extremamente sentimental !
Socialmente calma.
Um defeito? Meu olhar pode dizer exatamente o que eu estou sentindo.
Tenho poucos amigos, mas com certeza os verdadeiros. Se bem que isso não me incomoda, pois o que me importa realmente é a qualidade das coisas, das pessoas, e não a quantidade.
Se hoje fosse o último dia da sua vida, e você descobrisse isso. Recordando tudo que já passou, você julgaria que sua vida valeu a pena e se sentiria satisfeito(a) ou acharia que não fez algo que desse sentido à sua vida e partiria com remorso?
Eu, bom, eu iria em paz, já fiz coisas extraordinárias que dão valor a minha breve passagem pelo plano carnal. Bom, não inventei nada que mudasse a humanidade, não fiz nenhuma descoberta espetacular, não fui ao espaço e nem encontrei a cura pra uma doença. No entanto, ajudei quem precisava sempre que pude, quando amigos estavam tristes sempre arranquei-lhes sorrisos, contemplei a belíssima obra que é a natureza, ouvi o belo canto de um pássaro livre, ajudei alguns com criticas ao invés de mascarar os erros com elogios hipócritas, falei o necessário, me calei quando devia (e até quando não devia... kkk), me arrisquei em buscar conhecer e viver o novo, saí da zona de conforto do convívio familiar e me aventurei no mundo, cai, levantei, amei por inteiro e me machuquei, me refiz, amei novamente e me machuquei outra vez, de novo me refiz, não desisti e amei, fui (e sou) correspondido, (e se um dia me machucar mais uma vez, não esquento, me reerguerei novamente). Enfim, vivi e ainda vivo, sei que há duas possibilidades, ou viverei muito mais coisas (é o que espero) e aprenderei muito mais, ou, se o destino quiser, posso não ter mais tantas oportunidades assim... Mais o que importa é que sempre procurei e procuro aproveitar ao máximo as oportunidades que me são dadas nessa alucinante brincadeira chama VIDA. E você?
Chega determinada fase da vida que é preciso descobrir a necessidade de estar só para viver certas experiências.
Esse estar só é diferente de ser só. Contudo ele só é possível na solidão, onde se encontra na vivência do silêncio, surdo do mundo, a experiência de viver as demoras, de reencontrar a coragem mesmo que exista cansaço.
É um momento da vida, em que você olha para o céu azul e experimenta o sabor dos sonhos, como se fossem nuvens de algodão doce a enfeitar o nosso céu; momento em que se contempla no verde das matas a esperança de uma nova chegada, ainda que certo seja que haverá uma nova partida; compreende que o vento frio que bate na face também é caricia de Deus em nós.
Viver nos torna fortes, amar nos faz sensíveis e a fé em Deus nos torna capazes de seguir.
E a gente aprende que seguir, só vale a pena, quando se transcende a própria solidão e se descobre que mesmo só, a vida é união, a vida é comunhão e só se chega quando se ama.
Ainda que se tenha que amar sozinho!
VIDA DIVINA
Ah vida, sabedoria Divina
Prazer de neste universo existir
Alegria da fé que comigo combina
A cada novo dia renovo o sorrir
Que as mazelas sejam esquecidas
E a felicidade sempre conquistada
Que as maldades sejam combatidas
Que o amor seja a bandeira estiada
Hó Deus! Como És Maravilhoso!
Estimulando minha vida continuar
Na conquista do saber silencioso
Oh vida Divina, o agora
Encha meu peito de compreensão
De sabedoria me faça senhora...
Eu acredito...
Acredito no amor...
Acredito que todo ser humano tem algo de bom...
Acredito que o mundo pode mudar a partir de cada um de nós...
Acredito que a fé é uma substância viva dentro de cada um de nós e que permanece conosco até a nossa morte (pena que alguns morrem sem descobri-la)...
Acredito que há males que são para o mal, mas as pessoas do bem os transformam em males que vem para o bem...
Acredito que todo deserto pode ter seu oásis, só depende de quem peregrina por ele...
Acredito que a vida é um prêmio que todo mundo já ganhou quando nasceu...
Eu acredito...
E continuarei sempre acreditando...
E se nem por tudo isto eu acertar, não me importarei em morrer errando,
Afinal de contas, dizem que o errar é humano.
Casamento é para a vida toda.
Eu acredito que casamento é sagrado e deve ser para a vida toda. Por isso, não concordo com quem diz “filho é para sempre, marido não”. Claro que entendo que há percalços no caminho e, às vezes, a separação parece inevitável. Mas, quando entramos no casamento, precisamos dizer o “sim” tendo na cabeça que vai ser para sempre, custe o que custar, haja o que houver. Entrega, compromisso e sacrifício são essenciais para que o relacionamento dure e não podemos esperar que o casamento seja fácil, porque ninguém disse que seria.
Acredite
Seja um sonhador e não tenha medo de sonhar, pois sei que mesmo na dor ainda vale apena acreditar
Acredite quando lhe faltar motivação
Acredite quando a dor lhe aperta o coração
Acredite até mesmo quando a vida te colocar no chão
Acredite em meio a tanta maldade, mas acredite de verdade, pois só quem acredita torna seu sonho realidade.
Se sabedoria fosse tudo nessa vida
Eu não teria passado tanta parte do tempo pensando
''o que é tudo para essa vida?''
Seria Deus?
Mas, se Deus fosse, eu não estaria ignorando toda sua criação?
Lembro Deus está em tudo, até em mim
Ai de mim me colocar no centro.
Relembro Deus está em tudo, e é vida
Tudo tem vida
Logo, a vida é tudo para se viver
E qual o melhor jeito de se viver a não ser em cristo?
Sabedoria só é usada em momentos que necessitam
O que não é o comum de nós
Mas a vida, quando ela se torna importante?
Sabedoria, coragem e compaixão…
A vida, essa jornada única, nos convida a mergulhar em um oceano de autoconhecimento e crescimento. Ao cruzarmos a linha dos 30 anos, descobrimos nuances que antes nos escapavam. Neste ponto, percebemos que o sucesso financeiro varia intensamente, e que sempre haverá alguém que ganha muito mais em um dia de trabalho. Isso, porém, não deve nos desencorajar, mas sim nos inspirar a buscar nosso próprio caminho de realização.
Os sonhos são joias preciosas, e precisamos protegê-los com zelo. Há forças que os ameaçam, e devemos ser vigilantes para não permitir que nossas aspirações sejam sufocadas por influências que desviam nossa atenção e energia. Escutar conselhos de quem não trilhou o caminho que desejamos seguir é desperdiçar nosso potencial. Nossa vida é responsabilidade nossa, e ninguém virá nos resgatar de nós mesmos. É essencial entender que a transformação começa de dentro, com o poder das nossas escolhas.
Ler um único livro pode ser mais valioso do que consumir cem sem reflexão. A sabedoria está em absorver e aplicar essas lições, continuamente, em ciclos de aprendizado e ação. Acreditar que somos o centro das preocupações alheias é um equívoco. Em vez disso, devemos nos libertar das amarras da tristeza e nos lançar na conquista de nossos objetivos.
Quando encontramos alguém mais sábio, devemos ter a humildade de aprender ao invés de competir. A colaboração é uma fonte inesgotável de crescimento. E quanto às tentações que prometem benefícios efêmeros, é vital lembrar que elas não nos levam a lugar algum, apenas desviam nosso curso.
Devemos sempre elevar nossas expectativas, pois são elas que nos impulsionam a lutar e crescer. Treinar para não levar as coisas para o lado pessoal nos poupa de desgastes desnecessários e nos permite focar no que realmente importa. A família que construímos é um pilar de amor e força, muitas vezes mais significativo do que aquela de onde viemos.
Para transformar nossa vida, precisamos reiniciar nossa mente. Em apenas alguns dias de foco e determinação, podemos resgatar nossa confiança e energia. Às vezes, é necessário se afastar por um tempo, desaparecer do mundo, para que possamos emergir renovados e prontos para abraçar a mudança.
A vida é um cântico de possibilidades, e cada dia é um convite para nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos. Que possamos sempre buscar a sabedoria, a coragem e a compaixão ao longo desse caminho.
- Relacionados
- Frases de Otimismo
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida