Textos para Pensar
༻Sem Certezas༺
༺༻
Gosto de viver o dia a dia sem planos, sem saber o que vou fazer, é por isso mesmo que hoje, sem tão pouco pensar, deixo na mão daquele que é dentro de tanta incerteza a minha única certeza; a pessoa que Amo e seu desejo de viver.
Nossas loucuras, quantas vezes nossos momentos dominam e contigo as posso viver sem me preocupar. A tal chamo de confiança. Ser de outro ser em liberdade é um sentimento emorme que não se consegue explicar. Acrescento apenas que acredito tal ser possível por ambos se entregarem e por tão diferentes… nos tornamos no mais insano encaixe.
❦
༺༻
❦
Apenas um aparte meu, um lembrete para quem sabe de Si falar: Nunca esqueças que foram Teus ditos e apontados “defeitos” que me fizeram por Ti apaixonar e Tu, sem me aperceber me conduziste a Te Amar. E eu AMO isso tudo em Ti, sem nadica mudar!!!
༺༻
Tc.26112024/145
PENSAR
Quando penso em educar,
imagino que é preciso pensar.
Penso no que já tenho construído,
para poder modificar.
Ao modificar,
imagino na transformação
que posso proporcionar,
para aquele que educo
possa também pensar.
O pensar não é vagar,
é analisar,
é criticar,
é, principalmente, procurar transformar
o que está a não lhe gradar.
DESARMANDO
Desarmei -me de tudo que pensava ser, que não sou.
Atinei para as coisas que penso em ser...
Parece confuso?
A certeza de pensar que sou o que não sou,
priva-me de lutar pelo que desejo ser.
Detesto enganar-me.
Então, estou certo em saber que não sou o que penso que sou.
Assim, fico mais perto do que quero ser.
Ainda confuso?
É que acerta-se em tudo,
quando aceita-se ser apenas o que se é...
Certeza de se ser um ser humano.
Conluio
Quanto sinto o que sei, digo o que não sei
O que há de melhor nesta vez?
Busco o que tenho e entrego o que não possuo
Penso no ego e concluo
Grito, nego, Confúcio
Que será de mim?
Quem será assim?
Capaz de desenvolver, um plano para resolver
Este dilema autodidata
No qual as respostas ficam cada vez mais claras
E as vontades cada vez mais escassas
Escassez em terra fértil
Afogada nesse manancial de soluções
Afinal qual a ordem que de fato respira.
Poeme-se
Penso, incansavelmente, penso. Quase como faço no respirar. É um penso torto, claudica ao pronunciar.
Costuma contrariar o óbvio, e enaltecer o olhar. Conjectura o improvável, por isso eu o chamo; de meu pensar.
Língua artificial não, por favor, chame de neologismo do pensar.
Não é pra fazer sentido, poesia é pra fazer caminhar.
O nível de intensidade e a forma de sentir, pensar, agir ou notar, oscilam bastante, podem ser influenciados pelo ambiente que se está inserido, incluindo pessoas, situações, agradáveis ou inconvenientes, ainda dispõem de uma certa singularidade, quando estão diretamente relacionados a critérios insistentes e particulares.
E tratando-se de algo tão particular, que apresenta tantas oscilações motivadas por crenças, emoções e vivências, não é exatamente o mesmo pra todos, cada um reage de um jeito e na hora que acha certa e independente de ser um erro ou acerto, terá algum mérito ou arcará com as próprias consequências.
Considerando tudo isso, o seu mundo complexo, reflexo do seu íntimo, é muito importante apenas para você, a maioria não se importa e para aqueles que têm alguma empatia, não terá a mesma importância, ou seja, ninguém sentirá, nem reagirá de uma maneira plena a respeito daquilo que faz parte fortemente da sua verdade.
Esquecemos deste fato com facilidade, numa espera, muitas vezes, involuntária por uma similaridade inexistente, que só traz desgaste, portanto, precisamos constantemente lembrar de que Deus é o único capaz de compreender a nossa complexidade, até melhor do que nós mesmos como um ato da sua benignidade.
Há alguns anos, certa vez, estava assistindo a um filme, no qual, em uma das cenas, foi dita a seguinte frase "A coisa mais importante que se pode aprender na vida é amar. E em troca, amado ser." , vi tanta verdade que ficou marcada na minha mente, uma indispensável aprendizagem.
Refletindo nas palavras em destaque, sem ultrapassar o âmbito humano, pensei no amor próprio, pois aquele que aprende a amar-se verdadeiramente, por conseguinte, é amado de volta e está apto para demostrar a outrem o seu amor com um valor bastante notável.
E de acordo com esta forma de pensar, a "troca" citada anteriormente trata-se de uma recompensa e não de uma condição, levando em conta que é contraditório alguém que aprendeu amar a si, ainda assim, ficar na dependência de ser correspondido por outro para só então agir.
Continuando a refletir sobre o que foi dito na cena em questão, penso que, talvez, o protagonista estivesse dizendo em outras palavras que tinha a aptidão necessária para prestar o seu amor, que estava disposto a amar e que seria muito recompensado se fosse amado de volta num vínculo salutar.
Muitos pensamentos persistentes que incomodam, sejam tensos ou entusiasmados, ficam muitas vezes suspensos pelo arna insistência de serem notados, dessarte, todos querem falar ao mesmo tempo, por isso que a mente não consegue descansar, muito menos ficar em silêncio.
Este pensar recorrente e inoportuno que aparenta não se cansar, não costuma agir por impulso, precisa normalmente ser motivado por um sentimento sentido, mas não externado, trechos pensados, porém, não ditos, um querer muito notável, infelizmente não correspondido.
Assim sendo, a contrariedade é a principal motivadora pra esta persistência pensante diante de coisas e pessoas, resultante de vontades sem atitudes, objetivos sem foco, indecisões que confundem ou simplesmente de algo que não é pra ser, nem pertencer e se custa a aceitar por não satisfazer o seu inquietante pensar.
Meus pensamentos inquietos e constantes
são semelhantes a lugares que já conheço
ou que tenho muita vontade de conhecer
como o caminho dos teus sentimentos,
do teu coração, da tua mente,
do teu lindo universo de amor e prazer,
pois és uma mulher intensamente incrível,
muito difícil de não admirar,
então, enquanto eu não consigo,
só me resta pensar.
Chego a ficar muito surpreso com a impulsividade e inquietação das minhas emoções que em determinadas ocasiões, ficam ainda mais ativas e aparentam disputar entre elas para ver qual delas terá a oportunidade de agir numa mudança muitas vezes de uma forma brusca, quando não posso interferir.
Nestas horas, o que faço é reagir de acordo com a vez de cada uma, das risadas, vou ao choro, das lágrimas ao sorriso, desabafo e desafogo, respetivamente, o que sinto é rapidamente exposto e um alívio vem de imediato a meu espírito, então, penso e reflito sobre a estranha mutabilidade do meu íntimo.
E assim, uma parte dos meus versos é formada com o meu pensar inquieto e o meu sentir frequentemente instável, refletidos demasiadamente nela, um impacto necessário para que haja vida e significados que se revelam ao serem lidos com uma percepção tão atenta que percebe além do que está explícito.
Eu quero muito pertencer a tua realidade, merecer o teu amor, um vasto oceano de grande profundidade, aquecer-te intensamente amando-te de verdade, demonstrando os meus sentimentos quentes como os raios de sol, um bom café em certos momentos, provocando o teu sorriso, às vezes, o teu atrevimento, aguçando todos os nossos instintos.
Portanto, os meus olhos admiram a venustidade da tua estrutura física, enquanto que os meus pensamentos são preenchidos com a tua essencialidade e através de um olhar atento e de um pensar contínuo, consigo manter-te por perto, valorizando a tua singularidade, corpo e espírito, detalhes atraentes, dessarte, tens um abrigo especial na minha mente.
Espero de uma maneira fervorosa que digas sim ao paraíso que almejo quando estiver vivendo contigo experiências maravilhosas, um viver imperfeito, porém, um laço forte e recíproco que frequentemente se renova, juntos em um zelo correspondido, esta esperança é tão poderosa, que vejo agora mentalmente nós dois nos entreolhando e dançando amavelmente.
Estou deitado no escuro e há tantas coisas para pensar, para imaginar, para lembrar.
Eu preciso dormir para silenciar essa dor.
O que eu devo fazer a seguir?
Estou deitado no escuro e sinto o meu corpo flutuando.
Tudo está girando e só para quando fecho os olhos.
Eu preciso dormir para acordar dessa dor.
O que eu devo fazer a seguir?
Já é de manhã e eu estou deitado no escuro.
Impor uma única forma de agir ou pensar a todos pode ser considerado uma forma de violência, pois ignora as individualidades das pessoas, suas necessidades e experiências únicas.
Valorizar a diversidade de pensamento é essencial para criar sociedades inclusivas e respeitosas, onde a coexistência pacífica e a verdadeira diversidade possam prosperar.
Sem pensar eu já me pego pensando em não pensar no que penso ou o que vão pensar de nós, e é não pensando que eu penso que se parar de pensar eu penso mais ainda, e é pensando que não quero pensar em nós que meus pensamentos já foram consumidos e volto ao começo tentando e pensando em não pensar em nós.
Estou aqui as 07:47 da manhã pensando de várias formas de escrever esse monologo como eu faço dramático? Fictício? Não sei o que escolher será que meu contexto ficara bom não sei, mas sinto medo pois não sei como realizar um monologo onde começa? Onde termina? eu penso em várias ideias para que eu possa escrever esse monologo, mas com tantos pensamentos me levo ao equívoco de como começar tal alegoria, mas eu me pergunto isso é um monologo? ou apenas mais um texto comum e irrelevante com a questão, monologo algo tão simples mas por que eu não consigo realizar e como se tivesse uma barreira na minha cabeça, barreira não eu diria um bloqueio mas eu me pergunto isso é um monologo ou só mas um texto ?.
Isso pode demorar um tempo e você pode até pensar que ela não existe, mas não desista. Continue sendo uma amiga de verdade para todas ao seu redor, mesmo quando todas só lhe são meras colegas ou conhecidas. Um dia, quando você menos esperar, a amiga de verdade lhe achará!
Quando você é uma amiga de verdade, a amiga de verdade lhe acha.
Queria pensar sem que doesse, queria enxergar, além do real.
O abstrato, o surreal, a licença poética da vida.
A ferida que dói no universo, o verso o inverso.
A vida é óbvia, nascemos e na mesma hora começamos a morrer, cedemos sempre a fraqueza, por mais ridícula que seja
O desejo, o que vejo, almejo perder toda desconfiança, viver e tentar me surpreender com o que pra mim, é sempre óbvio, me lembro que esqueci de ser criança.
Sufoco
Quando nunca tivemos algo
E temos medo de perder
Podemos estar agindo errado
Ao pensar, mas nada fazer
A ausência é também ação
Atrasando os fatos e fotos
Será que revelaremos ou não?
A quem nós somos devotos
Os velhos tempos se foram
Para sempre, sem discussão
Tudo se vai... uns a mais
Na inexistência de opção
Que cultivemos bons amigos
Sejam eles poucos, loucos
Mas que tenhamos um amor
Único e onipresente sufoco.
Pode até ser muita idiotice,
Posso ate estar falando sem pensar,
Mas eu sinto que preciso de você,
Acho que estou querendo me apaixonar,
Não que você fosse tudo que eu sempre quis,
Mas havia sim em você tudo que sempre desejei,
Não quero dizer que com minha vida estou infeliz,
Mas no mar dos teus olhos de cabeça eu mergulhei,
E como é doce o som da tua voz,
Meu deus como é bom o sabor a tua pele,
Mas devo conter esse desejo tão feroz,
Antes que minha alma de mim se rebele,
Na vida podemos apenas existir sem a felicidade,
Mas nunca é viver sem um amor de verdade.
Você já parou para pensar nas profissões que sua mãe exerceu dentro da sua vida?
Ela é (ou foi) de uma sabedoria sem par...Ela foi decoradora, você deve se lembrar, que ela sempre encontrou um lugar, no melhor móvel de sua casa, para expor seus trabalhos, que você fazia na escola, não é mesmo?...Foi diplomata sem nunca ter passado pelo Itamarati! Sim, ela resolvia com perspicácia todos os conflitos entre seus irmãos e você, não é mesmo?...Também foi escritora quando você precisava colocar no papel as ideias desencontradas de sua cabecinha infantil, ela lhe ajudava a compor as frases, não é verdade?
Foi também enfermeira, ela lhe curou todas as vezes que você se machucou, lembra?...Analista também ela foi, quando conseguiu apenas com um olhar, descobrir que você estava namorando na adolescência...Até hoje ela é uma ecologista, que planta frutas no seu quintal, deixando algumas em uma vasilha para os pássaros... E além, de todas essas funções que exerceu com êxito, é também prendada...
Tenho certeza que é uma eximia cozinheira, bordadeira e dona de casa, não é?...Nunca lhe falta força de vontade. Talvez seja esse o segredo de tanta competência!
Que a vida dessa mulher lhe inspire agora e por todo o sempre!