Textos de Teatro

Cerca de 299 textos de Teatro

Todos somos artistas.
E se a vida é uma peça de teatro, somos os protagonistas.
E ao atuar, vivemos de improvisar, sem ensaios.
Por tudo isso, quando puder cantar, cante.
Quando puder chorar, chore.
Quando puder rir, ria.
Quando puder viver, viva intensamente.
Sim, faça isso, antes que a cortina se feche, e a sua peça termine.

Inserida por EUCLYDES-ZANON

⁠VOU-ME EMBORA PRA ONDE?...
Quem você pensa que é, o que você tem e o que você representa no teatro da vida???
Schopenhauer foi um cara muito louco!
Esse filósofo alemão, altamente ateu e ético, em seu pessimismo filosófico, apesar dessa existência incrédula, introduziu o pensamento indiano e alguns conceitos de Buda acerca da questão metafísica.
Para Schopenhauer a vida humana se dividia em 3 condições básicas:
O que se é;
O que se tem;
O que se representa para os outros.
E aí está o grande fundamento da existência:
Neo não era Thomas A. Anderson. Mr. Anderson, portanto, era apenas uma representação social. E o que ele tinha? Um bom emprego como programador numa grande empresa de software e uma razoável condição social. E o que ele (achava que) era? NEO, um hacker no mundo digital. Mas, na verdade, nem isso ele era. Na verdade, embora tivesse uma intuição de que “há algo errado com o mundo”, ele era um indigente de si mesmo.
Essa realidade(?) muda quando ele conhece a Matrix e passa a viver em um outro plano que seria o real. Seria mesmo?
Quanta loucura não é, meus amigos?
A trilogia de Matrix talvez seja a coleção fílmica mais repleta de “apertação de mente” que você já viu.
Os criadores dessa obra-prima que eram irmãos e depois redefiniram suas identidades e agora são as irmãs Wachowski carregam uma bagagem intelectual fora do comum.
Passeiam por vários campos do saber e da cultura.
Neste texto, vou mostrar um monte de referência bíblica que, se não fossem as outras referências, Matrix seria um filme gospel...
Em Matrix 1:
- Thomas (nome representativo de Neo) é alusivo a Tomé, o apóstolo do “ver para crer”. - - Um cliente do então hacker Neo diz: “Você é meu Jesus Cristo pessoal”.
- Na nave Nabucodonosor há uma inscrição referente ao Evangelho de MARCOS, 3:11 (“Sempre que os espíritos imundos o viam, prostravam-se diante dele e gritavam: ‘Tu és o filho de Deus”).
- Fala-se de Zion, onde os humanos se escondem. Zion é o SIÃO, a cidade bíblica do rei Davi.
- O agente Smith quando tortura Morpheus leva-nos a crer que existiu um Jardim do Éden ao dizer: “Você sabia que a primeira Matrix foi criada para ser o mundo perfeito onde ninguém sofreria? Onde todos seriam felizes?”
- Neo morre em frente a uma porta com a numeração 303. Ao tirar o zero temos a idade em que Cristo foi executado, porém ressuscitou, assim como Neo. E isso logo depois de Trinity suplicar: “Oh, Jesus, não morra!”.
- Conforme a prece do Credo diz que Jesus “subiu aos céus”, o filme termina com Neo voando, subindo aos céus.
Que loucura, né?
Em Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, tem muito mais!
Dica: em muitas placas de carro, há passagens bíblicas disfarçadas.
Por exemplo, em Reloaded, o agente Smith chega em um Audi com a placa IS5416. Ou seja: ISAÍAS, 54:16 (“Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, e que produz a ferramenta para sua obra; também criei o assolador, para destruir”). Incrível! Pois fique sabendo, ainda, que Smith vem do inglês arcaico “Smithian” e significa “ferreiro, aquele que trabalha com metal”.
Já em Revolutions, o carro dirigido pelos gêmeos, loiros com cabelos rastafári, traz na placa a inscrição DE2852. Isto é: DEUTERONÔMIO 28:52 (“E te sitiará em todas as tuas portas, até que em toda a terra venham a cair os teus altos e fortes muros, em que confias, sim, te sitiará em todas as tuas portas, em toda a tua terra que o senhor teu Deus te deu.”)
Logo Zion seria destruída!
Que tal? Massa, né? Há várias formas de analisar Matrix: pela filosofia, pela história das guerras, pelas fábulas, pela revolução digital, pelo eurocentrismo...
Mas a pergunta que não quer calar é:
QUEM É VOCÊ? O QUE VOCÊ TEM? E O QUE VOCÊ REPRESENTA PARA A SOCIEDADE?...
(Para acabar o texto. Imagine a música de ação de Matrix e se transporte para fora da sua Matrix...)

Inserida por ProfessorLuisAlberto

⁠Em um palco de teatro existe uma cortina que si fecha e si abrir para apresentar grandes e espetaculares espetáculos.
Mas antes disso as luzes são apagadas.
A luz é o primeiro sinal que algo estar para acontecer.
A luz vem trazendo o brilho que a escuridão não tem.
No momento que a cortina é aberta si apresenta a obra escondida, a obra valioso que não é vista na escuridão.
A escuridão tira o brilho da luz e a luz revela aquilo que estava escondido na escuridão.
Quando luz invadir a acrescenta ainda mais o valor que existe, mas ainda não foi relevado.

Inserida por Cleisonsc17

Em cada olhar há um segredo, em cada gesto, um mistério escondido.
No teatro da vida, somos atores, vivendo um enredo de amores e dores, mas não se engane, caro espectador, nem tudo é o que parece ser.
Por trás das cortinas, há verdades cruéis, que a alma humana não quer ver.
A vida é um palco de ilusões, onde a realidade é uma farsa, e o amor, tão louco e intenso, étambém uma forma de trapaça.
Assim como o trágico e o cômico, se misturam nas nossas vidas. Oamor e a dor, alegria e tristeza, são faces da mesma moeda perdida.
Então, abra bem os olhos, eencare a vida como ela é. Porque, no final das contas,
Tudo é ilusão, tudo é teatro.

Inserida por xALVESFELIPE

⁠💓💐💓
Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles. Qual delas você é?
💓💐💓💐💓
Bom dia
💓💐💓💐💓
HSO de Oliveira

⁠Quem nunca se entrega ao teatro da representatividade, não faz parte do jogo, entende este que a brincadeira é essa, em não ser de ninguém por ser superior à tudo quanto se achar maior, verdadeiro ou oficial.
Portanto, liberdade é pertencimento zero.

FILOSOFIA DA IMPARCIALIDADE PARTICIPATIVA

⁠No teatro do engano, seu papel é de artista,
Um mestre em fingir, na trama egoísta.
Palavras como facas, cortando a confiança,
A pior pessoa para amar, uma cruel dança.

Seu abraço é um labirinto, de sombras e mentiras,
Onde o amor definha, e a tristeza transpira.
Em seus olhos, o reflexo da ilusão persiste,
A pior pessoa para se apaixonar, um poço triste.

Inserida por Michael_lima_nyx

⁠Uma peça de teatro

A corrente do tempo não para
Ela corre, anda e se rasteja, mas não volta
O cenário vai trocando, o ator vai mudando
E o público vai rindo e chorando

O ator que um dia existiu não existe mais
Mas se tratando de meros mortais
As novas possibilidades aparecem
Novo sabor, nova amizade e novo amor

Me pergunto sempre, Deus, o que eu sei
Já que a todo instante tudo muda
Tentando capturar as suas linhas tortas
Mas isso só gera uma dor aguda

Em meio a isso, apenas navegarei
No palco do mundo, não somos reis
Em sua vastidão, o torto se transforma em padrão
Aprendendo e vivendo na imperfeição

No eco do silêncio, o tempo nos ensina a ouvir
A voz do coração, o sussurro da alma a fluir
Aprendemos que cada adeus é um novo começo
E se for assim, eu te agradeço

Inserida por PedroContessoto_

⁠“No teatro da vida, evitamos a culpa, os erros e as frustrações, não por acaso, muitas vezes nos abrigando na crítica e no julgamento. Contudo, esquecemos que a verdadeira conquista emerge da coragem de confrontar nossa própria realidade, com todos os seus percalços. Sem essa clareza, transformamo-nos em simples intérpretes melancólicos, representando papéis vazios em histórias fictícias, onde o outro eternamente ultrapassa nossa verdadeira essência."

(marcellodesouza_oficial)

Inserida por marcellodesouza

No teatro da minha vida nosso amor é o espetáculo principal, quando estamos juntos é um grande "Dane-se o mundo", não é banal.

São minutos que parecem eternos, piadas malucas bem encaixadas, querida, seu time é o Big Bang de Londres com cirque du soleil combinados.

Tantas conquistas nos esperam nessa história; barroca, poética, romântica, caleidoscópica, também shakespeareana.

No fechar das cortinas sobre aplausos e arremessos de rosas brancas, meu amor, quero dançar com você sobre as nuvens numa noite estrelada.

Inserida por 1lustre_cavalheiro

⁠Dia do Teatro

Hoje é dia dessa arte
Que é um show à parte
De quem gosta de atuar
Cantar, dançar, improvisar

Hoje pode ser vilã
Pode ser uma princesa amanhã
Pode ser a bruxa malvada
Ou a mais linda das fadas

Pode ser um príncipe encantado
Ou um personagem engraçado
Pode fazer o público sorrir
Ou fazer chorar quando partir

O que é mais importante
É ser bom atuante
É convencer, é ser dramático
Fazer rir e ser enfático

Você pode ser o que quiser
Vista-se do que lhe couber
Quem se veste do personagem de fato
É bom nessa arte chamada teatro

Inserida por thaiscritocomamor

Doces e limões


Como um tolo vivendo atrás de sombras, perdi o juízo por acreditar no teatro produzido pelo falso amor.
No mundo obscuro desse amor, as fantasias de viver um sonho sem fim foram o ponto máximo, mas as dúvidas eram transparentes assim como a tormenta era de se desgastar os olhos.
O essencial foi ignorado, as decepções hoje andam com pernas de pau gigantes no picadeiro da vida, já a vingança se mantém oculta no meu coração amargo.
Entre doce e limões carrego no peito a saudade e as lembranças do que foi bom e do que foi ruim.

Inserida por Ricardossouza

⁠O teatro da vida começa com um grito e no decurso da peça arrancam-se sorrisos e gargalhadas, no final, fecham-se as cortinas, apagam-se a luzes e de repente tudo fica escuro.
Os sorrisos ficam na memória, é o fim de uma jornada. Que volte ao pó, aquilo que veio do pó e… mais um grito.
Memórias de Crinilda Pinto Veloso

Inserida por NicoPinto

⁠"Busque por aquilo que você levará ou te levará ao céu."
O resto é só teatro que se repete todos os dias.

Qual o propósito da vida?
Ser rico?
Ser inteligente?
Ser bonito?
O tempo está acabando.

Repetir todos os dias as mesmas coisas sem perceber é só para quem não tem capacidade ou desistiu de procurar algo novo.

Há quem faça parte do teatro para distrair o espectador, mas, quem conhece os bastidores, não pagará por esse pecado.

Inserida por DAmico

⁠“Participe do teatro da vida,
Porém, não seja...
Um mero figurante.
Torne-se o protagonista de sua história.
Não tenha medo de atuar.
– Vaias? – Passarão!
– Aplausos? – Passarão!
E o último ato você já conhece:
– Os véus da vida se cerrarão!”

(Rogério Pacheco – 05/02/2024)
Teófilo Otoni/MG

Inserida por rogeriopacheco

⁠O Teatro da Existência: Reflexões de uma Alma Desperta
Na imensidão deste mundo, trilhei um caminho singular e solitário. Desde que comecei a explorar a profundidade da minha consciência por meio de projeções astrais e encontros com espíritos, minha confiança na humanidade se dissolveu como neblina ao sol. Em resposta, abracei uma vida alternativa, guiada por princípios de celibato, naturismo, meditação diária e serviços voluntários. Minha empatia transcende julgamentos; compreendendo a totalidade da vida, abandonei a necessidade de julgar os outros.
Vivo na contramão de mim mesma, caminhando solitária em direção oposta à da multidão, buscando significado e conexão em um plano além do tangível. Meu percurso é solitário, mas enriquecido por uma compreensão profunda da existência e um compromisso inabalável com a essência verdadeira do ser. Quando estou fora do corpo, minha sensibilidade é extraordinária, ultrapassando os limites do imaginário.
Acredito que nós, seres humanos, envoltos na matéria densa do corpo, buscamos inconscientemente o prazer natural da alma. O mais mágico é que não preciso de nada, nem de ninguém, para alcançar essa sensação maravilhosa que envolve meu ser. Hoje, olho o mundo com compreensão e vejo as pessoas como crianças em corpos adultos, cegas e ingênuas. Por mais difíceis que sejam suas jornadas, são apenas desafios que vieram enfrentar neste mundo.
Agora, entendo a atitude de Jesus, que, apesar de ser maltratado e humilhado, ainda disse: "Pai, perdoa, eles não sabem o que fazem." Antes, sentia raiva ao assistir ao filme da Paixão de Cristo, mas agora, com esse refinamento, consigo compreender e agir de maneira semelhante.
É extraordinário viver neste mundo com a mente conectada à quinta dimensão. Não me envolvo em problemas porque sei que tudo não passa de um teatro da existência, onde todos desempenham seus papéis de atores principais, coadjuvantes e antagonistas. E eu fico na plateia, bem acordada, observando os atores em seus personagens. Crianças adoráveis em corpos adultos, que não são maus, mesmo em suas piores atuações.
Assim, minha jornada solitária não é de solidão, mas de busca por compreensão e conexão mais profunda com a verdadeira essência do ser. Vivo em paz com a percepção de que todos estão em seu próprio caminho de aprendizado, e minha missão agora é continuar a busca pela transcendência e sabedoria, sem envolver, apenas fluir com a vida. Cada passo que dou, cada experiência que vivo, me aproxima mais do oceano da existência.
Embora sinta que não pertenço a este mundo, estou concluindo meu curso na escola da vida, preparando-me para retornar ao meu verdadeiro lar na imensidão do cosmo.

Inserida por fluxia_ignis

Sem horas e sem dores, respeitável público pagão, bem-vindo ao Teatro Mágico! Sintaxe à vontade..." Assim, brincando com um jogo de palavras, com os rostos pintados, vestidos com trapos e com narizes de palhaços, a trupe do Teatro Mágico há dois anos apresenta ao público uma mescla de circo, dança, teatro, música e poesia.
O idealizador do projeto é o vocalista da trupe, Fernando Anitelli, que se inspirou no livro O Lobo da Estepe, de Hermann Hesse, que discute a existência de vários personagens que trazemos dentro de nós mesmos. O protagonista da história, Harry Heller, se depara com um luminoso no qual se lê O Teatro Mágico - Entrada para Raros. “Aquilo me chamou muito a atenção porque eu sou uma pessoa rara, só tem um de mim. Assim como todos os momentos e todas as pessoas são raros”, diz.

O grupo que possui formação variada de 11 a 22 pessoas de acordo com o local do show possui números bastante significativos de público e de venda de cds e dvs a preços módicos, R$5,00 e R$10,00 respectivamente. “Acho um desrespeito com o público cobrar mais de R$20,00 um cd sendo que nem 10% dessa quantia fica com o artista. O nosso material é organizado e vendido pelo meu pai Odácio Anitelli em todos os nossos shows e já vendemos cerca de quatro mil cds”, comenta.

Mas como a trupe possui cerca de 500 pessoas em seus shows e vende uma média de 150 cds por noite tudo por fora da mídia? Anitelli explica “o nosso sucesso é através do boca-a-boca, dos amigos que levaram os amigos, que levaram os amigos e assim sucessivamente. Vez ou outra participamos de programas de tv, damos entrevistas para jornais ou revistas, mas a mídia mais palpável, a que podemos mensurar a aceitação do público, é o Orkut, rede de amigos através da Internet”, pontua. Existem 20 comunidades que se referem ao teatro mágico no Orkut. A maior delas intitulada O Teatro Mágico possui mais de 2.500 membros, além de outras menores com o nome de músicas, de fãs, de apresentações em determinados espaços e até de outros estados como Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. “Ainda não nos apresentamos fora do Estado de São Paulo, mas tivemos duas aparições na TV. Isso foi o suficiente para que as pessoas nos conhecessem e divulgassem o nosso trabalho”.

Inserida por AtrizS2Will

A VIDA NOS DÁ A OPORTUNIDADE

A vida nos dá a oportunidade de ser o que somos. De aprender e desaprender de acordo com as nossas regras e leis, depende apenas de nós. Nada é imposto se não aceitarmos. Viver requer sabedoria de entender e decifrar os sinais emitidos todos os minutos.

Há muitas razões de estarmos onde estamos e de sabermos quando chegou a hora de partir, porque as cortinas se fecharão no momento exato de se retirar de cena.
Quando as cortinas se abrirem novamente será a hora de iniciar uma próxima temporada no teatro da vida e aí, sim será o recomeço de mais um ciclo novo.

Assim é a vida, um palco de emoções onde os artistas somos nós.

Ah como aquele dia foi incrível, foi tudo tão mágico confesso estar bem nervosa dias antes, noite interior e algumas horas atrás mas foi somente chegar no teatro e tudo me tranquilizar. Um dia antes seria o último ensaio da nossa coreografia e todos já se encontravam ansiosos foi muito especial, a minha noite foi longa uma das maiores já vividas mas confesso estar adorando aquele friozinho na barriga, nunca me esquecerei de todas as sensações vividas, são sensações em que o mundo lá fora não nos proporciona. E enfim o tão esperado, planejado dia, chegamos no Sesi (local aonde fazíamos teatro, e seria apresentada a peça) chegando lá estava muito nervosa pois me passavam muitas coisas pela cabeça, ao encontro do grupo meus amigos e amigas me tranquilizava um pouco mais, e logo fomos para os camarins os meninos de um lado e as meninas do outro, tínhamos um figurino certo e cabelo também a maioria das meninas iriam fazer tranças embutidas então já fomos rapidamente para o camarim fazer cabelo, maquiagens e nos trocar para que ainda dessem para passar mais alguns ensaios em gerais e enquanto um se arrumava outro rapidamente ensaiava e passava texto. Confesso estar encantada com tudo aquilo pois nunca tinha passado por uma experiência como está, e pra mim era tudo tão novo, minhas amigas que já haviam feitos outras peças me deram algumas instruções de tempo, e de como se dividir pois também é um tanto quanto corrido.
Foi bem legal e prazeroso estar ali, fizemos até um mini piquenique, sabe a comida não desce muito hahaha ou melhor as ‘’bolachas, e salgadinhos’’ pois é muita ansiedade pra se pensar e dirigir comida, isto foi por volta das 18 horas, ah para constar cheguei as 13:30, e nossa peça seria apresentada as 20:00. Uma dica pra você que vai apresentar sua primeira peça como eu, procure não ficar sabendo da hora, como fiz eu hahaha. Quando nossos ensaios acabaram as 19h30 e voltaríamos ao camarim para acertar os últimos detalhes me bateu um nervosismo, pois é a hora que cada um ia pra um canto ‘’orar, meditar, pensar’’ e eu fiquei um pouco aflita rapidamente pedi para Deus que tudo desse certo, e nos protegesse. Mas ai vem a melhor parte, todos nós nos reunimos em volta do palco e oramos ‘’rezamos’’ O pai nosso, santo anjo do senhor, e oração de Maria, fizemos três orações e também nosso querido professor e diretor Milton nos desejando merda aquilo me arrepiou e foi tão maravilhoso e foi a partir daquele momento que tenho está certeza no meu coração que quero fazer teatro pelo resto de minhas vidas.
O palco, ah está sensação foi simplesmente inefável, todos estariam na primeira cena e acho que isso fez toda diferença também é aquela frase e ditado ‘’A união faz a força’’e todos nós juntos, pessoas tão incríveis que sou grata tanto por estar com elas, pelo apoio que ambos davam, pela ajudinhas e pelos também ‘’Miga me ouve falar, assim ta bom?’’ prosseguindo... Me passou uma energia e uma coragem muito mais que já havia possuído. E na última cena, os aplausos eu só queria chorar mas guardei a emoção, me senti aliviada por tudo ter ocorrido como queríamos ou até mesmo melhor.
Fiz este texto de minha primeira experiência em palco, pois quando seria a estréia de minha primeira peça era o que mais procurava, então dedico a vocês atores e atrizes que estão começando agora para se inspirarem e também os digo NÃO DESISTAM NUNCA, se este for o sonho de vocês persistam, eu já pensei em desistir e não apresentar e dou graças a Deus por não ter escolhido este caminho, e sim ter enfrentado tudo isso e hoje sou grata por tudo. As vezes é preciso enfrentar certas coisas com fé, garra e coragem acreditem vocês não se arrependeram pois alias tudo tem sua primeira vez e já dizia Robert Willian: ''Ás vezes é preciso saber enfrentar uma tempestade com a mesma alegria de um dia ensolarado.''
Aproveito para agradecer todos que estiveram comigo, ao meu grupo que são eternos amigos, a meu professor e diretor Milton Cardoso dizer o quanto sou grata a ele por ter me ensinado tantas coisas e nos proporcionado tanta delas. A todo o elenco que se não fosse cada um não teríamos este enorme espetáculo!
Daniela Fernandes Vieira, 16 anos, Teatro Sesi Itapetininga.

Sigam seus sonhos, e nunca desistam deles!

Limites

O tempo todo eu só queria sair daqui, sair sem precisar voltar, sair sem dar satisfações nenhuma depois.
É que aqui é minha prisão temporária, a prisão que aceitei.
Através da porta de vidro o dia parece zombar de mim, o sol invadindo meu campo de visão, meu corpo afunda na cadeira me fazendo aceitar o pesar de que agora ela é minha cela.
Sinto por dentro tudo queimar. Inquietude. Todas as minhas células procurando uma saída, meu pulmão lutando por oxigênio, o coração descompassado.
Depois a fuga, só pra recompor, só pra buscar no sol um pouco de recarga, um pouco de força.
De volta, os olhos encontram o mesmo plano de fundo, é tudo igual, meus movimentos já estão limitados. Limitados. Limitados. E eu estou no ápice do limite, por um triz de algo. Minha sanidade está por um fio e, meu maior temor é que esse fio rompa e interrompa de novo, tudo outra vez.