Textos de Perdão
Quando alguém nos ofende, encontramos dificuldade em perdoar porque achamos que para isso precisamos esquecer o que aconteceu. O perdão não implica necessáriamente o esquecimento do mal que nos fizeram, mas lembrar sem sentir raiva, rancor, nenhum tipo de sentimento negativo. Como esquecer, passar uma borracha e apagar algo que faz parte da nossa vida! Impossível..... vivenciamos aquela situação e não temos amnésia. Lembranças sempre virão a tona, só que lidaremos com elas de uma forma positiva. Não devemos alimentar o ódio, nem o desejo de vingança contra ninguém, isso nos faz mal, apaga o brilho da nossa alma, empobrece o nosso espírito e consequentemente prejudica a nossa saúde. Perdoe, perdoe sempre, porque o ódio é um fardo muito pesado, muito difícil de carregar, seja sempre AMOR!!!
Deus, perdoa o que tenho vindo a fazer. Oro a Ti porque só Tu entendes o que sinto. A memória da alma e do coração guardam aquele que me fizeste amar com todo o meu ser e para toda a minha eternidade. Sou feliz e agradeço-Te por isso. Não saberia amar assim. Não teria nos meus lábios o gosto efémero do amor único e verdadeiro. Não possuiria no meu olhar a luz surpreendentemente transcendente da tranquila essência que me faz vibrar. Tenho fé, paciência e o grandioso sentimento que sempre vem de Ti e que sempre adorna e suaviza o meu quotidiano. Perdoa-me por afastar de mim tudo o que me faz lembrar. Afastar, amando. Basta-me a saudade que mordisca subtilmente as minhas noites e se transforma em secreta e divina leveza nos meus dias, tão linda e suprema como a minha vontade de viver e de seguir, rindo e chorando, caindo e levantando, lutando e descansando. Obrigado. Amém.
Você tem de aprender a perdoar e ser perdoado, amar e ser amado, mas aproveite a sua vida ao máximo porque cada dia eu tenho mais certeza que a vida é curta demais então, viva, ame e acima de tudo aproveite ao máximo, porque ninguém é crédulo, as pessoas nascem, crescem e morrem infelizmente este o mundo onde vivemos, veja bem a noite é uma criança, e eu aqui, crescendo cada dia menos tempo de vida, sei que sou nova então não se arrependa de AMAR, VIVER, e acima de tudo ter fé, sem medo nem vergonha porque o tempo é curto e quando você vê,metade do tempo já passou então, sonhe, sonhe alto, porque nada é mais lindo do que uma vida cheia de sonhos realizados é uma saúde estável.
Porque eu perdoo, Senhor, peço-Te que o faças também a quem entrou na minha vida sem intenções de ficar e a quem a usou, a quem porfilha o vaivém temporal da chegada e da partida para magoar, a quem provoca e tenta orientar, e a quem mudamente bate palmas vendo o espetáculo passar. Mas, sobretudo, Senhor, e porque eu perdoei, perdoa também a quem veio para ser amado sem pretensões de amar. Orienta-me para nunca ser injusta com ninguém e confere-me a clarividência necessária para não ferir as verdadeiras almas, pois se a mentira destrói, a meia verdade arrasa completamente. Dá-me forças para continuar e o Teu amor para não cair. Se eu sou feliz, se eu vivo em paz e se a coragem e a fé me impulsionam para me tornar uma pessoa de bem e ao serviço do amor, impede que as minhas palavras caiam no vazio e alimenta as minhas atitudes para que se mostrem sempre dotadas de caráter e possuidoras de valores reais e humanos. Permite a todos a felicidade e a conceção grata de que a vida é única e de que deve ser vivida e sentida em harmonia com o mundo e com o Universo. Ama e protege a minha família e os meus amigos. Obrigada, Senhor.
Perdoe e se doe, como se não fosse existir o amanhã, como se esse fosse seu ultimo momento na existência , a ultima oportunidade. E Ame como se não houvesse outra chance, outro amanhecer, e viva com esses sentimentos como se fosse a ultima coisa a ser sentida. Mas se amanhecer, perdoe e ame novamente, seus filhos, seu companheiro, seus irmãos, a família, os amigos, seu amor. Porque as coisas não voltam, cada instante é único: a flecha que se lança não pode ser recolhida, a oportunidade que se perde não volta atras, e as palavras pronunciadas não podem ser desditas. Então sejamos gentis e sábios, e que saiam dos nossos lábios palavras de: amor, perdão, e cortesia sem ofensas e magoas pra quem convive conosco.
E o melhor seria conseguirmos perdoar todos que nos querem mal, que tem inveja, sentimentos negativos em relação a nós, os que nos irritam, os que não sabem amar, não sabem ser bons amigos, ser bons filhos, ser amantes. Perdoar, e aceitar. E seria ainda melhor que conseguissemos ser sempre gratos as pessoas a nossa volta que nos fazem felizes, nos fazem sorrir, nos dão alegrias nos nossos dias partilhando suas vidas e nossas vidas. Essas pessoas plantam flores em nossas almas. Cabe a cada um de nós regar essas flores plantadas no coração, construindo assim laços que muitas vezes nos seguirão para sempre.
Jesus ensinou a perdoar, mas também advertiu sobre os lobos em pele de cordeiro. Os cristãos atuais não possuem a mesma habilidade que Jesus tinha de perceber a sinceridade e olhar para o "coração" para saber se a mudança é genuína ou não. Por isso, cautela é palavra de ordem. Jesus não perdoava indiscriminadamente, ele perdoava apenas os genuinamente sinceros. Advirto que a mudança programada, como por exemplo, "aproveitar a juventude, vadiar até os 30 anos depois eu me arrependo, sossego, vou para a igreja e caso" não é um arrependimento sincero.
Eu não vou ter pena de você se você errar, analisando os fatos poderei até perdoar, mas de maneira alguma vou persistir, se por a caso você se contrariar, pedindo desculpas e depois errando novamente. Por isso repito pra ser chata mesmo, eu sou suficientemente mulher para viver feliz, sem você. Sobretudo, esquecerei você e também teu erro mas de mim você vai lembrar, olhar de longe a mulher que de nenhuma maneira voltará, para um cara pobre de coração e podre de atitudes. Eu sou rica de coração e milionária de atitudes, eu mereço escolher alguém que me merece e você merece alguém podre igual a você.
"Deus nos perdoa e portanto nos aceita como amigos novamente, como convidados para ir ao Céu conviver com Ele pelos séculos dos séculos. Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou a pedir na oração do Pai Nosso: 'Perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos tem ofendido', e se nosso conceito de perdão se resume à exclusão da presença da pessoa perdoada, Deus fará assim mesmo conosco. Perdão de verdade é perdão ao modo do amor divino, e não existe outro. 'Perdoar' e excluir a pessoa é vingancinha, birrinha de gente que não tem a mínima noção do quanto e como Deus nos perdoa, até os limites inimagináveis."
"A idéia de um Deus que perdoa ou condena quando bem lhe dá na telha é islâmica, não cristã. Deus comprometeu-se a respeitar o perdão sacramental até o fim dos tempos, e nada O fará mudar de idéia. Ele pode estender o perdão a pessoas que não receberam a absolvição sacramental, mas não tirá-lo dos que a receberam."
Que me perdoe o bom inglês, mas meu coração bate em português! Há momentos e lugares que devem ser admirados e sentidos, como o vento que vem do Pacífico e renova a alma, a geada que congela a grama nas manhãs de inverno, o rio que corre selvagem por baixo das montanhas e as luzes que brilham ao norte. "A beleza é fundamental" já dizia Vinícius de Moraes. Bem, que me perdoe o poeta, mas devo interferir na frase e dizer que "a beleza é frágil, efêmera e fundamental". Há tanta beleza no Canadá e tanta beleza no Brasil! Eu acho que não se trata de um lugar ser mais bonito que o outro, se trata apenas de ter aquele olhar estrangeiro, ter essa capacidade de olhar as coisas como se fosse a primeira vez que as vê, com os olhos limpos e a alma renovada. Acho que só assim é possível sermos mais humanos e menos máquinas, sé assim é possível sentir...
Eu me perdôo pelos meus erros e não delego a ninguém as consequências deles. Eu me perdôo pelas minhas quedas e me dei o prazer de levantar. Eu me perdôo pelas vezes que recuei e percebi que o caminho era outro, me dei a segunda chance para recomeçar de novo. Eu me perdôo e não entrego a ninguém as rédeas da minha jornada, ela só pertence a mim. Estou em busca da minha evolução pessoal, interna, externa e espiritual. E se no caminho dessa jornada eu errar outra vez, mais outras vezes me perdoarei. E se me vir errar, saiba que errei tentando acertar.
Podemos até perdoarmos algumas fraquezas que cometemos com cabeça vazia ou em um momento de carência e sem juízo mas diante o que já não está dando certo em uma nova relação, qualquer passo nesta direção seria imperdoável..."Pai afasta de mim este cálice", conserve sua dignidade, seu espirito solitário mas livre e preserve seu coração - instinto sentimento selvagem de um tipo especial de liberdade que nasceu com você e só você entende bem.
"Os alemães devem ser anjos ou santos para esquecer e perdoar o que eles sofreram duas vezes com injustiças e atrocidades em uma geração, sem que eles tenham desafiado os aliados. Se nós norte-americanos fôssemos tratados assim, nossa vingança pelo nosso sofrimento não conheceria fronteiras."
Que me perdoe os filósofos, os estudiosos e os dicionários, mas pra mim amar é sair da minha zona de conforto, é escrever um novo paragrafo toda vez que existir um ponto final, é tentar fazer com que dê certo ate quando não se puder mais .. é rir o riso do outro e chorar junto, é compartilhar a dor e as alegrias, é fazer dois virar um, por mais irracional que isso pareça .. é aprender a ouvir, a falar e a calar quando necessário, é saber dar a vez .. é entender que não existe eu, e sim, nos, é se esforçar, se adaptar ao outro .. é fazer do outro o seu lar e deixar que ele faça de você o dele também ..'
Eu admito o meu erro, amor. Me perdoe pela minha fraqueza, pelo meu medo, por ter feito você se sentir desapontado. Eu me sinto envergonhada por ter escondido a verdade, talvez eu só quisesse te proteger das minhas escolhas erradas e te poupar de toda dor..Por favor, me deixe concertar esse meu erro.
A Incapacidade de perdoar revela o coração malévolo daquele que assim procede. Revela também uma mente dotada de fábulas incontáveis, que faz com que este pense que repetir a dolorosa vergonha alheia é o caminho para a vitória, invertendo o processo lógico das coisas e trazendo para o mundo mais injustiças e perversidades, por conta do narcisismo criado por um plebeu com pompa de príncipe, que pensa que o desprezo é antídoto corretor dos erros do seu semelhante.
Que me perdoem aqueles que discordam, mas é preciso ressaltar: amor à primeira vista não existe! Não existe, primeiramente, porque o meu oftalmologista me alertou sobre problemas com a visão. Em segundo, porque a cor da pele, o corte de cabelo, a cor dos olhos, ou quaisquer outras características visíveis aos nossos olhos não traduzem amor. Em terceiro, porque Antoine de Saint-Exupéry disse, no livro O Pequeno Príncipe, que “o essencial é invisível aos olhos”. Atração, essa é a palavra! Você pode sentir-se perfeitamente atraído por uma pessoa simplesmente por vê-la passar ao seu lado. Nesse caso, eu aplaudo e tiro o meu chapéu. Atração à primeira vista existe. Amor não. Esse somente o convívio diário e o partilhamento de emoções o torna sólido e verdadeiro. Não me atirem paus, nem pedras, por favor. Mas eu volto a dizer: não se iluda, pois amor à primeira vista não existe. Se existisse, um cego estaria eternamente condenado a nunca amar.
Fazer um novo fim é perdoar sem rancor; é comover-se perante a dureza da vida e indignar-se quando necessário; é enxergar a beleza das cores, quando só a escuridão se faz presente e conseguir elevar-se através de uma música ou um poema; é compreender que amar sempre vale a pena; lembrando que todos nós um dia, em outras vidas, fomos homens e mulheres, negros, brancos, amarelos e vermelhos, fracos e fortes...enfim é finalmente aceitar que somos o fruto de nossas escolhas e se estamos encarnados neste planeta azul, tão machucado, é porque somos todos devedores tentando evoluir.
"Perdoar é se dar uma chance de aliviar a tristeza que te sufoca. É se desprender do que nos machuca e dar lugar ao amor que nos cura. Perdoar não significa esquecer, não significa concordar com os erros das pessoas, mas, significa ir mais além do que o rancor oferece. Perdoar é se libertar."