Texto sobre Respeito
O naturista, para a sociedade que ainda precisa de regras para exercer o respeito, é esse pioneiro para uma futura geração de cidadãos mais saudáveis, num mundo onde o respeito mútuo está diretamente ligado aos valores que as pessoas desenvolvem, e não aos limites artificiais impostos de fora para dentro.
Respeito e convívio são coisas distintas, um é obrigatório, o outro opcional. Mas o fato de não buscarmos o convívio por nos virmos o oposto de uma outra pessoa não nos exime de respeitá-la, nem legitima qualquer ato que possa feri-la em sua honra ou se preste a agredir seus sentimentos. A forma como tratamos nossos diferentes diz muito mais sobre nós do que sobre eles.
Em alguns momentos, a vida pode nos exigir mais delicadeza, mais respeito por nós mesmos e mais atenção aos nossos próprios sentimentos. Não adianta correr, não adianta adiar e não adianta gritar. Em certas ocasiões, a vida vai nos cobrar que abaixemos o tom e falemos baixo para podermos nos ouvir. Ela vai pedir que desaceleremos os passos. Vai exigir calma de nós. E não há saída. É preciso parar, respirar e descansar o coração. A vida vai dizer "cuide-se", "ouça-se", "mude de onde está". E quando isso acontece, só existe dois caminhos: obedecer ou desmoronar.
O medo que impomos direta ou indiretamente aos nossos inimigos é bom quando gera respeito pelo poder que acreditam que temos, mas torna-se perigoso quando este medo é excessivo, porque pode gerar ataques altamente perigosos e até mesmo mortais e inesperados quando chegam ao desespero e aí aqueles tidos como pequenos inimigos ou desafetos podem se tornar mais perigosos que aqueles que detém grande poder e riquezas.
“Ler a Bíblia ao pé-da-letra é falta de respeito. Há que estudá-la para ver o que significava na ordem religiosa. Não na ordem científica, porque ela não se mete em Ciência, e usa a cultura ou a incultura das épocas em que foi descrita. Não é que a Bíblia induza a erros. Ela estava esclarecendo, explicando, com aquela mentalidade. E agora, com a mentalidade ocidental, com o vocabulário do século 21, não se pode dizer: ‘ah, mas está na Bíblia’. Ora, isso é falta de respeito à Bíblia.”
Até aqui conheci mais desconsideração que respeito. Mais intolerância que empatia. Mais ódio que amor. Vi dizerem coisas de mim e de outras pessoas com tanto desrespeito que não compreendi nenhum sentido de humanidade. Mentiras à rodo. Suposições e achismos. Enxerguei o que há de pior na natureza humana.
O lar ideal para uma criança se desenvolver é aquele onde haja amor, dedicação e respeito. É aquele onde os seus provedores e responsáveis se preocupam em formar seus pequenos em cidadãos de bem cujo os valores sejam aplicados em favor de uma sociedade mais harmoniosa. Discriminar já é caminhar na contramão deste propósito.
Tenha seriedade, comprometimento, respeito e extremo cuidado com a vida real, na vida virtual a gente pode vender qualquer sentimento, qualquer imagem e ser o que quiser, mas é na real que o amanhecer nos desperta para o que realmente existe e precisamos ser, bem como é nela que temos contas para pagar e contas à prestar.
O objetivo principal de um sonho é se concretizar, não é ser grandioso. Trate o seu com respeito, é você quem precisa acreditar nele primeiro, porque é pra você que ele tem valor inestimável. Uma vez conquistado, alguns ficarão felizes por você e outros terão inveja do poder da sua determinação, e você estará realizado e grato para sempre.
A amizade verdadeira é pautada e sustentada na afinidade entre almas. É confiança mútua. É respeito às diferenças de pensamentos. É discordar com leveza. É sinceridade na troca. É tomar uma gelada, nos encontros sociais privados, como quem se encontra num oásis (reflitam sobre esta metáfora). É ter a mesma química, na presença e na distância. É um olhar de irmão. É, acima de tudo, sentir a boa energia do abraço sincero, a cada encontro, como se fosse o primeiro.
Deus espera de nós, amor, respeito, obediência e amor por todos os seus filhos. Devemos pedir para o pai, nossos desejos, mesmo sabendo que ele sabe das nossas necessidades. É um ato de humildade pedir. Pedir pela paz, pela saúde, pelo trabalho, pela família e também pelo nosso progresso financeiro. O dinheiro, o ganho de cada dia nos proporciona bem-estar, o conforto da nossa família é a recompensa do suor do nosso rosto, é importante que Deus abençoe os nossos bens. Querer mais, sem exageros, não é pecado. É pedir progresso e Deus gosta de nós ver bem. Porém, o mais importante: agradeça sempre pelo que tem agora. Isso faz toda a diferença. Não sermos egoístas ou arrogantes é o grande segredo para a nossa edificação. E peça bênçãos para você e para outras pessoas sempre. Amém!
A democracia sadia só existe dentro das regras de respeito ao próximo, aos valores da família e as autoridades constituídas. O que passar disto é maligno. É muito triste ver a maioria de uma geração tão inteligente se perder nas drogas e na ideia de que pode pensar e agir desregradamente, a beira de um abismo tentando jogar de vez no lixo, os valores do Cristianismo.
A respeito de você... Bem, meu bem, ainda me resta alguma certeza, lá no fundo. Pensamentos a seu respeito me preenchem por completo em momentos da vida cotidiana; sou tomado por algo indescritível. Não nesta vida, não na passada, mas quem sabe na próxima. Meu coração está com você, sempre estará. Não me esqueça, por favor.
Eu sempre achei que tudo que a gente precise pedir, não tem valor algum. Respeito que precisa ser cobrado não é respeito, é qualquer outra coisa, mas respeito não. Atenção que precisa ser implorada, não é atenção. Consideração que precisa ser pedida não é consideração. Quando você é importante para a pessoa, não precisa lembrá-la dessas coisas elementares que devem nortear um relacionamento saudável. Na verdade, respeito, atenção e consideração é o mínimo que tem que existir em um relacionamento, seja ele de amizade ou amor.
Se importe menos com o julgamento dos outros a seu respeito e mais com a pessoa que você é, de fato. Lembre-se sempre: na maioria das vezes, a opinião dos outros a nosso respeito não corresponde a realidade, além do mais, a opinião deles, como a palavra já diz é problema unicamente deles e não seu.
Não preocupo-me com o que pensam a meu respeito, simplesmente porque o julgamento dos outros não condiz com quem eu realmente sou. São tantos defeitos e falhas que eu até admiro tanta imaginação. Eu só teria motivo para preocupar-me se percebesse que vêem em mim mais adjetivos e virtudes do que eu sou capaz de ver.
Cada pessoa tem o seu jeito de ser, e eu respeito, principalmente o meu. Nunca fui dada a puxa-saquismo, nunca tive a menor vocação para lamber chão que outros pisam, só porque tem mais dinheiro que eu. Nunca fui de me humilhar para obter favores baratos. Se eu gosto da pessoa, ela vai receber o melhor de mim. Se gosto vai ficar estampado em néon na minha cara, o tamanho do afeto que tenho por essa pessoa, mas se não gosto também. Claro que não vou tratar a pessoa com falta de respeito ou falta de educação, mas bajulações, definitivamente não é minha praia.
Dizer "não" ao que te sufoca é um ato de coragem e respeito por si mesmo. Embora pareça egoísmo, é uma forma de autoproteção, liberando espaço para o que realmente importa. Recusar o que te drena pode ser difícil, mas é libertador, permitindo que você recupere sua força e liberdade. Aos poucos, o "não" se transforma em um símbolo de poder pessoal, trazendo leveza e autenticidade.
A contemporaneidade na arte percorre novos rumos em total respeito e liberdade, afasta se das formalidades das antigas escolas, das usualidades das técnicas e das plataformas tradicionais, em si rompe a barreira da visualidade impactante em uma só direção, convida nos a novos sentidos da mesma forma que eleva se a tridimensionalidade.
Respeito a vontade e a liberdade inalienável de cada um de se posicionar junto a mim como um estranho mas na verdade em essência todos que participam comigo desta jornada dimensional conhecida como vida, são e os tenho como amigos e alguns um pouco mais como amigos irmãos. Quão bom viver em abundancia a amizade e nunca ter inimigos.