Texto Sábios
O amor dispensa apresentações, o amor nos faz complemente idiotas e em contrapartida sábios. O amor é a esperança, é ida sem volta, é tudo em troca de nada.
Amar alguém, mesmo que essa pessoa não te beneficie em nada, não tem nada em troca desse sentimento, é surreal. É amar alguém quando o mesmo não merece, é se dar sem receber, amor é amor, amar é embarcar sem saber de volta, é ir, sem consultar as horas, amar é para poucos que se atrave a uma insana loucura.
Prece – Espíritos sábios e benevolentes, mensageiros de Deus, cuja missão é assistir aos homens e conduzi-los pelo bom caminho, amparai-me nas provas desta vida; dai-me a força de sofrê-las sem lamentações; desviai de mim os maus pensamentos, e fazei que eu não dê acesso a nenhum dos maus Espíritos que tentariam induzir-me ao mal. Esclarecei a minha consciência sobre os meus próprios defeitos, e tirai-me dos olhos o véu do orgulho, que poderia impedir-me de percebê-los e de confessá-los a mim mesmo. Vós, sobretudo, meu Anjo Guardião, que velais mais particularmente por mim, e vós todos, Espíritos Protetores, que vos interessais por mim, fazei que eu me torne digno da vossa benevolência. Vós conheceis as minhas necessidades; que elas sejam satisfeitas segundo a vontade de Deus.
13 – Prece – Meu Deus, permiti que os Bons Espíritos que me assistem possam ajudar-me, quando me achar em dificuldades, e amparar-me nas minhas vacilações. Senhor, que eles me inspirem a fé, a esperança e a caridade, que sejam para mim um apoio, uma esperança e uma prova da Vossa misericórdia. Fazei, enfim, que eu neles encontre a força que me faltar nas provas da vida, e para resistir às sugestões do mal, a fé que salva e o amor que consola.
14 – Prece – Espíritos amados, Anjos Guardiães, vós a quem Deus, na sua infinita misericórdia, permite velarem, pelos homens, sede o nosso amparo nas provas desta vida terrena. Dai-nos a força, a coragem e a resignação; inspirai-nos na senda do bem, detendo-nos no declive do mal; que vossa doce influência impregne as nossas almas; fazei que sintamos a presença, ao nosso lado, de um amigo devotado, que assista os nossos sofrimentos e participe das nossas alegrias. E vós, meu Anjo Bom, nunca me abandoneis. Necessito de toda a vossa proteção, para suportar com fé e amor as provas que Deus quiser enviar-me.
Beijo
abraço ou embaraço nossos braços,
trocando nossos dedos,
tão sábios nossos lábios
confessam seus segredos
a flor da tua boca me diz
que é primavera
e o amor espera,
o silencio selado pelas nossas bocas
é pacto de amor ou paixão,
não sei o que é isso,
as vezes sou um bicho,
as vezes sou só bicho de estimação...
bichinho de pelúcia
que te olha esquecido
num canto do sofá,
a minha solidão tem criado mudo,
tem estante, tem lustres e televisão
que mostra uma novela
com final feliz,
com o beijo que eu ainda não dei...
'REFLEXÃO'
" Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar
os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar
as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as
desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que
são; para que nenhuma carne se glorie diante dEle.”
1 Coríntios 1:27-29 - Bíblia Sagrada
A lenda dos Três Macacos Sábios, do Santuário Toshogu, na cidade de Nikkõ, Japão, ilustram a porta do Estábulo Sagrado, um templo do século XVII, e baseia a sua origem num provérbio japonês, com uma simbologia vinda de uma lenda Tendai – budista, a qual transmite o ensinamento de não ouvir, ver ou falar mal, pois, só assim, evitando-se fazer o mal e impedindo que este se espalhe, se pode viver pacificamente em paz e harmonia, como uma oportunidade para se olhar para dentro e se respeitar o mundo dos outros, funcionando como um melhoramento espiritual a cada dia.
A sua máxima “não ver, não ouvir e não dizer nada de mau” foi adotada por Gandhi.
Kikazaru, o macaco que tapa os ouvidos, adota a postura interior de não querer ouvir certas palavras, a fim de preservar o seu equilíbrio (“não ouvir o que leve a fazer maldades”).
Iwazaru, o macaco que tapa a boca, revela a sabedoria de não transmitir o mal, boatos, julgamentos e críticas destrutivas (“não falar mal”).
Mizaru, o macaco cego, convida ao que é útil e faz bem, sem deixar, contudo, de combater o mal com o bem (“não ver as más ações como algo natural”).
Três máximas a considerar no nosso quotidiano, com a finalidade de protegermos a nossa integridade e a de preservarmos a nossa felicidade, pois, como estabeleceu paralelamente Sócrates, com a história dos seus três filtros - Verdade, Bondade e Utilidade - precisamos ser, acima de tudo, sãos de espírito.
Talvez...
Talvez sejamos mais sábios quando os anos passam e nos ensinam a viver diferente sem tantos questionamentos, sem medo da vida ou quem sabe, da morte.
Mas somos mais julgados, mais exigidos pela família que de repente não entende o que acontece conosco. Nos tornamos mais serenos, menos necessitados de consumos desnecessários.
Sabiamente, a natureza vai impondo menos velocidade aos nossos passos que em cada tropeço, pode fazer dele mais uma lição de vida.
Vamos nos afastando lentamente para um canto onde podemos cultivar sonhos que ainda estavam guardados para serem realizados.
Seguimos sendo questionados e menos valorizados a cada ação que acaba sempre em reação e muitas vezes renegados ao afastamento dos familiares que não conseguem entender como podemos considerar felicidade essa nosso novo jeito de viver.
by/erotildes vittória
O Tempo
O tempo corre veloz...
Para os sábios, é simplesmente o existir, e o existir, uma dádiva, e dádivas devem ser recebidas e vividas com plenitude!
Para os velhos, gota d’agua em tempo de seca brava, cada minuto é precioso demais, cada qual mais que o outro que findou...
Para os jovens, é o futuro, misterioso e provedor de ansiedade, medos e expectativas; onde o presente se basta e se gasta, abundantemente...
Para os tolos é como a brisa, que simplesmente passa sem ser percebida!
Mas, o tempo corre veloz...
Para os sábios,
Para os velhos,
Para os jovens,
Para os tolos...
Tempo, é algo muito precioso, e a descoberta das coisas preciosas, demoram a acontecer, levamos uma vida inteira para entender o quanto! Devemos gastá-lo com mais cuidado que o dinheiro que ganhamos, pois o mesmo, não se multiplica ou se reprisa, simplesmente passa...
Entender o tempo como dádiva, dá-nos um pouco de certeza da importância do viver!
Juan Galvez
02/09/2016
Anjos...
Anjos me existem
Fio que os creio... e eles em mim
Os sei sábios, alados querubins
Milenares guerreiros infantis
Anjos me existem
Mas já houve dias em não sabê-los
Os mesmos que sóis, ventos e luares
Deitavam inglórios em meus jardins
Anjos me existem
Todos eles brincalhões
Me deixaram a porta da vida aberta
Me levaram a coragem de partir
Dizem do amor
Os poetas cantam que amor nunca morre, os sábios dizem que ele sempre renasce… Os loucos concordam, para eles o sentimento mais indescritível nunca morre pois renova-se a cada momento… Não importa a distancia, tudo que cativamos nunca nos deixa completamente, nunca morre, tudo que conquistamos nas pessoas renasce, ás vezes chamamos de ciúmes, outras vezes de saudades, mas na realidade é tudo amor. Pense como sábio e fale como um poeta, mas sempre seja o louco esperando sempre mais do amor!!!
Não haverá perdão na escolha errada que a faça ignorar exemplos sábios ditados pelo seu próprio coração;
Não floresce os ramos se as raízes secarem e não há amor se não há contemplações que a faça governar sobre nós;
A noite que te pertence é a mesma escolhida pelo sossego para tirá-la desse tormento que te faz viver sozinha;
O amor é o juízo perdido dos loucos,
e a loucura encontrada nos sábios.
É um dom que as pessoas perderam,
e o substituído dos fortes que são fracos.
É o sonho que me chama pra dormir,
e a luta que me mantem acordado.
É o calor que esquenta o amante,
e o refrescar que alivia o angustiado.
Uma perfeição acompanhada de confusão,
e a dificuldade que desespera até o mais calmo.
É tudo o que me alivia e também o que me deixa cansado.
Amar se resume em uma grande loucura,
e deve ser algo somente para os loucos,
porém mais louco que os loucos, apenas é quem deixa de amar.
Os sábios sempre vão complicar;
Os marketeiros tentarão inventar;
A mídia irá criar;
mas na realidade todo esse evento
chamado natal, tem um fruto muito
mais simples e maravilhoso,
que todas aquelas facetas criadas
ao final do ano.
O natal vem com seu proposito
religioso seguindo a tradição cristã
e um proposito que eu particularmente
amo.
O da união.
União familiar, união de amigos, união de irmãos.
Esse sentimento é maravilhoso e conduz
toda essa mágica natalina.
“Vida simples”
Sujeito aos tropeços de uma vida iniciada com os conselhos de sábios inconseqüentes, traduzindo frases cada vez mais obsoletas e apimentadas de vícios vazios.
Trapaceando com quem nunca ninguém conseguiu enganar, ultrapassando pequenos espaços que sua mente não viu e o que viu ninguém lhe pediu.
Uma vida repleta de crises e mesmo assim vou sorrindo, estragando tudo que fora planejado e ainda assim conseguindo o que se imaginou, ou seja, um fim.
Um bom dia a tudo que se criou, uma vida sem atrativos, uma vida em dissabor, desenhos incolores, assim vou partindo.
Não quero a vida de um desgraçado, não quero uma vida bandida, quero apenas poder respirar, ter domínio de meus dias, cantar e poder ser ouvido, chorar e esquecer do martírio,gritar e ouvir vários xingos.
Esta é uma vida exemplar, não peço nada demais, espero apenas paz e alivio.
Eu estou na dívida
Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. - Romanos 1:14
Um comprador subestimou o custo total de suas compras. Quando o caixa somava os itens, a mulher tinha 4 dólares a menos. Então algo incomum aconteceu. O homem atrás dela na pista de check-out a viu cavando a bolsa e fez sinal para o funcionário colocar a quantia em sua conta. Ele se recusou modestamente a dar à mulher seu nome.
Alguns dias depois, o jornal local informou que uma organização de caridade havia recebido um cheque de US $ 4 com a seguinte nota: “Este cheque é para o homem que me ajudou a sair de uma situação difícil. Eu tive a ideia de dar a você como um agradecimento a ele.
Este incidente ilustra um princípio espiritual vital. Devemos sentir a obrigação de transmitir aos outros as gentilezas que nos são mostradas. É assim que o apóstolo Paulo respondeu à misericórdia de Deus. Claro, ele nunca poderia retribuir o Senhor pela salvação, mas isso não o impediu de demonstrar abertamente sua gratidão. Por causa do que ele recebeu, ele mostrou o mais alto tipo de caridade - compartilhar o evangelho com os outros.
Não pensemos que, porque não podemos retribuir a Deus por nos salvar, não lhe devemos nada. Somos gratos a Ele por tudo. E o mínimo que podemos fazer é mostrar nossa gratidão contando aos outros sobre ele.
Senhor, fala-me, para que eu possa falar
em ecos vivos do teu tom;
Como tens procurado, deixa-me procurar os
teus filhos errantes, perdidos e solitários. —Havergal
Como podemos dar apenas um pouco quando Cristo deu tudo de si? Mart DeHaan
Conhecimento tolo
Professando ser sábios, eles se tornaram tolos. - Romanos 1:22
Nos últimos anos, milhões de pessoas descobriram um novo e fascinante mundo da comunicação. Ao vincular seus computadores à rede eletrônica conhecida como Internet, eles agora têm ao seu alcance vastos recursos de informação e entretenimento. Não admira que os viciados em Internet sejam talvez o segmento que mais cresce em nossa cultura.
Mas, ao aproximarmos a Era da Informação, não vamos perder nossa perspectiva. Um excesso de dados factuais e experiências visuais não garante um aumento na sabedoria.
Há um século, o poeta britânico Alfred, lorde Tennyson lamentou: “O conhecimento cresce, mas a sabedoria permanece.” A Bíblia destaca essa diferença crucial entre o mero conhecimento e a sabedoria autêntica. O livro de Provérbios enfatiza que não basta adquirir informações; precisamos obter o entendimento que se baseia no respeito saudável do Senhor (Pv 1: 7). O apóstolo Paulo apontou que algumas pessoas estão sempre aprendendo, mas nunca chegando a um entendimento da verdade que realmente importa (2 Tim. 3: 7).
Informação e tecnologia podem ser ferramentas maravilhosas. Mas não fique tão envolvido com o ganho de conhecimento que você falha em utilizá-lo. Somente o livro que nos fala sobre Jesus Cristo traz a sabedoria suprema (Col. 2: 3).
Ó Palavra de Deus encarnada,
Ó Sabedoria do alto,
Ó verdade inalterada, imutável,
Ó luz do nosso céu escuro. -Quão
A sabedoria dá asas ao conhecimento. Vernon Grounds
Hora de tudo
Veja então que você anda circunspectamente, não como tolos, mas como sábios, redimindo o tempo. - Efésios 5: 15-16
Talvez a posse mais procurada, mas esquiva dos anos 90, seja "tempo para tudo". A indústria cinematográfica focou esse dilema em uma comédia sobre um homem atormentado que é clonado para que ele possa desempenhar seus papéis como pai, chefe de construção e marido . Enquanto a cultura pop proclama que as pessoas podem conciliar várias funções se apenas as administrarem bem o suficiente, são necessários mais do que telefones celulares e pagers para realizá-la na vida real.
Efésios 5: 15-16 tem sido chamado a chave da Bíblia para a administração do tempo. Mas “redimir o tempo” vai muito além de ser eficiente. É uma frase maravilhosa que também pode ser traduzida como “aproveitar ao máximo todas as oportunidades”. Sugere uma atitude em relação à vida que vê todas as situações como a ocasião perfeita para fazer a vontade de Deus e influenciar os outros por Ele. Durante esses dias ruins, devemos viver a bondade que Deus colocou em nós pela fé em Cristo.
Quanto tempo temos hoje? Hora da oração? Hora de responder à pergunta de uma criança? Hora de ser interrompido por alguém em necessidade? Hora de considerar outras pessoas durante uma inconveniência ou atraso?
Que o Senhor nos dê sabedoria para aproveitar as oportunidades de hoje e dedicar tempo ao que é importante para Ele.
Senhor, ajude-nos a redimir o tempo que
você nos dá todos os dias -
A aproveitar cada oportunidade
Para seguir e obedecer. —Sesper
Sempre há tempo suficiente para fazer a vontade de Deus. David C. McCasland
Ouça e viva
O ouvido que ouve as repreensões da vida permanecerá entre os sábios. - Provérbios 15:31
A imprensa o chamou de "figura do poder caído" depois que um escândalo forçou sua renúncia a um importante posto político consultivo em Washington, DC. Olhando para trás, como tudo aconteceu, o homem disse: “Comecei a ficar animado trabalhando para o presidente. Então me tornei arrogante, depois me tornei grandioso e me tornei autodestrutivo. Estou propenso a ficar apaixonado pelo poder e a acreditar que as regras não se aplicam a mim. ”Um artigo da Associated Press disse que, durante os meses que antecederam sua demissão,“ ele ignorou sua esposa, ignorou seus amigos, ignorou as regras. . ”
Eu caí em uma armadilha semelhante, e talvez você também. Acontece a todos nós quando permitimos que o orgulho molde nossas atitudes em vez de abraçar a humildade diante de Deus. O livro de Provérbios nos lembra: “O ouvido que ouve as repreensões da vida permanecerá entre os sábios. Quem desdenha da instrução despreza a própria alma, mas quem dá ouvidos à repreensão obtém entendimento ”(Pv 15: 31-32).
Um amigo ou membro da família está tentando lhe dar uma palavra sábia de correção hoje? Existe orientação na Bíblia que você está ignorando? O orgulho diz: “Não quero ouvir isso”. A sabedoria diz: “Você está perto do limite. Humilha-te. Pare, ouça e viva!
Recusar-se a ouvir repreensão fiel
Pode fazer você se sentir orgulhoso por dentro;
Mas se você seguir a palavra do Senhor,
conquistará seu orgulho egocêntrico. —Hess
Conhecer Deus nos torna humildes; conhecer a nós mesmos nos mantém humildes. David C. McCasland
Plano para o futuro
Oh, que eles eram sábios. . . que eles considerariam seu último fim. - Deuteronômio 32:29
Na primavera de 1981, um jovem foi levado de avião ao desolado norte do Alasca para fotografar a beleza natural e os mistérios da tundra. Ele levou 500 rolos de filme, várias armas de fogo e 1.400 libras de provisões.
Com o passar dos meses, as palavras em seu diário mudaram de admiração e fascinação para um pesadelo. Em agosto, ele escreveu: “Acho que deveria ter usado mais previdência ao organizar minha partida. Logo descobrirei. Em novembro, ele morreu em um vale sem nome, perto de um lago sem nome, a 225 milhas a nordeste de Fairbanks. Uma investigação revelou que, embora ele tivesse planejado cuidadosamente sua viagem, ele não fez nenhuma provisão para ser levado de avião.
Lemos em Deuteronômio que os israelitas cometeram um erro semelhante. Por um tempo eles tinham tudo o que precisavam, mas esqueceram que era Deus quem os providenciou (Dt. 32: 15-18). Logo ficou óbvio que eles não haviam pensado no resultado de adorar falsos deuses e viver para seu próprio prazer. O comportamento deles trouxe o julgamento de Deus (vv.19-25). Eles falharam em "considerar seu fim final" (v.29).
Você já pensou em seu fim final? É aconselhável se preparar para isso agora. Confiar em Cristo como Salvador e viver para Ele é a única maneira de planejar o futuro.
Ó Senhor, você nos faria refletir sobre isso,
uma verdade que você nos faria ver:
é nesta vida que traçamos nosso curso
Por toda a eternidade. —DJD
Nunca é cedo para planejar a eternidade. Mart DeHaan
Feridas úteis
É melhor ouvir a repreensão dos sábios do que um homem ouvir a canção dos tolos. - Eclesiastes 7: 5
Gosto de estar na companhia de pessoas que têm um senso de humor cintilante. Conversas alegres, salpicadas de riso, são sempre muito divertidas.
Também gosto de discussões sérias sobre importantes questões espirituais, morais e políticas, especialmente quando os participantes expressam diferentes pontos de vista com intensidade e sentimento.
Mas não gosto de conversas quando estou sendo repreendido, direta ou indiretamente. É difícil enfrentar minhas falhas, deficiências e pecados.
Ao relembrar minha vida, devo confessar que algumas das repreensões me trouxeram benefícios morais e espirituais. A senhorita Grevengoed, minha professora favorita quando eu estava na 8ª série, me disse como ela estava decepcionada com a minha falta de conduta na aula de outro professor. Quando eu tinha 17 anos, Henry Vanden Brink gentilmente me repreendeu por rir de uma imagem obscena que alguém me mostrou. E em outra ocasião, um ministro idoso me repreendeu na presença de amigos por injetar irreverentemente um versículo da Bíblia em uma situação bem-humorada. Essas lições iniciais ficaram comigo.
Repreensões machucam, mas são úteis. Eles são bons para o que nos aflige. Então receba-os com gratidão. Lembre-se: “Fiéis são as feridas de um amigo” (Pro. 27: 6).
Quando outros nos elogiam,
são muito fáceis de acreditar;
Mas é difícil receber repreensões,
embora elas sejam úteis para receber. —Sper
Uma repreensão pode ser um professor melhor do que um elogio. Herbert Vander Lugt
O problema com os críticos
Alguém fala como o piercing de uma espada, mas a língua dos sábios promove a saúde. - Provérbios 12:18
Os críticos falam muito e fazem pouco do que é construtivo. Eles estão mais interessados em tentar parecer bons fazendo os outros parecerem ruins.
Se Neemias tivesse ouvido seus críticos, o muro em torno da cidade de Jerusalém nunca teria sido reconstruído. Parte do que aqueles críticos disseram a ele era precisa. A parede era entulho e o fogo havia queimado as pedras e as fez rachar e desmoronar (4: 2-3). Mas os críticos conversaram muito e não fizeram absolutamente nada para ajudar.
Anos atrás, Theodore Roosevelt observou: “Não é o crítico que conta, nem o homem que aponta como o homem forte tropeçou ou onde o praticante de ações poderia ter feito melhor. O crédito pertence ao homem que está realmente na arena, cujo rosto está manchado de poeira, suor e sangue; . . . e quem, . . . se ele fracassa, pelo menos fracassa, ousando grandemente, de modo que seu lugar nunca será com aquelas almas frias e tímidas que não conhecem nem vitória nem derrota. ”
Onde você se vê nesta foto? Você está sendo atingido por críticas injustas ao servir a Cristo? Nesse caso, continue e Deus recompensará seus esforços. Ou você se reconhece como alguém que tende a criticar os outros? Nesse caso, é hora de deixar a equipe de demolição e se juntar à equipe de construção.
Eu não criticaria quem trabalha,
quem ouve a Palavra de Deus e dá ouvidos;
Mas eu me criticaria, querido Senhor,
Confesse a você minhas palavras e ações infiéis. —Hess
Qualquer espectador pode criticar os jogadores; é preciso habilidade e dedicação para jogar o jogo. Haddon W. Robinson