Texto Romance

Cerca de 1925 texto Romance

⁠Sofia,
Escrevo esta carta na esperança de que algum dia ela possa chegar as suas mãos. Uma década se passou desde que você apareceu em minha vida. Acreditará se eu lhe assegurar que para mim nada mudou durante este tempo todo? Que não perdi a esperança de que um dia volte? Que nossa última conversa gira em minha cabeça como se tivesse acontecido ainda ontem?
Perdoe-me meu amor por não ter sido capaz de prendê-la aqui. Perdoe-me por não ter sido rápido o bastante. Tudo seria diferente se eu tivesse sido capaz de impedir que fosse levada para tão longe. Contudo eu não lamento nada. Os poucos dias que passei ao seu lado foram os mais preciosos da minha existência. Então, agradeço todas as noites por tê-la tido em minha vida, mesmo que por tão pouco tempo. São as lembranças desses poucos dias que me mantém respirando.
Desejo fervorosamente que seja feliz, onde quer que você esteja agora.
Não posso suportar, sequer pensar que você não tenha tido uma vida feliz como merece.
Estou tentando encontrá-la, tenho falado com alguns estudiosos sobre o assunto, mas ainda não obtive nada satisfatório. Talvez acabe encontrando uma solução em breve, algumas coisas evoluíram por aqui. Talvez eu possa ir buscá-la.
Nunca desisti de encontrá-la. Por isso, não sou capaz de lhe dizer adeus.
Pois sei que ainda nos veremos outra vez. E se, por sorte, algum dia puder ler estas linhas, não te esqueças que a amei desde o primeiro instante e a amarei até o ultimo. Talvez até depois.
Vemo-nos em breve,
Eternamente seu I.C

Inserida por HelenaLaia

⁠⁠27 de dezembro, 23h

Minha querida America,
Nunca escrevi uma carta de amor, então me perdoe se eu fracassar.
O jeito simples seria dizer apenas que amo você. Mas, na verdade, é muito mais que isso. Quero você, America. Preciso de você.
Fui tão contido com você por medo. Tenho medo de mostrar tudo de uma vez e deixá-la perdida ou assustada. Tenho medo de que, no fundo de seu coração, seu amor por outra pessoa nunca vá acabar. Tenho medo de cometer um erro de novo, tão enorme que vai fazer você se recolher nesse seu mundo particular. Nenhuma bronca de um tutor, nenhuma chibatada de meu pai, nenhum isolamento durante a minha infância chegou a me doer tanto quanto a possibilidade de perder você.
Sempre penso que essa possibilidade está á espreita, pronta para voltar e me atacar. Então me apaguei a todas as opções, temendo que quando as descartasse você apareceria, de braços cruzados, feliz por ser minha amiga, mas incapaz de ser minha parceira, minha rainha, minha esposa.
E o que eu mais quero no mundo é que você seja minha esposa. Amo você. Por muito tempo, tive medo de admitir, mas agora sei.
Nunca me alegraria com a morte de seu pai, com a tristeza que você está sentindo desde a partida dele ou com o vazio que me acomete desde que você saiu. Mas agradeço muito que você tenha ido. Não sei ao certo quanto tempo levaria para chegar a essa conclusão se não tivesse que imaginar como seria minha vida sem você. Agora sei, com toda a certeza, que essa não é a vida que eu quero.
Eu queria ser um artista como você, para poder expressar o que você se tornou para mim. America, meu amor, você é luz do sol filtrada pelas árvores. É o riso num momento de tristeza. É a brisa em um dia de verão. É a clareza quando só há caos.
Você não é o mundo, mas é tudo o que o torna o mundo bom. Sem você, minha vida ainda existiria, mas só.
Você disse que, para acertar as coisas, um de nós teria que dar um salto de fé. Acho que encontrei o abismo que devo saltar, e espero encontrar você á minha espera do outro lado.
Eu te amo, America.
Seu para sempre,
Maxon.

Inserida por HelenaLaia

Renascimento

Ele caminhava pela rua com passos leves, mas a mente pesava como nunca antes. O eco das palavras que nunca foram ditas rodopiava em sua cabeça, criando um turbilhão de emoções que ele não conseguia conter. O dia estava cinza, uma coincidência ou talvez um reflexo do que sentia por dentro. O silêncio ao seu redor parecia zombar da confusão que o consumia.

Lembrava-se de como ele era diferente, ou pelo menos parecia ser. Naquele início, quando cada gesto dele parecia prometer algo novo, algo que jamais o faria reviver os medos do passado. Ele se entregou de corpo e alma, acreditando que dessa vez seria diferente, que ele ficaria. O sorriso dele tinha aquele brilho de esperança que ele tanto desejava encontrar em alguém. E ele se permitiu acreditar, contrariando os próprios receios, que ele não era como os outros.

Mas o tempo, cruel como sempre, revelou sua verdade. Ele se tornou aquilo que ele mais temia: alguém que parte. Não importava o quanto ele tivesse planejado, sonhado ou desejado; ele se mostrou efêmero, uma presença passageira, quase como um sonho bom que, ao despertar, se desfaz no ar. Ele percebeu, com amargura, que havia criado expectativas em torno de algo que nunca fora real.

Sentiu-se vazio, como se todas as suas forças tivessem sido sugadas por um abismo sem fim. Mas então, algo dentro dele começou a mudar. Uma força antiga, quase esquecida, emergiu das profundezas de seu ser. Uma lembrança de quem ele realmente era, antes dele, antes de todos.

Ele parou de caminhar por um momento e olhou para o céu. As nuvens cinzentas começavam a se dispersar, permitindo que alguns raios de sol atravessassem, iluminando suavemente a cidade. Sentiu uma onda de determinação invadir seu peito. Ele foi um momento, um capítulo em sua vida, mas não o fim da história.

Ele seguiria em frente, como sempre fez. A estrada à frente era longa e cheia de incertezas, mas ele estava pronto. Não mais dependeria de promessas alheias para ser feliz. Seu caminho seria traçado por seus próprios passos, fortes e decididos. E assim, ele seguiu, deixando para trás as sombras do passado, caminhando em direção ao futuro, onde sabia que encontraria a si mesmo novamente.

Inserida por Gamorim99

⁠ A lua não sabia…
O SOL E A LUA
O sol e a lua tinham algo que nutriam juntas. Algo que as relacionavam, que as conectam. Ambas chamavam esse ELO de planeta Terra.
O sol não podia estar com a lua sempre que queria, pois a distância as impediam de se encontrarem. A lua, mesmo que quisesse muito, também não podia estar com o sol, mas seu desejo era mútuo.
O SOL
O sol nutria seu elo (planeta) das 06:00 am às 18:00 pm. Com todo seu encanto, o encanto de seus raios fortes e esplendorosos, iluminavam cada canto da Terra que virava seu rosto a ela.
O sol era a alegria de todos os habitantes de seu Elo. Os habitantes, quando olhavam para o horizonte e avistavam aquela grande bola de fogo no céu, logo pensavam: Já posso começar a viver todos meus lindos planos e metas! Uns colocavam suas roupas de banho e iam “curtir o mar”. Outros, iam para seus trabalhos, festas, viagens. As possibilidades eram infinitas.
O sol não sabia que essa vivência era única. E que diferente da lua, seu trabalho era puramente prazeroso.
A LUA
A Lua nutria seu elo (planeta) das 18:00 pm às 05:00 am. Com todo seu encanto, o encanto de seus raios fortes e esplendorosos, iluminava cada canto da Terra que virava seu rosto a ela.
A Lua não era a alegria de todos os habitantes de seu Elo. Na verdade, os habitantes passavam grande parte do horário em que a lua aparece, cansados e desligados.
A Lua acreditava que essa vivência era a mesma experimentada pelo sol, pois afinal de contas, o trabalho era o mesmo, clarear a Terra.
A Lua quando esteve com o sol e ficou sabendo de sua fama, ficou triste, pois o trabalho que ela fazia era o mesmo, como pode ter tanta diferença no tratamento?
Foi então que a Lua começou uma busca incessante por reconhecimento. O Elo importava muito pouco, o que ela queria realmente era ser notada, admirada e vista.
A Lua tentou clarear a noite, tantas, tantas e tantas vezes e mesmo assim, ninguém notava seu esforço. Todos ainda continuavam adormecidos.
A Lua ficou tão triste que resolveu não se deixar visível, escondeu-se em uma grande nuvem carregada de água e sua claridade, não se sobressaiu mais………
- Não entendemos esse fenômeno, mas não se tem claridade alguma nos países, tal..tal e tal…. Disse o Jornalista de uma TV local da cidade de Tal e Tal.
- Como vamos dirigir, sair ou mesmo socializar com os amigos na noite de domingo? Disse uma jovem de 29 anos.
Neste momento, sentindo que o Elo estava com problemas, O Sol foi ter com a Lua, formando assim um fenômeno chamado Eclipse.
Ao se aproximar, o Sol que tinha pouquíssimos minutos com a sua amada, para tentar entender o que aconteceu.
- Amor, disse o sol, o que está acontecendo que não encontramos mais seu brilho?
- Não vejo razão para brilhar, não há nada que eu faça que tenha reconhecimento (Lua)
- Brilho, Brilho, Brilho, mas ninguém se importa, dizem que a noite é sem graça, só servem para dormir (Lua);
- Amor, isso não é um fato geral. É certo que boa parte da população iluminada por você no período noturno, dorme. Mas boa parte se alegra ao ver você brilhar nas suas diversas versões, sabia? (Sol)
- Como assim? (Lua)
- Sabia que tem um pessoal do Elo que acredita que quando você está cheia, significa que é uma fase que traz poder em Abundância, deixando o amor a todo vapor? (Sol);
- Não sabia! - Disse a Lua, surpresa e sorrindo.
- Digo mais, quando você está minguante, as pessoas desaceleram e repensam escolhas feitas. (sol)
- Todas as suas fases, têm diferentes significados para pessoas e suas crenças, estudos e metodologias. Todos precisam de você, sejam para estudar, descansar ou admirar.(Sol).
- Eu preciso de você? (Sol)
- Você, não! Você é perfeito! Não há ninguém que não seja feliz com você. Você ilumina, traz vitamina, ativa a melanina, etc… Disse a Lua.
- Eu sim! Nós dois formamos um ciclo. A terra precisa de nós. (Sol)
- Olha para baixo! Está vendo todo esse povo lá embaixo tirando foto? Sabe o que eles estão admirando? (sol).
- Você e eu juntos. Juntos, somos a coisa mais linda da galáxia. Somos o que eles chamam de Fenômeno Lunar!!! (Sol)
- Eu não sabia que tinha tanta importância, para nosso Elo e para você. (Lua)
O sol se despediu da Lua e disse: Brilhe, brilhe, seja a luz na escuridão.
A Lua se encheu de ânimo, brilhou tão forte, que todos só falavam de como a Lua brilhou após o eclipse.
Foi naquele momento que a lua entendeu, que ambas têm o seu valor e que juntas são pura potência e beleza espacial.
O Elo do Sol e Lua ficou cada vez mais forte e nunca mais se apagou.

Inserida por Rosilanee

⁠Imaginar

Apenas a te olhar,
Consigo imaginar a gente em todos os cantos
Até no dia de domingo, na beira do mar
Dançando ao som de Raphaela Santos.

Menina, eu quero te amar,
E te amando quero ser a solução do teu problema
Imagina a gente a se beijar,
Ouvindo canções da Priscila Senna?

Imagina nós como um casal,
A se amar em plena luz do luar
Ah, seria tão surreal,
Nossas bocas a se beijar.

Imagina tua voz sussurrando baixinho,
Em meu ouvido me chamando de amorzinho
Imagina a loucura que nós íamos fazer,
Já deu pra imaginar né,
Então não preciso te dizer!!

Inserida por Poetadayltonjose

⁠No crepúsculo de incertezas, coração agitado,
Me pego questionando gestos, sorrisos, apaixonado.
Seu olhar, antes intenso, agora me deixa confuso,
Beijos que, outrora, eram meu mundo, hoje um abuso.Músicas dedicadas, declarações de amor no ar,
"Eu te amo" repetido, será real o amar?
Inseguro, mesmo quando prometeu não partir,
Me perco nas dúvidas, vejo nosso amor fugir.Na trama dessa incerteza, me vejo perdido.
Duvidei de mim mesmo, e agora estou ferido.
Perdi-te para minhas próprias sombras, saiba,
Meu amor adolescente, a dúvida foi a faísca.

Inserida por Anonimarco76

⁠"Desisto de nós.

Desisto de aguardar ansiosamente por suas mensagens todos os dias.
Desisto de permitir que você ocupe meus pensamentos a cada momento, e de reviver todas as coisas que você costumava me dizer que adorava.
Desisto de relembrar o som da sua voz chamando-me de amor.
Desisto de rememorar o delicioso banquete do seu beijo e do toque que outrora incendiava minha alma.
Desisto de guardar nossas lembranças no recôndito do meu coração, e de derramar lágrimas toda vez que me vem à mente seus olhos doces e seu sorriso deslumbrante.
Desisto completamente de você e de tudo o que um dia compartilhamos juntos.
Desisto de amar você à distância e de me torturar diariamente para resistir à tentação de ir atrás de você.
Desisto de nutrir a esperança de que um dia você retornará para mim.
Por fim, desisto de tudo!"

Inserida por Anonimarco76

⁠No multiverso do amor, a ilusão dança,
Além do que os olhos podem abraçar,
Num universo onde a verdade avança,
E a relatividade do poema vem reinar.

Não se restringe ao que a visão percebe,
Mas se estende além do horizonte com fé,
Cada verso, um universo que se atreve,
A desvendar a essência que se quer crer.

Nesse cosmos de emoções entrelaçadas,
A contribuição se faz essência e luz,
Onde a relatividade é mais que palavras cruzadas,
É a magia que nos une, o enigma que seduz.

Viver nesse multiverso, é transcender,
A compreensão simples do que se vê,
É mergulhar na essência do ser, entender,
Que a ilusão é parte da arte de amar, você e eu, você e eu...

Inserida por arlysongomes

Amor e perfeição não combinam :

⁠Quão ilusória pode ser a perfeição no amor? Como uma palavra pode padronizar um sentimento tão profundo? Ser o "homem perfeito", o impecável cavalheiro — amor virou um conto de fadas? Não há perfeição em um relacionamento, mas sim duas pessoas imperfeitas que se esforçam ao máximo uma pela outra. Não se trata do beijo perfeito, do toque exato, dos gestos ou presentes impecáveis. O verdadeiro amor é aquele que vê as suas falhas e, ainda assim, permanece ao seu lado. É um amor que incendeia o coração e, ao mesmo tempo, traz uma paz acolhedora para a alma. Amar é sobre a permanência, seja na tempestade ou no sol, e sobre dar e receber com a mesma intensidade. Amar é ser você mesmo e se sentir bem em sua autenticidade, com alguém que valoriza o seu lado verdadeiro.

Inserida por Anonimarco76

⁠Tu és minha Rosa de Sarom:

Aquela cuja beleza e esplendor resplandecem em cada parte de ti! És a mulher que transformou meu coração, outrora um deserto desolado pelas areias do tempo, em um oásis pleno de vida e esperança. Em cada uma de tuas pétalas, minha amada, há um tesouro inestimável, esculpido pelas mãos do mais habilidoso artífice deste mundo.

Tu és toda formosa, meu amor, e o teu valor há muito supera o dos mais raros rubis. Nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, poderia encontrar tamanha beleza e riqueza nos mais puros detalhes, como eu encontro em ti. Nossos destinos foram traçados pelo Altíssimo, e de agora em diante, por toda a eternidade, dedicarei cada suspiro do meu ser a cuidar da mais bela rosa que o Senhor me concedeu.

Inserida por Anonimarco76

⁠Sabe o que mexe com as minhas emoções?
A paixão
Ela inventa
Cria
Mente
E engana minhas emoções
Vivo sempre no meu imaginário
Só no e se...
Mais nada acontece como eu imagino
Incontrolável essa paixão que eu sinto
Odeio pensar em alguém que não posso ter
É inevitável
Sempre acontece

Inserida por poliesia

⁠Coração respira aliviado
Tantos sorrindo apertado
Enfim, sorrir feliz

Felicidade rara que transborda
Felicidade que chora
Dessa vez longe de dor
Longe da distância
Longe de fervor
Longe de terror
Longe de ardor

Felicidade rara que transborda
Pelo feito que indica
O caminho correto
Que valida o certo
Que indica o vencedor

Ruínas de sentimentos
Que não doem mais
A cura da flor
Que morria sem querer

A flor do amor
Que só tem alegria
E o brilho de viver
Para amar

Inserida por CaioCesarDoc

Ao Meu Amado
Lembrei de quando dizia que sentia orgulho de mim⁠ sem eu ter feito nada louvável, nossos sonhos eram pequenos aos olhos dos outros, o seu era viver mais para viver esse lindo amor, o meu era ter a oportunidade de olhar em seus lindos olhos cor de jabuticaba e dizer que te amo muito. Tenho orgulho de ti meu Amado, homem forte, inteligente e sincero, seu maior feito foi dar o perfeito amor para sua Amada.

Inserida por Cartasaosmeusamores

⁠Meu Amado
Eu olhei para as estrelas e vi você,
quis fazer um poema pra homenagear nossa amor, porém nem poeta eu sou...
Meu amor por ti é tão grande do tamanho da imensidão dos céus...
Quando a saudade vir eu vou olhar para o céu e admirar o brilho das estrelas, pois o brilho delas me faz lembrar você.
Te amo meu lindo príncipe.

Inserida por Cartasaosmeusamores

⁠Me apaixonei por você,
pelos seus olhos que guardam estrelas,
pelo sorriso que ilumina os dias,
e pela sua boca, que desenha sonhos em minha mente.
Seu cabelo, que dança com o vento,
seu riso, uma melodia suave,
e a sua voz, que é abrigo em meio ao caos.

Cada gesto seu é uma obra de arte,
cada detalhe, um segredo que só o coração percebe.
Te amo em cada silêncio,
em cada momento sutil,
na simplicidade de ser você.

Inserida por arlysongomes

⁠MISTÉRIO DAS ESTRELAS

Se há mistério no mundo,
digo-lhe às estrelas,
que se mostram e se escondem.

Correm elas da alegria justa e
se entregam as tristezas vãs.

Ah quanto mistério, carregam as
estrelas... Ardem ao desprezo
e se enturvam ao regozijo verdadeiro.

De todo modo aos astros não se impõe regras, pois preferível
a liberdade é, de quem vai e vem. Do que se pode e do que se tem,
restam apenas o mistério da vida, qual se carrega alguém.

Inserida por flaviohenriqueslz

⁠Aquele amor

⁠Em todos os lugares que eu poderia ir
eu estava lá
onde eu sabia que você estaria
Seus cabelos misturados na tinta
me diziam o quanto estava confusa
e sua maquiagem borrada
mostrava o quanto estava nervosa
E mesmo que depois disso eu perdesse tudo
e meu mundo virasse trevas
eu sentia
Qualquer câmera pode registrar esse momento
Mas só meu coração registra a felicidade.

Inserida por Efraim_Paiva

⁠RODEAR
Era uma vez um mundo onde muitas relações eram vazias. Lá, o amor era promessa, que escapava entre os dias.
Ele falava com gestos discretos e sorriso envergonhado. Por trás daqueles olhos verdes, um novo universo me era revelado.
Há quem diga que se apaixonar à primeira vista é mito Mas naquela situação, meu coração já estava encantado e perdido.
Declarava ideias como se desenhasse o que eu imaginava viver. Cada riso expontâneo era o que eu buscava, mesmo sem saber.
Quem diria que, no vazio daquele dia eu me embebedaria de bons pensamentos. Alguém leve, tímido e lindo despertou meus sentimentos.

Inserida por siqueirahoje

⁠⁠⁠O QUE APRENDI SOBRE O AMOR
Aprendi sobre um amor oculto, violento, persuasivo, escondido, que eu torcia para que o outro decidisse porquê, quando, como e quanto tempo duraria.
Aprendi sobre um amor errado, que deveria ser encaixado, para ser aceito e valorizado para que eu não ficasse desolado e parecesse cometer um pecado.
Aprendi sobre um amor passageiro, que se não fosse alimentado por dopamina, estética, submissão e dinheiro, seria um amor derradeiro ou feito de roteiro.
Aprendi sobre um amor raro, que eu devia agradecer pelo amparo, mesmo que no fundo não me entendia, mas que diante de tantos temores era muito mais do que merecia.
Aprendi sobre um amor ficção, que só na imaginação deveria me bastar, já que os traumas me tornariam insensível, como um bisturi capaz de cortar e cicatrizar sem deixar sangrar.
Aprendi sobre um amor verdadeiro, que eu desconhecia dentro de mim, mas que protegi por não me conformar com o amor em pedaços e crer merecer o amor inteiro.

Inserida por siqueirahoje

⁠Fechar os olhos é confiar
se entregar de peito aberto
alma leve
se jogar no abismo
coração pulsante
se envolver no abraço
corpo solto

passos incertos
aposta alta
jogo arriscado
fruta agridoce

Fechar os olhos é eternizar
o momento do enlace
a procura do instante
o tempo medido em vidas
a vida em suas nuances

Inserida por noi_soul