Textos sobre saudades
Relembro hoje,com imensas saudades, dos meus velhos tempos de professor de Língua Inglesa no Liceu Piauiense e demais colégios de Teresina,nos idos anos empoeirados de 1960.A realização de uma grande sonho.Ser professor.Época em que se levava muito a sério o ensino.
Vários mestres de renome daquela época, merecem aqui ser relembrados:Nelson do Amaral Sobreira,Chico César de Oliveira,Cristina Oliveira,Francisco Barreto,Manoel José de Viveiros,José Eduardo Pereira,Paulo Carneiro da Cunha,José Gayoso de Almendra Freitas,Agripino Oliveira,Severino Gomes de Oliveira,hoje,todos já falecidos.Todos esses queridos e respeitáveis mestres, aqui citados, foram notáveis professores de Língua Inglesa do Liceu Piauiense,hoje,Colégio Estadual Zacarias de Goes.os quais prestaram relevantes serviços educacionais ao nosso Estado e à nossa mocidade estudiosa daquele tempo.Ser,contudo, um professor de Língua Inglesa naquela época era de uma relevância extraordinária.Tinha que ser profundo conhecedor da gramática inglesa e, todos esses notáveis mestres,eram verdadeiras águias do ensino de gramática inglesa.
O ensino de Inglês, naquela época,era, portanto,inteiramente calcado na gramática pura,versão e tradução de textos.
Lembro-me aqui,do velho amigo, professor Nelson do Amaral Sobreira,meu ex-professor,profundo conhecedor da gramática inglesa.Aprendi muito com ele, admirava-o muito e, sempre me recordo dele,com os olhos rasos de lágrimas; das suas lições de vida;da sua grande e perseverante luta no Magistério piauiense;da sua grande disposição e coragem de ministrar aulas para a nossa juventude, em vários colégios da nossa Capital. Verdadeira aventura por ele enfrentada,no dia-a-dia, para sobreviver de salário-aula de professor.
São valores como esses,enfim,relegados ao desprezo e ao esquecimento,que devemos sempre lembrar,como ex-alunos, como prova de nossa gratidão; os quais muito contribuíram com o ensino e na formação da nossa juventude daquela época.
Todos esses mestres aqui citados foram grandes valores da nossa educação.Verdadeiros diamantes.Viveram todos a sua grande época e,merecem,portanto, todo o respeito do Estado do Piauí e da nossa gente.Que Deus os tenha nas suas mais confortáveis moradas !!!!
Quando...
Quando eu tenho saudades de alguém, sinto tristeza por não poder revê-la novamente... quando as lágrimas caem dos olhos e correm pelo rosto, é sinal de eternas lembranças...!
Quando eu vejo as fotos já amareladas é sinal que tudo já passou há décadas... quando a nostalgia bate a porta, eu lembro de coisas guardadas na memória, mas esquecidas pelo tempo...!
Quando a dor do passado bate forte, expressa sem piedade a presença viva inexistente... quando essa dor apresenta a sua face cruel, torna angustiante e aflito o coração...!
Quando a saudade é um vasto oceano, a vida se torna um inconstante e profundo desengano... quando não tem mais jeito a saudade se apossa de vez, trazendo muitas mazelas as nossas vidas...!
Quando eu sonho e não realizo pelas oscilações da vida, sinto que fica um gostinho de frustração... quando sinto o vazio das lembranças esta presença imaterial machuca muito...!
Quando sinto saudades daquilo que nunca existiu, percebo um vácuo em minhas lembranças... quando esse vento andarilho sopra sua brisa em meu rosto, eterniza em mim o passado...!
Quando sinto a ausência do aconchego dos braços da minha amada, isso dói demais em mim... quando a saudade só traz na sua realidade a tristeza e melancolia, entendo ela querer me destruir...!
Quando percebo o passado presente na minha vida, vejo que a minha alma está presa lá... quando a saudade me faz chorar com uma dor insuportável a esperança se desvanece...!
Mas, quando a ausência traz a paz tenho a certeza de que soube viver aquele grande momento! Quando o gosto da saudade é doce à certeza do reencontro é inevitável, apesar da distância...!
Quando a saudade suaviza a dor, ela é como um perfume perdido que se achou... quando tudo isso ocorre, é sinal que ainda há um fio de esperança em mim!
A essência de você me causa indecência infrequentemente no qual me arranca saudades de você... Tenho absoluta certeza de quê a culpa não é minha em recitar os meus versos errados...
Preciso de você para que a minha vida tenha uma direção que te faças sentir com exatidão;
Não ouça os julgamentos alheios... Dane-se a nossa loucura e sim aprofunde em meu coração por que me afundarei em você;
Rebeldes? Sim eu sou, mas dane-se se reparas tamanhos modos de mim, no entanto não me desfaça e não adianta disfarçar um moribundo feliz...
Prudencia
Tenho saudades de uma foto antiga, do meu pesar, das minhas mudanças, das minhas diferenças. De tempos passados, coisas que não voltam, ah se eu pudesse voltar no tempo e me amar um pouco mais. Como queria esquecer o que passou, do que voltou, do que amava, do que detestava ou até mesmo do que odiava.
Mas, as coisas mudaram eu mudei!
Aquela garota indecisa, confusa existe mas eu sei que lá no fundo eu nunca fui tão forte quanto estou sendo agora, nunca tão diferente quanto já fui um dia.
Mudanças são boas, mas no meu caso eu me obriguei a mudar, a me amar, a chorar menos e correr atrás daquilo que vale a pena.
Alguns fatos me levaram a ver interpretações que estavam na minha frente e não queria enxergar, não queria sentir ou até mesmo ouvir o som de coisas intolerantes que me trouxeram até aqui.
Meu caminho , é um livro aberto em páginas brancas, tenho muito o que aprender tenho muito o que viver! Enquanto tudo está passando eu vou escrevendo e me lembrando de coisa que não quero esquecer. Não quero ter de começar uma nova história por fatos passados, por expressões distintas por coisa tão fúteis que me deixei levar, pelas tentativas, por algo positivo que no fim se tornou negativo, em uma cenário onde tenho que compreender minha própria liberdade, as vezes é preciso uma revolução para se manter um costume , um brilho no olhar que denúncia o que nunca foi dito e nem vivido.
Por coisas decorrentes , pela diferença, o esforço ou até mesmo um auxílio.
Bem, não sei se isso me torna privilegiada mas, quero apenas mostrar ao mundo que quando quero algo eu vou até o fim, isso pode se tornar uma detenção da minha própria solidão , da minha própria tortura mas que bela amargura.
Muitas vezes são precisos exemplos notáveis para transformações favoráveis.
Meu Jardim - Saudades de Você !
Hoje, reguei meu Jardim...
Cultivando cada planta, que nele há...
Deus, é a Terra que sustenta meu Jardim...
Minha família, são as raízes;
Meus amigos, são os Caules;
Meus colegas, são as folhas;
No meu Jardim, eu sou as Flores...
Mas... Onde estão os meus Amores?
O meu Amor é o Ar
O meu Amor é a Água
O meu Amor é o Sol
É o Frio e também é a Chuva.
Tempestades também passam por ali...
Mas nos dias de Sol...
No meu Jardim;
Bichos estranhos... cantam com suas vozes...
Pássaros, Gatos, Grilos e Caracóis
Todos podem ir ao meu Jardim.
Os Bichos, trazem suas histórias.
Os Bichos, me fazem rir.
Os Bichos, ás vezes me fazem chorar...
Vêm e Vão... Vai e Vêm....
Hoje, reguei meu Jardim...
Cultivando cada planta, que nele há...
E você? quando vem?
Sou alguém
que te adora,
Alguém que quer te ter ao meu lado,
Alguém que sente saudades e não sabe disfarçar,
Sou alguém louca e apaixonada e que pensou até em sequestrá-lo..
Mas sequestrar "esse" tipo de homem é crime?
Vou ter uma pena maior..
Um outro tipo de crime...
Eu acho até que vou lhe fazer uma favor..
Tirar você desta prisão..
não deve ser pecado..
para estar ao seu lado e o mundo esquecido...
Prisão perpétua!!
...
Hoje para muitos eh um dia triste.....
de lembranças....
de saudades...
de gente chorando ..
penso eu......
que a vida nos dá oportunidades a cada dia e momento....
e quem se foi para outra dimensão..
ou saiu desta vida terrena... está feliz.....
e assim tbm devemos ficar....
lembrar sim.....
mas não devemos de forma alguma ficarmos agoniados...
e VIVA o teu tempo.
Não sinta falta do que nunca fora insubstituível
Nem saudades das palavras que não lhe pertencia...
Das minhas frases e versos tão eróticos
Que escrita em papel marche
Fez-se lindos;
Entenda os meus trejeitos de certa
Forma são afetos verdadeiros
Admirando os seus detalhes
Sem o tempo perdido que lhe fora
Permitido encontrar;
Deixe-me te amar ou pensar
Em te ter, pois quero só você;
Sinta que alguém zela
Pelo seu coração
Pois dele... Guardar-me-á com paixão;
Contudo eu te quero
Para te realizar e te valorizar;
ADEUS A NOSTALGIA
Saudades me foram feitas em noites de estrelas.
Saudade lembrança boa no qual nos gastamos atoa querendo um bem.
Saudade pra mim é memoria guardada na cachola sem querer reviver.
Ah saudade, nem quero voltar, passado é pra ficar em retrato desses empoeirados que nem dá dó.
Saudade querida me despeço amiga sem passagem de volta feliz pelo agora.
De relógio parado remexo os ponteiros e agora só vejo o adeus a dá.
Cyrlene Rita dos Santos.
Há quem sinta saudades de grandes festas, grandes viagens... grandes amores , eu sinto saudade da minha infância ,onde podia correr descalça pelas ruas da pequenina cidade onde morava.. sentir a brisa suave bater em meu rosto,e correr a passos largos para um futuro tão desconhecido.... Colher frutas das árvores, e brincar .... e a noitinha poder rezar o terço todos os dias com meus pais e meus irmãos..... que saudade que tenho do meu colégio, das amigas de infância... Onde apenas as brincadeiras eram as nossas preocupações,sonhos de criança,que se perdem na arbitrariedade da inconstância da vida adulta... Onde os sonhos tornam-se pesadelos constantes no vai e vem da correria do dia a dia ,sonhos que embalam a minha alma de criança que permanece no coração sonhador....alma que se enebria com pensamentos ilusórios que ficaram no âmago do meu ser,rios de água cristalina que correm nos pensamentos mais profundos do meu coração... Oh águia voadora de pensamentos velozes que sobrevoam os mais simples e humildes corações que buscam como eu apenas um
Um simples sorriso de criança nos rostos dos adultos, que um dia também foram crianças.......
Te amo..
MINHA SAUDADE
Eu sinto saudades do teu olhar, do teu sorriso, do teu andar.
Sinto saudades de quando você se aproximava e com aquele jeito de menina me encantava, me seduzia, me emocionava.
Sinto saudades daquele rio onde a gente se banhava, corria e pulava sem parar. Era tudo tão puro, sem malícia a gente nem via o tempo passar.
Sinto saudades da casa de farinha, do beiju, da tapioca onde a gente se reunia e esperava a hora do lanche chegar.
Sinto saudades do mugir do gado e do cantar da passarada de manhã cedo a nos acordar. E eu logo em você pensava e não exitava olhar pela janela só pra ver você passar.
Sinto saudades de você que foi o meu primeiro amor e ainda sei que te amo e vou te amar até a eternidade.
Sinto saudades de você.
Como é bom ter de quem sentir saudades, ter para quem contar uma novidade, ter com quem dividir a barra de chocolate.
Como é bom ter quem nos conte sobre seu dia e queira saber do nosso, que se preocupa com seu bem estar, ter aquele alguém que a gente logo que encontra já quer abraçar e daquele abraço nunca mais soltar.
Ah como é bom ter momentos para recordar e perceber que nos melhores é aquela pessoa que ao nosso lado está, ter lugares espalhados pela cidade que lembram aquela pessoa, dormir e acordar com ela nos pensamentos, e se sonhar é bom, com ela é melhor ainda!
Como é bom ter a cumplicidade no olhar, ver aquela pessoa sorrir e isso também fazer o sorriso nascer em nosso rosto, ter de quem sentir ciúmes, ter medo de perder aquela pessoa, como é bom sonhar com o amanhã e ver aquela pessoa ali do nosso lado dividindo do mesmo sonho, enfim, tudo é tão, tão bom quando a gente simplesmente se entrega sem ter que nem porque, quando a gente deixa acontecer e quando vê acontece tudo aquilo que um dia sonhamos e que seria apenas sonho se aquela pessoa não tivesse entrado em nossa vida, que bom que ela entrou, alias, que bom que você chegou, e tudo, tudo com o brilho do seu olhar, a doçura desse seu sorriso e esse seu amor, em mim mudou... s2
Você se foi...
Virou as costas...
Esqueceu de mim...
Deixou saudades...
E o enorme vazio no meu coração..
Acreditei que ficaria..
Acreditei que eramos hum só...
Mas acabei ficando só...
As lembranças me atormentam
Suas coisas ainda estão pela casa...
Me lembrando que um dia você se foi...
Somente virou as costas...
Somente decidiu me esquecer...
Deixou saudades num coração vazio...
Deixou um espaço vazio na minha vida...
Não sabia que você ocupava tanto espaço assim...
Somente os pensamentos voltados a você...
Imaginando em que caminhos você segue hoje...
Duvidas e incertezas rodeiam minha mente...
Será que um dia você voltará da mesma forma que decidiu partir???
Será que ainda carrega algo de mim em você???
Ou será apenas que você se foi...virou as costas...esqueceu de mim???
Deixando saudades...e um enorme vazio em meu coração!!!
Me sinto só..estou só...caminho só...
Não sabia que você ocupava tanto espaço assim...
Saudades!!!
Saudades Mil
Tenho saudades do que é bom,
tenho saudades da água gelada da cachoeira,
tenho saudades do beijo doce,
tenho saudades dos abraços dos amigos.
tenho saudades das gargalhadas
tenho saudades das minhas professoras
tenho saudades da minha inocência
tenho saudades dos pés de mangas
tenho saudades de andar de pé no chão
tenho saudades das brincadeiras de crianças
tenho saudades da minha terra
tenho saudades do que é bom
E o que é bom não se perde no tempo,
o que é bom se guarda no coração!
Protesto contra o tempo...
Tempo que transcende os sentidos..
Mais nao apaga a saudades...
Do que passou ontem...
E por mais que desejamos nunca mais vai repetir-se...
Ingratidão da vida contra nosso coração...
Contra o nosso passado que nunca passou..
Contra a evolução da vida e do mundo..que insiste em modificar
Contra a doença que purifica o Espirito bem sabemos...
Mais extingue a vida do corpo...trazendo apenas o brilho do olhar...
Olhar azul como o infinito que traduz um sorriso doce como o mel...
Que deitava toda a manha sobre o pão ...
Trazendo o aroma do café ...
Ah neste momento formalizo meu protesto...
Ah como quero voltar no tempo...
Sei que nao e possível...então deixa-me protestar !!
Não sou de falar, mas eu gosto de você.
Saudades caladas, se é que sinto algum tipo de saudade, mas não importa.
Você me deixa aliviada, trás calma pra minha alma, sem ao menos fazer esforço.
Porque choras silenciosamente?
Porque és feliz misteriosamente?
Levanta da cama como num dia qualquer, fazendo suas tarefas do seu dia a dia.
Mas não muda nada, já é rotina. Toma seu café fora de hora. Pensa em mudar alguma coisa do lugar, pensando melhor, melhor deixar como está.
Escreve frases, mas nunca acaba. Romances de imaginação fértil. Seus contos de fadas parecem um tipo de realidade, se entregando de si ou tudo de si, em cada palavra. É tão sério. E me fala dos seus pedaços de versos um pouco sem sentidos, mas é bom de ouvi-los. Não ligo. Sua respiração ofegante, cantando músicas estranhas que nunca ouvi, mas também não custa nada ouvi-los novamente. Ela não vê o que vejo. Não sente o que sinto, mas tem a tamanha esperteza de entender o que transmito, e eu como sempre me calo diante da sua inteligência infalível.
Gosta tanto de contar sobre sua vida, amores passados, mas há segredos que não contaria. Coisas dela. Gosta de frequentar lugares diferentes, talvez um pôr do sol, bastaria para ela. Não a entendo, mas tento.
Não a descubro, mas guardo.
E seus gestos mútuos, muitos.
Um pouco reparável.
Ela é só uma menina de 17 anos, como poderia dizer que tenha 20?
Escrever coisas que aliviaria. Caminha entre cinzas da vida procurando saber mais sobre o amor e de que dor lhe causaria, provavelmente faz perguntas sem saber direito da resposta, e se sabe de alguma resposta.
Faria bem um cigarro entre os dedos nas noites de frio em cima da pedra do arpoador esperando o sol nascer, caminhar na orla da praia até anoitecer novamente, ir para a casa pensando que aquele momento não mais voltaria. Tirar toda a sujeira do corpo prometendo a si mesmo que nunca mais fumaria, além do mais, sabe que faz mal. Tira a maquiagem, o batom vermelho que tanto adora, ir se deitar em sua cama e pensar na sua vida normalmente.
Não sou de falar, mas ainda sim gostaria de gostar de você.
Saudades dos momentos
Dos velhos momentos de infância
Como eu queria voltar no tempo
E voltar a ser criança
Quando caía de bicicleta
E ralava o joelho
Quando minha mãe fazia
Tracinha em meu cabelo
Quando brincava de boneca
E tinha medo de trator
Quando chorava ao dormir
Ouvindo histórias de terror
Saudades...
Querido, sinto sua falta quando não estamos juntos, preciso da sua presença… Não por necessidade, dependência ou carência, mas porque eu amo você, porque nossa história é linda, porque seu cheiro me faz bem e é bom estar juntinho de você, grudadinha, ouvindo, sentindo sua respiração. Me sinto em casa ao seu lado.
Amo-te para todo o sempre!
O que te leva a querer voltar no tempo? Suas escolhas? Saudades? Momentos? Arrependimento? O que precisamente? No meu caso eu diria escolhas e arrependimento.
Eu sei... Eu sei o quanto ainda sou jovem... Mas mesmo assim me arrependo de escolhas que fiz... Às vezes me odeio por ter tomado decisões sem pensar... as vezes me arrependo por não ter falado ou agido de forma diferente... E agora? Agora estou perdida, frustrada, com raiva, confusa, sem sabe o que fazer mais uma vez... Eu só queria voltar no tempo e ter feito TUDO diferente, não é apenas algo que eu quero mudar, mas sim tudo... Mas não posso, agora é tarde demais, neh? E vou ter que viver com essas escolhas e arrependimentos, ou pelo menos tentar viver... Um dia talvez passe, ou não...
No momento não sei o que fazer, por onde recomeçar está tudo uma bagunça e parece que é uma bagunça impossível de se arrumar...
Saudades de Minhas Gerais..
De tanto ouvir falar.
Das terras de Minas Gerais
Ficava até calada
Tentando imaginar
Como deve ser esse lugar
Um dia quero lá passeia
Minha amiga veio me convidar
Grande foi a surpresa
Porque ela é das Minas Gerais
Alegria era tanta que ninguém quis ficar
No carro que cabia cinco, seis tive que lavar
Teve até quem queria, por lá ficar
Meu marido de tão bom que é seu Iray já queria adotar
E que não sou boba uma fazenda já quis comprar
Agora está toda a família, só esperando dezembro chegar
Pra Minas Gerais logo voltar.