Textos que ensinam lições de vida
ENSINAR É VIVER ("Não adianta nada alguém ficar dando lições de moral, se esse mesmo alguém não vivencia aquilo que fala." — Fabrine Silva)
Você só seria livre para escolher, se não houvesse nenhuma chance de arrepender-se do que decidiu. Livre-arbítrio não existe SEM AUTONOMIA. O satanás ensina QUE O HOMEM É LIVRE E LHE ESCONDE AS RÉDEAS DA LEI DA CAUSA E EFEITO. O Lúcifer tem sucesso porque já despertou nas pessoas o desejo de ser Deuses. E ele sabe que quando uma pessoa tem um conceito errado de algum aspecto da vida, todas as outras ideias desse indivíduo estão comprometidas. Essa pessoa precisa se justificar muitas vezes para continuar vivendo com alguma credibilidade. A incoerência o denuncia. O que ensina um professor fumante e alcoólatra nas entrelinhas de sua disciplina? Por que dizer: "faça o que digo e não faça o que faço". Se esta falsidade em si já é demais descredenciadora do fazer e dizer? Tanto é o conhecimento que motiva o comportamento, como é também o comportamento motivador do conhecimento; assim, os imbricados clamam por coerência. Somos definidos por ações e palavras. Por isso, aprende-se melhor pelo exemplo. A árvore boa dá bons frutos, e os frutos bons revelam a bondade da árvore. CiFA
Apenas…aguenta firme…, torne esta experiência suave, não uma carga…e não é uma carga, um dia você vai saber que poderia ter passado por ela sem sofrer tanto, não estou desmerecendo a sua luta ou o seu questionamento de porque você está passando por isso.Quero que chore quando tiver vontade de chorar, quero que questione quando sentir vontade de questionar, mas é importante que saiba que com esta experiência, o UNIVERSO está te convidando a pensar diferente. Convidando VOCÊ! O convite para se viver uma experiência diferente é único e incomparável.
JAMAIS compare a sua vivência com a de outras pessoas. A lição pode ser dura, o remédio amargo, mas a cura é certa, isso é uma Lei Universal, e não sou eu quem estou dizendo, é o que a VIDA mostra, quem tiver olhos para ver, que veja.
Então…Aguenta firme.
Morrer é pra quem fica!
Minha mãe deixou todo o tipo de lição.
Era uma mãe que nos dava muita atenção.
Gritava, amava e discutia pra educar.
Fez sempre o melhor pra nos cutucar.
Foi a mãe que sofreu pelos filhos por amor
Lavava, passava e nos alimentou com humor.
Puxava nossas orelhas, mas para defender.
O nosso direito de errar pra poder aprender!
Ajudava a formar nossa personalidade.
Nos defendeu sob toda à adversidade.
Às vezes se desesperava e ia muito além
Mas lutou pelo meu caráter e o meu bem!
A vida toda a mãe teve o amor legítimo.
A vida toda foi o escudo do meu íntimo.
Aí, a vida te leva embora sem me avisar.
Aí, de repente, tudo parece se paralisar.
Vejo agora que fizemos tão pouco.
Naquele leito que nos deixava louco.
Todo aquele sofrimento no fim da vida.
Anunciava como foi difícil essa sua partida.
Cuidar dela, foi um privilégio e tristeza.
Fizemos quase nada por quem, com certeza;
Na vida nos criou, ensinou com tanto amor.
Ver teu fim, foi como um descanso da dor.
Pior é descobrir que, morrer é pra quem fica.
Quem vai, nos deixa a memória que significa.
Que nada foi em vão, apenas é um prenúncio
Que viver é amor, é dor, depois é só silêncio!
A importância dessa dor é a lição
Ela machuca mas ensina a viver
Mas lembrarei de tudo aquilo que foi bom
Daqueles que me ajudaram a crescer
Olho pro céu e peço me ajuda pai
Me guia pra fazer a minha mãe sorrir
Já que na terra o senhor não está mais
Me manda forças pra continuar aqui
' Beijo em silêncio'
Não vou esquecer o meu ontem pra que me sirva de lição.
Vou viver o hoje deixando em um canto esquecido às feridas do coração...
Seguir em frente sem olhar para trás
Buscando a felicidade no
aroma das flores que chegam com o vento e beija meu rosto em silêncio,
Sentindo o abraço do criador dizendo não tenhas medo filha minha, estou aqui para te amparar, te cuidar e jamais te deixar !
Maria Francisca Leite
Direitos autorais reservados sob a lei - 9.610/98
A Escola da Vida está a nossa espera...
É preciso apenas aprender as lições que nos forem ensinadas,
por mais duras que nos pareçam ser...
Sejam em distanciamento, sejam presenciais, não devemos perder nenhuma aula...
Osculos e amplexos,
Marcial
DEVEMOS APROVEITAR AS LIÇÕES QUE A VIDA NOS DÁ
Marcial Salaverry
Vamos entender que é importante bem aprender as lições que a vida nos dá se quisermos bem vive-la, e a melhor maneira de aprender a viver, é cursando a Escola da Vida, sempre prestando bastante atenção nas aulas, e procurando bem assimilar tudo o que ela nos ensina através dos conhecimentos que nos são passados, e principalmente quando o são por um certo Alguém, que sempre está tentando nos mostrar o caminho de luz, mas que nem sempre sabemos seguir, e por vezes achamos que são lições duras demais e que trazem muito sofrimento, mas na verdade são necessárias, pois muitos relutam demais em entender as verdades que nos são transmitidas...
Não existem professores e nem alunos nesta escola. Com todos aprendemos, sejam adultos ou crianças, e a todos sempre teremos algo a ensinar, e para tanto, o importante é sempre termos a humildade necessária de ir buscar conhecimentos nos mais insuspeitados lugares, e não termos receio de transmitir os conhecimentos que adquirirmos ao longo da vida. Prestando atenção, veremos que mesmo as pessoas mais humildes, tem algo a nos ensinar, e sempre poderemos algo ensinar mesmo aos mais sábios e cultos.
Afinal, sempre poderemos ser auxiliados por alguém, da mesma maneira que poderemos ajudar a outrem, e o importante, segundo penso, é procurar cumprir nossa missão nesta nossa passagem pelo mundo, de maneira a deixar nossa presença marcada favoravelmente. É melhor deixar uma doce saudade, do que más e amargas lembranças.
Para tanto, devemos pautar nossa conduta por atitudes amáveis, não procurando exigir que nos respeitem apenas escudados em cargos que possuirmos, ou por sermos donos de alguma coisa. Respeito não é coisa que se impõe, mas sim, se adquire, e assim sendo, é certo que adquirimos o respeito e a amizade de outrem, mercê de nossas atitudes, de nossa maneira de viver. E, se quisermos ser respeitados, devemos respeitar os outros. Temos nossos direitos, e os queremos respeitados. Então, respeitemos os direitos alheios. Principalmente o direito à opinião. Nossa opinião nunca deve ser imposta, mas sim, exposta. E devemos aceitar, tanto sua aprovação, como sua desaprovação.
Vi uma mensagem muito bonita de autoria de meu amigo L’Inconnu, que achei bem oportuna:
"Escreva com o coração tudo o que fizer, assim as dores serão passageiras rápidas na tua vida."
Carregue em você a semente da alegria e a distribua para todos os que se aproximarem de você, assim, nunca faltarão amigos dispostos a participar com você na sua jornada. Conquiste amigos em todos os lugares por onde andar e conquistará um tesouro eterno, que nenhum ouro poderá pagar. Que a sua marca de vida seja a alegria, e assim deixará para sempre, uma lembrança suave de quem será amado para sempre. Esta é uma maravilhosa lição de vida. Não só ao escrever, mas também ao falar, e até mesmo em nossas atitudes, deveremos fazê-lo com o coração, com sinceridade, abrindo nossa alma. Por que esconder nossos sentimentos, usar de subterfúgios ao falar com as pessoas? Aparentar aquilo que realmente não somos?
É muito melhor abrir nosso coração, e nos mostrarmos como realmente somos. Sempre haverá aqueles que nos apreciarão, e aqueles que não o farão. Todos tem sua liberdade de opinião, e por essa razão, a sinceridade deverá pautar nossa conduta. Por que iludir as pessoas, vestindo uma falsa pele de cordeiro?
Conquistar amigos, até que não é difícil, difícil será mantê-los. E como é importante saber manter as amizades conquistadas ao longo da vida. Mesmo que circunstancias nos afastem fisicamente de nossas amizades, mesmo que passemos anos sem nos falar, por questões as mais diversas, sempre deverá existir aquela amizade. E a cada reencontro, ela sempre se manifestará. Uma verdadeira amizade, bem adquirida, jamais será esquecida. Sempre haverá a oportunidade para uma conversa, que sempre será amigável.
Manter a alegria, o bom humor, o sorriso fácil e sincero, são coisas por demais importantes, mesmo que tenhamos sérios problemas, ou enormes preocupações, devemos entender que os demais não tem culpa disso, e que certamente eles também terão suas preocupações, seus problemas, e assim sendo, por que atormentá-los com nossos dramas? Salvo quando precisarmos de uma palavra de consolo, ou de um apoio, de um ombro amigo, e nesse caso, saberemos a quem procurar para ouvir nosso desabafo, e para nos confortar.
Nossa presença deverá ser lembrada pelo sorriso, pela alegria de viver, e não por nossos dramas pessoais. Se eles existirem, deverão ser cuidados em fôro íntimo, e por quem de direito...
Com um sorriso nos lábios, desejo que todos tenhamos UM LINDO DIA, que poderá ser repetido apesar da pandemia, que está forçando a um distanciamento indesejado, mas necessário...
O tempo é mesmo fantástico...
Na infância usamos fraudas e as únicas necessidades é alimentação, proteção e afeto, o maior tempo passamos brincando, fazemos amigos de todas as classes e raças sem precisar dar nada em troca, são momentos preciosos pois é nessa inocência que podemos construir irmãos para uma vida.
Chega um tempo em que a liberdade se transforma no maior desejo, mas ninguém avisa que para possui-lá o preço é alto, e que para conquista-lá é necessário abdica-lá também. Ficamos adultos e passamos o maior tempo trabalhando e estudando para garantir a nossa própria sobrevivência e daqueles que um dia já garantiu a nossa também.
O tempo passa depressa e feliz daquele que o amor chega sem pedir licença e consegue uma morada, como toda árvore bem plantada bons frutos iram surgir, daí pra frente aquela liberdade que você tanto desejava se transforma na vontade de construir raízes para jamais de lá sair.
Chega o tempo em que as bagagens já estão grandes demais e o nosso desejo é desfazer as malas, chega o momento em que sabemos quem realmente sempre nos quis bem, pois é na nossa inutilidade que as pessoas somem, ou vêm.
Já não temos mais nada a oferecer, só o jeito de ser e viver, desejo que todos tenham alguém de quem possa ouvir um "Eu te amo". O que aprendemos com os anos? Que o importante é vivê-los, não tê-los.
A vida não é como na novela, não é dócil ou leva desaforo.
Se você der um tapa na cara da vida e acha vai sair cantando vitória... Não!
Se você de um tapa na cara da vida, ela vai te responder com um cruzado de direita, acertar a boca do seu estômago e começará a te chutar enquanto você estiver no chão.
Esteja preparado para lidar com a vida ou disposto a brigar com ela, mas saiba bater, pois a vida não é de brincadeira.
Na sequência, perguntaram-lhe (ao Dalai Lama) quais são as lições de vida que deveríamos aprender, e ele respondeu com delicadeza: “Que não podemos fazer com que nos amem, mas sim que deixem de amar. Que o mais valioso na vida não é o que temos, mas quem temos. Que a pessoa rica não é aquela que tem mais, mas a que precisa menos. Que o dinheiro pode comprar tudo, menos felicidade. Que o físico atrai, mas a personalidade apaixona. Que quem não valoriza o que tem algum dia lamentará tê-lo perdido.” (Hermann Hesse para desorientado)
Reflexões de uma Vida Vazia: A Lição da Luta
Ao contemplar os dias que se desenrolaram como capítulos de um livro, percebo que a narrativa da minha vida muitas vezes se assemelhou a páginas em branco, esperando por histórias que nunca foram escritas. Em meio a momentos que passaram como sombras fugazes, surge a inquietante pergunta: o que fiz de significativo?
As luzes que deveriam iluminar minha trajetória parecem ter permanecido apagadas por tempo demais, enquanto eu vagava por caminhos sem propósito aparente. A ausência de realizações palpáveis deixou-me com um gosto amargo de arrependimento, como se o relógio tivesse avançado implacavelmente, deixando-me para trás, preso em um redemoinho de inércia.
Contudo, em meio à melancolia que essa reflexão provoca, emerge a lição preciosa da luta. A vida pode ter sido marcada por vazios, mas é na busca por preenchê-los que reside a verdadeira batalha. Cada dia que permaneceu vazio é uma oportunidade perdida, mas também é um convite para a resiliência, a determinação e a mudança.
A luta não é apenas contra as circunstâncias adversas, mas também contra a apatia que se instala silenciosamente. É uma guerra contra a complacência que nos faz aceitar uma vida sem desafios, sem sonhos, e, por fim, sem sentido. Descobri que, muitas vezes, a maior batalha é aquela travada contra nós mesmos, contra nossas próprias limitações autoimpostas.
Cada fracasso, por mais amargo que seja, torna-se um degrau na escada da aprendizagem. Cada desafio superado é uma vitória conquistada contra a monotonia e a estagnação. A vida, como uma obra-prima em construção, exige a participação ativa do artista, e a luta é o pincel que dá forma aos traços do destino.
Entendi que uma vida significativa não é medida apenas por realizações monumentais, mas pelos esforços persistentes em direção a uma existência autêntica. Cada pequeno passo, por menor que seja, conta na jornada para preencher os vazios que um dia pareciam insuperáveis.
Portanto, diante das páginas em branco que ainda estão por vir, escolho encarar a vida com coragem, transformando o vazio em uma tela em branco a ser preenchida com as cores da experiência, da superação e da realização. Que cada luta seja uma tela em que eu possa pintar minha jornada, tornando-a uma obra-prima única e repleta de significado.
Enquanto você viver, deixe pelo caminho todo o seu amor, todo o seu perdão, todos os seus sorrisos, todas as suas palavras, todos os abraços que puder dar, todo o respeito que puder demonstrar, toda a dedicação que puder ter, todo o foco em algo que deseje, toda a esperança que puder espalhar e inclusive toda a fé que puder apregoar, deixe também no caminho da vida só que para trás, todo o ódio, toda a mágoa, toda a tristeza e os sentimentos ruins que você tiver ao decorrer de sua passagem, e então por fim vá...
Vá e encontre a velha morte, aquela da qual é inevitável fugirmos nesse plano, a qual já nos esperava a muito tempo, a qual se tentássemos fugir iria atrás de nós, a qual se nos escondêssemos, acabaria nos encontrando, vá e encontre a morte...
Mas mostre pra ela que todos os seus bens você já deixou em algum lugar e lembre-a de que ela vai levar de você apenas a vida, porque todos os maiores tesouros que você teve, você entregou as pessoas que amou aqui.
"A calmaria da natureza
é o que me sugere reduzir
os passos e apenas viver
cada segundo intensamente"
[...]
Deduzi algo paradoxal:
a pressa, atitude não sábia,
nada tem a ver com intensidade
Momentos vazios no tempo,
como obedecer a velha rotina,
e só executar a força física,
mantêm o intelecto em inércia
Doem as costas de quem dorme
no chão ou numa calçada,
vestido apenas de boa vontade
Esse agradar, nada agradável,
por vezes obriga-me a recolher,
para que num solo mais fértil
eu possa um fôlego receber
Difícil abraçar o altruísmo
na Era das Redes Sociais,
onde vemos seres angelicais
em mundos extraordinários
Todos bem resolvidos,
ninguém precisa de caridade;
é hipocrisia ou é verdade?
[...]
Em busca deste mundo ideal,
do melhor para se viver,
não me esqueço das lições
que a natureza tem a oferecer
Vou às margens de um rio,
ou de um manancial qualquer;
tanto faz, pois são igrejas
que propagam a mesma fé
Ali, em poucos minutos,
aprecio o Deus oculto,
o amor em abundância
que não julga imperfeição
A Ele, conecto-me e escuto
com extrema atenção
qual o rumo tomarei,
qual será a próxima decisão
[...]
"O pássaro não carrega fardos
e nem é obrigado a carregar,
apenas carrega uns gravetos,
para um lar aconchegante criar"
Querida Anne, menina que tinha apreço pela vidae por sua liberdade de viver,
Dificilmente passava despercebida,
era linda e sempre tinha algo dizer,
Estudava, tinha um lar, algumas amigas
Família Estruturada, claro, imperfeita, mas não tinha tanto com que se preocupar,
Pobre Anne, nem sonhava
que a sua normalidade estava ameaçada.
Enquanto seu mundo ruía a sua volta,
Ela com tão pouca idade precisou enfrentar momentos humilhantes,
cheios de angústias, sofrimentos, conflitos constantes, internos e externos
Com poucos e valiosos instantes de refrigério
Foi necessário amadurecer bruscamente
de uma criança ingênua e mimada
a uma sensata adolescente,
Aprendeu um pouco sobre o Amor
em meio tanta tristeza,
Para a Simplicidade e para a Natureza passou a dar mais valor,
Não perdeu a sua Fé em Deus, apesar das Incertezas,
Assim como uma Borboleta,
Anne Frank teve uma vida breve e intensa,
No seu Diário, suas memórias repletas de emoção
Parte da História, preciosa Lição.
Onde encontro minha essência.
Há a verdadeira razão de um encontro.
Aprendi a viver de valores, não de poses.
A sorrir sem vergonha de ser inteiramente o momento.
A caminhar com contribuição, para partilhar momentos e não divisão.
A vibrar cada conquista com toda a empolgação.
A ser simples na verdadeira razão,do encontro e da alegria natural que há em cada segundo vivido.
Quando o abandono não é o verbo...
Aprendi com uma amiga, que quando viva era
Que em seus dias passados sob o penar da depressão
O que mais ouvia, além de não's, eram conselhos repetidos
Para cuidar de sorrir, de sair... passear... se enamorar
Se resignava com os mais íntimos, que doutores não eram
A afirmar que depressão não existia, mas não viviam o que ela vivia
Que tudo era coisa que a cabeça tomada de ócio causava e fazia
Que pra medicina, doença era câncer, lepra, cardiopatia...
Me queixou de dores incompreendidas, fome e abandono
Comentou ouvir estranhas vozes... vultos que a visitavam
Do sono que nunca chegava e que nada mais a importava
Até que se deu conta que o silêncio era sua melhor amiga
E acontecendo a decisão que tempo não teve de partilhar
Encontrou a paz buscada, depois da partida desejada
Deixando lembranças aos que se dão a lembrar
E desejo de aprendizado aos que não a souberam amar
Sopro poético
Sinto-me viva, respirando, ou melhor,
poesiando...
aprendi a poesiar de forma ofegante, enchendo bem os pulmões, sentido a vida a cada instante.
Espero que o poesiar não cesse, pois como viveria? sem respirar poesias.
- Ah! morreria.
Ainda vida tenho, por poesiar todos os dias,
acredito na esperança tímida,
nos dias sorridentes,
no brilho incandescente,
no meu olhar de adolescente,
que não se cansa de poesiar...
poesiar, poesiar, amar...
E assim,
poesiando, em um único sopro,
espalho amor
pelo ar.
Não é que eu viva de migalhas, mas aprendi a catar cada pedacinho meu que os tombos e batalhas tiraram. Guardo meus cacos para me refazer.
Ninguém nasce inteiro, somos fragmentados!
A cada momento nos moldamos e não importa o quão completo a gente sinta ser, um corpo sempre será um templo pequeno para nossa alma!
"Não aprendi viver sem você "
Saudades de olhar nos seus olhos,saudades do seu abraço,seu abraço me escondia do medo, seu abraço aquecia meu coração
Minha memória viajou para os lugares onde meu coração estava ao lado do seu coração,aquela casa da esquina foi demolida e ainda não aprendi a viver sem você,convivo com as mesmas pessoas mas ainda não aprendi a viver sem você,sou um estúpido procuro encontrar sua pessoa em outra pessoa,minha ilusão é quando tento te esquecer
Meu coração só se acalma quando lembro de tudo aquilo que vivemos juntos,amo até nossas brigas,como eu amo esses seus cabelos negros cobrindo parte do meu corpo,amo esse seu cabelo,você está dentro de mim mas preciso cuidar de mim
Só você olhava na mesma direção que eu isso é o que mais machuca,conheci você quando eu não me reconhecia mais.Cadê você?Cadê você?Se cobre pois essa noite está fazendo muito frio
Você me ensinou a tocar violão,você que me tirou da tempestade que estava caindo lá fora,você me ensinou amar mas não ensinou a te esquece-lá ,estou assistindo o filme que você se emociona toda vez que assiste
Vento leva tudo isso embora
Sol seca essas minhas lágrimas
A vida continua
Ondas leva com você essas lembranças que está me afogando de desespero
Cadê você?Você me ensinou amar mas não ensinou a te esquece-lá
Cadê você?Não aprendi viver sem você, tudo me faz lembrar você,não aprendi viver sem você
Descobri na leitura.
A vontade de viver, sonhar, cantar na chuva, voar...
Descobri na leitura.
Que tudo posso fazer.
Fazer o imaginável.
Fazer o impossível.
Fazer tudo aquilo que antes não podia fazer.
Fazer, fazer e conhecer o maravilhoso mundo da imaginação.
Que só a leitura nos leva a conhecer.
Uma das grandes lições que aprendi na vida, desde pequeno, foi me ensinado, pelas amigas negras lavadeiras que moravam nas Casas de Cômodos, num dos muitos, familiares subúrbios cariocas. A lição é bem simples e sigo ela, até hoje. A lição é sempre cultivar um bom e habilidoso mentiroso de bom coração, em sua vida. Por que qualquer sonho, grande ou pequeno sem uma boa dose de mentira, fica incompleto. De certa forma, deixa de ser um sonho e passa ser um objetivo a ser alcançado numa esperançosa racional previsibilidade. Até o nome, desta faculdade, ficou sem graça. Prefiro os sonhos com boas mentiras.
- Relacionados
- Reflexão de lição de vida para despertar o crescimento pessoal
- Lição de Vida: instruções importantes para viver bem
- Frases de Lição de Vida para Motivação Diária
- Frases curtas sobre lição de vida
- Ditados Populares Brasileiros que são verdadeiras lições de vida
- O que Aprendi da Vida
- Aprendi com a Vida