Sozinho no Mundo
Eu me isolo do mundo boa parte do tempo, e meus amigos não entendem isso. Gostar de ficar sozinho não é algo tão ruim assim. Eu não preciso encarar a arrogância das pessoas, e muito menos o que elas fizeram ou deixaram de fazer durante o dia, o que elas compraram ou perderam em uma liquidação, e isso que diferença faz? Se for pra ter uma boa prosa, que seja como aquelas de antigamente, rir dos problemas, falar dos sonhos que temos e marcar uma hora pra tomar café e falar do último livro que lemos, não do capítulo de ontem da novela...
“Solitude” dentre as minhas palavras favoritas, de qualquer idioma, é definitivamente a que eu mais gosto e me identifico. Noite passada eu e um amigo conversávamos sobre o quanto as pessoas se distanciavam. De como as pessoas arranjavam outras ocupações e esqueciam-se de tudo, ou de como passávamos de prioridade pra 54ª opção de uma hora pra outra. De como amizade era algo difícil de ser ter e de que passamos os anos, de fato, sozinhos.
Meu amigo se sente desconfortável com essa situação. Diz que acha impossível que as pessoas consigam viver sozinhas e que ninguém é uma ilha. Não entende como alguém consegue ficar completamente independente de outros.
Por um momento eu percebi que tinha esquecido do quanto eu consigo e do quanto eu quero. Solitude. Minha palavra favorita dentre as minhas palavras favoritas que por um período de tempo teria se tornado a 54ª opção. Me esqueci da capacidade incrível que eu tive e tenho de me sentir bem comigo mesmo, sozinho, solitude... .'
É clichê, eu sei, mas ninguém quer viver sozinho. Todo mundo quer momentos de solidão dentro de uma vida a dois. Que o outro respeite o tempo, a condição, o espaço, mas que esteja junto e segure a mão…
Pior sensação do mundo é se sentir sozinho quando tem um
monte de gente perto, em sua volta. você não quer
a atenção só pra você, mas você só quer se sentir bem
mais nesses momentos somos os rejeitados de uma forma
totalmente inexplicável por que como disse existem
pessoas em nossa volta, então, como explicaremos essa
sensação devastadora de sentimentos?
Resposta simples. Não existe explicação nós apenas sentimos.
Não espero construir um mundo melhor sozinho, mas vou me esforçar bastante para conseguir colocar alguns blocos nessa enorme construção.
Todo mundo quer ter alguém, ninguém quer ficar sozinho, mas nem todo mundo quer ceder, nem todo mundo quer dividir, há quem queira apenas pular de cama em cama, há quem queira somente por uma semana, há quem queira sentir que ama. O que eu quero? Eu não sei.
Sozinho não vou conseguir mudar o mundo; O perigo é iminente, mas estou aqui para fazer a minha parte!
Nem todo mundo entende que o amor que nasce e cresce sozinho dentro de alguém é mais puro e verdadeiro do que um amor plantado pra colher frutos.
"Ria e o mundo rirá com você. Chore, e você chorará sozinho."
"O tempo cura tudo. Só não cura o tempo que você perdeu esperando o tempo passar para curar tudo o que você teria ganho, se não tivesse esperado tanto tempo."
CRIANDO LAÇOS ATRAVÉS DO CORAÇÃO
Na maioria dos casos, o ser humano vem ao mundo sozinho e tende a viver só na modernidade. No entanto, dificilmente consegue pois, como um ser social, necessita criar laços, às vezes profundos, para construir os seus próprios (des)caminhos ou, muitas vezes, para apenas sobreviver, ou, como se diz no senso comum, viver como “Deus quer”.
Não é fácil criar laços! Não depende apenas do desejo de alguém mas, principalmente, da sua postura, da sua vontade de socializar, intercambiar sonhos, desejos, projetos de vida/trabalho. Mas, nem sempre é assim que os laços são criados. É incrível como podem surgir num “estalar de dedos”, quando um olho emerge do outro ou imerge no outro e se fundem definitivamente mesmo o definitivo não existindo!
O outro surge e, aí, tudo acontece. O quase impossível se materializa! Os laços são criados, deixando-se de ver apenas com a razão e passando-se a ver, especialmente, com o coração.
A partir daí o encontro com pessoas, situações, lugares será guiado pelo coração, escolhido por ele, acontecendo o que muitos desejam: exigir de cada um apenas o que cada um pode dar; entender que julgar o outro é inadmissível pois, como julgar o outro quando não se consegue julgar a si mesmo?
Então, a palavra de ordem passa a ser cativar, que significa criar laços.
Aqui, vale resgatar o que nos ensina Saint-Exupéry: “[...] se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo.” [...] se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros.”
Enfim! O que se procura com o coração passa a ser não algo grande/grandioso, algo material, mas algo que preencha o coração e que o deixe repleto do contentamento capaz de fortalecer os laços por ele criados.
É, a vida fica bem melhor quando laços são criados através do coração!
O mundo não vai se transformar sozinho não, quem tem que fazer isso somos nós – seres humanos. E são esses mesmos seres que entram no patamar de difíceis, cada um pensa e age de uma forma. Somos únicos e individualistas, mas o lance é ter que viver bem, plantar o bem e colher o bem. Se não estamos aqui para isso, pra quê mais então? Não vejo mistério algum, Deus é o nosso governador (aos que acreditam), mas temos livre arbítrio para tomar nosso próprio rumo, é tão simples. Gentileza gera gentileza, amor gera amor, paz gera paz, respeito gera respeito e assim por diante... Cadê o mistério nisso tudo? Ôh gente, assim fica difícil defender essa Era – já era.
A minha vida é andar sozinho
Sem companhia, amor e carinho
Livre no mundo como um passarinho
Voltando pra casa para dormir e ver seus filhotes no ninho
Carrega no interior muita dor
Sente-se sozinho com frio ou calor
Desprezado por agir de maneira correta sem temor
Mas anda tranquilo por saber que sempre faz tudo com amor
Tem seus momentos de tristeza
Mas também sabe lidar com corações cheios de frieza
Consegue decifrar em olhares onde há alegrias e tristeza
Sabendo contagiar com alegria onde há lágrima.
Ninguém veio ao mundo para viver sozinho. Cada um de nós tem “sua tampa”, a única coisa que falta é ter paciência para encontrá-la.
Ninguém pode caminhar sozinho neste mundo, nossos triunfos, nossas derrotas, nossas alegrias, nossas tristezas precisam de encontrar parceiros na suprema partilha da amizade mútua.
SONHO
Esta noite vagando num outro mundo...
Vi um menino pobre, com fome ,
com frio e sozinho .
Mas sorrindo e com flores na mão .
Peguntei-lhe :
- A quem se destina a grande emoção?
Ele sem medo e sem nenhum rodeio me respondeu:
- A Deus em gratidão
por ter-me presenteado com fé , esperança
e um puro coração !