Sociologia da Educação
Sempre um bom e eficiente mecanismo para entender a dinâmica social é investir na educação. A ignorância é instrumento de manobra de artistas do tempo que procuram luz em ambientes pueris.
A educação é um dos principais instrumentos de transformação da sociedade, onde os valores do ensino e da aprendizagem formam elementos para os exercícios da integração de talentos e habilidades, para o domínio acadêmico, cultural e profissional em diversas ocupações sociais, cujas oportunidades, pesquisas e conhecimentos, favorecem os interesses, o progresso e o crescimento de qualquer nação.
"Quando não se educa uma criança, a sociedade,
com as próprias tendências, supre essa necessidade."
O público não está ciente do valor real da educação e não percebe que a educação como força social não está recebendo o tipo de atenção que tem o direito de esperar em uma democracia.
Profissão nunca foi educação, uma dá condições de sobreviver e ser útil para família e sociedade, a outra dá condições de conviver com seu povo e o mundo em sua volta, as duas são necessárias, e infelizmente as duas são manipuladas pelos Estado.
A biblioteca prisional toa uma social ferramenta, é resgate educacional do apenado.
Laboratório das leituras – metamorfoseia amplos questionamentos, plurais papeis.
Ressocializa em livros instrutivos, recreativos e didáticos – o detento, a humanidade.
Problemas e mais problemas nascem em todas as sociedades por falta de cultura acadêmica, educação superior, disciplina dos pais, humildade e respeito para com o próximo e proliferam nas famílias e nas sociedades por omissão e descumprimento dos deveres e responsabilidades, da ausência de bons relacionamentos, orações em prol da vida alheia para com o próximo e total ignorância e omissão às leis de Deus.
Uma sociedade sem cultura nunca vai melhorar a educação dos seus filhos e nem exigir os seus direitos humanos. Furucuto 2019
Daniel Perato Furucuto
Se a sociedade pressionar a sua boa educação, boa índole e boa reputação, mostre a essência do seu caráter e da sua autoestima positiva, sendo amiga liberando atos cordiais e espirituais de grande valor; assim as palavras do silêncio falarão mais altas quando elas sentirem o valor da sua edificação, a firmeza da sua paz e a grandeza da sua felicidade interior.
Jamais existirá uma só Classe Social, mas a Harmonia entre elas dependem mais da Educação Comunitária do que o grau de instrução.
Quer contribuir para uma sociedade democrática? Desarme-se e Vote por Educação justa e igualitária, uma Justiça sem privilégios e Saúde Social para todos.
O melhor movimento social é aquele que movimenta a educação, saúde, economia ou segurança de um país ou região.
As maiores armas contra todos os males sociais são a educação,a constância nos propósitos e a resiliência.
Quando o professor usa de sua práxis pedagógica para educar para a sociedade, contribui para a transformação da escola, quanto instituição responsável pela construção de uma equidade social, em um aparelho ideológico do Estado, sendo assim ele não educa, mas molda seus alunos aos intereses sociais que o controla.
A educação verdadeiramente efetiva é aquela que transforma, não para a sociedade, mas para a humanidade, pois o ser social pode atender aos interesses da sociedade que o formou, mas isso não assegura que o mesmo seja socialmente humano.
No dia em que a sociedade enxergar
que a educação, verdadeiramente humanizadora,
é o caminho mais curto para uma vida social dos iguais,
sem exploração e discriminação,
teremos o prazer de ver a educação
como uma temática priorizada
em nossos diálogos diários