Sociedades Primitivas

Cerca de 233 frases e pensamentos: Sociedades Primitivas

⁠Sociedades moribundas acumulam leis assim como pessoas moribundas acumulam medicamentos.

Nicolás Gómez Davilla
Sucesivos Escolios a un Texto Implícito (1992).
Inserida por Ketteiteki

⁠Em sociedades machistas como a nossa é comum o fracasso dos relacionamentos ser culpa das mulheres. Seja porque ela não cuida da casa, do parceiro, não satisfaz na cama, não é mais bonita, jovem. Aí então, o pobre homem precisa procurar na rua o que não tem em casa. Triste, né?

Inserida por felippepimenta

TIPOS DE SOCIEDADES HUMANAS QUANTO À FUNÇÃO PSÍQUICA E SISTEMA DE FUNCIONAMENTO DO ENCÉFALO PREDOMINANTES

1. FUNÇÕES PSÍQUICAS DO HOMEM

O Homem tem várias Funções Psíquicas no seu Organismo, tais como, o Sentir, o Pensar, o Apego, o Movimento, a Atenção, a Percepção, a Reflexão e a Imaginação.

Dentre essas Funções Psíquicas há duas que são Funções Psíquicas Promotoras, porque promovem as outras Funções Psíquicas; as Funções Psíquicas Promotoras são a Atenção e o Pensar.

A Função Psíquica da Atenção promove o Sentir, a Percepção, a Reflexão e o Movimento Criativo; enquanto a Função Psíquica do Pensar promove o Apego e o Movimento Compulsivo.

2. FUNÇÕES PSÍQUICAS E SISTEMAS DE FUNCIONAMENTO DO ENCÉFALO

O Encéfalo é o Substrato Central da Psique no Organismo Humano; é composto por três regiões principais, nomeadamente, Sistema Límbico, Cérebro e Cerebelo.

Cada uma dessas regiões do Encéfalo está relacionada com uma Função Psíquica Fundamental e, consequentemente, com uma Dimensão do Homem.

O Sistema Límbico está relacionado com a Atenção e com a Dimensão Afetiva correspondente à Consciência ou Atitudes do Homem traduzida no seu Saber Ser e Estar.

O Cérebro está relacionado com a Reflexão ou o Pensar e com a Dimensão Cognitiva correspondente à Mente ou Conhecimentos do Homem traduzida no seu Saber Conhecer.

O Cerebelo está relacionado com o Movimento ou Ação e com a Dimensão Motora correspondente ao Corpo ou Habilidades do Homem traduzido no seu Saber Fazer.

Assim, a prática frequente da Atenção pela Psique torna o Sistema Límbico e a Consciência mais potentes o que, por sua vez, melhora o modo de Ser e Estar da Psique ou do Sujeito Homem; a prática sistemática da Reflexão pela Psique torna o Cérebro e a Mente mais potentes o que, por sua vez, melhora o modo de Conhecer da Psique ou do Homem, enquanto a prática frequente do Pensar causa Neuroses; a prática regular do Movimento torna o Cerebelo e o Corpo mais potentes o que, por sua vez, melhora o modo de Fazer da Psique.

Cabe à Psique tornar potente cada uma dessas regiões do Encéfalo no seu Organismo e, consequentemente, melhorar o seu modo de Ser, Estar, Conhecer e Fazer no Ambiente do Organismo e da Sociedade em que se encontra.

Desse modo, cabe à Psique fazer funcionar corretamente as três regiões do Encéfalo no seu Organismo; fazer funcionar corretamente as três regiões do Encéfalo significa definir a Função Psíquica Promotora predominante e a sequência do funcionamento das regiões do Encéfalo predominante que possibilitam à Psique melhorar o seu modo de Ser, Estar, Conhecer e Fazer tanto no seu Organismo como na sua Sociedade.

A Função Psíquica Promotora predominante e a sequência do funcionamento das regiões do Encéfalo predominante dependem da condição do Cérebro e do nível de Consciência da Psique, isso possibilita formar Sistemas Cíclicos de Funcionamento do Encéfalo.

Assim, quanto à Função Psíquica Promotora predominante e a sequência do funcionamento das regiões do Encéfalo predominante, destacam-se quatro Sistemas de Funcionamento do Encéfalo nos Homens, a saber:

1° SISTEMA NATURAL INFERIOR

Neste Sistema a Função Psíquica Promotora predominante é a Atenção Inconsciente e a sequência do funcionamento das regiões do Encéfalo predominante é de Sistema Límbico-Cerebelo ou Atenção-Movimento.
Este Sistema verifica-se nas Psiques que agem apenas com a Percepção, como no caso dos Recém-nascidos e dos Homens Primitivos.

2° SISTEMA ARTIFICIAL INFERIOR

Neste Sistema predomina o Pensar Inconsciente com a sequência de Cérebro-Cerebelo ou Pensar-Movimento.
Verifica-se nas Psiques que agem sem compreensão e que não chegam a perceber nem a se corrigir, como no caso da maioria dos Homens atuais.

3° SISTEMA ARTIFICIAL SUPERIOR

Predomina o Pensar Consciente com a sequência de Cérebro-Cerebelo-Sistema Límbico ou Pensar-Movimento-Atenção.
Verifica-se nas Psiques que agem sem compreensão mas que chegam a perceber e a se corrigir, como no caso de alguns Homens atuais.

4° SISTEMA NATURAL SUPERIOR

Predomina a Atenção Consciente com a sequência de Sistema Límbico-Cérebro-Cerebelo ou Atenção-Reflexão-Movimento.
Verifica-se nas Psiques que agem com plena Percepção e compreensão, como no caso de raros Homens com nível de Consciência alto.

3. TIPOS DE SOCIEDADES HUMANAS

As Sociedades Humanas tendem a evoluir a sua Consciência ao longo dos milénios melhorando a Função Psíquica Promotora predominante e a sequência do funcionamento das regiões do Encéfalo predominante nos seus Homens.

Desse modo, quanto à Função Psíquica e Sistema de Funcionamento do Encéfalo predominantes nos Homens em diferentes eras, distinguem-se três tipos de Sociedades Humanas, nomeadamente, Sociedade da Atenção Inconsciente, Sociedade do Pensar e Sociedade da Atenção Consciente.

1° SOCIEDADE DA ATENÇÃO INCONSCIENTE

Nos Homens desta Sociedade predomina a Atenção Inconsciente e Encéfalo com funcionamento do Sistema Natural Inferior;
É uma Sociedade que tem nível Científico-Tecnológico mínimo e que usa os seus recursos Tecnológicos para o bem da comunidade;
É uma Sociedade de Homens com estado psicológico de Tranquilidade e que não sofrem de Neuroses;
É uma Sociedade de Homens Primitivos.

2° SOCIEDADE DO PENSAR

Na maioria dos Homens desta Sociedade predomina o Pensar Inconsciente e Encéfalo com funcionamento do Sistema Artificial Inferior, enquanto na minoria predomina o Pensar Consciente e Encéfalo com funcionamento do Sistema Artificial Superior;
É uma Sociedade que tem nível Científico-Tecnológico médio e que usa os seus recursos Tecnológicos para o bem das Elites;
É uma Sociedade de Homens com estado psicológico de Preocupação e que sofrem de Neuroses;
É uma Sociedade de Homens Atuais.

3° SOCIEDADE DA ATENÇÃO CONSCIENTE

Nos Homens desta Sociedade predomina a Atenção Consciente e Encéfalo com funcionamento do Sistema Natural Superior;
É uma Sociedade que tem nível Científico-Tecnológico máximo e que usa os seus recursos Tecnológicos para o bem de toda a Humanidade;
É uma Sociedade de Homens com estado psicológico de Serenidade em que não há Neuroses;
É uma Sociedade de Homens com nível de Consciência máximo.

Inserida por Amanciorego

⁠SOCIEDADES E SUB-SOCIEDADES

Demétrio Sena - Magé

Mazelas como preferências, exclusões e parcialidades que prejudicam os menos favorecidos e determinam quem é quem com base nos favorecimentos recíprocos, não são exclusivas da sociedade externa. São replicadas em sociedades restritas como locais de trabalho e de lazer, condomínios, escolas, grupos religiosos, academias (de ginástica e de letras) e aglomerados familiares. Onde convivem mais de três pessoas, há sempre como um ou mais mais membros criar e impor alguma forma perversa, mesmo silenciosa, de hierarquia baseada em quem precisa mais; quem precisa menos; quem tem maior prestígio ou prestatividade notória.

Não raras vezes, os mais influentes na sociedade externa serão também na interna, pelo status acadêmico, profissional ou religioso que tenha para ostentar. Às vezes, algum título adquirido; quem sabe um prestígio ilusório, conquistado com bajulações. Por esse reflexo, quem tem menos "pontos" em sociedades internas deve se prontificar a servir, concordar e obedecer, sempre que ordenado, sob pena de uma exclusão que fará ter inveja dos excluídos na sociedade externa. Há que se ter muito tato, no contato com ambas as sociedades. Ou com as sociedades e sub-sociedades.
... ... ...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

⁠Em muitas sociedades, cresce a pressão para alcançar padrões elevados de saúde física e mental, frequentemente impulsionados pela indústria farmacêutica e de saúde.

Isso leva à medicalização de aspectos normais da vida, com pessoas buscando remédios e terapias para 'corrigir' suas condições naturais e emocionais.

Inserida por I004145959

SOCIEDADES INTERNAS

Demétrio Sena, Magé - RJ.

É profundamente lamentável quando as irmandades ideológicas ou de fé, os grupos de amigos ou confrades e as comunidades familiares decidem, velada ou ostensivamente, conscientes ou desapercebidos copiar a sociedade externa em seu aspecto mais pernicioso: estabelecendo o valor de cada um de acordo com o que possui. Com o que brilha na estampa. Com os favores e as bondades materiais que oferece; as vantagens que pode proporcionar. Às vezes, pelas meras fagulhas de prestígio com que possa beneficiar os potencialmente mais próximos ou mais identificados.
Fica bem mais difícil viver em sociedade, se até os nossos habitats estão divididos em classes e o respeito atende às demandas de conveniências, cotas e participações financeiras nas quais o desfavorecimento dos menos afortunados não é levado em consideração. A injustiça social que gera ódios, conflitos, guerras declaradas ou frias mundo afora, muitas vezes se justifica, injustamente, nas divisões em classes que se afagam ou se digladiam de acordo com expectativas e conveniências ou incômodos e caprichos nas relações mais estreitas.

Inserida por demetriosena

SOCIEDADES

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Aquela turminha que tudo pode lá na escola, segundo as próprias leis, e decretou que nenhuma emenda lhes tirará o poder, está "pê" da vida com a outra turminha. No caso, a turminha de menor peso social; que não tem condições de se misturar; não tem nada para oferecer, e assim sendo, não merece respeito.
A grande questão é que a turminha que tudo pode aprontou uma feia com a que nada pode, que não gostou nem um pouco, e a que tudo pode não gostou de a que nada pode não ter gostado. Complicadinho esse negócio, mas é por aí. Os algozes estão com trombas maiores que suas caras, em retaliação à forma exacerbada com que as vítimas reagiram. Como punição, a turminha que nada pode ficará um longo tempo sem desfrutar do privilégio, a honra ou a bênção de brincar com a que tudo pode. Isso deve ser amargo, porque brincar, ou até poder ficar perto da turminha que tudo pode não é para qualquer um. Trata-se de algo realmente precioso.
Em resumo, a reação da vítima é o trunfo definitivo do algoz. A turminha que tudo pode julga que além de poder tudo, a reação anulou a ação cometida por ela que, além de certa como sempre, desta vez pode provar por "a" mais "bê", que foi vítima da vítima. Razão perfeita para todo mundo manter a tromba e mais uma vez não baixar a crista, mesmo porque, numa turminha que tudo pode, o que não se pode mesmo é não poder.
Ainda bem que não existem aqueles ventos lendários das crendices de minha infância. Ou eles poderiam deixar a turminha que tudo pode fisicamente parecida com o que suas expressões sugerem. Imaginem vocês, um bando de animais de tromba e crista.

Inserida por demetriosena

⁠As sociedades humanas sempre evoluíram, sempre mudaram e constantemente estão em processo de evolução, assim como se faz necessitar o homem social. Porém, sempre foi e ainda é rotina o empenho de grupos na permanência e crescimento da desigualdade entre os homens sociais. Desigualdade essa sempre combatida por outros grupos que vêem e vivem no meio da maioria destes sociais. Feliz pela perseverança e esperança do grupo que luta pela igualdade dos homens sociais que todos socialmente somos, até mesmo aqueles que lutam contra essa igualdade.

Inserida por FranciscoFontes

Construção


⁠Ética é uma das bases para o relacionamento entre as sociedades, ou seja, é a partir dessa ação que o valores morais podem ser cumpridos, levando em consideração todas as camadas sociais

Inserida por samuelfortes


Cada um tem suas escolhas. O SISTEMA se forma nas sociedades, onde massas vivem respeitando uma ética que se mistura com as moralidades hipócritas das religiões.

Inserida por Marc7Carl6Rod9

As políticas e as religiões são os maiores poderes para os domínios das sociedades, são ao mesmo tempo o céu e inferno dotados de conceitos de bondades e maldades para seres humanos alienados por um espírito de verdades supremas e egoísmos extremos. Pela religião há exemplares grotescos típicos da mente teológica como holocaustos cerebrais capazes de apodrecer seres no inferno. Pela política, o ligeiro método de demonstrar através de estatísticas o modo de fazer as coisas piorarem. Percebe-se nos delírios do Deus de Dawkins que “se Deus existisse e quisesse nos convencer disso, ele poderia encher o mundo de supermilagres”. Por fim no complexo aforismo religioso não se evidencia a ciência e na cientificidade não se evidencia o sobrenatural. Se o coração funciona pela fé então teremos o resultado que queremos.

Inserida por amaurivalim

⁠"Há sempre um abismo onde as sociedades podem cair em salto livre, impulsionadas pela ganância. A insatisfação é o desejo descontrolado de querer mais, sem tempo para usufruir do que se acumulou. Assim, os sintomas são adversos: indiferença, injustiça e desigualdade. Esses três pilares sustentam uma queda social.

Uma sociedade mergulhada no jogo da corrupção e da imoralidade dispensa a ética e aceita qualquer vantagem. É um declínio do ser e a posse do ego, o narcisismo social.

Em uma ideia social onde a coletividade é o conceito essencial, a ganância dispensa tudo para se beneficiar das posses e riquezas, tantas quanto for possível surrupiar. Uma só regra rege uma sociedade explorada e dissolvida na ganância: o poder. Assim, o domínio e a exploração são o lucro, o objetivo principal. O resto se torna indispensável. Com o tempo, tudo é dispensável, até o ganancioso...

Psicossocial
Marcio H. Melo"
Texto corrigido pela meta ai

Inserida por marcio_henrique_melo

Educação e Cultura bio-integral para todo o ser humano em todas as sociedades do mundo livre para o século XXI. Sendo assim escolas altos muros, com trancas, portas fechadas, cadeados, janelas com grades não me servem. Devem ser lugares livres, muita área verde, fontes de água circulante, o tempo como paisagem e ambiente. Pois de cada escola aberta que vai sair o novo homem e a nova mulher do amanhã comprometido com a vida e o respeito e a feliz convivência com as diferenças que sempre existiram.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Um dos temas mais sombrios que temos, ainda hoje em todas as sociedades é quanto aos tratamentos alternativos na recuperação de dependentes químicos e drogas. O interesse só existe quando um ente querido está as voltas com este pesadelo que se arrasta para toda a família, em outros momentos esquecemos que ele existe. Tenho particular interesse sobre o tema, as literaturas, que conheço são todas experimentais mas a que me pareceu mais prospera apesar dos erros, foi a de Synanon, em Santa Monica, U.S.A. iniciada em 1958 e fechada em 1971, na forma original.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Nas modernas sociedades urbanas do século XXI, o absurdo, o bizarro e as transgressões comportamentais crescem assustadoramente. As múltiplas personalidades antes travadas por sistemas elaborados de mentiras e duplicidades, com a internet ganham a liberdade por meio de perfis falsos pois o anonimato entre os pares é sempre garantido. O sigilo gera um propicio meio e uma blogosfera de abrigo. A escassez das oportunidades e a exigência da concorrência de mercado de ser sempre o melhor, o mais preparado e o mais espetacular, geram em silencio danoso submissões e masoquismos cada vez mais íntimos e atrativos. Poucas pessoas e muitos personagens. Afinal a perfeição em tudo distancia da verdadeira realidade humana.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Pelo menos as sociedades do Brasil Educacional e Cultural devem a tempo promoverem o resgate resistente da cultura indígena brasileira em suas diversas etnias. O Brasil soberano e civilizado contemporâneo inclusivo tem a qualquer tempo uma divida imensurável e impagável pelo triste abandono das politicas indigenistas por parte da sociedade e do governo federal. Desde a criação do Parque Nacional do Xingu, inaugurado pelo mestre Darcy Ribeiro a 50 anos atrás, nada mais de significativo foi feito para o índio brasileiro. Nenhum representante eleito da nova geração de políticos até hoje, pleiteou a criação de um Centro de Estudos Sanitários em prol das comunidades e mesmo um Hospital Indígena de Referencia, pela simples justificativa de não ter popularidade junto a causa e mesmo o não retorno de votos. Na velha máxima corrupta politica equivocada do toma lá e da cá.

Inserida por ricardovbarradas

Não tenho medo dos erros da humanidade. Tenho medo sim das sociedades ditas civilizadas que vivem indiferentes e ficam caladas frente as violências, os erros e as injustiças.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Sociedades tribais não destruíram o mundo.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Sociedades hostis são sociedades quebradas.

Inserida por anna_flavia_schmitt

A miséria, pobreza, este flagelo inundou as sociedades. E as mesmas remam em direção à margem.

Inserida por JoniBaltar