Sociedade poesia
A descentralização é um processo irreversível , enquanto muitos tentam manter a centralização e o controle. O próprio sistema evolui para a total descentralização de processos.
É como estar em um oceano descentralizado e tentar fazer uma piscina.
Resolvi criar este poema
Sem pontuação sem rimas
Sem nexo sem compromisso
Sem dedicação
Para assemelhá-lo à
Política de nosso país
A Guerra do Paraguai, também conhecida como Guerra da Tríplice Aliança ou Guerra Guasu, foi um dos eventos mais marcantes da história sul-americana.
Entre 1864 e 1870, quatro nações: Uruguai, Argentina, Brasil e Paraguai, se envolveram em um conflito que deixou cicatrizes profundas na região da grande província de Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul, foi o passado o palco central da guerra.
Homens, mulheres e jovens lutavam, cada um defendendo sua pátria e seus ideais.
Os Impérios se confrontavam, e a Europa observava atentamente, com França, Inglaterra, Espanha, Portugal e até os Estados Unidos acompanhando o desfecho deste conflito. Batalhas épicas e históricas foram travadas em locais como Riachuelo, Colônia dos Dourados, Humaitá, Itororó, Avaí, Angostura e Lomas Valentinas, até o desfecho final na última batalha do Cerro Corá.
Quem venceu, quem perdeu, quem foi o culpado e o inocente, essas são perguntas que ainda ecoam no imaginário popular. As histórias e lendas da guerra se misturam com o cotidiano das pessoas, e os tesouros pós-guerra, reais ou imaginários, alimentam a curiosidade e a esperança.
A fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, com seus caminhos, estradas e povos diversos, guarda a alma daqueles que partiram e as cicatrizes dos que ficaram.
Os eventos que o tempo não apaga se tornaram parte da formação socioeconômica dos povos, influenciando o desenvolvimento cultural por gerações.
É importante considerar a participação individual de cada pessoa, com sua subjetividade própria, antes de atribuir responsabilidade apenas à sociedade como um todo.
Culpar exclusivamente a coletividade é simplista e ignora a complexidade das relações sociais.
A lógica neoliberal intensifica a competição e favorece apenas um seleto grupo de indivíduos, agraciados com beleza, riqueza, perspicácia ou destreza esportiva, deixando a maioria na desventura.
Neste cenário, onde a ambição é exaltada, é praticamente inevitável sentir-se diminuído ou desonrado em algum atributo. Essa dinâmica alimenta um profundo ressentimento, um sentimento de rancor e um desejo de retaliação contra aqueles que exibem as qualidades que nos faltam.
Na voragem das redes sociais, molda-se um "eu" que mal se conhece. Este "eu" deve ser belo, esbelto, triunfante e admirado.
A experiência da vida já não é mais sentida; segundos vividos são interrompidos para selfies, fotos que resumem a existência a instantes capturados, postados e, se agraciados com inúmeras curtidas, então se sente a efervescência da existência, onde os likes tornam-se a métrica. Uma alienação de si, forjada na engrenagem consumista.
Nas festas e baladas, namorar vários numa noite é motivo de vangloriar-se, seguindo a lógica da acumulação capitalista. Neste cenário, a formação da subjetividade contemporânea segue uma trilha materialista, sexista e patriarcal, que, inicialmente centrada no masculino, agora se expande para todos os gêneros.
Irresponsabilidade afetiva está relacionado a imaturidade social. É o indivíduo que não consegue enxergar além da sua própria perspectiva,
agindo de maneira emocional através da fuga ou agressividade,
não aderindo um ponto de equilíbrio e reflexão, dificultando assim um olhar empático perante a dor do outro.
"Retribua paz, por não temer as armas do ódio, e com amor toda forma de ofensa, porquanto cada um só pode dar daquilo que tem dentro de si, então a alegria e a esperança iluminarão todas as trevas cultivadas pelo medo e a intolerância.
A sua luz pode contribuir para afastar a escuridão que há no mundo, acredite."
Candidato abraça o povo,
Visita a comunidade.
Diz que vai mudar a vida
Dos que têm necessidade.
Quando vira deputado,
Logo esquece o combinado
Que fez com a sociedade.
"No Direito aprendi a importância da palavra como instrumento primeiro e último da superação das injustiças, e tanto por isso a necessidade de ser bem dosada com responsabilidade e aberta ao contraditório.
Todo o dito pode ser maldito ou bendito ao sabor ético das línguas que o professam.
A palavra cura, mas também pode matar."
"O ato simples e primário, de estatutar condições de estudos à uma parcela dita excluída da sociedade, não garante ao país seres inteligentes, mas esquizofrênicos."
☆Haredita Angel
Ecos de uma guerra sem fim
Os mortos sabem o que os vivos insistem em negar: a guerra nunca termina. Ela se esconde nos becos e nas esquinas, na miséria que grita silenciosa e nos olhares vazios de quem perdeu tudo, menos o desespero. A farda que um dia vesti carregava o peso de um mundo que sangra, mesmo quando teima em se cobrir com um véu de paz ilusória. Cada dia de patrulha era uma batalha travada não apenas contra homens armados, mas contra as sombras que habitam o coração da sociedade.
Quem segura um fuzil aprende que a verdadeira guerra não está apenas nos disparos ou nas trincheiras; ela está nos ecos que esses sons deixam na alma. O som seco do gatilho não se cala. Ele reverbera nas noites de insônia, nos pesadelos que queimam a mente e nas lembranças que jamais se apagam. Deixar o front não é suficiente para calar esses ruídos. Uma década já se passou desde que me reformei, mas ainda carrego comigo os rostos dos que ficaram para trás e as histórias que nunca serão contadas.
Apenas os mortos encontram o fim da guerra, pois para os vivos, ela continua de formas diferentes. Cada dia longe do campo de batalha é uma nova luta contra os fantasmas que o dever deixou. Esses espectros habitam o silêncio, a solidão, a memória. A farda pode ter sido guardada, mas o espírito do guerreiro não descansa. Ele permanece, marcado pelas cicatrizes invisíveis de uma guerra que não se apaga, mas se transforma em um fardo que poucos conseguem compreender.
A paz, para quem já viveu a guerra, é um sonho distante, quase impossível. Ainda assim, é o que nos move, mesmo sabendo que ela talvez nunca se concretize. A ilusão de que a guerra tem fim é o que mantém muitos vivos. Mas eu sei, como sabem todos que enfrentaram o abismo, que a verdadeira batalha não se encerra no cessar-fogo. Ela continua, para sempre, nos corações daqueles que sobreviveram.
Todo aquele que busca alcançar os seus objetivos passando por cima de valores morais, petrificando a sua sensibilidade e ultrapassando os limites que equilibram a sociedade, pode até chegar ao ponto desejado, porém terá que arcar com todas as consequências, que certamente virão.
Eu sempre ouvi falar
Na chegada de um Anticristo
Que vem vestido de anjo
Nas asas
Escondendo os chifres
Eu vejo isso todo dia
Antes do Apocalipse
Na sociedade impera
O poder e a vaidade
Pra subir paga e trapaça
Até a lei da gravidade... Poder e vaidade.
Liko Lisboa.
Hoje em dia, todos se acham muito especiais. Como seria bom, sair pelo tempo e encontrar pessoas comuns,
como eu.
O Colonialismo é o maior
Mal de toda a Humanidade,
Ele destrói tradições,
inocência e sonhos,
Tira o direito à paz,
liberdade e justiça
dos povos que nasceram
em suas próprias terras,
e faz com que todos
sejam destinados
em cair em infortúnios.
O Rio de Janeiro sempre será lindo,
- mas hoje vestiu o seu luto
Por sonhos brasileiros
que
despencaram
do viaduto.
Foi acidente, que os findou
tragicamente.
Tantos planos resolutos,
Que se
esfacelaram por
milésimos
de segundos.
Foi acidente, que os arrancou
de nossa gente.
Destruindo vidas e mundos,
Abrindo terras e destinos,
De faixas etárias bem próximas,
Findando futuros e trajetórias.
- FIM DAS HISTÓRIAS!-
Aquilo que é politicamente correto é de foro altamente pessoal para agradar um grupo, e o quê é de fato correto é imutável.
Ser uma pessoa de fato isenta na vida é deixar de manifestar posições diante da necessidade de sobrevivência coletiva.
Você não é obrigado a ser dar bem com todo mundo. O quê significa se dar bem com uma ou mais pessoas? Significa fazer com que elas ocupem espaços de importância na sua vida.
No entanto, tens o dever de tratar bem todos visando uma convivência pacífica e equilibrada para não ter a energia furtada evitando ao máximo possível conflitos desnecessários no cotidiano.
As pessoas podem estar alteradas. As pessoas podem estar até provocando uma briga. Nada justifica o uso desproporcional da força.
Quando se procura mil motivos para justificar o uso desproporcional da força é sinal de retrocesso civilizatório.
Todo o terrorismo depende
do teu pensamento,
das tuas palavras e dos teus gestos,
E para que ele não cresça
só depende de você
não alimentar a sua vida
com tudo que induza
a viver num ambiente de agressão.