Socialismo
Fruto da negligência é aquele que exprime esperanças ao socialismo, apostar no sucesso e na vitória de tal é o mesmo que jogar para perder. Ganhar uma vaca caso tivesse funcionado lhe traria 0 vacas, coincidentemente se tivesse funcionado também lhe daria 0 vacas.
O socialismo não é, nem nunca foi, um movimento de massas oprimidas, e sim de elitistas famintos por poder. Os pobres são apenas os fantoches do jogo.
O socialismo é utópico mas precisamos humanizar as democracias capitalistas... "O socialista também pode viver e gostar do capitalismo, só naõ aceita o processo cruel de exclusão econômica de parte da sociedade" Precisamos desse capitalismo construtivo, idealizador e revolucionário do ponto de vista financeiro, mas agora precisamos que ele seja também participativo e distribuidor.
O pro-labore pela distribuição de lucros.
Nem o meu e nem o seu, e sim o melhor dos dois mundos...
O VERDADEIRO SOCIALISMO É CONSEQUÊNCIA DE UM CAPITALISMO SEM GANÂNCIA E É MUITO FÁCIL ATENUAR A GANÂNCIA DOS EMPRESÁRIOS
E por falar em economia, um dos lemas do socialismo sempre foi lutar contra a concentração de renda. O mais interessante, porém, é que, ao invés de realizar a distribuição de riqueza, todos os regimes socialistas concentram-na ainda mais. A diferença é que, em vez de concentrar-se nas mãos dos tão chamados burgueses, a riqueza é detida pelos burocratas, com privilégios estatais exorbitantes. Usando a própria terminologia marxista, é certo dizer que, na prática, a extinção de classes não passa de uma substituição de classes.
Minha cabeça vai de chuva á sol,
De norte a sul,
Do capitalismo ao socialismo,
DO frenético ao pacato,
Do bem ao mau...
Não existe uma linha tênue que separa meus pensamentos.
Eis de ser sempre a linha ?
É evidente que entre a democracia e o socialismo existe uma oposição. Não existe a mínima possibilidade da existência combinada do socialismo e da democracia. Ainda, infelizmente, a democracia permite que o socialismo seja criado de forma indireta.
Assim, não se pode pensar, como já se propôs algumas vezes, em deixar o socialismo tentar suas experiências a fim de por em evidência sua fraqueza. Ele geraria imediatamente o cesarismo, que suprimiria rapidamente todas as instituições democráticas. Não é no futuro, mas hoje, que os democratas devem combater seu temível inimigo, o socialismo. Ele constitui um perigo contra o qual deveriam se unir todos os partidos sem exceção.
Pode-se contestar o valor teórico das instituições que nos regem, pode-se desejar que a marcha das coisas seja outra, mas tais desejos devem permanecer platônicos. Diante do inimigo comum todos deveriam se unir, quaisquer que sejam suas aspirações. (...)
Certamente que as ideias democráticas não têm, sob o ponto de vista teórico, uma base científica mais sólida do que as ideias religiosas. Mas essa lacuna, que não teve outrora nenhuma influência na sorte de uma, não poderia entravar o destino da outra. O gosto pela democracia é universal em todos os povos, qualquer que seja a forma de seu governo. Estamos, aqui, portanto, diante de uma das grandes correntes sociais que seria inútil querer represar. O principal inimigo da democracia atualmente, o único que poderia vencê-la, é o socialismo.
(Psicologia do Socialismo)
Muitos espíritos que a luta assusta parecem dispostos cada vez mais a deixar o socialismo se desenvolver. Não podendo ver além do horizonte que os rodeia, não se dão conta do que está do outro lado. Porém, o que está além é ameaçador e terrível. Se querem ainda sobreviver, os povos latinos não devem mais arriscar experiências, nem revoluções. Novas necessidades econômicas estão em vias de tumultuar as condições de existência das nações e logo não haverá mais lugar para os povos muito fracos. Porém a fraqueza da maior parte dos povos latinos irá proximamente atingir o limite extremo, abaixo do qual não há mais recuperação possível. Não é se embriagando com frases brilhantes, que se impedirá as coisas de serem o que são. A era da cavalaria, dos sentimentos heróicos e soberbos, da dialética engenhosa, está morta há muito tempo. Realidades implacáveis nos cercam cada vez mais e sobre essas realidades os discursos mais sutis, os ditirambos mais sonoros sobre o direito e a justiça têm tanto efeito quanto tinham as varas de Xerxes sobre o mar, que ele mandou espancar, em punição por ter destruído seus navios.
Saberemos que o socialismo
se estabeleceu quando formos capazes de olhar para trás com absoluta incredulidade para
a ideia de que um punhado de capangas comerciais recebeu carta branca para corromper a
mente da opinião pública com ideias políticas neandertais convenientes a seus próprios
extratos bancários e a pouco mais do que isso
O socialismo é o ataque contra a opressão vivida durante milênios pela maioria da espécie humana que sempre viveu como escrava.
Ninguém nasce com conceito de Democracia, de Comunismo, de totalitarismo nem de socialismo, essas formas de governo são implantadas lentamente no cérebro dos jovens adolescentes, o que for implantado mais rapidamente será o conceito de ação daquele jovem, mas como nada é para sempre, com o passar do tempo um Democrata pode se transformar em socialista e vice versa, um comunista pode se transformar num cristão e vice versa, ou seja, no cérebro há espaço para mudanças.
A igualdade para o
socialismo não significa que todos sejam exatamente o mesmo — a tese mais absurda
possível. Até Marx teria percebido ser mais inteligente do que o duque de Wellington.
Também não significa que a todos será concedida exatamente a mesma quantidade de
riqueza ou de recursos.
A igualdade genuína não significa tratar todos do mesmo jeito, mas atender às
necessidades diferentes de cada um de forma igual. E esse é o tipo de sociedade pela qual
ansiava Marx. As necessidades humanas não são perfeitamente correspondentes. Não é
possível medi-las com a mesma régua. Para Marx, todos deveriam ter o mesmo direito à
autorrealização, bem como à participação ativa na formatação da vida social. As barreiras
da desigualdade, assim, cairiam por terra. O resultado disso, contudo, seria, na medida do
possível, permitir que cada um desabrochasse como o indivíduo ímpar que é. No fim das
contas, para Marx, a igualdade existe em prol da diferença. O socialismo não tem a ver
com todos usando o mesmo tipo de macacão. É o capitalismo consumidor que veste com
capricho os cidadãos em uniformes conhecidos como moletons e calças de jogging.
Já no inicio do seculo XXI percebe se que o capitalismo perde e o socialismo avança em passos largos nas maiores nações do mundo. A internet que é originalmente uma plataforma capitalista americana ganha cada vez mais conteúdos doutrinários e conhecimentos direcionados sem a almejada liberdade e veracidade pura alguma. De certa forma enquanto ferramenta é resistência mas cada vez mais direcionada para a nova doutrina socialista do império tecnológico.