Sinceridade Qualidade Abstrata
SINCERIDADE
Vamos ser sinceros. Todos nós temos
defeitos. E quer saber de uma coisa?
A melhor maneira de superá-los é
saber que eles existem. É ser sincero
com você mesmo. Saber quem você
é, o que o faz feliz e o que pode
transformá-lo em alguém melhor. E,
quando a gente aprende a se olhar no
espelho fica muito maís fácil enxergar
as qualidades em outras pessoas e
entender os defeitos de cada um. Seja
sincero com você para ser sincero
com os outros. E eles serão sinceros
também. Mas, ao ser sincero, não
se esqueça de ser cuidadoso com
as pessoas. Esse é o segredo da
convivência humana e isso tem que
partir de dentro para fora.
Tem pessoas que só falam de peito aberto para maltratar. Elas se esquecem de usar a sinceridade para serem gentis.
"Uma das coisas que mais me impressionam é a QUALIDADE DO DISCURSO hipócrita de algumas pessoas que se consideram sinceras.
Deveras é IMPRESSIONANTE!
São tantas afirmativas assertivas! Tanta ênfase!!! Tanta coragem... tanta sinceridade, que chego a me questionar:
"Será que elas, realmente são humanas? Não seriam seres mais evoluídos enviados a fim de me ensinar?" - e até me me cobro internamente:
'Viu? Que exemplo? Você deveria ser assim, se elas podem ser tão sinceras,enfáticas, corajosas e assertivas, ENTÃO VOCÊ TAMBÉM PODE'(SQN)
SÓ QUE NÃO MESMO!!!
O mundo é um palco é impossível viver e conviver de 'cara limpa' sempre!
Onde estão os medos? As decepções? Os bloqueios? As incapacidades?
O próprio fato de se pregar um discurso maciço de sinceridade,assertividade, coragem etc, sem considerar , ou melhor, deliberadamente ignorando as fragilidades e peculiaridade inerente aos HUMANOS, já faz o discurso ser hipócrita.
Cara, parece que muitos não param para refletir que a nossa origem é HÚMUS!
Simples assim! Se todos tivéssemos esta compreensão...
AH...
Se entendêssemos que nossa essência é HÚMUS é terra,que a HUMILDADE é regra, que só há 'HOMO HUMANITÁRIO' se reconhecemos que nossa origem é a mesma que nossas fragilidades são as mesmas e, o fato de discursarmos persuasivamente sobre algo que não é o que realmente cremos todavia o fazemos para nos sentirmos superiores ou mais merecedores que os outros de algum modo, mais nos apequena que agiganta... Se entendêssemos, por um segundo que fosse, AGIRÍAMOS DE FORMA DIFERENTE!
FALARÍAMOS DE FORMA DIFERENTE... NOS HUMILHARÍAMOS MAIS, NÃO VERÍAMOS A HUMILHAÇÃO COMO VERGONHA MAS COMO PARTE ESSENCIAL PARA UM CRESCIMENTO SAUDÁVEL.PRECISAMOS NOS LIGAR A TERRA, AO HUMOS PARA DARMOS FRUTOS BONS!"
É triste ver humanos se desumanizando com o intuito de mostrar que são humanos superiores.
Na verdade, essa 'superioridade' pra mim é relativa.
Embora eu não goste da acepção dessa palavra, neste contexto "superioridade" para mim é saber que o segredo da sinceridade está na aceitação e reconhecimento da própria fragilidade, não no manuseio cuidadoso das palavras para tentar se parecer sincero!"
O PRAZER DE UM ATO BOM
Não há esperança para alguém que luta por obter uma virtude abstrata - uma qualidade de que não possui nenhuma experiência. Nunca poderá, eficazmente, preferir a virtude ao vício oposto, seja qual for o grau com que, aparentemente, despreza esse vício.
Todos possuem um desejo espontâneo de fazer coisas boas e de evitar as más. No entanto, esse desejo é estéril enquanto não temos a experiências do que significa ser bom.
O prazer de um ato bom é algo a ser relembrado, não para alimentar nossa vaidade, mas para nos recordar que as ações virtuosas são não somente possíveis e valiosas, mas pode tornar-se mais fáceis, mais cheias de encanto e mais frutuosas do que os atos viciosos que a elas se opõem, frustrando-as.
Uma falsa humildade não nos deve roubar o prazer da conquista, que nos é devido, e mesmo necessário à nossa vida espiritual, sobretudo no início.
É verdade que, mais tarde, podemos conservar ainda defeitos que não conseguimos dominar - de maneira a termos a humildade de lutar contra um adversário aparentemente invencível, sem sentirmos prazer algum pela vitória.
Pois pode nos ser pedido renunciar até mesmo ao prazer que sentimos ao fazer coisas boas, de maneira a termos a certeza de que as realizamos por algo mais do que esse mesmo prazer. Mas antes de podermos renunciar a esse prazer, temos de aceitá-lo. No início, o prazer vindo da conquista de si mesmo é necessário. Não tenhamos medo de desejá-lo.
O amor não é poesia abstrata. Ele não acaba no corpo de outra pessoa. Ele não acaba no próximo fim de semana. Ele não se encolhe no próximo semestre ou ano. É um processo doloroso de retomada de um coração, lar do teu amor dado para uma pessoa morar, usufruir das virtudes do amor e erros do humano. Ao qual você terá de solicitar a casa de volta. Arrumar. Limpar. E se Deus quiser quem sabe?
MUSA
Seus cabelos são cascata,
Nos ombros de pura alvura.
És minha paixão abstrata,
Coroada de brandura!
Nessa ilusão cinzelada,
A sua rara candura,
Dessa musa cintilada,
Em infinda formosura
Oh deusa da minha vida!
Nos lábios, rubra cor.
És a doce prometida,
Que aliança o meu amor.
Hei de admirar-te despida,
Sendo o seu servo e senhor!
A realidade da solidão, tem forma abstrata, um peso incalculável, um gosto amargo e uma sensibilidade que dói na alma
PONTO DE PARTIDA
Primeiro a gente casa com a alma!
Morada abstrata, onde nascem duas histórias.
Se tu queres começar, ora! Se tu queres morar, namora!
Edifica teu endereço, constrói tua memória.
Embasa na terra, alicerça o coração
Nada funcionará se não der asas à imaginação.
Percebes o que há na dança, na leveza, no falar...
Nas artimanhas do sorrir, nas entrelinhas do olhar.
Amor que ora, amor que mora, amor que aflora, namora.
Não te afliges pobre coração, logo serão dois em um. Às vezes demora!
Tu que vives na penúria, acalenta-te agora
Não chora!
Deves saber a cada dia o que há em comum
Que de longe são dois, e de perto são um
Que tu encontres na casa a alegria de viver
Se não casas com a alma, haverás de sofrer.
“Um dia percebemos que descartar um amor verdadeiro em busca de uma realização pessoal abstrata não foi o maior acerto de nossas vidas;
Percebemos que a incoerência em nossas atitudes não trazem situações incontroláveis nos privando de benefícios sentimentais;
Percebemos que mesmo que nossa companhia não nos diga que nos ama do modo que gostaríamos, não significa que ela não nos ama com toda a intensidade de seu coração;
Percebemos que tínhamos um amigo verdadeiro, porém descartado como um guardanapo imundo;
Percebemos que tínhamos a verdadeira felicidade, e que agora essa nos faz tanta falta;
Percebemos que em nossos corações só existe um único sentimento de culpa, que nos priva de alcançar um novo amor;
Percebemos que atitude tomada em momentos errados, muitas vezes não nos proporciona um retorno para concertá-la;
São percepções como essas que nos elucidam o arrependimento de termos rejeitado não só um sentimento que nunca mais desfrutaremos, mas sim o fato de termos lançado ao vento a oportunidade de sermos realmente felizes”
Nenhum poema se faz de matéria abstrata.
É a carne, e seus suplícios, ternuras,
alegrias...
num reino
mais duro do que rocha da esperança
mais duro do que a nossa frágil carne,
nossa atônita alma...
Não há poema isento.
Há é o homem.
Há é o homem e o poema.
Fundidos.
A capoeira tem forma abstrata, o momento lhe concede ser ator, guerreiro, mocinho e vilão, ou simplesmente integrar tudo num conjunto teatral de malícia no cénário real da vida do protagonista.
ANÁLISE
Tão abstrata é a idéia do teu ser
Que me vem de te olhar, que, ao entreter
Os meus olhos nos teus, perco-os de vista,
E nada fica em meu olhar, e dista
Teu corpo do meu ver tão longemente,
E a idéia do teu ser fica tão rente
Ao meu pensar olhar-te, e ao saber-me
Sabendo que tu és, que, só por ter-me
Consciente de ti, nem a mim sinto.
E assim, neste ignorar-me a ver-te, minto
A ilusão da sensação, e sonho,
Não te vendo, nem vendo, nem sabendo
Que te vejo, ou sequer que sou, risonho
Do interior crepúsculo tristonho
Em que sinto que sonho o que me sinto sendo.
Fernando Pessoa, 12-1911
O eu é, por isso, a existência da universalidade totalmente abstrata, o abstratamente livre. Por isso, o eu é o pensar em quanto sujeito e sendo assim que eu estou igualmente em todas as minhas sensações, representações e estados [subjetivos], acontece que o pensamento está presente em toda parte e atravessa como categoria todas estas determinações. “
Ocorreu uma mudança durante essas últimas semanas. Mas onde? É uma mudança abstrata que não se fixa em nada. Fui eu que mudei? Se não fui eu, então foi esse quarto, essa cidade, essa natureza; é preciso decidir.