Sábio Hindu
Nunca examinamos o medo; desviamo-nos dele e nos refugiamos em nossas crenças. - a hindu, a budista, a judaica, a cristã, as seitas, os grupos "new-age",etc. - e verificamos que elas apenas dividem as pessoas. Cada conjunto de dogmas e crenças possui uma série de rituais, uma série de compulsões que amarram a mente e separam um ser humano do outro.
“Não sou hindu, nem muçulmano sou eu! Sou este corpo, um jogo De cinco elementos; um drama do espírito dançando com alegria e tristeza.”
_()_
Ser cristão é feio, ser muçulmano é feio, ser hindu é feio. Todo ser humano tem que ser ele mesmo, apenas ele mesmo, simplesmente ele mesmo. E deve se
lembrar que está assumindo um grande risco quando declara que é simplesmente ele mesmo. Não pertence a nenhuma multidão, a nenhum rebanho. Estes são todos rebanhos: hindus, muçulmanos, cristãos, comunistas. Ele, por sua vez, está se declarando como indivíduo, sabendo perfeitamente bem que é arriscado. A multidão pode não perdoá-lo em absoluto, mas é belo assumir o risco de seguir em frente a cada passo perigoso. Quanto mais perigosamente se vive, mais se vive. E é possível viver toda a eternidade, em um único momento, para aquele que está pronto para viver na totalidade, arriscando a tudo e a todos."
Osho, in O Livro dos Homens
Prece Hindu:
Eis a minha prece a Parvati, que nenhum ser renega:
Oxalá deixemos de perguntar por que tão pouco vemos?
Porque é que, por vermos tão mal, cremos que nada chega?
Oxalá, possamos vir a respeitar tudo o que temos.
Desatendendo ao muito que dentro de nós retemos,
separamos, sem dar por isso, a chávena da sua pega.
Os dois Viajantes e o Hindu
Dois viajantes, que iam juntos pela estrada, começaram a discutir numa encruzilhada de um bosque.
Há muito teria eu chegado às margens sagradas do Ganges – dizia um – se não tivesse, para embaraçar-me, um companheiro como tu.
Que gracejo tão singular! – respondia o outro. – Ignoras então que por muito tempo fiz parte dos corredores do rajá de Maissur?
Parece-me ouvir a tartaruga desafiar o cervo, pois tuas pernas degeneraram bem, depois dessa época.
Então ambos, desafiando-se mutuamente, tomaram por testemunha um hindu que cortava capim na floresta.
Os dois viajantes, tendo combinado que o ponto final da corrida seria um tamarindeiro que se encontrava a quinhentas calpas de distância seus alforjes abundantemente recheados de provisões de toda espécie, e partiram correndo.
Vendo aquilo o hindu apoderou-se fardos e fugiu para mais recôndito ponto do bosque.
É Preciso Aproveitar Sempre as Brigas dos demais, retirando delas algum benefício.
Há uma metáfora hindu que diz que quando dois elefantes brigam, quem sofre é a grama; e isso também vale tanto para a política quanto para os pais.
Tenho medo de respostas apressadas. Elas dizem sem dizer. É sábio experimentar o silêncio do ainda não dito antes de revesti-lo de palavras.
Aquele que olha de cima não possui liderança e nem sabedoria, pois o líder sábio olha de forma igual ou faz-se igual.
Todo aquele que se julga sabio nao passa de um louco a quem a ignorancia dos que o escutam tornou sabio...
A perfeição e o poder são superestimados. Você foi muito sábio ao escolher a felicidade e o amor.
(Iroh)
"O sábio estima todos porque sabe ver o bom de cada um e sabe o que custa fazer bem as coisas. O tolo despreza todos porque não conhece o bom e escolhe o pior."
Dizem que o inteligente aprende com seus erros, mas o sábio com os erros de outros.
Concordo, até certo ponto. Afinal, o que seria dos sábios sem os erros dos inteligentes?