David Hume

Encontrados 12 pensamentos de David Hume

A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla.

O hábito é o grande guia da vida humana.

Se nos cai nas mãos um volume, por exemplo, de teologia ou de metafísica escolástica, perguntamo-nos: contém alguma argumentação abstracta sobre a quantidade ou os números? Não. Contém alguma argumentação experimental sobre questões de fato e existência? Não. Então, que seja jogado ao fogo, pois contém apenas sofismas e ilusões.

O coração do homem existe para reconciliar as contradições mais notórias.

Quem nunca teve a oportunidade de comparar os diversos tipos de beleza, indubitavelmente se encontra completamente incapacitado de dar opinião a respeito de qualquer objeto que lhe seja apresentado. Só através da comparação podemos determinar os epítetos da aprovação ou da censura, aprendendo a discernir sobre o devido grau de cada um.

Quando uma bola de bilhar choca com outra, a segunda deve mover-se.

Todas as nossas ideias ou percepções mais fracas são imitações de nossas mais vivas impressões ou percepções.

Todos nós temos uma prodigiosa parcialidade em favor de nós mesmos.

A razão é - e só deve ser - escrava das paixões e, em nenhum caso, pode reivindicar uma função diferente da de servir e obedecer a elas.

Inserida por caioleparkour

O hábito de culpar o presente e admitir o passado, esta profundamente arraigado na natureza humana.

A memória não tanto produz, mas revela a identidade pessoal, ao nos mostrar a relação de causa e efeito existente entre nossas diferentes percepções.

Cada um admitirá prontamente que há uma diferença considerável entre as percepções do espírito quando uma pessoa sente a dor do calor excessivo ou o prazer do calor moderado, e quando depois recorda em sua memória esta sensação ou a antecipa por meio de sua imaginação. Estas faculdades podem imitar ou copiar as percepções dos sentidos, porém nunca podem alcançar integralmente a força e a vivacidade da sensação original.

Inserida por EmOutrasPalavras