Respeito ao Próximo
Não espero de ninguém qualquer reconhecimento: exijo respeito. Respeito significa olhar o próximo, mesmo não concordando, com os olhos de uma análise e defesa do que o contraria. Se não o faz, é somente por duas razoes: ou não conseguiu entender, precisava desenhar, ou é burro mesmo.
Empatia
Devo respeitar o próximo de todas as maneiras, na medida do possível, respeitando e obedecendo a Deus.
Devo entender que cada um tem seu tempo, seu jeito e limitações, que cada um está passando por um momento particular na vida, seja ele de alegria ou tristeza, conquistas ou derrotas, gerando vida ou passando por luto, próspero ou falido. Enfim, estamos aprendendo a todo instante, e preciso respeitar as limitações do próximo, cada um responde de uma maneira diferente a cada circunstância da vida. Porém o sábio e temente a Deus aprende e se aproxima mais de Deus independente da situação.
O fato é que não devo tratar a outra pessoa, como se ela fosse eu, antes, devo escuta-la e tentar compreende-la antes de aconselha-la, pois o concelho ou consolo pode ferir ao invés de ajudar. Somos particularmente únicos e cada um tem um jeito diferente. Tem os fracos e os fortes, o abaláveis por qualquer coisa e os inabaláveis, os versáteis e os obstinados, alegres e tristes, sábios e ímpios.
Cada um tem seu tempo. E com cada um temos uma maneira de tratar diferente, uns temos que ser mais minuciosos e outros nem tanto, com uns delicados e outros nem tanto, com uns mais formais e outros nem tanto. Enfim, cada pessoa é única e tem um dom em alguma coisa, basta garimpar.
Que tenhamos empatia
“Algo que é imposto pode gerar resistência.
Dificilmente trarão respeito ao próximo forçando alguém a aceitar, pois isso tem a ver com cultura. O respeito só virá quando pensarmos mais em educar do que impor.”
Acredito que uma pessoa que não respeita ou desvaloriza o próximo,não tem moral para querer isso dos outros com ela.
O mundo só será melhor quando conseguirmos ser melhor, amando e respeitando ao próximo. Precisamos ser autenticos e acreditar que podemos, sim evoluir sem destruir, crescer sem esmagar quem concorre conosco, pois o sucesso não precisa ser sinônimo de derrota de quem não conseguiu.
"Tudo que é sincero,respeitador.que venha ajudar ao seu próximo,e nunca dá as costas para ele,nunca tentar humilhar as pessoas,nunca expor-las ao ridículo,nunca caluniar ninguém,é o que devemos fazer todos os dias.Não adianta nada ter estudo,ser formado, fazer faculdade,e não acatar este preceitos."
Respeitar a Deus é honrar a verdade; reconhecer o próximo é amar sua dignidade, mas não se curvar ao erro.
"Podemos notar que neste período eleitoral não há o mínimo de respeito com o próximo sem distinção de classe social".
A democracia sadia só existe dentro das regras de respeito ao próximo, aos valores da família e as autoridades constituídas. O que passar disto é maligno. É muito triste ver a maioria de uma geração tão inteligente se perder nas drogas e na ideia de que pode pensar e agir desregradamente, a beira de um abismo tentando jogar de vez no lixo, os valores do Cristianismo.
Praticar bullying é coisa de quem foi mal educado. E o respeito ao próximo faz parte da educação famliar.
Jesus, pra mim, deveria ser um termo utilizado para designar amor e respeito ao próximo. Tanta gente fala que "tem Jesus", mas não sente amor por nada, nem por ninguém, e mto menos respeito.
Amar ou respeitar o próximo como ele é e está, é diretamente como não desamar-se e não desrespeitar-se.
Gentileza urbana é respeitar os passageiros; gentileza espiritual é tratar o próximo na Palavra de Deus.
Muitos religiosos cobram o respeito pelo próximo, sabendo que a obediência à Palavra de Deus não entra nos seus vocabulários.