Religião e Fé
Se a religião dar mais valor ao financeiro do que as pessoas.
As pessoas naturalmente vão abandoná-la.
Para os cristãos medievais era inconcebível aceitar o Islã como uma religião divinamente inspirada, pois para eles a revelação terminou em Jesus de Nazaré. Assim, para os cristãos o Islã não passava de um grupo que seguia as palavras de um falso profeta que tinha deturpado a verdade revelada por Jesus para proveito próprio. Daí os cristãos chamarem os seguidores do Islã de maometanos.
A hipótese central do livro de Pascal Boyer é de que a religião é um parasita dos módulos cognitivos da mente humana. Segundo o autor os seres humanos teriam de qualquer maneira as capacidades mentais que consideramos originárias da religião como rituais, comportamento social, cuidado com os mortos, moral e busca por explicações sobre o mundo, a vida e a morte. Assim, para Boyer não há um instinto religioso e nem a religião é um subproduto direto da evolução cognitiva do ser humano e sim um parasita que se utiliza dos módulos cognitivos para se perpetuar e disseminar-se entre as mentes humanas ao longo do tempo.
Não é porque as pessoas discordam entre partidos políticos , religião e escolhas, que precisam ser inimigas.
A religião sem poder é grave, pois ela reduz a pregação bíblica à uma série de metáforas sagradas esvaziadas de sentido transcendente. Esta abordagem não passa de humanismo secular transvestido de religião.
A religião sem poder, baniu Deus da vida cotidiana. Deus para estes religiosos, pode até ser admitido como sobrenaturalmente presente num passado remoto, ou num futuro escatológico, mas jamais será encontrado no ordinário da vida, onde os homens vivem e diariamente tomam as suas decisões.
A paixao mais fiel e duradoura é a do torcedor por seu time. Troca de mulher, troca de religião, troca de casa, muda até de sexo, só não troca de equipe.
Nossa religião é aquilo que fazemos quando o sermão acaba
.
Já está mais do que batida a máxima de que exemplos e atitudes é que valem, pois discursos e palavras se perdem ao vento. Podemos dizer frases bonitas e argumentar com propriedade, porém, a forma como vivemos é que determinará o que somos, o que temos dentro de nossos corações.
O mundo anda carente de amor, de respeito, de empatia, de se enxergar o outro, de se perceber parte de um todo. A vida corre também fora da gente e se estende muito além de nossa zona de conforto. Temos, sim, que cuidar do que ocorre dentro de nós, de nossos sentimentos, porém, caso só nos preocupemos com o nosso eu, estaremos negligenciando o nosso papel social, nossa capacidade de nos relacionarmos e de fazermos diferença positiva nas vidas alheias.
Interessante notar que as pessoas procuram diferentes formas de se comunicar com Deus para se sentirem bem. O Brasil é um país bastante religioso, inclusive colocando a religião em setores que deveriam ser laicos.
Mesmo assim, apesar de toda essa multidão que frequenta igrejas, cultos, terreiros, ainda assistimos a cenas de total falta de compaixão em relação ao próximo. Nem mesmo crianças e idosos estão sendo poupados de atitudes violentas ultimamente.
E, ao lado dessa violência explícita, ainda há a violência velada, implícita, indireta, mas também extremamente prejudicial. Um simples olhar, o desprezo, o silêncio diante do mal, há várias atitudes que implicam violência e maldade. Muitas pessoas, inclusive, conseguem ser muito melhores na rua do que em casa. Encenam uma figura boníssima na sociedade, porém, transformam os seus lares em verdadeiros infernos, sendo cruéis com seus familiares nas mais variadas formas.
Como se vê, muitas pessoas se contradizem diariamente, fingindo o que não são, tentando expiar suas culpas em locais religiosos, fazendo caridade como obrigação e tentativa de receber perdão, porque, na verdade, têm consciência do mal que espalham.
Porém, de nada adianta orar e continuar praticando os mesmos erros. A religião está dentro de cada um e só existe na prática. Porque religião não se discute, pratica-se.
O fanatismo…
Quer seja, por bola ou religião;
É a grande pobreza que em nós tão entra;
Por nos tirar toda a consolação;
No ver alegria, que a outro contenta!
É por tal, mui fraca a dele ilusão;
Que em nós provoca esse tão mau sentir;
Por não tolerar a alegria a irmão;
Que o tal, não o tenha a tanto se entupir!
Por isso deixemos os fanatismos;
E vamos, mas é todos dar as mãos
Por neles nada de bom se encontrar!...
Pra que de nós só saiam algarismos;
Que a nós primos, transformem em irmãos;
Pra com tais fanatismos acabar.
Com esperança;
Religião Caseira
As Sagradas Escrituras. . . são capazes de torná-lo sábio para a salvação através da fé. - 2 Timóteo 3:15
Escritura de hoje : 2 Timóteo 3: 10-17
A idéia está se tornando cada vez mais popular - as pessoas acham que podem acreditar em Jesus enquanto aceitam o ensino não-bíblico. Embora professem ter um relacionamento com Jesus Cristo, alguns acham que é bom também seguir os ensinamentos de Buda ou Krishna. Eles acham que ter uma crença adicional é simplesmente mais um passo em direção à realização espiritual.
Chuck Colson, que examinou essa tendência, diz que "em vez de aderir a um conjunto específico de doutrinas, eles se sentem à vontade para escolher entre todos os vários sistemas de crenças ou para criar sua própria religião sob medida". Ele cita estudos mostrar que as pessoas que afirmam ser seguidores de Jesus Cristo adotaram a reencarnação, a astrologia e a comunicação com os mortos.
Este é um terreno perigoso. O verdadeiro crente sabe que Jesus Cristo é o único caminho para Deus (Atos 4:12), e que a Bíblia, a Palavra inspirada de Deus, é a única fonte verdadeira de instrução (2 Timóteo 3: 15-16). Todas as crenças e práticas relacionadas à espiritualidade devem basear-se na verdade bíblica - não em quão atraentes possam parecer.
Não confie em uma religião caseira que contém um pouco disso e um pouco daquilo. Confie em Jesus e teste tudo pela Palavra de Deus. Então você não pode dar errado.
Refletir e orar
A Bíblia é uma lâmpada de Deus,
uma espada de verdade e luz;
Ele procura coração, alma e mente,
e nos ajuda a saber o que é certo. - Bosch
Examine todo o ensino à luz da Palavra de Deus. Dave Branon
Religião e Realidade
Eu estou na porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e jantar com ele, e ele comigo. - Apocalipse 3:20
Escritura de hoje : Isaías 58: 1-9
“Religião e realidade não se misturam” - é nisso que um grupo em Grand Rapids, Michigan, acredita. Essas 24 pessoas chamam a si mesmas de "pensadores livres" que escolheram "realidade em vez de religião". A maioria delas cresceu em famílias que frequentam a igreja, mas abandonou sua fé.
Como aqueles pensadores livres, dois estudantes filipinos de famílias proeminentes ficaram profundamente perturbados por pessoas religiosas que exploravam os pobres. Eles também rejeitaram toda religião. Eles procuraram a realidade para aliviar o sofrimento das massas. Mas, eventualmente, começaram a sentir que a vida sem Deus os deixava vazios. Através de uma série de eventos quase milagrosos, ambos os alunos passaram a conhecer Jesus como seu Salvador e Senhor. Eles continuaram a trabalhar entre os pobres, mas com uma nova perspectiva. Eles encontraram a realidade de uma fé viva em contraste com a mera religião externa.
Os israelitas também se perguntavam por que Deus parecia irreal para eles. Eles passaram pelos movimentos da religião, mas continuaram a viver por si mesmos (Isaías 58: 2,4). Isaías disse-lhes que se arrependessem e se tornassem reais - libertar os oprimidos, compartilhar seu pão com os famintos, abrigar os pobres e vestir os nus. Somente então Deus seria real para eles (vv.6-9).
Se realmente conhecemos Jesus, religião e realidade se misturam.
Refletir e orar
Quando as pessoas se afastam de Deus,
pensam que serão livres,
mas somente Cristo que morreu por elas
trará realidade. -D. De Haan
A menos que Cristo seja o centro do interesse, a vida estará fora de foco. Herbert Vander Lugt
Ciência e religião são duas formas distintas de se chegar a verdade. Uma através de evidências, outra através da fé e da razão.