Relações Humanas

Cerca de 197 frases e pensamentos: Relações Humanas

Reflexão sobre Dinâmicas de Poder e Comportamento nas Relações Humanas

Gaslighting, mansplaining, manterrupting, bropriating e silent treatment, frequentemente abordados nas pautas feministas, são comportamentos comuns nas interações interpessoais, revelando dinâmicas de poder que não se restringem a um grupo específico.

Essas práticas refletem questões de controle e desrespeito presentes nas relações humanas e não devem ser vistas como problemas exclusivos de um sexo ou grupo, mas como atitudes que qualquer pessoa pode adotar, independentemente de sua identidade.

Gaslighting (manipulação), por exemplo, é uma forma de abuso psicológico que faz com que a pessoa duvide de sua própria percepção da realidade. Apesar de frequentemente associado a contextos heterossexuais, pode ser praticado por qualquer indivíduo, indicando uma tentativa de controle emocional que transcende distinções pessoais.

Mansplaining (explicação condescendente) refere-se a quando alguém tenta desvalorizar o conhecimento ou a experiência do outro, desrespeitando sua competência. Embora o termo seja frequentemente usado para descrever atitudes masculinas em relação às mulheres, esse comportamento também é observado em interações onde a empatia e o respeito mútuo estão ausentes.

Manterrupting (interrupção constante) envolve interromper alguém enquanto fala, prejudicando o diálogo e demonstrando falta de respeito. Esse comportamento não é exclusivo de um grupo específico e pode ser observado em diversos contextos, evidenciando uma dinâmica de poder que desvaloriza a voz do outro.

Bropriating (apropriação de ideias) ocorre quando alguém toma crédito pelo trabalho de outra pessoa. Essa prática também pode ocorrer em qualquer situação onde o mérito alheio é desconsiderado, independentemente do grupo envolvido.

Silent treatment (tratamento do silêncio), uma forma de evitar comunicação como controle ou punição, é observado em todos os tipos de relacionamentos. Esse comportamento reflete dificuldades em lidar com conflitos de maneira saudável e pode ser adotado por qualquer pessoa, sem restrições de identidade.

Em resumo, esses comportamentos são manifestações de dinâmicas interpessoais que vão além de grupos específicos. Promover relações respeitosas e igualitárias é uma responsabilidade compartilhada por todos.

Inserida por I004145959

⁠A ética se expandiu das relações humanas para a inteligência artificial, sustentabilidade e o futuro do planeta.

Inserida por I004145959

O ser humano não é um animal "selvagem".As relações humanas precisam ter conexão.No passado,os pais faziam casamentos "arranjados" para filhas e essas filhas não tinham nenhum sentimento pelos maridos e nem os maridos por elas.As relação sexuais que aconteciam após o casamento também eram forçadas,ou seja,as mulheres sofriam estupros de seus maridos e⁠ não podiam separar,pois não trabalhavam.As mulheres que não queriam se casar entravam em conventos,pois não havia outra saída e jamais poderiam se assumir lésbicas ou bissexuais.Hoje,o mundo é melhor para as mulheres do ocidente.Mas,as violências ainda "assombram" as mulheres que lutam contra a misoginia e por uma vida digna e humana.

Inserida por ShalimarFarias15

Fico impressionado nas relações humanas, até mesmo entre as pessoas concursadas, o quanto são possuídas de medo, fracasso e ignorância, apoiam medidas para sofrimentos, em vez de solidariedade.

Inserida por HelgirGirodo

As relações humanas são como um elástico: vão relaxando com o tempo.

Inserida por Wyrgho

No comércio das relações humanas, receber um elogio é quase como pedir dinheiro emprestado.

Inserida por AntonioPrates

A inercia não é a única responsável pelo facto de as relações humanas se repetirem de caso para caso, e serem indescritivelmente monótonas e caducadas. É a timidez perante qualquer experiência nova e inesperada com a qual não nos achamos capazes de lidar.
Só aquele que está preparada para tudo, que não exclui nada, nem o mais enigmático, viverá a relação com o outro como algo vivo.

Inserida por tonylopes99

Nasci num lugar onde honesto é chamado de burro, desonesto é esperto; inteligente é doente, quem é burro parece normal; e quem é diferente, não pode ser melhor.
Esse lugar se chama terra.

A tecnologia é, sem dúvida, algo importante nas nossas vidas. Eu diria que dentro as menos importantes, ela é a mais importante. Mas isso não significa que ela deve ser prioridade. Existem coisas mais importantes que estão sendo colocadas de lado por causa da fissura que muitos têm pelo aparato tecnológico. Faça bom uso da tecnologia, mas não se esqueça que as relações humanas são insubstituíveis.

Às vezes esquecemos de grandes coisas em nossa vida pelo simples fato de estarem tão perto!

O amor não é complicado, complicado é o que não é amor.
Ou o amor não é complicado em sua essência, os humanos que o complicam. Ou ainda melhor ou certo: o amor não é complicado, as relações que são! E relações... Todas são complicadas; De amizade, de amor, de família, de pai e filho, todas. O amor pode até ser complicado nas circunstâncias, ah, as circunstâncias. Mas o amor é o que te faz bem, se não, nem amor é. Amor é quando o outro quer te ver feliz, e ele te faz feliz e ponto. E até sem perceber, ou até sem querer, no sentido de inconscientemente, apaixonadamente. Porque quem ama quer te fazer bem, e te dar o amor. O amor não machuca, ele cura, ele faz curativos até. O amor é amor, o resto são relações humanas, são os humanos complicados. E é, os humanos, e humanos são complicados. Principalmente uns com os outros, para com o outro.

Não deixar que nossas vivências dirijam nossas vidas a ponto de abandonarmos a ponderação antes de julgar alguém e suas intenções. Esse é um dos grandes desafios das relações humanas.

⁠O que resumimos como "briga" é, muitas vezes, um ataque e uma defesa.

⁠Na vida haverão pessoas que vão nos amar, nos respeitar, admirar quem somos, como também haverão pessoas que não gostarão de nós, algumas vão nutrir ódio e outras vão simplesmente ignorar a nossa existência.
E tudo bem, isso tudo faz parte das relações humanas!
Eu tenho tentado, dia após dia, viver amando, respeitando, admirando ou simplesmente ignorando.
Não sei se essa é a receita para felicidade, nem sei se existe uma...
Mas sei que se não me trará felicidade ao menos tem me garantido um pouco de paz!

Nunca estivemos tão tecnologicamente conectadas e tão emocionalmente desconectadas como nessa segunda década do terceiro milênio.

A beleza das relações é construída pelas pessoas que as constituem.

"Viver como se fôssemos eternos neste mundo efêmero é a principal origem das desgraças entre as pessoas"

Inserida por Geraldodosreis

O medo é uma emoção primária, inata e necessária para a nossa sobrevivência. Além disso, ele também nos impede tomar certas atitudes das quais poderia-mos nos arrepender ou ainda pode nos favorecer a agir de forma correta pelo temor das consequências futuras.

Inserida por edsonaparecido

Seja de uma forma ou de outra (impedindo ou estimulando comportamentos), o medo é capaz de despertar na grande maioria das pessoas o que chamamos de "consciência emocional" das consequências de nossos atos.

Inserida por edsonaparecido

Normalmente se acha proveitoso falar mal do outro mas aceita-se muito pouco a opinião contrária.

Inserida por danilohenrique